O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

( 114 )

são é de parecer, que deve ser, como pedem; a Sede do Concelho em Lavos, e que a segunda parte da sua pertenção deverá ser tomada em consideração quando se tractar das alterações das Comarcas.

10.° Sobre dous requerimentos da Camara Municipal de Moimenta da Beira, queixando-se da defeituosa organisação daquelle Concelho, e pedindo que lhe sejam aggregados os dous limítrofes Concelhos de Caria e Leomil. A Commissão é de parecer que as Freguezias dos Arcozellos, e Aldeia de Nacomba, annexadas ao Concelho de Caria, devem ser restituídas ao de Moimenta da Beira, assim como o pequeno Concelho de, Pêra, e Peva; e bem assim é igualmente de parecer a Commissão que se defira ao requerimento dos habitantes dg extincto Concelho de Quintella da Lapa, permittindo-se-lhe que d'hoje em diante fiquem pertencendo ao Concelho de Caria.

11.° Relativo ao requerimento da Camara do extincto Concelho de Pombeiro, annexo ao de Arganil, pedindo reorganisar-se em Concelho; em que á Commissão parece não ter logar uma tal supplica.

12.° Sobre o requerimento dos Membros, que formavam a Camara do extincto Concelho de Quiaios, encorporado no de Maiorca, pedindo ser annexado ao da Figueira. Parece á Commissão que este requerimento se remetta ao Governo para consultar a vontade dos habitantes da Freguezia por meio da sua Junta de Parochia.

13.º Sobre o requerimento dos Povos do extincto Concelho de Semide, annexado ao de Miranda, pedindo que seja restabelecido o seu antigo Concelho, aggregando-se-lhe a Freguezia do Rio de Vide, e os Povos da Freguezia de Ceira. A' Commissão parece que o actual Concelho de Miranda do Corvo seja dividido em dous, ficando este com as Freguezias de Miranda do Corvo (menos os Povos de Val do Assor, e Ladroeira, que passam para o Concelho de Semide) e de Lamas de Miranda; e o de Semide com as Freguezias de Rio de Vide, Semide, Povos de Val do Assor, e Ladroeira de Caboço, Vendas de Ceira, Coenços, Fundeiros, Boiça, e Sobral.