O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

DIARIO DAS CORTES GERAES E EXTRAORDINARIAS DA NAÇÃO PORTUGUEZA.

NUM. 162.

SESSÃO DO DIA 28 DE AGOSTO.

Aberta a Sessão, sob a presidencia do senhor Vaz Velho, leu-se e approvou-se a acta da Sessão antecedente.

O senhor Secretario Felgueiras mencionou recebidos pela Repartirão dos Negocios do Reino os seguintes

OFFICIOS.

Illustrissimo e Excellentissimo Senhor. - S. Magestade manda remetter ás Cortes Geraes e Extraordinarias da Nação portugueza a consulta inclusa do Bispo Conde reformador Reitor da Universidade do Coimbra em data de 22 do corrente, para que chegue ao seu conhecimento a materia de que se trata: e rogo a V. Exa. assim lho faça presente.

Deus guarde a V. Exc. Palacio de Queluz em 25 de Agosto de 1821. - Senhor João Baptista Felgueiras. - Francisco Duarte Coelho.

A conta do Bispo Reitor da Universidade versava sobre a nomeação do Doutor Antonio José da Silva Camizão, Lente Cathedratico da Faculdade de Canones, para a Conesia Doutoral da Sé de Braga por Carta Regia de 12 de Outubro do anno proximo passado; e sobre a qual se decidiu immediatamente que se responda ao Governo, que os Canonicatos da Universidade forão expressamente exceptuados no Decreto das Cortes.

Illustrissimo e Excellentissimo Senhor. - Sua Magestade manda remetter ás Cortes Geraes e Extraordinarias da Nação portugueza, a consulta inclusa da Commissão da Fabrica das Sedas, e Obras das Agoas Livres, em data de 21 do corrente sobre o requerimento de Christovão Bertrand, que pertende pôr em pratica na Fabrica das Sedas, maquinas de novo invento, para facilitar os tecidos, por pertencer este objecto ao seu conhecimento: e rogo a V. Exca. o faça assim presente no mesmo Soberano Congresso.

Deus guarde a V. Exc. Palacio de Queluz em 25 de Agosto de 1821. - Senhor João Baptista Felgueiras. - Francisco Duarte Coelho.

Remettido á Commissão das Artes.

Illustrissimo e Excellentissimo Senhor. - Manda ElRei remetter ás Cortes Geraes e Extraordinarias da Nação portugueza a conta do Conservador da Universidade de Coimbra, João da Cunha Neves e Carvalho, incluindo as respostas dos concelhos d'Almoster, e Parzadella ácerca do requerimento da camara da villa de Ancião para que se lhe annexem aquelles concelhos: e rogo a V. Exca. queira fazer chegar tudo ao conhecimento do Soberano Congresso para as suas ulteriores determinações.

Deus guarde a V. Exca. Palacio de Queluz em 25 de Agosto de 1821. - Senhor João Baptista Felgueiras. - Francisco Duarte Coelho.

Remettido á Commissão de Estatistica.

Illustrissimo e Excellentissimo Senhor. - Tendo ElRei, em consequencia do Decreto das Cortes Geraes e Extraordinarias da Nação portugueza, de nomear os Ministros, e Secretarios de Estado para as duas Secretarias, em que fica dividida a actualmente denominada = Secretaria de Estado dos Negocios do Reino =: deseja o mesmo Senhor saber se pode recair aquella nomeação em algum, dos Conselheiros de Estado: e rogo a V. Exca. queira levar ao conhecimento do Soberano Congresso este objecto, e transmittir-me a sua resolução para a fazer presente a Sua Magestade.

Deus guarde a V. Exc. Palacio de Queluz em 25 de Agosto de 1821. - Senhor João Baptista Felgueiras - Francisco Duarte Coelho.

O senhor Borges Carneiro: - Eu direi o meu modo de pensar, que o julgo justo. He evidente que não se podem acumular officios, e então não sei co-

*