O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

878

DIÁRIO DO GOVERNO.

merecido com justo titulo o applauio da poste- j ridado . Mas ah ! Miserável condição humana ! Esse Vate, em cujas mãos a musa épica pare-ria ter tocado o bpògeo de tua gloria vilipendiado, desconhscido dê um século aquém estava itnmortalisando , criticado maliciosamente pela Academia deCrusca, viveo só para soffrer, •para apurar até ás fezes o cálix de amargura. £ quando depois de tantos dissabores e revezes, conseguiu pôr fim ns honras do trinmfo, morreu antes de subir ao capitólio. Porém sobre o seu sepulcro derramam as gerações ás mãos cheias tloresimitiarcessiveis, como offrenda de sua admiração e louvor.' • •

CoVn breves ' palavras descreve o scculo de Luiz 14.°,- a os génios collossnes que o honraram- desde Corneille até Yoltaire concluindo o seu quadro cõtn estas palavras: «Basta-nos dizer por agora, que foi tal a celebridade destes talentos, que apesar de terem merecido justa acceitação no género cómico Piron, llegaard , Bu5sol ,J Palaprat , Bruet ; e 'no género trágico Dubelloi, Pompignan , celebre pela ode á morto de Rbusseau, e por ultimo Ar-"néud e'Ducis, teui nomes se acham como ecli-pgádris pelos raios de gloria que despedem seus -antecessores, cujos louros viverão inrnarcessi-veis ; ainda quando intentarem murcha-los os sectários dessa nova escola moderna que inili-tum sob as bandeiras de Victor Hugo, e de Dumas.

Eis-aqui como caracterisa o Sr. Corradi , Shflkespebre ; a eese louco sublime, como lhe chamava Volta i ré, esse gtnio fecundo j posto que a l Leio de lodo o gosto aj»lici>do , largando o cutello com que immolava as rezes para o consumo publico em Strasford, passou de um voo q ser o' assombro da Inglaterra. As horrendas catastrophes que a cada momento apresentava a Europa preparavam os argumentos dos dramas que elle mnsmo dapois escrevia. Os elementos que 'compõem o caracter dominante do fundador do lheatro inglez s5o o espirito de nacionalidade e de 'observação, com pensamento* e mnxiinos, soggerjdas pelo profundo conhecimento do coração humano. Dotado de um género :crendor, dará vida aos objectos mais inanimados. Q incorpóreos; até aos oèios, cinzas; a mesma morte; 'tildo se personifica e respira sob m»ua pe»»a. Desconhece toda a linha divi-lorift entre

; Por estas pequenas mostras docurso de litte-raturá. 'estrangeira 'do Sr. Corradi', deduzirão 'os leitores quãá'fielmetlje tem seguido o plano proposto^ e- a -amenidade» que se deve esperar do cônjiwiotò de 'toda a obra. Com este mesmo estilo pinta «He,' Milton, Richardson, Fiel-:dinff, Huine, etc.-etc.

i.: Klotpttrk , Gesner, Haller e Goelhe aprc--sstuorn igualmente seus relevos sobre o fundo Tnétbaíysicoj daAIlemanha sua pátria, e o pa-T»]i«lt> deite' nltimo com Voltaire faz realçar a -cada um delles com toda a torça da sua pecu-liar lyiidnomia. • :

Conclue o Sr. Corradi a sua primeira lição •corti um vblo 'tão lilterariamente patriótico', fí\\c não podemos negar-nos ao prazer de o renovar nestas páginas. Ultimamente, djzelle, •só nwt resta njuntar, que o meu maior senti-rn*f>to c hoje admitia ern seu seio co-'piados-otí imitado» os devaneos, e delírios dos .'•atrangeiroS) cujas perniciosas máximas não só corrompam 'o nosso idioma, mas 'lambem cor-.romptm os costumes. Desmoralisarn-nos, sim, pçtque é labido, que existe nos homens uma 'propensão tnnata parn A imitação, chamada febre-ittiiiativa , a qual nos irnpello até , a nosso •pezor, • á arremedar as ncçôrs que se passam á Vista, e transtornam vivamehte a imagi-

• Jimbóra «e busque urrt Caminho não trilhado, sã cc iida m -se os preceitos canvencionnésaristoié-]ic«3'prtr não sé acharem jú em hnralonia com as exigt-rtcias da nossa posição social ; ma's não .forcemoB a nossa inclinação, não destruamos n nossa tendência nacional- apresentando qifa-'dros ião monstruosos como exóticos, -e acóshi-•mando a vista 'do povo ás repreleftUções de crimes, cuja posaibiikiadfl detia ignotur. AU! se

a natureza do homem fora'.'tão exclusivamente perverta como a pintam alguns dramáticos Fran-cczes de hoje í se fará certo quê não houvesse outra propensão senão para os delidos, e que só apresentando-se estes corri toda a sua fealdade , e o vicio com as cores mais lisonjeiras, se poderia :commover è agradar, fora preciso abandonar esld sotíieddde, qutt 'se presa' de culta , e fugir para os desertos ,• dhde sé os homens são ferozes, não fazem um estudo particular de o serem. Ah l o meu único anbelo é que a minha pátria, sacudindo o jugo vergonhoso da imitação estrangeira, possna uma liberdade, uma independência na lua l literatura como nas suas instituições políticas, tão ampla, tão alheia de toda a influencia eitranlm, como merece-j e é demasiado credora esta desgraçada, %e generosa nação.

O curso pois de litteratura estrangeira do Sr. Corradi formará'um íntimo e harmónico enlace com o de litteratura Hespanhola explicado no mesmo Atheneo por outro profundo humanista e eminente poeta, consócio do mesmo estabelecimento, e ambas as obras, por natureza inseparáveis, comporão um bello tructado, indispensável na bibliotheca de todo o homem de gosto. (Gaceta de Madrid.)

SERVIÇO DE MAR&HA.

JRcgitlo do Porto em 88 de Julho de 1837.

V.HBARCAÇÒÉS ENTRADAS.

"¥7*APÔn Inglez = Manchestfir = Cap. James • Mac-Keller, do Mnlaga em 3 dias, de Gibraltar em 3, e de Cadiz em 98 horas, cocn sanguisiigM, e fazendas; 33 pessoas de trip., e 13 passng. Consigna-se a Lewis Mac-Andrew.

Brigue Inglez = Migvie = Cap. GeorjjçReu-nie, de N*w-Caslle em 21 dias, coin garrafas, e carvão de pedra; 8 pessoas de trip., e 9 pas-sag. Contigna-se a Henry Leyh 5^ C."

Escuna tngleza = Hilligrew = Cap. John Nove, de-Swansea, em 7 dias,- corn carvão de pedra; 6 pessoas de trip. Consigna-se a Henry James. '

' Hiate do Arsenal = Santa Isabel ='Meslre Miguel António Marquês, da Vieira em 3 dias, com madeira para o Arsenal da Marinha y. 19 pessoas- de trip. ' -

Cahique Portu^uez ==. Senhora do Carmo = Mestre João da Silva Vaz, de Setúbal em um dia-, com esparto; 10 pessoas dá trip.

Barca S= Santo António e Almas = Mestre Francisco. Fernandes , de Olhfio em 4 dias, com peixe salgado; 12 pessoas de trip.

• EMtUUcAÇÔKS SAlIIDAS.

Corveta'Iriglezas=: Pearl.

Vapor Inglez = Dom Jtiam = Cap. J. R. En-glcdne', para Cadiz conl a mesma carga com que entrou, « 27 passag.:

Brigue Portugucz — Maria Cartola =Cnp'. José Francisc» Leça-, para o Ceará com esca-escala por S. Miguel, com assucar , cera, e sardinha, e 3 passag.

Galeotn Dinainarq.=Eduard= Cap H. Bier Ground, par» Copenhague com sal, e fructa.

Hiate Portuguez = Liberdade = Mestre António Thomás Carrilho, para Setúbal com en-cominendas. • •.

Hiale Portuguez = Flor d'-Alcaceí = Meslre Luiz Firmino, pnraSetubal com encommendas.

Cahique Portuguez = Senhora da Soledader= Meslre Sebuslino Martins, para Olhão com sal.

Cahique Porluguez = Sen hora da Piedade~= Mestre Arvtunio dos Heis, para Faro com sal.

Burca = Senhora do Rozario = Mestre António Alves, para- Foro com carga da Praça, encoaimendas, e 19 passag.

• -Bateira =8. Jo9e'= Mestre João de Oliveira, para Villa Nova de MilfoiHes com encommendas, e um paSsng. ' ' •

• Bordo da Corveta D. João 1.' surta na enseada de Paço d'Arcos", 29 de Julho de 1837. = António Gabriel Pereira Pessoa', Capitão de Fragata, Commándant*. ?

'' Regitto do Porto em 29 de Julho de 1837.

• • EMBAHCAÇÔKSENTRADAS.

BARCO Portuguez = Restaurador = Mestre Joaquim José de SarUa Anna, de Setúbal'em 2 dias, com carvão,dê pedra, 'e cortiça ; 6 pessoas -de1 trip. •" • • \ • > Cahique1 Portuguez = Santo António e Al--rnas = Mestre Francisco- Martins, de Olhâo em ò dias, \con) peixe saldado; õ pessoas de •irip.-, »i uih passag. •• . *• .---••' •• Batâiru==SetihòrA da Piedade = Mestre Joaquim dê Macedo^ de Villa Nova'd» Milfontes em '3 dias,'corn carvão, • cera; 9 pessoas de .trip., e ô passa*.:- . '

Bateira = Conceição Feliz = Mestre Francisco de'Paula, de Setúbal em S dias, com carvão de pedra; 4 pessoas de trip. .

EMBARCAÇÕES SABIDAS. ,

Escuna Hollandeza = Trek vogel = Câp. W. Spangerberg,-para Vlaardingem com sal, fru-cta, e cortiça.

Hiate Portuguez —S. Joaquim e Santa Anna = Mestre Joaquim José Saldanha , para Se» tubal em lastro. • :

Barco Portuguez=NovoEipeculadon=Mei-tre-Ignacio Alves, para Caminha'com sal, « 39 passag.

Cahique Portuguez ±=Vehcedor Lusitano = Meslre José do O', para Faro com «ncomaien* das, e 11 passag.

Cahique Portuguez = Conceição Pérola = Mestre Manoel Pereira, para- Olhâo com armamento, e 10 pasaag.- -

Bole=S. José = Mestre Christovão dê Carvalho, para Villa Nova de Portimão em lastro.

Bordo da Corveta D. João 1.*, surta na enseada de Paço d'Arcos , em 31 de Julho de 1837. = António Gabriel Pereira Festoa, Capitão de Fragata Commandante.

AVISO.

PELA Administração Geral dos Correios se faz publico que salmão a Q de Agosto para a Madeira a Escuna Providencia j e a li para o Rio de Janeiro a Barca Praieret e Alt-gria.

As cartas serão lançadas até ú meia noite dos dias antecedentes.

AWNUNC1OS.

UIHTJL fel» C d« Agwto, n» Pr»;» Publica _ -dos LeilÍM, M Ido deaireBMUr cooioabi-limenlo d> 5.* partt do acu-.rilor, uma» cauina ru» do Teixeira, Trcgneila d» TncarntçJo,'qum. 15, e 16, aralladâ era fcOQOfOOO, e o teu rendimento em 105J600: p«g»m de foro 600 r«i«: i Efírivlo d* «rrenaluçSomNe-

greiroi.__________________._________ . .- ^

a TJlíLÕ^Juijo d» 3.» Vara, 'e Cartório

JL quei, ia eilá habiliUndo D.. Francii» D'Eipm , &s A|)ollctj do primeiro Emprctlltno .do CapiUl cada una de 100|000 réis, « dói tum. Ktnitiet: 17Í, ]8>J8, *Bt6, «J934, Í2M6, 246*7; S30S5, , K3684, S3685 , í3686 ,' e mali lima tii)io do ÇapiUl de lOOgOOO ri\», e do n.* «ifri, e nau doyi THÚIo», um do «apitai de :<_09f com='com' que='que' no='no' de='de' _15='_15' diaf='diaf' prato='prato' otíeito='otíeito' do='do' sup='sup' _8488='_8488' ioda='ioda' fazumlo='fazumlo' leduilr='leduilr' terem='terem' julfadai='julfadai' dilai='dilai' eoulrâ='eoulrâ' deve='deve' _00='_00' o.='o.' _='_' réii='réii' á='á' a='a' _89='_89' èapilal='èapilal' d='d' e='e' apolieu='apolieu' ivér='ivér' peuoa='peuoa' _.cartório='_.cartório' livre='livre' dito='dito' o='o' p='p' nlo='nlo' rfi='rfi' o.9='o.9' da='da' li='li' commipaçio='commipaçio'>

[ilicgnle. _______. '. . . •____________

„ T)»TRicto Joio CalTaiy, c*m Armaiem decaboi, eapre*-JL lei para naviot, na Praça dói tlotaiiilaVet H.* 13, ao caei doSadré, participa ao Pubjioo

a devida poaMiulidade e pTomplldlo. ______- ;. '

. /TVtiBM quiíer comprar um piauno not» de«eU»lt»T»n dl

V^ rija-te á rua direita de S. Cbriilovio D.* 31 ,"que li

o pôde ver : o preço muito cora modo. • ' • '

*"" a

no p»leo da Igreja de S. Paulo, d«rt» Cút» de•' no ^° ío Cirvalbo, aue M fax pelo Jujç. de Pai da BIMOMI Fregaeiia ( dói objecto» qoe M n|o arrenalaran no dia 19 do corretile, como ilo raovelí, .leil-cai, um relógio, 1074 taceoi parA gantroi, mtttde de dirtrl fragatai; iudo com grande modtOMçtft Aã ara|ia(Io que tinham , 01 quaet tio • pertencente» ao caiai do falleoído JoSo

Manoel de Brito.______« '

LyiarrA feira 3 de Arosto, e diai leguiatc*, ís

10 hora», a S.' Ptdr» de Alcantnra, palatib '•, te ha de vender em líillo, parle par» U-quidar, niuiu a diferente njobilia de caia UMI}« , c porcelana, loiça da índia, muita caíqujnbav Inibe-1 rei da meta, bejouterla», candeeiro*, relojot, bandejai, hu>' ca de ferro, «ipingardU de «aça, chapjoi da «ol, pintura!;, tapetei, prata, brilbanlei, pecai de panno de lan r um 4iu-do e rico gabinete de .medalhai de ouro, prata, e.$pbr«f, arjv llddo pela lei, cofrei de ferro, ele., que tudo-Mlari pateprp ao publico de 3> feira 1.* do corrente em diante,"'alada»»», mo pira aquella* petsoai que tá M moVa a lua Idà^àlH « hera curioiidade. '__ 'im» n--^

Errata. — No Diário do Governo-.N^ÍiTíe^ Annuncio n." 4, onde se lê=cr««rorei do ausente'Jo^é Rodriguct Ferreira = deve lêr-se'=s José Gonçalves Ferreiro'. < . i .. :.'•. ,v.'»a:'.u\

REAL THEATRO DE-S.. CARLOS} '•'•:>

SfcetrNDA feira 31 de Julho; 14.* 'rep'r&eftta-côo': Grande Galla ,'Anrtiversarib Natalício dê Sua Magestáde Imperial- a Senhora Do-queza dê Bragatíça : Opera-'±= Botltriz"o\sTenda s=.e ò»'très últimos actos d»-Dttnçà;=e!'A vingança dê Orna mulher.' '••-.•> •-'''_''' \ •' "•'•