O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

(228)

A Commissão de Estatistica examinou a inclusa representação, acompanhada com o officio do Administrador geral de Viseu, na qual os póvos do extincto concelho de Rio de Moinhos, que contém 250 fógos, hoje annexados ao concelho de Penalva do Castello, pedem ser desannexados deste concelho para se unirem ao de Satáo, allegando por isto a passagem, que tem de fazer para ir á cabeça do seu novo concelho por um caudaloso no intransitavel em tempo de Inverno, e além disto pelos motivos de anitipathia que já de remotos tempos tem causado funestas consequencias entre estes póvos, e os de Satão.

A Commissão parece ser attendivel esta pertenção. O Administrador geral de Vizeu, informando o requerimento dos supplicantes, diz ser a sua supplica attendivel, em quanto aos motivos d'antipathia, por quanto sobre o motivo da difficuldade da passagem do rio não he attendivel; mas com tudo satisfazendo-se ao que estes póvos querem, he de opinião o mesmo Administrador geral, que tambem passe para o concelho de Satão o pequeno concelho de Silvão de Cima (que he de 75 fógos) para aquelle de Satão, cuja alteração pouco influe na perda da actual população do concelho de Pena K a do Castello, que he de 2546 fógos, augmentando por isto e tornando mais regular o de Satão, que sendo de 1666 fogos, ficaria lendo de 1981. Em todo o caso deve passar o concelho de Silvão para o de Satão, pela encravação que soffrem os póvos em ficarem annexados ao actual concelho de Penalva; pelo que estes concelhos deverão organisar-se definitivamente da fórma seguinte:

[Ver tabela na imagem]

Sala da Commissão, em 27 de Março de 1837. - Marino Miguel Franzini, Joaquim Pompilio da Motta, José Maria d'Andrade. Macario de Castro, José Ignacio Pereira Derramado, Barão da Ribeira de Sabroza.

Foi approvado sem discussão.

O Sr. Barão da Ribeira de Sabrosa: - Sr. Presidente, sobre a mesa estão tres pareceres da Commissão de Guerra, discutidos, e approvados já; só falta vêr a ultima redacção da Commissão: parecia-me que se poderiam ler, se o Congresso conviesse nisso.

O Congresso conveio em que se lessem, e depois foram remettidos á Commissão de redacção.

O Sr. Presidente: - A ordem do dia para a seguinte Sessão, é a discussão do parecer da Commissão de Marinha n.º 28; e, se houver tempo, o da Commissão de Fazenda n.º27.

O Sr. Balthazar Machado: - Eu achava que o objecto mais importante era os pareceres da Commissão de Estatistica sobre divisão de territorio, e parece-me que fariamos mais serviço, continuando a discutir este objecto.

O Sr. Presidente: - Nós podemos remediar isso muito bem, e é antes de entrar na ordem do dia, logo depois da leitura da acta, e correspondencia, tractarmos até á uma hora destes pareceres, e seguirmos esta ordem até elles se acabarem.

O Congresso approvou.

Levantou-se a Sessão, eram quatro horas e um quarto.