O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

DIARIO DAS CORTES GERAES E EXTRAORDINARIAS DA NAÇÃO PORTUGUEZA.

NUM. 138.

SESSÃO DO DIA 28 DE JULHO.

Aberta a Sessão, sob a presidencia do senhor Faria Carvalho, leu-se e approvou-se a acta do dia antecedente.

O senhor Secretario Felgueiras mencionou os seguintes officios:

1.° Do Ministro dos Negocios do Reino, remettendo duas consultas, uma do Senado da Camara ácerca da nomeação do Desembargador José Ignacio de Mendonça Furtado para vereador do mesmo Senado, a qual se dirigiu á Commissão de constituição; e outra do Collegio Patriarcal da santa igreja de Lisboa a respeito de pretender Francisco Antonio de Sousa ser reintegrado no lugar de arquitecto da mesma igreja; que foi dirigida á Commissão de justiça civil.

2.º Do mesmo Ministro, remettendo todos os papeis relativos ás questões de D. Maria de Azevedo Sacadura Bote, e de seus tutores, que se dirigirão á Commissão de justiça civil.

3.° Do Ministro da Fazenda, remettendo o officio do Brigadeiro Intendente das obras publicas acompanhando o projecto para um salão em que possuo reunir-se commoda e decentemente cento e sessenta Deputados; dirigido á Commissão das artes.

4.º Do mesmo Ministro, remettendo a informação do Desembargador Administrador da alfandega das sele casas, relativamente aos extravios que ha nos direitos das carnes, feitos pelos denominados chanfaneiros; que se dirigiu á Commissão de fazenda.

Forão presentes as felicitações do Tenente General Governador da praça de Peniche, em seu nome, e no do estado maior, a opa, e povo da mesma praça, e do padre preposito da congregação do oratorio do Porto em seu nome, e no de toda a congregação; de ambas se mandou fazer honrosa, menção. Apresentou o mesmo senhor Secretario varias memorias do Bacharel Domingos Gil Pires Caldeira sobre differentes objectos, a saber: sobre a fundação e regimento do caleiro, e deposito de pão, centeio, e trigo, da nossa senhora da Povoa de vai de Lobo, em beneficio dos lavradores; que se dirigiu á Commissão de Agricultura: sobre o estabelecimento e edificação dos cemiterios; que se dirigiu á Commissão de Saude publica: e sobre pastos com mima, e extincção de Juizes de fora, que se dirigiu á Commissão de Constituição.

Leu finalmente o senhor Felgueiras, e foi ouvida com agrado, uma carta em francez do General Guilherme Pepe, dirigida ao senhor Presidente, e cuja traducção he a seguinte:

Illustrissimo e Excelientissimo Penhor.- Na distancia de duas leguas de Estremoz fui atacado por cinco homens armados, que me roubarão quanto trazia comigo; e o mesmo fizerão ao Coronel Pisa, addicto ao Estado Maior do Exercito que commandei em Napoles. Apenas cheguei a Lisboa logo as Cortes, sem terem recebido reclamação alguma da minha parte, se dignarão tomar em consideração as minhas circunstancias decretando em meu favor, e a titulo de indemnização, uma somma bem superior ás minhas actuaes necessidades. Não posso ignorar que em nenhum paiz ha o costume de indemnizar os viajantes que são roubados na estrada; e reconheço que as Cortes quizerão interessasse por mim particularmente, e attender á situação em que me acho. Vendo-me destituido, neste momento, dos meios necessarios para continuar a minha viagem, seria em mim um rasgo de vaidade se recusasse acceitar o donativo que os Representantes da Nação portugueza tão espontanea e generosamente me tem dispensado. Rogo a V. Excellencia queira apresentar os meus sinceros agradecimentos a esse augusto Congresso; e significar-

*