O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

DIARIO DAS CORTES GERAES E EXTRAORDINARIAS DA NAÇÃO PORTUGUEZA.

NUM. 139.

SESSÃO DO DIA 30 DE JULHO.

Aberta á Sessão sob a presidencia do senhor Faria de Carvalho, leu-se, e approvou-se a acta da Sessão antecedente.

O senhor Secretario Felgueiras leu os seguintes officios do ministro Secretario d'Estado dos negocios do Reino.

1.° Um orneio remettendo á consulta da Junta do Commercio relativa aos accionistas da companhia de Pernambuco e Paraiba, que se mandou á Commissão do Commercio.

2.° Participando que Sua Magestade nomeara para conselheiro d'Estado Anselmo José Braamcamp.

3.° Annunciando a demissão do Conde de Barbacena do lugar de Ministro e Secretario d'Estado dos Negocios Estrangeiros, e que fora substituido por Silvestre Pinheiro Ferreira.

4.° Declarando que se expedirão ao reitor reformador da Universidade as ordens relativas ao bacharel Joaquim Urbano de Sampayo.

5.° Enviando algumas consultas sobre as pertenções de Paulo Gonçalo do Amaral; que se mandarão para a Commissão de Instrucção Publica.

6.° Com a lista das pessoas que soffrêrão, ou se distinguirão no incendio da Praça do Commercio: que se remetteu á Commissão da Fazenda.

O mesmo senhor Secretario leu um officio do Ministro e Secretario d'Estado dos Negocios da Guerra com os mappas geraes do Exercito.

Leu mais os officios do Ministro e Secretario d'Estado dos Negocios da Marinha, a saber:

1.° Com uma representação inclusa do Deputado de Cabo Verde.

2.° Annunciando á chegada da fragata Perola que traz a seu bordo o ex-Governador, e alguns passageiros da Ilha da Madeira: estes dois forão remettidos á Commissão do Ultramar.

3.° Propondo a reforma, e reunião do Conselho do Almirantado, e Junta do Commercio.

4.° Incluindo a parte do commandante do brigue Tejo sobre os acontecimentos das Ilhas do Faial, Pico, e S. Jorge; que forão á Commissão de Marinha.

6.° Sobre a tregoa com os Tunesimos; que foi remettido com urgencia ás Commissões reunidas de Marinha e Diplomatica.

O mesmo senhor Secretario deu conta das felicitações do Prior, dignidades, conegos, e cabido de Cedofeita, do provincial dos Menores reformados da provincia da Conceição, e da camara da Villa de S. Vicente da Ilha da Madeira, de que se fez menção honrosa, e que a Commissão de Estatistica examinasse uma representação da mesma camara juntamente com a Commissão do Ultramar.

Mencionou mais uma representação do Deputado do Pará, Filippe Alberto Patroni, que foi á Commissão do Ultramar; outra de Francisco de Paula Murta, que se mandou á do Commercio, e a final uma do Bibliotecario maior, que foi remettida á Commissão de Instrucção Publica.

Os senhores Deputados = Gouvêa Ozorio = Pinheiro d'Azevedo = Vaz Velho = João de Figueiredo = Martins Couto = Correa Seabra = Peixoto = Moura Coutinho = offerecerão a declaração de que forão de voto na Sessão de 28 de Julho do corrente, que os decretos expedidos no Rio de Janeiro, porque S. Magestade houve por bem antes do decreto das Cortes a esse respeito apresentar alguns clerigos para serem instituidos pelos ordinarios em certos beneficios devião ser cumpridos.

O senhor Deputado Borges Carneiro propoz que o Governo mande informar de certos factos anti-cons-

*