O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

( 155 )

ao Exercito Hespanhol e Divisão Portugueza se estendam ás mais Tropas auxiliares. Foi approvado.

Propoz mais que se remetta a cópia da Acta dos agradecimentos ao Governo Hespanhol para a fazer communicar aos Chefes das diversas Divisões do Exercito da Rainha Isabel II. Esta parte foi rejeitada.

O Sr. Gorjão propoz que se vote louvor ao Exercito do Brigadeiro Meer por esta victoria, e por esta occasião a todo o Exercito Constitucional da Hespanha pela sua coragem na actual lida. Julgou-se prejudicada.

O Sr. Conde de Lumiares propoz que os louvores deste Congresso sejam transmitidos ao Exército Portuguez, e Hespanhol, em cartas assignadas pelo Presidente. Foi rejeitado.

O Sr. Paulo Midosi propoz que se remetta a parte respectiva da Acta ao Governo em resposta ao seu Officio de hoje, a fim que faça constar a todos os Commandantes Hespanhoes, e aos das Tropas auxiliares, o interesse que o Congresso Portuguez tomou pelas recentes victorias obtidas sobre os rebeldes, e quanto aprecia o valor, firmeza, e lealdade que tem manifestado da lide sanguinolenta que afflige a Hespanha. Foi rejeitado.

O Secretario Prado Pereira propoz que só remetia ao Governo a cópia da Acta para della fazer o uso que julgar conveniente. Foi approvado.

Passou-se á discussão do Orçamento. Suscitou-se, uma questão previa se deveriam discutisse já áquellas partes do Orçamento que tem ficado adiadas, por falta de esclarecimentos, que já estão sobre a Mesa. O Congresso resolveu que estes esclarecimentos fossem remettidos á Commissão de Marinha para sobre elles dar o seu parecer, e então se discutirem as Verbas a que elles se referem.

Entrou em discussão á seguinte proposta do Sr. Costa Cabral = Proponho a suppressão do Estabelecimento da Cordoaria. = Em 16 de Junho de 1837. = Costa Cabral. Foi rejeitada.

Entrou por conseguinte em discussão o capitulo,

Cordoaria.

Art. 42.º Um Inspector, gratificação 480$000 réis.

20 *