O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

( 126 )

de Constituição, e outros Srs. Deputados, que foram convidados a dar-lhes esclarecimentos, moveu-se a questão se se devia entrar na Ordem do Dia, e depois de uma breve discussão, por Proposta do Sr. Vice-Presidente, venceu-se que ficasse aquella discussão defferida para quando voltassem os Membros das Commissões.

O Sr. Secretario d'Estado dos Negocios Estrangeiros apresentou, e mandou para a Mesa o Relatorio da sua Repartição, o qual sendo lido pelo Sr. Secretario Velloso da Cruz, foi mandado imprimir.

Não se podendo entrar na Ordem do Dia, o Sr. Vice-Presidente consultou o Congresso se devia dar a palavra aos Srs. Deputados que a tinham pedido no principio da Sessão, e venceu-se que sim.

Então o Sr. Conde de Lumiares, obtendo a palavra, expoz o estado a que se acham reduzidos os habitantes da Villa de Setubal, e pediu que fosse convidado algum dos Membros da Commissão de Fazenda a dizer o que esta tinha feito ácerca das Representações da Camara Municipal d'aquella Villa, que lhe tem sido remettidas sobre a moeda de bronze falsa, que alli circula. Os Srs. Macario de Castro, e Sá Nogueira deram esclarecimentos satisfatorios.

O Sr. João Joaquim Pinto deu conta da installação da Commissão do Ultramar, que nomeou para seu Presidente o Sr. José Osorio, para Relator o Sr. Moniz, e para Secretario p Sr. João Joaquim Pinto, de que o Congresso ficou inteirado.

Foram mandadas para a Mesa algumas Representações, e Requerimentos, que ficaram para ser tomadas em consideração na seguinte Sessão.

Teve logar a segunda leitura dos seguintes Projectos de Lei:

Do Sr. Furtado de Mello, assignado igualmente pelo Sr. Luna, sobre Tenentes Quarteis Mestres, e Capitães do Exercito, ao qual o Sr. Mont'Alverne offereceu um additamento para que sejam tambem comprehendidos os Capitães das Praças.

Postos á votação o Projecto, e additamento foram successivamente approvados, e remettidos á Commissão de Guerra.