O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

DIARIO DAS CORTES GERAES E EXTRAORDINARIAS DA NAÇÃO PORTUGUEZA.

NUM. 187.

SESSÃO DO DIA 28 DE SETEMBRO.

Aberta a Sessão, sob a presidencia do Sr. Castello Branco, leu-se a acta da Sessão antecedente, e foi approvada.

O Sr. Secretario Felgueiras mencionou os seguintes

OFFICIOS.

Illustrissimo e Excellentissimo Senhor. - Manda ElRei remetter ás Cortes Geraes e Extraordinarias da Nação portugueza a consulta inclusa da Junta do Commercio, na data de 25 do corrente, mostrando de injusta e calumniosa a queixa, que fizerão os correctores portugueses em quanto atribuem á mesma Junta omissão na expedição de uma consulta; cujo objecto esteve sempre em lembrança, e com despachos proprios para se haver delle a precisa instrucção; e rogo a V. Excellencia queira por no conhecimento do soberano Congresso aquella consulta, a fim de ficar sciente do que nelle se expõe em abono do referido tribunal, e das ordens que se expedirão.
Deus guarde, a V. Exa. Palacio de Queluz em 26 de Setembro de 1821. - Sr. João Baptista Felgueiras. - José da Silva Carvalho.
Ficárão as Cortes inteiradas, e se remetteu á Commissão do commercio.

Illustrissimo e Excellentisssimo Senhor. - Tendo requerido a Sua Magestade José Maria de Sousa da Silveira dispensa de lapso de tempo para se fazer obra pela portaria inclusa, da mercê do senhorio de Tafé, e da alcaidaria mór de Monte Alegre: manda o mesmo Sr. remetter ás Cortes Geraes e Extraordinarias da Nação portugueza a dita portaria para decidirem a este respeito o que julgarem conveniente.
Deus guarde a V. Exca. Palacio de Queluz em 26 de Setembro de 1821. - Sr. João Baptista Felgueiras. - José da Silva Carvalho.
Remettido a Commissão de Constituição.

Illustrissimo e Excellentissimo Senhor. - Sua Magestade manda remetter ás Cortes Geraes e Extraordinarias da Nação portuguesa a informação inclusa do Reverendo Bispo de Castello Branco, e os mappas a elle juntos, sobre os quesitos, que se lhe enviarão com a circular de 22 de Maio do corrente anno, relativos ás paroquias do seu bispado.
Deus guarde a V. Exca. Palacio de Queluz em 26 de Setembro de 1821. - Sr. João Baptista Felgueiras - José da Silva Carvalho.
Remettido á Commissão ecclesiastica de reforma.

Illustrissimo é Excellentissimo Senhor. - Em observancia da ordem das Cortes Geraes e Extraordinarias de 21 do corrente, que recebi na tarde de ontem, tenho a honra de remetter a V. Excellencia os balanços diarios do Thesouro desde 3 até 26 deste mez inclusivamente, agora renovados, assim como o mappa do passado mez de Agosto, ficando V. Excellencia na certeza que a falta de remessa para as Cortes não foi descuido do mesmo Thesouro, que sempre os remmetteu ao Ministro Presidente. O que V. Excellencia terá a bondade de levar ao conhecimento do soberano Congresso.
Deus guarde a V. Exca. Palacio de Queluz em 27 de Setembro de 1821. - Illustrissimo e Excellentissimo Senhor João Baptista Felgueiras. - De V. Excellencia attencioso criado. - José Ignacio da Costa.
Ficárão as Cortes inteiradas, e se remettêrão os papeis á Commissão de fazenda.

Illustrissimo e Excellentissimo Senhor. - Remetto a V. Excellencia, de ordem de Sua Magestade os cinco mappas inclusos, que demonstrão a força effectiva, no 1.º do corrente dos corpos das três armas da 1.ª linha do Exercito, batalhão de artifices enge-

1