O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

(255)

bros, que hão de compor esta Commissão; eu vou propor se ha de ser de cinco membros.

Propoz, e foi approvado.

Agora é preciso saber se ha de ser nomeada pela mesa.

Propoz se havia de ser pela mesa, e foi approvado.

2.° Do Sr. Sá Nogueira = Proponho que os requerimentos dos Srs. Deputados, que não tiverem por fim pedir esclarecimentos, ou que não versarem sobre objectos de administração interna da Camara, sejam mandados as respectivas Commissões, e impressos antes de serem admittidos á discussão.

O Sr. Macario de Castro: - E' um objecto do regimento, peço que vá á Commissão do regimento, para que ella dê um parecer definitivo sobre esse objecto, é não Vamos a tomar uma deliberação rápida sobre um papel, que está sobre a mesa.

O Sr. Sá Nogueira: - Eu conformo-me inteiramente com o illustre orador, que me precedeu; o objecto deste requerimento é evitar, que a discussão dos requerimentos dos Srs. Deputados, nos roube muito tempo inutilmente, como ainda ha dous dias succedeu; ás vezes apresentam-se requerimentos, que são verdadeiramente projectos de lei, e gasta-se tempo n'uma discussão inutilmente, por tanto eu concordo, como já disse, com o Sr. Deputado, para que vá á Commissão do regimento interno, para que ella nos apresente o seu parecer sobre elle.

O Sr. Presidente: - Os Srs. que são d'opinião, que o requerimento do Sr. Sá Nogueira vá á Commissão do regimento, para que ella dá o seu parecer, tenham a bondade de se levantar.

Foi approvado.

3.º Do Sr. Macario = Requeiro que a Commissão de fazenda seja convenientemente augmentada, e se divida em duas secções; a primeira, que trate do orçamento, e a segunda, que se empregue na correspondencia ordinaria, e no objecto da revisão de pautas.

Posto á votação, foi approvado.

O Sr. Macario de Castro: - Eu peço, que as duas secções, Sr. Presidente, sejam nomeadas pela mesa, e assim estabelecidas.

O Sr. Barão da Ribeira de Sabroza: - Eu proponho, e mandarei um requerimento para isso, se for necessario, que de cada uma das Commissões existentes na Camara, se reuna um membro a cada uma das duas secções; porque me parece, que os membros da Commissão de fazenda só por si, difficilmente, ou com muito custo, poderão dar conta dos trabalhos de que estão encarregados.

Mandou para a mesa um requerimento neste sentido.

O Sr. Costa Cabral: - Parece-me que para a Commissão de fazenda se dividir em duas secções, não ha necessidade de resolução deste Congresso; a Commissão de fazenda assim o pede fazer, se assim o entender; isto mesmo aconteceu já na Commissão de legislação, e para tal não foi necessaria resolução alguma do Congresso.

O Sr. Presidente: - O requerimento, que acabou de ser approvado pelo Congros o, é. primeiro paia que se augmente a Commissão de fazenda, e depois para que se divida em duas secções; uma para tratar do orçamento, e outra para se encarregar dos objectos do expediente: ora approvado o requerimento do Sr. Macario de Castro, segue-se sem dúvida, que a Commissão ha de ser augmentada; agora o que nesta, é o modo, porque ella se ha de augmentar. O Sr. Macario de Castro propor, que fosse augmentada pela mesa, e o Sr. Barão da Ribeira de Sabroza propõe, que um membro de cada uma das outras, Commissões, se reuna á Commissão de fazenda.

O Sr. Macario de Castro: - Sr. Presidente o meu nobre amigo, o Sr. Barão da Ribeira de Sabroza reconhece, que as Commissões muito numerosas não são aquellas, que trabalham mais (apoiado), principalmente quando esses trabalhos dependem de cifras, e de calculos, que não podem ser feitos senão por uma só pessoa, por consequencia o augmentar-se a Commissão do fazenda com um membro de todas as outras Commissões, estou persuadido, que isso não só não augmentaria, nem facilitaria os trabalhos, mas ouso dizer, que os havia de paralisar ora o augmenta-la pelo outro modo é muito facil porque ha muitos membros nesta Camara, que podem ajudar a Commissão de fazenda com as suas luzes, e que não estão unidos a Commissão alguma, por isso que elles tomaram assento neste Congresso muito mais tarde, quando as Commissões já estavam nomeadas; alguns destes Srs. tem conhecimentos especiaes sobre esta materia, e julgo que seria conveniente aproveita-los.

O Sr. Costa Cabral: - Sr. Presidente eu não estava ao facto de que a Camara já tinha votado sobre o requerimento do Sr. Macario de Castro, porque se eu o soubesse, de certo o não impugnaria, agora pelo que diz respeito ao augmento da Commissão de fazenda, o Congresso no principio decidiu, que as Commissões só tivessem sete membros «visto que faltavam muitos Srs. Deputados, cujos conhecimentos se tornavam necessarios nas Commissões, o Congresso teve logo em vista o mesmo augmento; quanto a este por tanto não ha dúvida; mas parece muito proprio, e seria mais conveniente, que fôsse por proposta da mesma Commissão de fazenda, por tanto parece-me, que a Commissão de fazenda é quem deve requerer os Srs. Deputados, que lhe forem necessarios.

O Sr. Barão da Ribeira de Sabroza: - O meu requerimento é muito simples: o meu desejo é, que se augmente a Commissão de fazenda: o modo desse augmento é para n'um indifferente; mas esse augmento é, no meu entender, absolutamente necessario.

O Sr. Presidente: - Já está approvado, que se augmente; agora é o modo de se augmentar: o Sr. Macario propoz, que esse augmento fosse feito pela mesa, eu assento, que a mesa não póde proceder sobre isso, porque primeiramente eu não sei quantos são os membros, que actualmente tem a Commissão de fazenda; e é preciso saber-se, quantos tem, e quantos devem haver: em segundo logar esta Commissão, creio eu, que exige conhecimentos especiaes, e aptidão de seus membros, e por isso não creio, que seja a mesa, quem melhor os póde indicar, e que isso deve ficar á Commissão, ou ao Congresso. Eu não sei, quantos membros ha hoje na Commissão de fazenda; ella foi originariamente composta de sete, mas depois...

O Sr. Barão da Ribeira de Sabroza: - Eu creio, que ella tem dez membros, mas uma parte delles está occupada n'outras Commissões, e por isso não se podem sempre reunir todos. Agora quanto ao modo de se augmentar, não me parece que haja inconveniente nenhum, em que o seja pela mesa; ella certamente conhece aquelles Srs. Deputados, que tem conhecimentos especiaes necessarios; porque eu reconheço, que para a Commissão de fazenda são necessarios conhecimentos; especiaes. Attendamos a isto. E então temos alli o Sr. Rebello de Carvalho, o Sr. Moniz, o Sr. João Victorino, etc.; e será muito conveniente aproveitar os seus conhecimentos.

O Sr. Franzini: - Uma vez que se trata de augmentar os membros da Commissão de fazenda, não deixarei de lembrar o Sr. João Victorino (apoiado); que já em 20 fez parte da Commissão de fazenda.

O Sr. Moniz: - E' simplesmente para agradecer a honra, que me fez o Sr. barão da ribeira de Sabrosa é verdade que estou em uma só Commissão, que é a do ultramar; mas essa tem bastante que lazer; e além d'isso, como ha só dous Deputados pela Madeira, estamos encarregados de todos os negócios d'aquella provincia, com tudo eu não me poupo a trabalhos, com que as minhas forças possam; mas confesso que relativamente ao ramo de fazenda são muito limitados.