O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

DIÁRIO DO GOVERNO.

sque deviam á Fazenda ;péla'arremn tacão de Bens Nacionaes; que tol relação'ainda, nào nppare-•cêrn para occnltor aquellcs nomes, qvlc a culpa não era do Ministro, mas sitn do enxame de «m p rogados "m ao s que paralisam o Governo em todos os seus actos, e que isto era uma vergo-fclia.; que pedia no Congresso que'o apoiasse no seu requerimento n fim del!esersQtisfcito(Apoia-dos geracs); leu o requerimento ; e por esta mes--ma occasiuo outro de uma Senhora, que pede •interpetraçâo de Lei.

O. Sr. Cezar de Vasconcellos:—Peço licença para Jèr uma Representação da Camará Municipal de Santarém, visto.ser a primeira que vem ín .Cortes desta natureza (leu), liste e o serilimento.de todos osCidadãos daquella Villa, remello paj« a Mesa a Representação , pedindo a V.lix." que. se declare, que foi recebida com aggrodo. (Apoiado.)

Posto á votação o requerimento do Sr. Mi-dosi, foi approvndo.

Ordem do Dia. ' Continuação da discussão do §. 3." addiada

1 de íiontem.

Teve a palavra em primeiro logar O Sr..Barjona, eem um longo discurso mostrou, que os morgados deveriam pagar alguma cousa , mas que fosse um por cento.

O Sr. Macnrio de Castro sustentou o Parecer da Commissão, e combateu os argumentos em contracto.

O Sr. Branquinho Feio ofiereceu-Ilie uma emenda. . '

O Sr. L. J. Moniz sustentou o Parecer da Commissão, e defendeu a mesma das arguições que se lho fizera m. v

. O Sr. Presidente do Conselho, obtendo a'palavra disse, que o correio recebido hoje nada adianta; que em toda a parte do Reino se ré-. ziste aos revoltosos; que a Praça do>.Valonçti estú falta do viveres, e clles vão-se retirando; quanto a Castello Branco, o Barão do.Born-"fim escreve a ò' das Seizedas, dizendo que, não chegara ali i porque as más estradas não pcr-jnitlinm qi|e n arlilhcria marchasse com tanta "brevidade. Oo Poito, o Boletim de 7 diz que Iiavia a maior tranquillidude, que tinha pittra-do o Bnico lie Vapor Terceira com um .Bata-Jhíio de C;irfldores; porem notou S. lixe.% que não era exacto, e sim que quem entrara foi o "Visconde de Sá cia líandeirn, que naturalmente veio uo Poilo por entender que a sua assistência seria nlli móis nlil; apresentou outro Boletim de Thuuiar, ern que só diz que o Marquez de Saldanha ia passar para .Villa Vejha.

O Sr. Leonel: — Sr. Presidente, ha dias disse o Diário do Governo que um Administrador do um Distiicto linha participado ao Governo i]ue os revoltosos tinham proclamado p absolutismo; depois ouvi dizer que um outrp Administrador rciueltèra u «na proclamação .desta uatu-rezn : pego pois ao Sr. Ministro que,me diga se com cffciio recebeu esla proclumaçãp,

O Sr. Presidente do Conselho de Ministros: — lia icinp<_ resposta.='resposta.' diligencias='diligencias' de='de' parle='parle' alguma='alguma' do='do' pelo='pelo' julguei='julguei' iiavia='iiavia' proclàinar-ào='proclàinar-ào' uchadu='uchadu' ambos='ambos' isto='isto' menos='menos' um='um' recebi='recebi' ale='ale' ver='ver' veio='veio' administrador='administrador' qunnto='qunnto' em='em' rne.dizia='rne.dizia' todas='todas' ao='ao' donde='donde' as='as' hoje='hoje' na='na' oitinr='oitinr' estão='estão' volla='volla' desfazendo='desfazendo' sua='sua' publicar='publicar' que='que' entendi='entendi' tinha='tinha' proclamação.='proclamação.' fazer='fazer' participação='participação' conta='conta' revoltosos='revoltosos' facto='facto' ainda='ainda' se='se' sido='sido' desse='desse' iam='iam' era='era' lcím.ij='lcím.ij' paro='paro' não='não' verificasse='verificasse' devia='devia' encarregados='encarregados' papel='papel' mas='mas' osautos='osautos' _='_' a='a' mna='mna' pelos='pelos' c='c' mandei='mandei' d='d' os='os' e='e' probabilidade='probabilidade' carla='carla' acclamarfio='acclamarfio' flicto='flicto' c-sie='c-sie' sabia='sabia' o='o' p='p' estes='estes' uni='uni' proclamou='proclamou' r='r' administradores='administradores' sentarem='sentarem' tl='tl' quem='quem' qual='qual' conveniente='conveniente' absolutismo='absolutismo' trocando-os='trocando-os' anonvma='anonvma'>

O Sr. Leonel : — Na pergunta quefizjjâo per-tendi censurar p Governo, quiz só íber do 'facto: agora vejo'que o Governo fez bem em não publicar a proclamação. -

Continuou n discussão interrompida por este incidente,

O Sr. Derramado combateu o Artigo daCom-miasão; e oSr.Valentim stistcntando-o respondeu aos argumentos do Sr. Derramado.

Muitos outros Srs; Deputados tomaram parte nesta discussão pró, e contra, e a final jul-gado a matéria suficientemente discutida, ven-cer.im-se os seguintes quesitos.

Qiíi: haja um imposto na transmissão de bens vinculados de Captllas e Morgados cntveascendentes e descendentes? Sim.

Que seja

TCIKÍO ciado a dora' para o expediente deci-

di;: o Congresso, qua .se passasse á segunda pa'rte da Ordem do dia. •

O Sr. Barjona : — Peço , Sr. Presidente, que agora se leia a redacção do Projecto relativo aos Professores de primeiras letras, que hontem foi npprovado'; este Projecto não gastará na sua leitura dons minutos.

O Sr. Conde-8a.Taipa pediu á Commissão de Fazenda que apresentasse quanto antes o seu Parecer, sobre' o Projecto do Sr. Derramado, relativamente no afloramento dos Bens Na-cionaes. .

O Sr. Macario de Castro disse, que o P_a«-cer estava prompto, mas para a Commissão b poder apresentar ainda lhe faltavam certos esclarecimentos que Hie foi ate agora impossível obter. . -

Passou-se á segunda porte da Ordem do dia, o Projecto dê Lei impresso no Diário sobre a Camará Municipal da Cidade do Porto.

O Sr. Derramado pediu, que visto asactuaes circninslancias o. Projecto.fosse approvado sern discussão.

O Sr. Garrett abundou nnsidéas do Sr. Derramado.

O Sr. Sampaio Araújo disse que tinha podido a palavra sobre a matéria, e protestava por nlln.

O Sr..Barão da Ribeira deSabrosa disse que eslava inclinado a votar por esfa Lei, por esla vez somente, cedendo ás circumstancias.

O Sr. Barjona foi do mesmo voto.

O Sr. M. António de Vasconoellos propòz uma emenda pnra que nquelles tributos fossem rcstricios unicamenté'ao Concelho do Porto.

Tendo dado a hora prorogou-se a Sessão, 'e passou a discutir-sc o Projecto, terminando este incidente.

O Sr. Visconde de Fonte Arcada votou pe'o Projecto', declarando que era obrigado pela força das circumstancias, c que pedia que de nmn vez se entendesse, que se a Camará do Porto quer coinmodidades' que as pague, porque os habi)a|iles do Porto sào os que mais lúcios tem de pagar.

Pedindo,.e obtendo a palavra disse : O Sr. Silvo Sonchcâ, que tendo a honra de ser íiontem chamado por Sua Magestade, a firn de compor o AíinisUTÍo, e apresentar hontem mesmo o nome daquellcs-que o deviam compor ; agora acabava de receber a certeza de que Sua Mageslade Se Dignara acceilar as pessoas proposla.3, e; logo que receba as Ordens de Sua Majestade as comronnicará ao Congresso; en-ireta.nto julgou dever antecipadamente fazer es-m declaração ao Congresso, porque sendo hoje dia du Correio, 'convinha que constasse nas Pró* vincips que o Ministério estava completo.

•Continuou a discussão, e fullararn pró econ-tra, alguns Srs. Deputados.

.T«ve a palavra o Sr. Sampaio Aranjo, que .por fajta cie espaço não damos o seu discurso, o que furemos n'um dos proxi-mos números.

Havendo m;iitos/í>rs. Deputados inscriptos para fadarem sobre-a imileiia, e poucos nn Sala, pediu o Sr. Jos*e' Estevão que se tidrliasse a ífucsião'. para atnnnhu, visto qu<_:_ que='que' còntimiáçiro='còntimiáçiro' podia='podia' ljrar='ljrar' commissòei='commissòei' do='do' houvessem='houvessem' projecto='projecto' discussão='discussão' n.59='n.59' horas.='horas.' ordem='ordem' maioria='maioria' não='não' ca='ca' o.='o.' só='só' a='a' addiada.='addiada.' sendo='sendo' c='c' amanhã='amanhã' discussão.a5-bim='discussão.a5-bim' levantou-a='levantou-a' proveito='proveito' dfl='dfl' continuação='continuação' resolveu='resolveu' p='p' ò='ò' hoje='hoje' ó='ó' riào='riào' algmn='algmn' eram='eram' congresso='congresso' ultimamente='ultimamente' dia='dia' da='da' íjessão='íjessão'>

LISBOA , 9 DE AGOSTO. :

As-noticia"s que'contém as'Folhas-d« Madrid receliidas. pelo correio de hoje.', e que alcançam ate o l.°"do corrente, poilco adiantam relativamente as ope.ràçõès da guerra. ,

Por participações das diferentes authorida-des sabia-se que o Pretendente com a sua expedição achava-se no dia £9 nos povos de Mu-niesa, Blusa, eHuèsa-, indicando marchar por Carincna para Calata^ud ou.AImuniu., n Ihn de tomar a falda do Moncayo, dirigindo-se a Tarazona, e de passar olibrò pôr aquella parte.

O= Generaes Conde de Luchana, Buereos, e Oráa tinham fei.lo no mesmo dia um movimento sohre os inimigos.

A facção çomMiandada porGuçrgue achava-se a £8 em Barbadillo de los Herreros, e era

segitid--! pelo Brigadeiro Castaji.èda, o .Ge-

neral em chefe interino do exercito do.Norte' e o Capitão General deSoria.1 A 'que dizem sef commandada por Uranga nchava-se a 27 em Santa'Cruz de Juarroz, em direcção a Covar-rubias. Na sua perseguição ia o General Esca-lera.. ' '•

Continua a deserção nas fileiras de D. Carlos." Mais de400navarros da expedição do Pretendente tinham desertado para as margens do Ebro. As demais facções apresentam o mesmo aspecto. ' -

O Conde de Almodovar tinba. pedido- a sna demissão de Ministro da Guerra, 'que foi ac-ceila, tehclo sido .nomeado para b.substituir o Conde de Luchana, o qnal não obstante isso conservará o cominando em cl)cfe das forças destinadas á perseguição do Pretendente,-desempenhando interinamente as funcções deste ministério o sub-Secretario do rnesrno, D. Pedro Chacon.

AVISOS.

No.Juizo da Provedoria do 3.° Districto cor-rt'm cdiclos para se julgar livre, e desembaraçada uma .propriedade de casas sitas na rua direita de S. Paulo num. 58 e 59, quê foram pertencentes á herança de D. Francisca liayniiriida dos Santos Machado, a fim de'se podçr reconhecer n Fazenda Nacional corno directa Senhoria. Lisboa , e Provedoria do 3.° Districto, 8 de Agosto de 1837. —O Provedor interino do 3." Distrieto, Manoel Lopes de Sá Trindade. .______

A INSPECÇÃO Geral do Arsenal do Exercito, -XJu precisa comprar oitocentos pannos de palha de írigo': toda a pessoa que quizer fornecer o dito artigo, compareça na supradita inspecção, no dia 17 do corrente, pelo meio dia, pura se tractar do seu ajuste.

PUBLICAÇÃO LITTERARIA.

S. AIIIU í luz o N.° 7 do Jlecrciff.

ANWUNCIOS.

l 1^J° '"'ff'11'0 * *•* Diflriclo dcslh Cidade cnrrfm pdiclcs .1^1 ú jnstificaçiio que deu José A'ntune« da Silrn (,'osla, no qual pretende julgar-se o único herdeiro do fnllooiilo Joaquim Pulix da Silva: toda a pes«on que tiver a fajer ppposi-çiio, a faça no dilo Juízo, e dentro dopraso dos ditos'ediçlos, com a puna de lançamento, e de te julgar n mesma justifica.

i;ào. E' Escrivão — Ferreira.________________________

___ ÍRHA^TU o Juiz Ordinário d« V/Ila «te.Clotf.i,

;• i ifl f Escrivão Vital, sç 'procede no dia Í3, Ce Agasto á arrematação de umas catas torreas no í.opr du'Alorrlinlio , avaliadas i-m 9p|1000 reis, penhorados cm a\ecuç.1o que move Selmstiilo P»olo da Fonseca Cabral, conlr.i Franri.ico António Sebastião. ' . -

y |"~\ BAHÃO it« Tilheiras arremulou no'Deposito pultlico o \-S domiai» directo de 12^000 réis de /oro, impuetu em uma terra que fui viuha, sita no Lognr de Tilbeiras, por exc-cuçifo que IM\:: Rmlrignes e on!rí>s ojnvpin n D. Maria Car-Inta Marfins Liulovice ft sem filhos, Escrivuo José Lw. Mn. Ihi.is: cousipni;ii o producto no roejnió Deposito, c vai reqin» rur ndiclob pnra nqnelle domínio se julfçaf Jivre1 e desrtnbar;:. çado , uma vei que no (ermo da Lei nud appnrecA na exoc» çiio quem a elte ?e npponha com 'rocílior illreil".

Actcncainiiihuiln

'penlulo ':i 'ija

i ' • 'I;PÍIHI-NIÍ ncsfiii-.itiiuiiuuui),

JL 1:81)3, pagada pela CornmtiSjlo que liquida a divida doa MiliUrcs. eMucumaila na Co.i-liora, rc«perliva ú liquiiia-

5 TT^HANCISC» -'oi'é ile Castro, morador na rita da prata n*° JT 61, l.a-niuMr, anníiiiciaTiiie.a Rífi rjne te haiin tlf exlraliir com a.3." p;irlo da presente Lolfrj.i, Oca cie iii-rtli»t>i efleilo; e avisa a lod;is ai pessoas que Ilie acceilaram liillielc-í, .«e dignem mandar rícuber o se» dinheiro.

331 quizer comprar., urn cavallo fu^panliol j^j ->^, com 5 annos de i.litile, de raça niui fina, .^

Err.ata.— No Diário n." 184, annuncio n." .6', onde se lê a Apólice n.° 360, deve ler-jc n." 3:060.

THlíÀTRO'N. DA RUA DOS CONDES.

QUINTA feira 10_do corrente.; em betíeíicio do Sr. Sarzedas, Discípulo do Sr. Emile Doux : a primeira repreientí>ção do = Vampi-ro = grande Drama, com Prólogo, e 3 actos.: Farça^=q Aprendiz d« Ladrão.

Adverte-se que os Espectáculos principiarão ás oito horas u uui quarto.