O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

DIARIO DAS CORTES GERAES E EXTRAORDINARIAS DA NAÇÃO PORTUGUEZA.

NUM. 125.

SESSÃO DO DIA 12 DE JULHO.

Aberta a Sessão, sob a presidencia do senhor Moura, leu-se e approvou-se a Acta do dia antecedente.

O senhor Secretario Felgueiras mencionou os seguintes officios do Governo. 1.° Pela repartição dos Negocios do Reino, participando ter-se mandado reformar uma consulta da junta do commercio sobre as representações dos accionistas da companhia de Pernambuco, e Paraiba, de que as Cortes ficarão inteiradas. 2.° Pela mesma repartição, remettendo duas cartas de congratulação da Camara de Ponta Delgada na ilha de S. Miguel, e da Villa da Lagoa; assim como um officio do superintendente do tabaco, e alfandegas da provincia do Alemtejo, e se mandou fazer honrosa menção das felicitações, e foi remettido o officio á Commissão da Fazenda. 3.° Pela mesma repartição, remettendo uma conta do intendente geral da policia, acompanhada das procurações passadas por algumas Camarás, e lavradores do Douro a Felis Manoel Borges Pinto, que se remetterão á Commissão de Agricultura. 4.° Pela mesma repartição, remettendo a representação do cabido da Sé Primacial de Braga, ácerca do arcediago Manoel Gomes da Silva e Matos; e a consulta da junta do Alto Douro, pedindo não seja comprehendida no disposto do Decreto de 17 de Maio do corrente amno a sua conservatoria, que se remetterão á Commissão de legislação civil. 5.° Pela mesma repartição, remettendo a representação da juiz do crime da cidade de Braga, servindo a vara do civel, e as informações do intendente geral da policia, e do corregedor daquella comarca sobre a duvida proposta pelo dito ministro representante ácerca da permissão que requerem os artifices de pregaria para venderem em mesas volantes os generos de suas manafacturas, que se mandou á Commissão do commercio. 6.º Pela mesma repartição, remettendo a relação das oito pessoas eleitas por S. Magestade para Conselheiros de Estado, a saber: Conde de Penafiel, Conde de Sampaio, Bispo de Viseu, João da Cunha Souto Maior, José Maria Dantas Pereira, João Antonio Ferreira de Moura, Joaquim Pedro Gomes de Oliveira, José de Mello Freire, de que as Cortes ficarão inteiradas.

Deu conta das seguintes felicitações, da camara da villa de Marialva, da de Alcanede da parte de Pernes, do brigadeiro Diocleciano Leão Cabreira por si, e em nome dos officiaes do Regimento de Artilheria N.º 2 das quaes se mandou fazer honrosa menção, do vigario de Salvaterra, no bispado de Castello Branco o Padre José Fernandes Sanches, que se ouvio com agrado, do visconde de Souzel pela chegada de ElRei, que as Cortes ficarão inteiradas.

Mencionou as seguintes memorias, sobre a arrecadação das decimas pelo medico de Cascaes José Antonio Ernesto de Caceres, que se remetteo á Commissão de Fazenda, e sobre a necessidade de diminuir os dias santos, pelo Padre José Antonio de Oliveira Barreto, que se mandou á Commissão ecclesiastica de reforma.

Apresentou o mesmo senhor Secretario o mappa demonstrativo do mez de Junho ultimo, remeltido pela Commissão do Terreiro, que se remetteu a Commissão de Fazenda, e a carta do senhor Deputado Xavier de Araujo, pedindo alguns dias de licença para cuidar da sua saude, que lhe forão concedidos.

O senhor Ferrão apresentou uma felicitação das Camaras, e lavradores bons do dito douro pelas resoluções tomadas nas Sessões de 23, e 27 de Junho, de que as Cortes ficarão inteiradas.

O senhor Borges Carneiro leu uma moção em que propunha se dessem louvores, e agradecimentos ao general Sepulveda.

O senhor Miranda: - Já se propozerão agradecimentos á tropa e aos seus commandantes e por isso

*