O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

DIARIO DAS CORTES GERAES E EXTRAORDINARIAS DA NAÇÃO PORTUGUEZA.

NUM. 178.

SESSÃO DE 18 DE SETEMBRO.

Aberta a Sessão, sob a presidencia do Sr. Vaz Velho, leu-se e approvou-se a acta da Sessão antecedente.

Sr. Alves do Rio apresentou para se lançar na acta o sou voto pronunciado na Sessão de ontem, assignado por alguns outros Srs. Deputados, e que era concebido nos termos seguintes = O Deputado Manoel silves do Rio foi de voto contrario, do que ontem se venceu, sobre voltar ao Congresso para nelle se ver a devassa a que se mandou proceder ácerca das accusações contra o Conde dos Arcos.
Paço das Cortes 18 de Setembro de 1821 = Manoel Alves do Rio, Francisco Antonio dos Santos, Antonio Camello Fortes de Pina, Hermano José Braamcamp, João de Figueiredo, Francisco João Moniz Peixoto, José de Gouvêa Osorio, Corrêa de Seabra, José Pedro da Costa Ribeiro Teixeira, Francisco Manoel Trigoso de Aragão Morato, Antonio José Ferreira de Abusa, Antonio Pereira.
Sobre o mesmo objecto requereu o Sr. Pimentel Maldonado que se lançasse tambem na acta o seu voto, concebido pela seguinte maneira - Declaro que votei em tudo contra o parecer da Commissão - João Vicente Pimentel Maldonado.
O Sr. Secretario Felgueiras mencionou os seguintes

OFFICIOS.

Illustrissimo e Excellentissimo Senhor. - S. Magestade manda remetter ás Cortes Geraes e Extraordinarias da Nação Portugueza as duas consultas inclusas; uma da Mesa do Desembargo do Paço em data de 7 do corrente; sobre pertender o padre João Monteiro, prior da Igreja de S. Paulo da villa da Covilhã, faculdade para possuir uns bens que constituem os passaes da mesma Igreja, e a outra da Junta do commercio em data de 30 de Agosto proximo passado sobre o requerimento de Jeronimo de Arantes, e Francisco de Arantes ácerca dos embaraços postos ao seu navio Oceano para poder navegar; a fim de que seja presente no mesmo soberano Congresso, o conteudo de uma, e outra.
Deus guarde a V. Exca. Palacio de Queluz em 14 de Setembro de 1821. - Sr. João Baptista Felgueiras. - José da Silva Carvalho.
Remettido á Commissão de Justiça civil.

Illustrissimo e Excellentissimo Senhor. - Sua Magestade manda remetter ás Cortes Geraes e Extraordinarias da Nação Portugueza o requerimento incluso de D. Francisco Maria Paula Tudella, em que pede dispença do lapso do tempo para se poder cumprir aportaria original, que junta, na qual se lhe concede faculdade para renunciar a tença, de que faz menção; a fim de que o Soberano Congresso decida a este respeito o que julgar conveniente.
Deus guarde a V. Exca. Palacio de Queluz em 13 de Setembro de 1821. - Sr. João Baptista Felgueiras. - José da Silva Carvalho.
Remettido á Commissão de Justiça civil.

Illustrissimo e Excellentissimo Senhor. - Sua Magestade manda remetter ás Cortes Geraes e Extraordinarias da Nação Portugueza a copia inclusa do officio do Tenente general Francisco de Paula Leite em data de 10 do corrente no qual deu parte ao Ministro, e Secretario de estado dos negocios da guerra da chegada a esta capital do Official General, e mais militares no mesmo mencionados vindos do Rio de Janeiro; para que assim seja presente no mesmo Soberano Congresso.
Deus guarde a V. Exca. Palacio de Queluz em 13 de Setembro de 1821. - Sr. João Baptista Felgueiras. - José da Silva Carvalho.
Remettido á Commissão militar.

Illustrissimo e Excellentissimo Senhor. - Sua Ma-