O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

( 108 )

O Sr José Estevão: - A este logar houveram quatro pretendentes: e depois de se lhes mandar que satisfizessem ás provas, que delles se exigiram, um delles declaro, que desistia da sua pretenção, e que concorrera ao concurso simplesmente por curiosidade. Restavam então tres; porém em um delles não se davam todos os requisitos indispensaveis para ser provido em qualquer cargo publico; isto é, faltavam-lhes os serviços prestados á causa: - nos outros dous porém, apparecia igualdade de serviços, e de saber; mas um delles tinha profissão, e emprego; e então, a Commissão julgou entre os dous preferir este que propõe, por não ter emprego, nem profissão.

O Sr. Presidente: - Proponho o parecer da Commissão.

Foi approvado.

O Sr: João Victorino: - Sr. Presidente, eu pedi a palavra para perguntar em que estado estão as sessões antigas da Camara, que ainda não estão publicadas, e que convém o sejam; porque são as mais importantes, não só por serem relativas á discussão da resposta ao discurso do throno; mas tambem á suspensão das garantias nas serras do Algarve. Desejo pois saber se estão abandonadas de todo; porque, se o estiverem, eu então quero publicar em algum periodico alguns dos discursos, que fiz por essa occasião, para mostrar qual foi o meu pensar a este respeito, e fazer vêr a nação quaes são os meus principios, e sentimentos politicos. Talvez porém, a Commissão possa fazer com que nestes dias santos se adiante esse trabalho, e que até depois da Pascoa estejam publicadas.

O Sr José Estevão: - As sessões atrasadas não estão abandonadas; mas o trabalho que tem a tachygraphia, e a imprensa, não permitte maior brevidade na sua publicação; espera-se porém, que nestes dias de ferias (que o são para nós, mas que de certo o não hão de ser para os empregados da tachygraphia) se adiantarão alguns trabalhos, e publicarão algumas sessões. O Congresso já deve ter conhecimento de que a Commissão de inspecção do diario já recebeu uma proposta para a melhor publicação das nossas sessões; espera receber mais, e confia que então maiores resultados se tirarão; porque até agora não se tem podido tirar outros além dos apresentados. Mas a Commissão, mesmo antes da empresa, ainda não acabou a esperança de poder fazer alguma cousa em resultado de suas diligencias, e trabalhos - se porém vir, que nada póde conseguir, então nós nos demittiremos; porque o trabalho é o mais desagradavel, e cheio de mortificações, e desgostos. Respondendo porém á pergunta, que acaba de fazer um Sr. Deputado, direi, que talvez nem para o fim da Pascoa se possam publicar todas as sessões atrasadas: -pelo lado da tachygraphia será isso possivel; mas pelo lado da imprensa não é certamente: porque a imprensa nacional está subcarregada de trabalhos; e em quanto o diario fôr impresso alli, nunca póde sahir regularmente, já porque não ha letra sufficiente, já porque os empregados não são bastantes, e por muitos outros motivos, que obstam á sua mais prompta publicação.

Desenganemo-nos: para serem satisfeitos os desejos das Côrtes a respeito da publicação das sessões, é indispensavel ou a empresa, ou o estabelecimento de uma imprensa dentro deste edificio: porque para sahir esta magra folha, que aqui tenho na mão, é necessario que se esteja meia hora ao pé de um homem I da imprensa a pedir-lhe, a rogar-lhe, como pede o mais desattendido pertendente ao ministro d'estado mais endurecido (Riso).

O Sr. Gorjão: - São de certo conhecidas as muitas difficuldades em que a Commissão se deve ter visto sobre este objecto; e bem desejava eu, que estas difficuldades fôssem minoradas: - tenho porém a pedir, que ao menos se publique uma sessão, mas que o seja inteira; porque eu vejo dar-se umas migalhas de sessão; vejo fallas, sem estarem acabadas; e consequentemente a sessão imperfeita. Parecia-me pois que seria melhor, que se acabe uma sessão, e publica-la inteira em um Diario; porque correndo elles as provincias, as pessoas que tem interesse em ler as nossas discussões, não ficam satisfeitas quando recebem um bocado dessa sessão, e com desprazer por não verem o resto d'essa discussão, nem saberem o que a final se resolveu; por que d'isso não pódem fazer idéa pelo simples bocado de discussão que leram. E me lembro de comparar esta maneira de publicar as sessões, com aquella porque se acham escriptos os contos das mil e uma noutes, que pela sua complicação, e demora em seu desentrecho, poem os leitores em uma contínua expectação, e até ás vezes já esquecidos do nexo de taes historias, ou com os folhetos de charadas, que sempre apresentam a chave depois de seus authores terem impacientado a expectação dos apaixonados, e pouco felizes em decifrar taes enigmas. (Riso.) E o Congresso está de certo persuadido dos bons desejos da Commissão, e do muito interesse que toma por este negocio; mas creio, que os Srs. Deputados convirão comigo, que o melhor methodo a seguir, é o da publicação das sessões por inteiro, ainda que com isso se siga mais demora; porque o verdadeiro interesse que ha na leitura dellas, é o achar-
-se-lhe ligação, e conhecer-se qual foi a decisão que se tomou em resultado de uma qualquer discussão.

O Sr. Midosi: - O illustre Deputado tem muita razão no que diz, e expressa desejos que a Commissão partilha, os de melhorar a publicação das sessões; porém neste caso não se trata do que é melhor, trata-se do que é possivel, e a Commissão nesta parte tem feito o que estava ao seu alcance. Eu devo confessar, que pela minha parte pouco tenho feito; mas o Sr. José Estevão, tem-se dedicado com toda a sua actividade e intelligencia a este negocio, a fim de poder obter-
-se o resultado que o Congresso deseja. A Commissão tem encarado as difficuldades por todos os lados, e tem conhecido que não é possível tirar grandes vantagens dos elementos que ha actualmente, para dar publicidade ás sessões com intervallo curto; os obstaculos são por ora insuperaveis, e uma vez, que não seja por empreza particular, não o será por meio dos recursos que existem, e que não são sufficientes. Vai pois fazer-se esta ultima tentativa de empreza particular, e se com isso nada fôr possivel conseguir, a Commissão, e seus illustres membros os Srs. José Estevão, José Liberato, e eu, tencionamos demittir-nos, que nisso concordámos na ultima reunião, por mostrar a experiencia a inutilidade de nossos esforços contra esta insuperavel força de inercia, permitta-se-me a expressão.

O Sr. José Estevão: - O diario, ou as sessões deste Congresso, começaram-se a publicar com o intervallo de um, ou de dois dias; mas houve quem fôsse de parecer que publicando-se nestas pequenas folhas, se combinaria melhor a commodidade da imprensa com a celeridade da publicação. Concordou-se nisto, mas entendeu-se que a imprensa não havia de dar-nos por dia uma só folha destas, mas 2, ou 3: - ella porém tendo conseguido fazer isto por este methodo, tem-nos illudido, e não nos dá mais do que esta folha! É necessario porém que o Congresso saiba, que longe de ganharmos, perdemos: - e que o negocio da imprensa, que parecia dever agora estar mais adiantado, está ao contrario mais atrazado: - não é porém por falta de diligencias da Commissão: - eu tenho ido muitas vezes á imprensa activar a publicação: - o director promette sempre muita cousa para o dia seguinte: mas o resultado é, que no dia seguinte só apparece o que nós temos visto. Não é por falta de trabalhos tachigraphicos; porque quasi todos os dias o tachigrapho mór mostra recibos de sessões que lá estão. Esperemos pois que se tome a impressão por empreza. Eu tenho um caprichosito neste, negocio, e bei de fazer todo o possivel para que alguma cousa se consiga, mesmo para que se não verifique uma profecia do artilheiro, que ha pouco acabei de ler. Diz elle, no juizo d'uma sessão: - no-