O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

DIARIO DAS CORTES GERAES E EXTRAORDINARIAS DA NAÇÃO PORTUGUEZA

NUM. 190.

SESSÃO DO DIA 3 DE OUTUBRO.

Aberta a Sessão sob a presidencia do Sr: Castello Branco, leu-se a acta da Sessão antecedente e foi approvada.

O Sr. Secretario Felgueiras mencionou os seguintes

OFFICIOS.

Illustrissimo e Excellentissimo Senhor: - Sua Majestade Manda remetter ás Cortes Geraes, e Extraordinarias da Nação Portugueza, a informação inclusa da Commissão do Terreiro publico, sobre os moios de grãos, que forão distribuídos por aquella administração para os quatro celleiros do termo, nos annos de que faz menção; ficando com esta remessa cumprida a ordem do soberano Congresso de 20 do corrente mez.

Deus guarde a V. Exca. Palacio de Queluz em 28 de Setembro de 1821. - Sr. João Baptista Felgueiras - José da Silva Carvalho.
Remettido á Commissão de agricultura.

Illustrissimo e Excellentissimo Senhor: - Sua Majestade Manda remetter ás Cortes Geraes, e Extraordinarias da Nação Portugueza, os dos requerimentos, e documentos juntos de D. Catherina Theresa Rita Feijó Mello e Albuquerque, e sua filha D. Maria do Carmo Feijó Sousa e Mello; e de D. Anna Joaquina Rosa de Brito Jaques, que pertendem graças; ambos informados pelo Dezembargador Manoel Vicente Teixeira de Carvalho; para que seja presente no mesmo soberano Congresso o seu contheudo.

Deus guarde a V. Exca. Palacio de Queluz em 28 de Setembro de 1821: - Sr. João Baptista Felgueiras; José da Silva Carvalho.
A Commissão de fazenda.

Illustrissimo e Excellentissimo Senhor: - Sua Magestade, Manda remetter ás Cortes Geraes, e Extraordinarias da Nação Portugueza as trez consultas incluzas da Junta da Directoria geral dos estudos na data de 24 do corrente, sobre os requerimentos dos moradores da freguezia de Torre-deita, termo de Vizeu; da camara, nobreza, e povo do conselho do Rio de Moinhos, da dita comarca; e dos moradores da freguezia de S. Thiago de Besteiros; conselho de Tondella, sobre a creação de cadeiras de primeiras letras de que necessitão; para que sendo presente no mesmo soberano Congresso, possa tomar ao dito respeito aquella deliberação, que julgar conveniente.

Deus guarde a V. Exca. Palacio de Queluz em 29 de Setembro de 1821. - Sr. João Baptitta Felgueiras; José da Silva Carvalho.

A' Commissão de instrucção publica.

Illustrissimo e Excellentissimo Senhor: - Sua Magestade Manda remetter ás Cortes Geraes e Extraordinarias da Nação Portugueza, a representação incluza do Dezembargador João Pedro Ribeiro, á cerca dos officios juntos do Reverendo Bispo do Rio de Janeiro, como capellão mor, relativos ao provimento das Igrejas, de que tratão; para o soberano Congresso resolver o que julgar conveniente.
Deus guarde à V. Exca. Palacio de Queluz em 29 de Setembro de 1821. - Sr. João Baptista Felgueiras - José da Silva Carvalho.

A' Commissão de Constituição.

Illustrissimo e Excellentissimo Senhor. - Sua Majestade manda remetter ás Cortes Geraes e Extraordinarias da Nação portugueza o Officio incluso, que acaba de dirigir o Ministro e Secretario d'Estado dos Negocios da Marinha, em data de 28 do corrente, a respeito das suspeitas que há de ser construído para pirata um bergantim por nome o General Dom Antonio, que se acha fabricando junto a Alcantara; a fim de que chegue ao conhecimento do mesmo Soberano Congresso.