O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

DIARIO DAS CORTES GERAES E EXTRAORDINARIAS DA NAÇÃO PORTUGUEZA.

NUM. 160.

SESSÃO DO DIA 25 DE AGOSTO.

Aberta a Sessão, sob a presidencia do senhor, Faria de Carvalho, leu-se a acta da Sessão antecedente, e foi approvada.

Senhor Secretario Felgueiras deu conta do expediente, a saber da Repartição dos Negocios do Reino os seguintes

OFFICIOS.

Illustrissimo e Excellentissirno senhor. - Sua Majestade manda remetter ás Côrtes Geraes e Exitraordinarias do Nação Portuguesa o requerimento incluso de Joaquim de Nobrega Cam de Aboim, Prelado Patriarcal da santa Igreja de Lisboa, para que chegue ao seu conhecimento o seu conteudo: e rogo a V. Exca. o faça assim presente no mesmo Soberano Congresso.

Deos guarde a V. Exca. Palacio de Queluz em 23 de Agosto de 1821. - Senhor João Baptista Felgueiras - Francisco Duarte Coelho.

Illustrissimo, e Excellentissimo senhor. - Sua Magestade manda remetter às Côrtes Geraes e Extraordinarias da Nação portugueza a consulta da Meza do Desembargo do Paço, em data de 17 do corrente, que acompanha a relação dos despachos que do Rio de Janeiro se remettêrão em direitura á mesma Meza, para que chegue ao conhecimento do mesmo Soberano Congresso, e rogo a V. Exca. lho faça assim presente.

Deos guarde a V. Exca. Palacio de Queluz em 33 de Agosto de 1821. - Senhor João Baptista Felgueiras - Francisco Duarte Coelho.

Illustrissimo e Excellentissimo, senhor - Sua Magestade manda remetter ás Côrtes Geraes Extraordinarias da Nação portugueza o officio incluso do Intendente Geral da Policia da Côrte, e Reino em data de 20 do corrente remettendo a copia da conta do Juiz do crime da cidade, do Porto, na qual se vê o descontentamento que nella subsiste pela affixação dos Editaes de que faz menção, para que chegue ao conhecimento do mesmo Soberano Congresso o seu conteudo, e rogo a V. Exca. lho faça assim presente.

Deos guarde a V. Exca. Palacio de Queluz em 22 de Agosto de 1821. - Senhor João Baptista Felgueiras - Francisco Duarte Coelho.

Illustrissimo e Excellentissimo senhor. - Sua Magestade manda remetter ás Côrtes Geraes, e Extraordinarias da Nação portugueza, as duas relações inclusas remettidas pelo Ministro, e Secretario de Estado dos Negocios da Marinha, e dominios Ultramarinos, tanto das mercês feitas por S. Magestade pelo seu expediente, desde 26 de Fevereiro do corrente anno em diante, como dos passageiros vindo do Rio de Janeiro a bordo do Navio Gram Pará, para que chegue tudo ao conhecimento do mesmo Soberano Congresso.

Deos guarde a V. Exca. Palacio de Queluz em 21 de Agosto de 1821. - Senhor João Baptista Felgueiras - Francisco Duarte Coelho.

Forão remettidos a Commissão de Constituição.

Illustrissimo e Excellentissimo senhor. - Sua Magestade manda remetter ás Côrtes Geraes e Extraordinarias da Nação portugueza a informação inclusa do Bispo Conde Reformador Reitor da Universidade de Coimbra a respeito dos papeis, que lhe havião sido exigidos por Portaria de dous do corrente, em consequencia da determinação do mesmo Soberano Congresso do primeiro deste mesmo mez, a fim de que chegue ao seu conhecimento o seu conteudo.

Deos guarde a V. Exca. Palacio de Queluz em