O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

( 116 )

celho de Porto de Moz deve reorganisar-se com as seguintes Fregrezias e Povoações = Alcaria, Alqueidão da Serra, Alvados, Mendiga, as tres Freguezias de Porto de Moz: desannexando-se do Concelho de Leiria, os logares de Calvaria, S. Jorge, e Tojal, pertencentes á Freguezia de Nossa Senhora dos Mortinhos, Serro Ventoso, Arrimal, Juncal com os logares dos Carvalhos, Minde, e Mira, ficando assim a sua população de dous mil quatrocentos e dezenove fogos.

21.° Sobre o Requerimento da Camara do extincto Concelho de Pereira, annexado ao de Santo Varão, Districto de Coimbra, pedindo: 1.º que seja a Sede do Concelho em Pereira: 2.º que fique pertencendo á Comarca de Coimbra, e não á da Figueira. A' Commissão parece que não é attendivel a primeira parte da supplica, e que a segunda deverá ser tomada em consideração, quando se tractar das alterações de que for susceptível a presente organisação das Comarcas.

Todos estes Pareceres foram approvados.

22.º Relativo á Representação feita pelo Administrador Geral de Leiria, expondo a irregularidade com que se acham organisados os novos Concelhos d'Alvayazere, Cabaços, é Chão de Couce; e bem assim, sobre as Representações das Camaras dos extinctos Concelhos de Ancião, Maçãs de D. Maria, e Pousa-Flores. A Commissão é de Parecer que dos dons Concelhos de Alvayazere, e Cabaços, se forme um só, de que fique sendo Cabeça a Villa de Alvayazere, e que seja composto das Freguezias de Pelrna, Alvayazere, Almoster (menos trinta fogos, que se annexaram á Freguezia de Pousa Flores) Maçãs de Caminho, Rego da Murta, ou Gabaços, Villa Nova de Pussos, os logares do Pinheiro, Portella do Braz, e Aldeã do Rego da Murta, desannexadas da Freguezia das Arêas. Igualmente parece á Commissão, que se restabeleça o antigo Concelho de Ancião, composto das Freguezias de Ancião, Lagarteira, Torre do Val de todos, S. Tiago da Guarda, e dos Povos, de Alqueidão, Lago, Ameixoeira, e Ribeirinho desmembrando-se da Freguezia de Chão de Couce, tambem dos Povos d'Albarrol, Outeiro, Sarzedas,