O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

DIARIO DAS CORTES GERAES E EXTRAORDINARIAS DA NAÇÃO PORTUGUEZA.

NUM. 166.

SESSÃO DO 1.º DE SETEMBRO.

Aberta a Sessão, sob a presidencia do Sr. Vaz Velho, leu-se a acta da «Sessão antecedente, e foi approvada.

O Sr. Sarmento observou a respeito de uma moção sua de que se fazia menção na dita acta que elle não pertendia que os vadios fossem excluídos de ser cidadãos, a sua opinião era que elles não podessem ser eleitores.
O Sr. Braamcamp apresentou por escripto, e para se lançar na acta o seu voto contra a decisão tomada pelas Cortes na sessão antecedente, a respeito de se pedir ao Governo a correspendencia diplomática, que alguns senhores deputados declarárão querer assignar: o voto he concebido pela maneira seguinte. = Os abaixo assinados pedem que se declare nas actas das Cortes, que votarão contra a resolução tomada na sessão de hontem de se pedir ao Governo a correspondencia diplomatica. = Sala das Cortes 1.º de Setembro de 182h — Hermano José Braamcamp do Sobral; Francisco Manoel Trigozo de Aragão Morato; José Peixoto Sarmento de Queirós; José Vaz Correa de Seabra; Manoel Alves do Rio; Manoel de Serpa Machado; João Rodrigues de Brito.
O Sr. Secretario Felgueiras deu conta do expediente, e mencionou os seguintes

OFFICIOS.

Illustríssimo e Excellentissimo Sr. = Sua Magestade manda remetter ás Cortes Geraes e Extraordinarias da Nação Portugueza a copia inclusa da Portaria do Ministro e Secretario d'Estado dos Negocios da Guerra, que acompanhou a relação tambem junta dos Officiaes chegados do Brasil, e que se apresentárão depois da data da outra relação, que iqualmente lhe foi enviada, a fim de que chegue ao conhecimento do mesmo Soberano Congresso.
Deus guarde a V. Exca. Palácio de Queluz em 30 de Agosto de 1821. - Sr. João Baptista Felgueiras — Francisco Duarte Coelho.
Remettido á Commissão de guerra.

lllustrissimo e Excellentissimo Sr = Sua Magestade manda remetter ás Cortes Geraes e Extraordinarias da Nação portugueza a conta inclusa do Chanceller da Relaçãoo do Porto, Filippe Ferreira de Araujo e Castro, como servindo de governador das justiças da mesma Relação na qual participa haverem chegado a ella tão somente duas cartas regias expedidas da Corte do Rio de Janeiro, uma a favor de Francisco Maria Borges Chichorro Bacellar, e outra a favor do Bacharel Joaquim José de Queiroz; a fim de que lhe seja presente o seu conteúdo.
Deos guarde a V. Exca. Palácio de Queluz em 30 de Agosto de 1821. — Sr. João Baptista Felgueiras — Francisco Duarte Coelho.
Remettido á Commissão de constituição para interpor o seu parecer quanto á segunda parte; pois quanto á primeira acha-se já resolvida pelas Cortes.

Illustfissimo e Excellentissimo Sr. = Sua Magestade manda remetter ás Cortes Geraes e Extraordinarias da Nação portugueza a copia inclusa do officio do Ministro e Secretario de Estado dos Negocios da Marinha, em data de 28 do corrente, no qual participa haverem chegado da Bahia a bordo do Navio Rosalia, entrado no dia 27, os dous Desembargadores, Bernardo Teixeira, e Francisco Lourenço: e roga a V. Exca. o faça assim presente no mesmo Soberano Congresso.
Deus guarde a V. Exca. Palácio de Queluz em 29 de Agosto de 1821. — Sr João Baptista Felgueiras — Francisco Duarte Coelho
Remettido á Commissão de Fazenda.