O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

440

DIÁRIO DO GOVERNO.

cos, e o trabalho dos 7,000 condemnados rcduz-se ú sdmma de 218 mil francos.

(Journal dês Debati.)

"O Courrier Français, diz que não parece terta a noticia dada pelo Messager de que o Governo Francez offerecesse a sua intervenção •entre a Inglaterra, e a Rússia no assumpto do ~Vixen\ e «junta o seguinte;'

Nós reproduzimos unicamente esta noticia pá* rã dar uma prova da sua impossibilidade. A Tespeito de se ter. já obtido resposth deS.Peters1-burgo sobte estn proposição, era necessário que par;i isto houvesse decorrido um incz desde que se foz, e é sabido que apenas tem passado este período desde a captura do P"ixen. 'Ainda que a Inglaterra tivesse sol licitado, ou acceitado a' 'mediação de qualquer Polencta, é fácil de pré-. sumir que teria elegido ante»'a Áustria por mediadora , do que a França. O Gabinete Inglez conhece queopesar da condescendência que mostra o nosso Governo pnra com o da Rússia, está mui longe u França de se achar ern posição favorável para influir com aqimlla Potência.

Dizem que sabbado em consequência das revelações feitas por Meunier, foi preso um'eol-dado do 16.° de ligeiros, cujo deposito estii actualmente em Versailles, e que o Juiz de ins-trucçâo do tribunal procedeu depois ao seu interrogatório. Se houvermos de acreditar as noticias de palácio, parece que confessou que a sua intenção era assassinar Luiz Fihppe, c que porá acltur rníiis facilmente occnsiâo de o etfe-cluar, se tinhn alistado-em um regimento da guarnição de Paris. Sagnndo outra versão, só se aliálôu depois do alterUado de Meunicr para melhor se poder sublraliir ás pesquisas da policia. ' ' •

'Cbampion, o inventor da nova machina infernal, tinha contra si muitos mãos antecedentes judiciaes. Em 1833 foi condemriado-a 3 me-zes de prisão, pelo tribunal de policia conec-cioivnl de Ptirís, por golpes e feridas, esteve duas vezes preso desde a revolução de Jullio, a saber: 'em 1830 pol4 delicio decoaliçâo de-ope-raiios; e em 1831 como involvido em provocação de assassinato ; mas não tendo havido pró' vás sufFicicntes foi solto. (Lê Droit.)

Os rumoiès que durante ^algum tempo circularam relativos a um matrimonio entre o Duque deOrleans, e uma Princeza da casa de Mecklemburgo, começam novamente a tomar ronsistcnciá. Dizem além disso, que. o Governo Prussiano se mostra propicio a esU alliança

E' sabido que Iodos os annos pelo mesmo tompo costuma o Presidente da Gamam dosDe-pulodos reunir n'um buile sumptuoso as pessoas de Pnrís, e os membros dos primeiros corpos do Estado. Não faltou este a n no Mr. Dupm a 11 m uso tão conveniente e liberal.

Os bailes deJUr. Diipin tem um caracterpnr licular. Soo os únicos em que os primeiros empregados do Estado, craque" a aristocracia Fian-ceza estrangeira se encontram reunidas aos homens liberacs e industriosos dn classe media. O Presidente da Camará dos Deputados linha convidado h ou te m os membros das duas Camarás, os Ministro?, empregados da primeira ordem, corpo diplomático, todo o tribunal de Cossation, os membros do conselho d'Jístudo e doTluisou-TO, os presidentes, e vicc-prosidentes do Tribunal Real, e do da primeira instancia do Sena, o Decano dos Juizes de Paz, o Presidente da Camará de notários e procuradoic-s, o decano da ordem dos A vogados', muitos Genernes; o Coronel, Tenente Coronel, e dous officiaes de cada rcgirnento da guarnição de Paris,'e seu termo; o estado maior, e ofticines supeiiores da Guarda Nacional , os membros du academia Franceza , os presidentes c s>ecretunos diis classes do instituto, professores do collugio de França, e da faculdade de litleratura, sábios, litlerntos, redactor s dos principaes periódicos, artistas du todos os géneros, negociantes, alum-nos da eschola polytechnica etc. • Foram dirigidas mais de2,000 certas de convite,' e concorreram 1,900 pessoas, entre ellas quasi todos os Embaixadores. O Conde de Loe-venheim, Embaixador de Suécia, eLordGran-ville, que aproveita todas as occasiòes de manifestar a boa harmonia em que está com o Prasidente da Guinara, permaneceram ale muito, tarde. Concorrciam poucos indivíduos da Camaia doa Pares. Pelo que icspeita aos De-puliidos, o terceiro parlido, o a opposição con-stHucional formavam n maioria naquella reunião, o mesmo que em tqdas as de Mr. Du-pin. Menos Mr. GuLíôt, cuja dor justificava o sua ausência; todos os outros Ministros s», apmeniarnm logo. -. Os Duques de Orleans, c de Nenjours, en-

traram ás nove horas, e no mesmo momento de chegar deu ordem Mr.Dupin áorquesta pa^ rã que executasse a Parisiense. -Alguns Deputados doutrinários, -que entraram naquelle momento, mostraram-se surpresos de ouvir;unm musica quasi revolucionaria.-Os Príncipes passearam nos salões mistiirando-se em todos os grupos. Notou-se que'ó Duque de OrleansMeVe orna longa conversação' cdm o Marechal Mai'' son , e outra tf»mbstii longa com Mr. Thiers. \ •-O Duque de Nemours1 dançou muito, e seus principaes pares foram a Marqueza de Ia Cha-teignerais, e a Condessa Lehon , esposa do enviado Belga. Os dous Príncipes não se retiraram senão á meia noite.

Os salões adornados de floresj e rodeados de três fileiras de banquetas reservadas para as Senhoras, e dispostas cm forma degradaria, apresentavam a mais brilhante perspectiva. Todas as Senhoras que se distinguem em Paris por sua elegância e belluza, assistiram a es^ta luzida reunião.

O baile esteve constantemente muito anima do; porem o ruido da orquesta não impedia as conversações políticas. Era jú conhecida, por confidencias que tinham feito os membros da comnmsâo, a informação de Mr. Salvandy. Todos convinham em que esta se reduzia a uma l arca amplificação.

O General Bugeaud recebeu os parabéns dos seus amigos, pelo commando que acaba de obter. Com effeito, parece certo que Mr. Bugeaud partirá em breve para tomar o commando da província de Ornn. Lisonjea-se este General de ler um commando absolutamente independente do que tem em Argel o General Dionisio de Danremont. Não dissimulava horilera suaspre-lençòes relativas a este objecto.

Ale perto das quatro horas da manhã não cessaram as conversações politicas, e o baile M adam a Dupin, para quem esta reunião tmlu sido já o motivo de exercer u sua generosa caridade, fez as honras com aquella interessante amabilidade de que mulher alguma possua melhor do que ella o segredo. ( Teiit^s.J

TURQUIA.—Constantinopla, 26 de Janeiro.

A TRIPULAÇÃO do Pixen foi enviada deSock-Kalé para Constantinopla pelo Almirante Lanzareff, e este assumpto continua a produzir as mais serias inquietações.

As ultimas noticias da Pérsia-chegaram aqu por via do novo Embaixador Persa MirzaDja-fer, homem de muito talento,'e que foi educado em Inglaterra. Estas noticias alcançam at 20 de Dezembro. O Schah , depois de atravessar o Koiasan para voltar á sua capital, man dou buscar o Cônsul Inglez Mr. Mac-Neil^ qui contava residir- naquella cidade algum tempo Depois soube-se que os Turcornanos surprendé-ram o exercito do Schah , c que fizeiarn'2 m r." prisioneiros, os quaes reduzi iam á escravidão, Apesar deste revez o-Schah parece estar disposto a tentar a sorte de uma nova campanha na primavera , c já expediu ordens aos governadores das"provincias paro que estejam dispostos na dita epocha. N ao obstante is,to, espera-se conseguir deste Soberano que renuncie aos seua piojectos de guerras u conquistas, tanto mais, quanto que paralysam iodas as relações com merciaes, e niaiiifeslam-se signaes de descontentamento por toda a paite..

Um enviado do Khun de Bucaria acaba.de chegur a Tauns, e Capera-se aqui. Está encar regado de apresentar magníficos presenles ao Sul ião. (Mercure de Souabe.)

CORUESPONDEUCIA.

COM data de 20 do correu lê mêz de Março, nos dizem de Beja o seguinte: •'

Remechido está com a sua gente em total dispersão, pois já a tropa aã ultima correria' o não encontrou;, e a Cavallaria espnlhou-se pára Castro Verde, Almodo/ar, AljUhtrél, e Messejana, rondando as estradas, para evilar roubos, que seriam fáceis de praticar, por isso que os guerrilheiros andam disfarçados aos três, e aos quatro.

NOTICIAS MARÍTIMAS.

Parte do Registo do Parto. = Dia 27de Março dclQW.

EMBARCAÇÕES ENTRADAS.

ESCUNA Portugu«:a = Lontra = Cap. António Franco de Mattos, da Viena em ò dms, em lastro,, ú Companhia das Pescarias Lisbonense; 8 pessoas de írip.

Hiate Portuguez = Senhora do Garmo= Mês* tre Francisco José Rodrigues Felripa, de Villa Nova de Portimão em 24> horas, com amêndoa e figo; 4 pessoas de trip. e 4 passag.

• Polaca Saída = Incoronaia i= Cap. Pedro António Michelirie, de Genova-em 24 dias, e ultimamente de Gibraltar,; onde esteve 11 dias fundeada, e donde traz b dias^.com anpz, massas, papel, e mais fazendas a Dtogo Mónaco; 11 pessoas de trip. i • •

• ' EMBARCAÇÕES SABIDAS. . ,

Rasca Portugueza = Senhora rdo Rosario=j Mestre António Alves, para Villa Nova de, Portimão com sal, encomrnendas, e l passag. ,'

Secretaria da Toire de Belém , 27 de Março du 1837. = F. J. P. Gonzaga...

AVISOS.

« r L A N o • '

PARA a primeira parte da Loteria do se1-» gundo trimestre do anno de 1837, quo se ha de fazer peldCommissão Administrativa da Santa Casa da Misericórdia etn beneficio dos Expostos da mesma Santa Casa, dos Enfermos do Hospital Real-de S. José, e dos Órfãos da Casa Pia, na conformidade das Ordens Re-giascxpedidas pela Secretaria d'Estado dos Negócios do Reino, por Portaria de 27 de Maio do anno de 1834.

Será o seu capital de 24:000,^000 rs., formado'de 5:000 bilhetes (dos N.°< l a 5:000), a 4^800 réis cada um ern metal; e na mesma espécie se distribuirão os seguintes ' PRÉMIOS.

1 de......5:000^000...... 5:000^000

2 de......l:000$000 ..;... 2:000^000

3 de...... 600^000...... 1:800^000

3 de......• 300^000 ..:... 900^000

9.de...... 100^000...... 900^000

13 de...... 50^000 ..i... 650^000

25 de...... 20^000_____ 500^000

60 de...... 10^000...... GOOj'000

1:550 de...... 7^000......10:850^000

' l ao n." que se extrahir depois de tirados os sobreditos prémios ..................

1:667 Prémios. 3:333 Brancos.

ó^OOO Bilh. a4/800rs.imp. em rs. 24:000^000

Os 12 por cento de beneficio serão descontados dos Prémios no acto do pagamento. OsBi-Ihètes serão assignados1 de Chancella pelo Escrivão da Commissão da dita Santa Casa, e pelo Thesoureiro 'geral. Entrarão nas Rodas somente os Números, e os Prémios. A venda terá- logar no dia 4 de Abril próximo futuro, e a extracção principiará no dia 18 do dito mez.

A Commissão -authorisada por Sua Magesta-de Fidelíssima,' em Portaria do Ministério do Reino, de 18 de Abril do anno de 1836, faz publico que os prémios da presente Loteria, e das mais que se seguirem, que não forem exigidos nopraso de cinco annos contados do ultimo dia da extracção, prescrevem a favor dos Expostos desta Corte. ' ,

1 J , i

O DIRECTOR interino da Esehola do Exercito'faz publico que no dia 1.° do próximo mez de Abril principiarão as lições na Aula da 5." Cadeira ua referida Eschola.

ANIXUNCIOS.

IA tarde do dia 1 do Abril se lia de arrematar na praça do Deposito geral cum o.

___ ubalimenlo da 5." parte do valor de 3:200£009

réis unia quinta fom seus pomares", terras de semeadura, vi-' nhãs, casos, c domínios directos, tudo em o sitio d'Amora, termo da Villa d'Almada: fMfrcriviSo dmirretnntatilo—Couto.

-£jfN, TTENDElt-sE unias canas nas escadmbos de Sau-&«[ V cto EslevSo n." 16 e 17, renovadas, e mui-QliiJi-Sito baiatas. Na lojn da rua do Marquei d'Ale-grete n.° 61 se traclu do itjiijle.

EEILÍO de boa mobilia "de casa, louç», plantio luglez, casquinha, trem de Oícriplorio, etc. j Sexta feira 31 du corrente ,< pelas onze horus, na | rua de S. Francisco n." 21, 3.° andar.

THE ATRO FRANCEZ.

TERÇA feira 28 do corrente: pela abertura, á 2.* représ..de = Judith. et Holopherne=s tipisode de Ia premièrc guerred'Espagne, vaud.