O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

( 135 )

SEGUNDAS LEITURAS.

Teve segunda leitura um Requerimento do Sr. Costa Cabral para que se peça ao Governo pela Repartição competente: 1.º um mappa da importsncia dos Direitos das Mercês, que estiverem em divida: 2.° quanto se deve, quaes os devedores, e antiguidade das suas dividas. - Foi approvado para se remetter ao Governo.

Varios Srs. Deputados mandaram para a Mesa diversos requerimentos, e representações que ficaram para segunda leitura, na qual serão mencionados.

Os Srs. Deputados Barjona, e Macario preveniram, o Sr. Ministro da Fazenda para interpelações, que tencionam fazer-lhe sobre negocios respectivos; e por esta occasião o Sr. Ministro da Fazenda informou o Congresso sobre o estado em que se achavam os trabalhos do Orçamento, e manifestou a resolução em que se acha de manter a liberdade de Imprensa.

ORDEM DO DIA.

Continuou a discussão, adiada da Sessão antecedente sobre o local, onde deviam executar-se as medidas extraordinarias pedidas pelo Governo para exterminar a guerrilha do Remechido, comprehendidas no Projecto n.º 5.°, e faltando diversos Srs. Deputados sobre a ordem, e apresentando-se na Mesa algumas emendas sobre esta parte do Artigo 1.°, depois de alguma discussão o Sr. Leonel como Relator da Commissão offereceu uma Substituição nos seguintes termos = Na Serra do Algarve, e nas terras dos Districtos Administrativos de Faro, Beja, e Evora, que fossem designadas pelo Governo, ou pelo Commandante, que este nomear; ficando o Com mandante na obrigação de dar parte ao Governo.

Em seguida propoz o Sr. Presidente se o Congresso annuia a que se retirasse a parte do Artigo, que ficava substituída, e que entrasse em discussão a Substituição, e decidiu-se que sim; e depois de larga discussão, em que tomaram parte pró e contra varios Srs. Deputados,