O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

D;IARIO DO GOVERNO.

uma-necessidade bem reconhecida,, qspiruo, de Justiça e de economia bed entendida ; c mais - que tudo o Amor "da Pátria, ^no qual, pela parte que'me pertence, a ninguém j-eahp nunca cedido. -,-,•! ' Decretaria de Estado dos Negócios da Guerra, em 4 de Março de 1837. = Visconde de Sá 'da Èarideira.

NOTICIAS ESTRANGEIRAS.

HESPANH\. — Madrid, 23 cie Março., '/~\ ACONTECIMENTO a que se refere a parle pn-Xx blicada na Gazeta de honlem, tem cansado a sensação que eia natural ; mas nào se lhe ha dado a importância que teria tido ti ou-trascircumstancias. Occupada a venda do Hur-hnni, que era a posição rnais formidável que tinha o inimigo naquella parto, u tornada da povoação nào offerecia jú por si grandes difii-òuldades, e às tropas anglo-liespanliolas avançavam já triumplianics, depois de hai.urcin ro-pellido us giaernlhas, quando uma furc.i superior com-que n ao' contava in us te/ retroceder. A possibilidade deste reforço do inimigo .]á a linvia previsto o General Jivans, segundo se collige do seu primefro offido ; e por isso logo que a"rrojou o inimigo das suas posições no primeiro dia, traclou de assegurar-se nellus antes de passar adianto. Ksta circurnstancia nos inspira a confiança de que o suucesso do dia 1(5 não terá, tido outra desvantagem senão a que se expressa na participação, e de que no abrigo daquellas posições se rea.labelo.ceiao brevemente nossas tropas, e podetuo seguir seus ino-vimenios.

Collocado o inimigo no eenlio, e piivados iiossos gencracs de"coinli)unÍLaçôi;s directas entre si para concertai em , e dmgireYn &uns operações com opportunidade e rápida, não é do cstianliar tque aquelle. haja' levado sua força principal sobro lieinani, elogiado esta pequena vantagem; porem não encontrando o General, Conde de Luchana , grande insistência em sua marclia, por ter pogcos inimigos com que luctar entre Biscaya e" Alava, poderá ameaçai Tolosa com'todas as suas forças, ou dnigii uma forto divisão em direcção áquelle ponto para auxiliar 'o movimento do Conde de Snis-fitíld, e isto bastam para desmembiar as foiças de H°rnani, c continuar as operações corn a «aperioridade que ba da nossa parto.

Esta convicção', sem duvida, tem feito que a impressão desse pequeno rcvez não haja sido considerável; e assim e' que os cíTeitos públicos se mantiveram llontem na Bolsa n'um pieço, que não alcançaram em dias posteriores ao triufflfo.de Bilhão. Confiamos em que os acontecimentos não defraudarão estas' fundadas esperanças. .....( Jíc/tõ 'dei Comercio.)

' . ' . ^ ídem, 23.'..

• Partes recebivlas na Secretaria "d1 Estado e do

Despaclio"da Guerra.

Ó Tenente General Dê 'Lacy Evans, em 13 de Março de 1837, participa a .este tnitiisteiio o seguinte:

' Com igual data participo ao Exm.° Sr. Ge-iíeral em chefe o que transmitto': = Kxni.°Si .' Coberto por urna bateria sobre a posição de Amel/fa, tiz que uma biigada da legião pastasse o rio Urumea, desalojando o inimigo do pó-Vo de LoyoU e outros pontos, e st estabeleces s'e uma cadèa de postos sobre' uma cordilheira ifhportante do outro lado do dito povo. Depois assegurámos a nossa cornmunicurão'por uma pbntè de jaiigadas. O inimigo fez pouca rests-tehcía, ò abandonou nos pontos que tinha oc-ctipado bastantes munições'e' viveres. OBuga-deiro Chichester, qjue'cormi)arfdm mitras occa-siôes, estou altamente satisfeito, recommenda-triír os nomes do Coronel giaduado de infanleria La-Saussaye, dos Tenentes CoYotieis For-tescue dos caçadores,1 e Cuniptall do 4'.* regimento, do Major Leister, do mesmo, e da con-ducta em geral do 'dito corpo.

1 No meu officio relativo á acção deste dia ofnitti fazer menção da diblincta coriclucta Coronel do regimento de infantcna 2." ligeiro D. Lucas Velasco, e do Capitão tioain,' Cora-mandante interino do batalhão de voluiuanob de.Guipui.coa , cujo corpo se ussignalou como sempre pela sua intrepidez'. O 9." regimento, cómtnandadojíelo Coronel Coimou, apoderou-se'de uma bandena de um dos batalhões rebelde:), .que fugiu dos redúctos que se tomaram na acção.

Desde'o dia 11 o tempo tem sido o mais in-' clemente, a ouva incessante, e o pni', está'pa-

ravos'ataques das alturas impraticável para as .?opa£';~a artilhcria não.pôde pôr-se em mqvi-jntTito-, e as operações lelaidanifâe.necessariamente. •

Os.'facultai-vos da esquadra, de S. M. o Rei dos jVaiicezes estacionada em Pasages } ç/i testa dos quaes se acha o distincto Cirurgião Mr. Beílo," tomaram generosamente debaixo de seu cuidado 100 feridos dos do dia 10. O mesino' auxilio tão característico dos sentimentos benévolos da nação Franceza, e da sua sympathia )cla causa de S. M.'C. nos. tem sido proporcionado nos acções anteriores. Aproveito esla occasião para manifestar a V. K., para seu conhecimento e do Gqvqrno, a .protecção C ze-

i auxilio, cordial e anngavfl , concedido ;ís arrnas de S. M: neste '.ponto "peio lixin." Si. Conde de Harispe, Geneial .erh chefe das tro-;as"Francei!cs na fronteira do Sul, auxilio que de modo algum se hrnita a uma interpretação litteral," mas também cstit coinplcta.incuU: conforme (,'oin o sentido da quadrupla alliançn. O que Icnlio a honra de Iransmittir a V. B., a. fim do que chegue a seu sjiperior conhecimento com a maior brevidade.

Corpo de exercito de operações da costa Can-tabria.;= Exm.° gr.: Ao E.xm." Sr. Conde de Luchana participo nesta mesma data o seguinte: = EMD.° Si. =p Tenho a honra de informar a V. li. que frendo hontem* recebido ofli-cios do General .Sar&field, dizcndo-rne que tinha deixado Pamplona a 11 do corrente dirigindo-se a [iiirzun com n intenção de atacar o centio das operações do inimigo, e aproximar-se das poiições que eu occupava, e temendo "que a sua columna podesse ser compromet-tida na sua marclia para executar esta reunião, por uma çoncenl.ração das forças, inimigas contra elle, pniecoii-mc opportuno fazer um forte ataque contra,o inimigo que se acha na frente , para impedir que enviasse reforços com este objecto, ?om embaigo do quasi impiattcavel do pniz pelas longas e contiuuas chuw»s.

Com este objecto esta manhã fiz um movimento com duas colurnnns. contra o forte do monte de Qn.imcndi, e a oadè.i de ai tuias for-uficadas que se estendem delle cobrindo Herna-ni deste lado, e que tenho a ventura de poder dizer, que pela biilhatite conducta das tropas est^o notualmente em nosso .poder, e espero que pelas posições dominantes que ^occupaioos, poderemos apoderar-nos deHernnni. A nossa per-! da nào foi considerável não obstante a grand~o diiric.uldn.df> que as tropas encontraram em subir as çoiuinuas e escarpadas alturas,.coroadas^ por formidáveis defensas do inimigo.. Hm seguida terei n honra de remetter. a V. E..uma parte mnis circumstanciada , e recotnmendan-do para recompensa aquulles que se tiverem fui-, to ciedoies, e. mais se distinguissem entre os fttliciaes e tropa. O que trqnsrnitto a V. £, para seu superior conhecimento. Deos Guarde a V. li. muitos annos. Quartel General da .venda de Oriamendi , lõ de Março de 1837. = Êxm.° Sr. = D. L. .Evans, ;^Exm.° Sr. Secretario d'Estado e do Despacho da G.uerra. ', (Gacfta, ds .Madrid.}

zs, 9 de flíwço,

DIÁRIO ministerial da tarde explicava bon-tem a passagem dg discurso dcMr. PorsiJ, que tinha parecido á itnprerrsa e â mesma Camará o annuncio de novas leis excepcionaus destinadas a proteger a vida do Rei. Segunclo a inteipretnção queda aquelle. periódico, cqnir prehendeu-se mal o pensamento do ministro j que quiz fallar somente da projecto de lei sobre a não revelação, submettido actualmente áa'p-provação da Câmara dos Par

R' singular que todos tenham truncado aj palavras do Gnarda-Sellos , e que o mesmo Jovrnal dês DclJals tenha cahido no erro. Qui-x.emos cotefar a impiessào quê nos ficou da sua linguagem coin o texto do iVjòtiiteur, para ver, se nos tínhamos equivocado,, e com effeitp devemos coiifessur que as palavias que menciona o periódico ofiiciul, não são precisamente as mesmos que julgamos' ter ouvido, e que os ta-ckigraplios , repiodux.irau) j q"ue a'Camará ,in-teira, e todo oauditouo, por unia illusâo muito original, inuiginaiam ter ouvido". E' necessário leconheccr c confessar o orro de todos, na presença da infalibilidade do Aíoniteur t e nós não suppomos que ao enviar as provas do seu discurso, oSi. Guarda-Sollds tetiha-moditicndo íts expressões que pioduziram tão máp eifeito."

Tampouco cièinos, cotno st; disse, que n>. fim da sessão um'certo. numero[ de Deputados ministeriaes se informaram co'm inqiiietaçâo, e

ancicdatle das rnedidos que ael^úeriarn pedir ás

Camarás, e que se julgou,. pr,oprio rgti.rar, em.

consequência, de terezn sido tão mal; recebidas.

. , {Constitutionnel.) .

";..', AVISOS. .

PELA Administração Geral ,do Districtõ de Lisboa se faz público , qde a mesma Administração ha de vender em público leil-ão, no dia 5 de Abril, e seguintes ,.nâo se conluin-do no primeiro pelas 11 boras da manhã, uma1 porção de Cafra , Esmalte,jproductos vitriola-dos resíduos de queima demetaes, próprios para manufactura.de Jouça ; e' um.pouco d'Estanho em barrinhas. __ __ , ,

PELO Arsenal das Obras Militares se ha de proceder á venda de 100 arrobas de tiapo velho pouco mais ou menos, e nesta conformidade as pessoas a quem convier a compra do dito 8iligo devem comparecer em o dia 31 do presente, pelo meio dia, na Contadoria da refunda liep.ihiçào.

PUBLICAÇÕES LITTERARIAS.

ACHA-SF á venda nns lojas de Carvalho,' Joílo Henrique:, e Arseja», o Methodo das ProporçSei, e Anatomia do Cor-pó Humano, para o cUmlo (Ias pessoas de um e outro sexo: que se íipplicam ú orle do Dezenlio. ' '

ANNUNCIOS.

Companhia das Leziriaí do Tejo e Sado l TVT° ^m *"* de ^llrl1 Proximo ° Administrador da Compa»

±^\ nhia das Lezírias do Tejo c Sado, em Vill» Franca, de Xlra, arrendará em hasta publica na. mesma Villa, pelo. tempo que decorre até ao fim de Junho de 1833, os seguintes predius sitoi na VilU de Povos: umas casns na rna do Cães, .com lojas., sobrados, e aguas furtadas, que serviam purtt a resjilencia do Almoxarife da cxtincta Casa do Infantado, c se acham mui decentemente preparadas ; um vasto Celleiro contíguo, e uma Àdeira na mesma rua: quem qnizer ver eaíes' prédios, podei'á dirijir-se aoditoAdmmi trador. = Cario* Mo-raio Romn. ^ o T)011 l)''^|>ar.íio dn i\m Comuutsario da MnSja fullida de

JT AnlDino Emya;dio Marques, se ha de continuar no dia 5 do próximo mez de 4bril. ai H hor»s, na Sala do Tribunal Cominei<_:ÍL adverliinlo='adverliinlo' díi='díi' de='de' qiíe='qiíe' din='din' mais='mais' falt.un='falt.un' litstniici='litstniici' tag0:i-='co:i-' ilaqna-='ilaqna-' addiada='addiada' ficou='ficou' edil='edil' qiíalqucr='qiíalqucr' passado='passado' na='na' _5='_5' e.delibeiar-se='e.delibeiar-se' diminuto='diminuto' que='que' l-='l-' numero='numero' decidido='decidido' dos='dos' ainda='ainda' fr='fr' desta='desta' se='se' por='por' qu-jierlendem='qu-jierlendem' jirmleftmdos='jirmleftmdos' provimo='provimo' hficaiuo='hficaiuo' donrtni='donrtni' a='a' _.seja='_.seja' reúna='reúna' resultado='resultado' os='os' seleinbro='seleinbro' qnc='qnc' _.asiemldtía='_.asiemldtía' úcorca='úcorca' porém='porém' ssaío='ssaío' tag1:i='scr:i' de-credores='de-credores' n='n' pôr='pôr' o='o' p='p' r='r' subrc='subrc' xmlns:tag0='urn:x-prefix:co' xmlns:tag1='urn:x-prefix:scr'>

lormidade da delibcrnçik) do Tribunal. ____________^ -

O.NIIBI. José Chaves tem contraclado a curo-.pra.de uma propriedade de Cnsas, siUs na, rua das Olarias num. 21 a .83, com Bernardo Ia-nocencio de Sousa, e sim mulher , de quem tem ohrigai;3n de prdliiesaa de Tendti'; e ee est5o correndo os edíctos doe>lilo no •d." Oistrioto do J n ião de Direito, Escririto Chaves, paraqua. toda apessna que direito tiver ú mesma propriedade, o vá deduzir Aquelle Juízo no prnso de 15 dms, porque fiudoi se ha de julfiir a propriedade livie de quaesquer encargos , ónus, fyy-J piithcca real,' ou particular; e tleclura Q^annunciniile que os venjsdtirus silo hoje residentes em Aldccajloga de Riba-Téj",;

*D'**"i J^-"ia'1alo8, botmhaj, perlumerias, e muitos outros objectos

ile gnâlo. ' " •' ' ____________: • -'•

5 TVf* rna , li telrfí pard tfs tfes<_0pepoç5í de='de' e.pivula.l='e.pivula.l' auligan.='auligan.' i='i' ban='ban' _.='_.' p='p' vénáa='vénáa' ndbio-l='ndbio-l' ijocontro='ijocontro' capitalisaçãp.t='capitalisaçãp.t' naça='naça' _='_'>

~ '

'HAii-sç na.rua, ilo Çruçtflxo;ji.° ,80, 1.° andar, e se" iidém IKiuIòyÀilini^sivtU no.» Bpn» Nariouae.si

P.II.ÍO de boa mobilia decaía, luuça, plantio" iiVglez-, •ctt5'jmiilm j trem tle;cscriplorio, ele. Sexta feira 21 do corrente. CycliiEíonze horoj, n»""' rua cie S;. frínns.oo n-.°;313 3."/andar.

NLo ;laJred As- 'AndAlu^ u'." ff.\ ha. píira-venUer , uma Ç;;oa In^lcza muito juansu, c dous Ca- ; \allos da raça. he?panhola. ^

REAL THHATRQDES.lCJRLÒ$l l

DEVENDO começar, QS a\rrf)f^os...parq,- o-Pia Anni versa jjp^ NajaJ iç.io' de .^uh Al agestadc FideMssirna, é por isso qua:n4ojia,verú culo a

Tft&ATRO PRANGfiZ. > .- •'••

QUINTA. feira -30. ck> corr«n~te : i='Le Barbier" dw Rui d'-Atrejô'n=i Drama em 3 actos :'; Prosper ouV-lrtceiit==CoiiÍpdi.V vaúd.. em 3 actos/5