O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

DIÁRIO' DO GOVERNO.

O General Buerens pernoitou na mesma noite de 9 em Santa Enlalia, para chegar a 10 anuito' cedo a Teruel, ficando estabelecida a sua communicação com o General em chefe do exercito do centro para regular as operações ulteriores.

O General em chefe do exercito do centro JD. JWarcellino Oráa, do seu quartel general de Burracas , cm data de 11 do corrente, participa a este ministério, segundo participação do Governador deSegorve, datada do dia anterior, que o chefe da 2." brigada de reserva situada ,em Murvicdro lhe manifestava que acabavam de se-lhe apresentar dous soldados fugidos dos inimigos, pelos quaes soube que D. Carlos com •toda a sua força composta de uns 18 batalhões c alguns esquadrões achava-se em Nules; que tinha abandonado o sitio do Gasteilon, tendo perdido o inimigo alguma força, sem que tenham causado a mais leve diminuição aos nossos valentes que defendiam aquella capital; que no Valle de Uxó ficaram quatro batalhões' com-mandados pelo rebelde Forcadell, segundo noticias de outros transfugas, que assegura subir a força do pretendente a uns doze mil homens de ambas as armas, sendo a mais verosímil pelas noticias que se tem ; e que os rebeldes se acham em muito máo estado sob todos os aspectos famintos, cansados, e desanimados.

Segundo coramunicação do General em chefe do exercito do Norte, Conde de Luchana , linha este chegado no dia 11 a Agreda, manifestando que continuava a sua marcha, pro-c pondo-se chegar a 13 a Catalayud.

O General Buerens chegou no dia 11 a Te juelj segundo participa, partindo no dia seguinte para Sarrion. (Gaceta de Madrid.)

FRANÇA. — Paris, 4 de Julho.

SEGUNDO o Mercure de Souabe, designa-se definitivamente a Air. de Arnim para vir occupar em Paris ologar que tào distinctamen-.te occupou Mr. de Werlher, e o Condo de Lot-tum occuplrá em Bruxcllas o de Mr. de Arnim.,

Todas as pessoas distinctas deixam Paris. O Marechal Soult.partiu ha dous dias. O Marechal Maison vai também pôr-se a caminho, e dizem que se dirige primeiramente ás agons de Toeplilz, c depois ás de Carlsbad. Será isto um pretexto para alguma negociação diplomática?; • ' (Siècle.)

• Relação das Muletas impostas pelas Dispensas

' Matrimoniais, concedidas no Bispado da

Giíarda, pelo me* de Abril de 1837.

PAGARAM Manoel Affbnso, viuvo, c Rosa da Silva, do Logar das Cortes, 2$000.

.José Gonçalves, viuvo, e Izabel Antunes, solteira, do Logar do Souto, Freguczia de Janeiro de Baixo, 3$000.

.Filippe de Jesus, e Marianna da Assum-pção, da Villa de Covilhã, 2$600.

José Manoel da Silva, viuvo, c Antonia Murques, solteira, do logar de Vide entre Vinhas 2^400.

Joaquim Pedro, e Maria Fernandes, do logar dos Valles, Freguezia do Pezo S/ÓOO.

Manoel Gil, viuvo, e Maria Cecília, solteira , do logar de Janeiro de Cima 3$600.

Jeronymo Gonçalves Machiei, e Leonor dos .Santos da Silva Leal, do logar das Rilvas, Freguezia do Ourondo 4$000.

Francisco Antunes Barata, viuvo, e Maria das Neves, solteira, do logar do Brejo, Freguezia do de Janeiro de Baixo.

Joaquim dos Santos Giraldes, c Margarida Vaz de Carvalho, do logar do Ourondo 50^000.

João de Andrade, e Maria Angélica, do logar de Alfarazes, Freguezia da Sé desta Cidade , 19/200.

. Manoel Marques, e Josefa Maria, do logar de Vide entre Vinhas, 3/000.

Luiz Estuves, e Maria Francisca , do logar das Cortes, 2/400.

José Dias, e Erigida Diniz, do logar do \Tortosendo.

Cujas muletas entraram na Contadoria de Fazenda desta Cidade, e os respectivos conhecimentos foram juntos aos competentes Autos. Guarda, 8 de Maio de 1837.:= O Escrivão da Camará licclesiaslica, Luiz Lopes da Cunha.

SERVIÇO DE MARINHA.

Registo do Porto em 21 de Julho de 1837.

EMBABCAÇÔES ENTRADAS.

VAPOR Iii

27 horas, com fazendas; 35 pessoas dn trip. 15 passag. Consigna-se a José Van-Zaller.

Cuter de Guerra Froncez = Furet = Com. Tenente de Náo, Julien , do Porto em 24 ho rãs; 32 praças de guarnição, e l passag.

Brigue de Guerra Francez = Alcibiade = Corftmandante o Capitão de Corveta Adolph La Guerre, de Lagos em 3 dias; 120 praça de guarnição.

Brigue Sueco = Phoenix = Cap. C. Drivo tbal, de lliga em 45 dias , com cânhamo , aduela, a H. G. Scholtz ; 7 pessoas de trip.

EMBARCAÇÕES SABIDAS.

Cuter de Guerra Portuguez = Andorinha.

Vapor Portuguez= Porto = Cap. Francisc António Figueira, para o Porto com agoarden te, rapé, encommentas, e 70 passag.

Chalupa Hollandcza = Hoop = Cap. H Hasnot, para Amsterdam com sal, frncta, cortiça.

Barra Portuguez = Pérola = Mestre Fran cisco manoel, para Setúbal com géneros d merciaria.

Rasca = Senhora da Bonança = Mestre Jos< da Costa, para Villa Nova de Portimão com tabaco da Contracto, encommendas, e 5 passag

Bordo da Corveta D. João 1." surta na en seada de Paço d1 Arcos, 22 de Julho de 1837 = António Gabriel Pereira Pessoa, Capitã-de Fragata Coaimandanic.

Regiito do Porto, em 22 de Julho de 1837

EMBARCAÇÕES ENTRADAS.

PAQUETE Inglez =Pontaloon= Coroman dante o Tenente John Mac Donel, de Fal mouth em 5 dias; 55 praças de guarnição, l passag., e uma mala.

Cabique Portuguez = Bote de S. Jo«é = Cap João de Carvalho, de Villa Nova de Portimão em 5'dias, com pesca salgada; e 6 pessoas de trip.

Cahique Portuguez = Senhora da Piedade = Mestre António dos Reis, da cosia do Algar vê em 4 dias, com pescaria salgada; 14 pés soas de trip.

Rnsca = Senhora do Rosário = Mettre José da Fonseca = de Olhão em 4 dias, com pesco ria salgada; 9 pessoas de trip.

Bateira = Primos Unidos= Mestre André António Barbeira, de Setúbal em 2 dias, com casca de sobro; f) pessoas de trip.

Bateira = União = Meslre António da Silva Pinho, de Setúbal em 2 dias, com carvão, e casca de sobro; 6 pessoas de trip.

EMBARCAÇÕES SAH1DAS.

Corveta de Guerra lngleza = Hazard.

Escuna de Guerra Portugueza = Esperança.

Hiate Portuguez = Vénus Diniz= Mestre Francisco Monteiro, para a Figueira com en-cominendas, e 2 passag.

Bordo da Curveta D. João 1.° surta na enseada a Poço d'Arcos, 23 de Julho'de 1837.= sintonia Gabriel Pereira Pessoa, Capitão de Fragata, Commandante.

AVISOS.

ANJÍUNCIA-SE ao Publico, que desde 21 de Julho se aclia aberta uma subscripçào mensal a favor da» famílias dos Soldados dos Beneméritos Batalhões Provisórios , em quanto não regressarem á Capital, sendo o Tliesourei-ro o Illm.° Sr. To reato Muximo de Almeida, Commandante do 5."Batalhão da Guarda Nacional de Lisboa, morador na rua nova da Alegria. ______

ACommissão que liquida a divida dos Militares, e Empregados Civis do Exercito faz publico, que se acham promplos os Ti tu» tulos respectivos ás Cuutellas seguintes, com os nomes e quantias a quem pertencem : n.' 443, da quantia de 23^310 réis a António José de Oliveira; n.°508, da quantia de32$200 réis a Joaquim Ramos; n.° 1099, da quantia de 178$440 a António José Maciel; n."2490, da quantia de 625^935 réis a José Anacleto Cabrita; e bem assim as Guias para fardamdh-tosnum.53, 208, 348, 414, 017, 095, e 1240. Casa da Commissào em Lisboa, 22 de Julho de 1837. = José Fortunato da Costa. = Secretario.

PUBLICAÇÃO LITTERARIA.

O GRÁTIS, Jornal de Annuncios, qne por ordem superior se havia suspendido a sua publicação, continua a publicar-se regularmente todas as Terçai, Quintas, e Sabbados. Distribuem-se gratuitamente perto de- 3,000 exemplares. = Auuuncios por linlul 40 rs. .

ANNUNCIOS. f

j f~\ Recebedor particular da Fregueiia de Santo Esk

\J de Alforria,-faz publico, que no dia 86 de Julh. abrirá o Cofre da sua Recebedoria, na rua das Portas da Crift, n." 65 , para receber no praso de 30 dias, a Decima e Impostos annexos do 1." semestre de 11)36,' pcrleaccole & dita Freguezia; o Cofre estará aberto todos os dias, não sendo sanctificados, das O boras da manhã ale UB 12 da mesma; as pessoas que no praso marcado n Só pagarem a sua collecta, ficam sujeitas ás penas da Lei.

"AIUA Barbara, e Antonia Maria , umuas solteiras, e O.TJL o Padre Bento Luiz Nunes Bucellar, se estão habilitando na 3.* Vara do Juizo do Direito de Lisboa, c Cario--rio do Escrivão Roymundo Xavier Coulinuo, B fim de lhe serem averbadas, a saber: ii primeira, a§ Apólices n.0§ 498 a" 508, inclusive de 400$000 rs. cada uma, e a de n.° J:066 de 1:0000000 rs. ; á segunda, ai de a." 503 a 507 inclusive de 400,3000 rs. cada uma, e a de n.° 1:060 de500,3000rs. ; c finalmente ao 3.°, a do n.° 1:067 de l'.000$000 rs. , todas para pagamento da divida publica, proveniente de Letras do Comuiissariado dos annos de 1814 a 181G, que em seu testamento lhe legou o fallecido 'Francisco Xavier Martins, para o que se correm Ediclos de 30 dias para citar toda e qualquer pessoa que sequeira oppflr com direito ús ditas Apólices, para ir deduzi-lo no dito Cartório, pena de lançamento e rebelia: e para que toda a pessoa, que se entenda com direito ao referido , possa oppd-lo em Juizo, BB. faz este annuncio.

, TOSEFA Balblna Kila, viuva de Francisco José da Costa «J e Brito, requereu pela G." Vara, Escrivão Monteiro, Edictos de 30 dias, chamando qualquer pessoa que tivesse os Títulos de seus prédios na calçada nova do CoraçSo de Jesus n.* 7, e para a travessa de Oliveira com o n.° 19, e também os n."1 27 e Í8 , Freguezia da Lapa , foreiras a D. Luiz de Sousa, que se lhe desemcaniinuaram , os entregassem ; e se alguém se presumir com direito aos mesmos prédios venha a Juiio , pois que a annunciante quer reformar seus Títulos, e com elles utar do seti-direito.

4 TVT A Administração do Concelho de Bellas correm lidictos JL^I de 30 dias, a requerimento do Conde do Redondo , para o fim de se reconhecer foreiro no Prazo de Melleças, de que era directa Senhora, a Universidade de Coimbra, hoje a Fazenda Nacional: todas as pessoas que se julgarem com direito ao mesmo Prazo, podem comparecer na mesma Aumi-nistraçilo de Bellas, com os necessários documentos, na certeza que findos cjue sejam os dias acima designados, não ap-parecenilo quem se opponlm, proseguirá o mesmo annunciante aos lenno/ do sen reconhecimento._______________________

5 f^V Sennores de Panças José Sebastião Saldanha Oliveira \J e Daun, e sua mulher D. Maria Leonor Manoel de Vilhena, por espontânea deliberação tem entregado a plena administração de «ia casa a seu filho prifrtojrenilo, 6 iroroe-diato succesíor D. Chrislovilo Manoel de Vilbena, e lhe tem transmillido céus plenos poderes, tahlo para a mesma administração , como para todas as dependências de qualquer natureza , devendo por esla íárma continuar os negocio» da casa de que estava encarregado o Desembargador António Delgado da Silva. Para que assim conste a quem interesse, [azem o presente annuncio, declarando, que todos os negócios da referida Administração podem ser procurados na rua direita de Arroios n." 9S.

BLO Juizo de Paz da Freguezia dos Anjos, se está procedendo n Inventario dos bens que ficaram por óbito de José' António MorSo, de que é invenlariante a sua viuva Joanna Vi-ctorina Rita da Silva ; e pelo presente se convocam os .credores que tiverem direito á mesma herança a apresentarem-se no dito Juízo, no praso de quinze diai, com documentos legues, findos os quaes n3o serão admillidos.

No dia 6 de Agosto do corrente, pelus 3 horas r

da tarde , no sitio da Cruz Quebrada ,

_____e casna do Cidadio Francisco Ferreira Godinho,

Juiz de Paz de Carnaxide, se hão de vender em liaita publica, os prédios rústicos e urbanos, eitos nos limites da dita Freguezia., pertencentes ao fallecido Custodio Pereira, morador que foi na Ribciia de Jnmor.

o TJsHTENuE-so pura umn das terras do Algarve um Egresso

3L que se encarregue da educaijBo (em casa particular)

de 6 a O meninos, devendo saber ensinar Grarumalica Latina,

e Portuguesa: preferir-se ha aquelle que souber ensinar a Hn.

gua Franceza, e Musica. Aquelle que se achar nestas circum.

utancias deverá dirigir se ú travessa da Assninpcuo n.°35, S.'

ndar, aonde se Ike dirá quaes as vantagens qoe se offerecem.

NA tardo do ilin £8 do currente se ha de arrematar u;i Praça do Deposito Geral, umas courellas de vinha, no sitio da Horta Nova , Freguezia de S. Lourenço, de Car* nide, deque foram avaliados os sensrendimentosem 24|ÍOOOrs,t e o seu valor eru 380|ÍOOO rs. : é Escrivão, Conto.______'

BARCO DE VAPOR PARA L1VERPOOL.

No dia 28 ou 89 de Julho espera-se que ______ _ cheg

:gue a Lisboa, de volta de Gibraltar,

____o bem conhecido barco a vapor, Manchester,

'apitiig Mac Kellar, da força de 280 cavallos, que depois da demora nesta de 3 ou 3 dias, seguira viagem em direitura lora LIVERPOOL : quem quizer carregar o ir de passagem neste barco, dirija-se ao consignatário Luiz Mac Andrevr, na rna da Magdaleiia n.° 43 B, ou a G. H. Goodair, na-rua do Corpo Santo n." 19, ou na Praça, todos os dias, ás horas do rostnme.

CARRUAGENS OMNIBUS.

PA.nl a Feira de Loures , Terça feira 25 do corrente , ús 6 i horas da manha, e voltam úi 6 da tarde; osbi-betes para ida c volta 960 rs., e unicamente para levar ou razer 600 n.

"\ T"ENDE-SB um eellim inglez V respondentes, tudo com 'alba n.° 144, S.° andar.

estofado , e os arreios cor-

REAL THE ATRO DE S. CARLOS.

feira 24 de Julho, 10.* representa-O çào , Grande Galla, Anniversario da eu-rada do Exercito Libertador em Lisboa, irá ovnmente á acena a opera em 2 Actos = O ^urco em Itália =depois do 1." Acto um bai-ado, e um Solo por Mademoiselle Clara.'

LISBOA: NA IMPRENSA NACIONAL.