O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

DIARIO DAS CORTES GERAES E EXTRAORDINARIAS DA NAÇÃO PORTUGUEZA.

NUM. 184.

SESSÃO DO DIA 25 DE SETEMBRO.

Aberta a Sessão, sob a presidencia do Sr. Vaz Velho, leu-se a acta da Sessão antecedente, e foi approvada.
Secretario Felgueiras mencionou os seguintes

OFFICIOS.

Illustrissimo e Excellentissimo Senhor. - Sua Magestade manda remetter ás Cortes Geraes e Extraordinarias da Nação Portuguesa, com a consulta original da Junta da Directoria Geral dos Estudos sobre as pertenções do Presbytero Secular Manoel Nunes Vicente, Professor da Cadeira de Grammatica, e Lingua Latina da Villa de Alpedrinba, a copia da outra consulta da referida Junta, de 4 de Fevereiro de 1814, a respeito do mesmo Professor; e a do Aviso de 17 do dito mez, que a decidio; ficando com esta remessa cumprida a Determinação do mesmo Soberano Congresso de 19 do corrente.
Deus guarde a V. Exca. Palacio de Queluz em 22 de Setembro de 1821. - Sr. João Baptista Felgueiras. - José da Silva Carvalho.
Remettido á Commissão de Instrucção Publica.

Illustrissimo e Excellentisssimo Senhor. - Sua Magestade manda remetter às Cortes Geraes e Extraordinarias da Nação Portugueza com a consulta da Junta da Directoria Geral dos Estudos de 27 de Julho passado sobre o requerimento de Manoel Pereira da Silva a copia da Portaria de 24 de Maio deste anno, pela qual elle foi dimittido da Cadeira de Latim, que exercia, á vista da Consulta tambem inclusa de 18 do referido mez, e as outras duas Consultas de 13 de Setembro e 5 de Novembro de 1819, a que ella se refere, e que existião nesta Secretaria d'Estado dos Negocios do Reino, ficando com esta remessa cumprida a Determinação do mesmo Soberano Congresso de 19 do corrente.
Deus guarde a V. Exc. Palacio de Queluz em 22 de Setembro de 1821. - Sr. João Baptista Felgueiras - José da Silva Carvalho.
Remettido á Commissão de Instrucção Publica.

Illustrissimo e Excellentissimo Sr. - Sua Magestade manda remetter às Cortes Geraes e Extraordinarias da Nação Portugueza a Consulta inclusa de 18 do corrente, em que o Senado da Camara, pede declaração se deve ser festejado o dia 1.º de Outubro, da mesma maneira, que os quatro de que faz menção o Decreto de 9 de Agosto proximo passado; para que o Soberano Congresso resolva a este respeito o que julgar conveniente.
Deus guarde a V. Exa. Palacio de Queluz em 22 de Setembro de 1821. - Sr. João Baptista Felgueiras. - José da Silva Carvalho.
Decidiu-se que ficasse sobre a meza para se tomar em consideração este negocio.
Apresentou mais o Sr. Secretario uma memoria para formar uma Junta Administrativa dos vinhos do Alto Douro offerecida pelo Padre Francisco Antonio Teixeira de Sousa Borges, que se mandou á Commissão de Agricultura; e outra sobre o melhoramento da visita da saude do porto da cidade do Porto offerecida por João Ferrari interprete da mesma visita, que se mandou passar às Commissões de Saude Publica, e de Marinha.
Deu conta do offerecimento que faz José Maria de Béja de um Cathecismo Constitucional, que se recebeu com agrado, e se mandou remetter á Commissão de Instrucção Publica; e bem assim de outro, que um cidadão Portuguez faz ao Soberano Congresso de um discurso; e memoria ácerca da Regeneração Politica da Nação Portugueza, que se intitula Epaminondas Americano: contém desasete notas legislativas precedidas de uma carta dirigida dos Elysios ao benemerito Brigadeiro Sebastião Drago Ca-

1