O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

234

_••••

para o restabelecimento do credito publico, do

qual depende a felicidade nacional.

Para demonstrar que a totalidade deste empréstimo é mui moderada no actual estado do paiz, talvez conviesse fazer um calculo de aproximação das quantias com que se deveria esperar contribuíssem as diversas províncias e cidades ; mas isto seria longo, e çnfadpnho a ouvir. Com tudo sempre notarei q\ie existindo no Reino e Ilhas adjacentes, 875 irjil fogos ou famílias de 4 individuos cada uma, caberia no termo médio a cada família 2300 reis; e dando a Lisboa e Porto uma maior quota em razão de sua riqueza e comrnercio, poderíamos avaliar, sem erro sensível, que a primeira cidade contribuindo com 600 contos, e com 200 a segunda, ficarião 1200 para o resto do Reino, o que daria para cada família 1500 réis, ou 370 réis por indivíduo.

Terminarei esta longa exposição fazendo observar, que a emissão de qualquer outro pa-pel-mocda forçado, com a denominação de obrigações, ou representativo.de antecipações das futuras rendas, arrastaria innumeravcis inales sobre o paiz, pois faria immediatamente desappareccr da circulação todo o metal, o qual sabiria de valor relativamente a esse papel. As mercadorias subirião de valor nominal, quando fossem contratadas nessa qualidade de moeda, c a final não desembaraçaria o The-souro da restricta obrigação de amortisar no fjm do anno corrente os 3200 contos do papel antigo existente, e em fim tinha o grande inconveniente da novidade, o' que não aconte-Iceria ao meu projecto , pois só- trata de pro-ongar por mais algum tempo a existência de urn meio circulante já conhecido , e agora emendado de grande parte dos seus defeitos

Muito agradecido ficarei , dando-me por bem pago das minhas meditações se os meus illustrcs Collcgas e Concidadãos , reflectindo sobre o mesmo assumpto atinarem com melhor arbítrio, e eu serei sincero admirador de qualquer idea mais perfeita que o meii trabalho faça disprrlar. Sala das Cortes, 8 de Fevereiro de, 1Q37. = Marina Miguel Franzini.

NOTICIAS ESTRANGEIRAS.

POR cartas de Constantinopla de 27 de Dezembro ultimo, refere o Mcrcure deSouabe, que o tractado de commercio projectado entre a Inglaterra e a Porta, apresenta muitos dilfi-culdades. Com effeito, o Governo Turco %ê-se obrigado a mudar inteiramente o seu syetema de Fazenda, e administração civil. Sem.embargo disso, parece se encontram nelle as melhores disposições paru a reforma.-

A Gazetle de Jlugsbourg por cartas de Nápoles de 7 deste mez, annuncia, que o Ministro do Interior, Sun Angelo, pediu a sua demissão. Porcarias deMessina sabe-se, que urn navio Inglez, que tinha arribado de Smyrna em 16 dias áquelle porto, demorou-se nelle, porque durante a sua viagem pereceu victirnu da peste a maior parte da sua tripulação.

Os periódicos Inglezes occupam-se nos movimentos a que se entregam os diffurentes partidos com motivo de se approximar a abertura das Camarás. Lè-se no Sun que a proposição que fez Air. O'Bríon , membro do Parlamento pelo Condado de Linienck, pedindo ao Governo que para o futuro o clero catholico seja pensionado pelo Estado, deu occasiâo a Mr. O'Connell para escrever nos eleitores daqucllc Condado uma carta, da qual extractamos os seguintes parágrafos:

«O vosso representante na Camará dosCom-nnms, Mr. O'Brien , pediu que o Estado determinasse uma renda para a subsistência do clero caíhoheo da Irlanda.

Pela parte que me toca desejaria antesjmor-rcr, do que dar o meu consentimento para esta degradação do catholicismo, que resultaria necessariamente da união da nos^a Igreja com o Estado. Estou profundamente convencido de que o reino de Deos, deve estar para sempre separado das manchas e imperfeições do reino do César. Sou partidista decidido do principio de contribuições voluntárias, porque por clle a Irlanda tem prosperado, e se tem fortificado ao travez de mais de 200 annos. O povo está acostumado a satisfazer por si pro-jjrio ás necessidades do seu clero, e nisto consiste precisamente a conservação deste vinculo reciproco de sympathia que une o pastor ás suas ovelhas. Por este meio temos tido sempre um clero geralmente trabalhador, zeloso, e sobre tudo cheio de piedade, Porque, pois

DIÁRIO DO GOVERNO^

intentar uma alteração como a proposta ? O espirito de variação e de inconstância, não pôde já mais conciliar-se com o espirito do cathoiicismo. A proposição de Mr. O'Brien implica uma contradicção manifesta. O povo Irlandez resiste ha tempo ao pagamento de dízimos, a um clero que não merece a sua confiança. E quer-se agora que este mesmo povo sollicite que os protestantes paguem ao clero catholico 1

O mesmo Jornal, depois de um grande artigo sobre os negócios da Grécia, assegura por ultimo que mui depressa deve terminar-se um tractado de commercio entre a França, e o Governo deAthenas; parece que estão já de acordo ambos os Gabinetes sobre as bases da negociação.

O Dublin Evening-Post diz que os prelados catholicos da Irlanda tiveram em Dublin uma Rssemble'a geral, na qual protestaram contra todas as medidas que o Parlamento possa adoptar com o objecto de que o Estado lhes arbitre um ordenado para a sua subsistência.

Estes prelados temem que similhante disposição , seja mui funesta á independência da igieja calholica na Irlanda.

Ò Morning Chronicle publica um longo artigo sobre a discussão da Cnrnara dos Deputados de França com motivo da questão Hespa-uliola.

Depois de ter approvado explicitamente todos os princípios que naquellu discussão manifestou o partido da opposição declara áquelle periódico que a Inglaterra não tem convidado por um espirito de egoismo a França a cooperar com ella contra os Carlistas, porque se a In-glateira se tivesse guiado por vistas sórdidas e mesquinhas, teria pelo contrario aconselhado o Governo Francez que não interviesse, a fim de se apioveitar só de todas as vantagens da victoria. Termina'porfim o dito periódico dizendo, que se o estado actual dos negócios da llespanba facilita á Inglaterra vantagens consideráveis no seu commercio com prejuízo do de França, tudo isto deve attribuii-se ao mesmo Governo Francez,-que não tem querido cooperar para o triunfo da causa constitucional na Península Ibérica.

O- Sun du que os periódicos da Nova-York de 16 de Dezembro ultimo, pretendem saber, e não sem um grande fundamento, que Santana foi posto em liberdade pela somma de quatro milhões de francos, que foram já pagos, com a promessa de que sahiriam de Tejas as tropas Mexicanas, e que a sua pátria reconheceria a independência deste novo Estado.

O Ternps diz quo o corpo diplomático, apesar da victoria do que se lisonjea o ministério, está muito descontente 'pela discussão que sof-freu a resposta, não lhe sendo possível em consequência occultar o seu desagrado. O representante de uma das cortes do Norte dizia hontem « ncham-se na discussão ide'as, e palavras que fazem , e podem fazer mais mal que uma intervenção armada.» — (Extracto dos JornaesEstrangeiros na Gaccta de Madrid.)

NOTICIAS MARÍTIMAS.

Parte do Registo. = Dia de 9 Fevereiro de-1037.

EMBARCAÇÕES ENTRADAS.

CURVETA Porlugueza = Elysia = Comraan-dante o Capitão Tenente João Teixeira Barboza Leite, de Gibraltar em 65 dias; 166 praças de guarnição.

HiatePorluguez = Senhora do Carmo == Mestre Francisco José Rodrigues, de Faro etn 3 dias, com azeite, e encommendas ; 4 pessoas de trip., e 2 passag. — Este Hiate deu fundo neste Porto hontem depois das 5 horas e meia da tarde.

EMBARCAÇÕES SAHIDAS.

Brigue-Escuna Portuguez = Funchal =;Cap. José'Baptista, para Hamburgo com sal, amêndoa, azeite, outros géneros, e l passag.

Escuna Portugueza^= Andorinha =Cap. José da Silva Cruz, paraAItona com caffé, aguardente, outros géneros, e l passag.

Galeota Hollandeza — Klazina Dirkje = Cap. A. Schilperoot, para Vlaardingcn com frucla , sal, e cação.

Barco Portuguez = Dauradinho = Mestre José António do Couto, para o Poeto com sal, aguardente, tabaco, encommendas, e 6passag.

Barco Portuguez = Novo Destino = Mestre António Portella, para Vianna com sal, encommendas, e 4 passag.

ilintc Portuguez =; Providencia = Mestre

Maurício José do Couto, para a Ilha da Madeira com azeite, linho, e l passag.

Secretaria da Torre de Bui em , 9 de Fevereiro de 1837. = !''. /. P. Gonzaga.

AVISOS.

PELA Administração Geral dos Correios se foz publico, que sahirào a 20 do corrente, para as Ilhas de Cabo Verde a Suinnca Paquete dês Açores; e a 28 o Brigue Brasileiro Orestes , para Pernambuco.

As cartas serão "lançadas até á rneia noite dos dias antecedentes.

PUBLICAÇÕES L1TTERARIAS.

PuBLiCARAM-sn pela Academia Henl das Scicnnas as se-guiutcs Olirna : Collecçuo de Noticias para a Historia i» Geografia das Nu<òes de='de' árabe='árabe' geometria='geometria' d.='d.' edição.='edição.' do='do' _3.a='_3.a' por='por' e-.ci-plo='e-.ci-plo' das='das' s.='s.' luiz.='Kleincnlo»' africanas='africanas' _='_' a='a' línguas='línguas' vocábulos='vocábulos' e='e' ullramarinas='ullramarinas' tomo='tomo' krnncjjco='krnncjjco' p='p' n.l.='n.l.' villela='villela' le='le' _5.='Glossário' mrluguezesdeiivados='mrluguezesdeiivados' orien-tap='orien-tap'>

OgrouNuo iiuiin:ro da Biografia c liulriilw> dos Varões Jl-liislres Auili.o 130 ia. , por siib-cnpçSo 160 r». SAHIU ú luz: Defiiu<_.tu n.='n.' desengano='desengano' de='de' homem='homem' mirques='mirques' cl.i='cl.i' do='do' imporliuile='imporliuile' tag1:_='ir:_' jo-é='jo-é' por='por' lição='lição' aujuda='aujuda' para='para' ri.='ri.' _60='_60' vende-se='vende-se' mocidade='mocidade' mi='mi' _='_' tag0:_='_:_' mulhur='mulhur' _11.='_11.' e='e' i='i' a.='a.' principalmente='principalmente' p='p' na='na' _3='_3' lojn='lojn' meiide='meiide' da='da' rua='rua' xmlns:tag0='urn:x-prefix:_' xmlns:tag1='urn:x-prefix:ir'>

' ANNUNCIOS.

- ]% /I°AHIANNA da Luz Chat es perlfnde

/ífX, rV° Juízo 3." Distilei» dr l,is-

2 vijj'j[ J-^l l>na, Escrivão CoiJmhn , correm Kdiclos *Li — si pelos dias ilu Lei , n requerimento de Jijnucio

Corria Saraiva, pelos quaes se nus.-i uo Publico, que pelo Juízo de Put da 1'rejjnezia

3 TOAQUIM Cardo/u , e sous lilho> António ('ardozo, Maria tf do Carmo anlbonsada por seu marido Mauocl Joaquim

de Sousa , Malhildes de Jesus , «l n ria Curdoza nuthonsadtt por seu marido João Maria GonçnUes, estão-te habilitando nnjcos e universaes herdeiros de sua a\ú e sogra Mana Vicio-ria, no Juizo de Direito do 3." Uulncto , Escrivflo Novaes, por isso chamam a Juízo todas c qiuciiqiicr pessoa» que tiverem direito & herança

4 TVTo Juízo de Direito do U." Dislncto, Escrivão Jusli-X H niano, se tracla de habilitar oCo;idc da Ega , Antão

de Suldanha, para se apostilarem em

I ELO Juizo de P.iz e Orlàos da Freguezia da Sé, se ha de proceder na venda e arrcmatu-çilo de uma pequena mobília , que ficou poi âbito do Cónego Manoel Joaquim Delgado Alvo, IM rua do Arco do Limoeiro n ° i, l.° andnr, em o dm 17 de Fevereiro corrente, pelas onze horas da manhã.

jjfçffes da Loieiia de Jltentaii/ui.

„ /"IONTÍNUA a venda somente ale ao dia J 4 do corrente , VV no Escriptono doConetor deNtnuero Miguel M.c Bride , rua dos Capellislas n.° 8.

T HE ATRO N. DO SALITRE.

PRIMEIRA Representação de Quaresma, Domingo 13 de Fevereiro, o Drnma oní 5 Quadros = D. Joào d'Áustria ou Vocaçàorrr e o Drama = S. Martinho exorcismando os Possessos pelo Diabo. = Beneficio do Director da Companhia.

REAL THEATRO DE S. C.JRLOS.

SAUBADO 11 do corrente, representação i'\-traordinaria, em Beneficio de JVladcinoiselIu Chaiton, primeira dona do thcalro f rã n cê/, a 1." repres. de = Christina, Rainha de Suécia, ou Stockholm e Fontainebleau = giande Drama Romântico em 5 actos por A. Dumas. = Ala-dcmoiselle Charlou ' desempenhará o papel de Christina. = Uma Ária cantada por Al. Oolletl = Uma Cavatina por M. Regoli = Uma Ana por Aladcmoiselle llavola = líin Dueto por M. Colleti e Alademoiselle Ravola = 0"m Dueto por M Al. Campagnoli e Savio = Haverá tatn-> bem uma peça de musica executada pela Qr-chestra, e obrigada a diversos mstrumentos= Um lindo Padidu dançado por Madetnoisolle Clara e M. Tliéodore. - •

LISBOA: MA