O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

«4U

DIÁRIO DO GOVERNO.

corte de Harmover, está constantemente aqui desde a chegada do Rei. Sabemos que porá o futuro fixara a sua residência nesta cidade, até agora teve-a em Cassei porque está também acreditado na corte eleitoral. As negociações

Duas Sicilias.

PAJ.ERMO, 12 de Julho. — Não se pôde formar uma idda da consternação que reina nesta povoação. Morrem diariamente 800 a 900 pessoos, jú não se enconlra quem conduza os cadáveres fora da cidade. Começamos a carecer de tudo, os viveres escacenm todos os dias mais c mais. Todas as lojas estão fechadas. O povo roubou os armazéns, e'declarou :'is pessoas distinctas e ricas, que buscaram fora da cidade um abrigo contra o açoute, que se não lhes enviassem soccorros queimaria os seus palácios. Muitos médicos tem perecido ás mãos da populaça porque não queriam assistir aos enfermos. Os soldados enviaram-se para oa campos circumvisinhos paru procurareui viveres. O Cardeal, chefe da igreja, morreu hontcm, e esta manhã a mulher do \ricerey.

Nápoles, 15.— O estado sanitário desta cidade esta longe de melhorar, a mortandade e ainda de 300 a 400 pessoas por dia. A Chole-la estende seus estragos por todo o reino. A tran-fjiii l lidado publica não se tem alterado.

Escrevem de Vienna em data de 13 de Julho o seguinte:

Dcsdn Ironlem assegurava-se que a Rainha de Nápoles, Archidnqueza de Áustria.,' tinha morrido da cholera; mas noticias recebidas directamente de Nápoles nada dizem, e por isso niesrho devem repular-se falsos lues rumores. Também se dizia que as cartas de commercio tinham annunciado que o Rei de Nápoles se achava . atacado desta cruel enfermidade. Não obstante isso, estas noticias tem causado a maior sensação em Viennn, e estes receios, ainda que infundidos, entristecem a nossa povoação tão affeiçoada á jovcn e interessante Rainha.

(Gozeite de Jlugsbourg.')

LISBOA, 16 DE AGOSTO.

A MISSÃO dos revoltosos parece diíTercnte da que ostentam'. Affectam restabelecer a •Cnrln que rasgaram, que associada aos seus nomes tornaram odiosa; rnas tractani principalmente de extorquir dinheiro, e tudo o que o vale. Assim forçaram os habitantes de Cas-telloBranco a unia contribuição de 4:000^000 réis —a«iin os saquearam de cavalloa, gene-TOS, pr*las, ejoias, sem excepção dasda Mitta ; cquundo nada julhos restava a ti rã r, marcharam sobre Coimbra para alli fazeiem outro tanlo.

Comefieitoj havendo entrado naquella Cidade em a tarde de 10 do corrente, 20 cavai-los, foram no dia 11 amanhecer á Figueira da Foz; porque lhes constou existir algvtm dinheiro nos cofres da Alfândega. Levaram Ires contos de reis, sentindo minto .acharem tão diminuta quantia. Fizeram em Coimbra todos as diligencias para descobnr o dinheiro daquella Conladoiia, qne todavia se tinha posto em segurança ; e ignora-se se levaram avante o seu projecto do contribuição forçada de 3:000^000-réis. A 12 mandaram 40 cavallos sobre Leiria; porque icceavam lhes escapasse algum pouco dinheiro, que lá estava nos cofres públicos. Os 40caval!os chegaram áquclle ponto na'tarde •do dia 13; e o resto, depois de repelir em Coimbra as violências que praticaram na Beira Baixa, « desenganados de que no Porto, cora que cTantes tanto contavam , só conseguiriam sua total anniquilaçâo, marchou na madrugada do dia 13 também sobre Leiria, onde deve ter entrado. Miseráveis! na Estremadura, que já os repelliu, vem outra vez tentar fortuna, e en-•contrarâo a sua ruinn.

Eis-aqni os novos proclamadores da Carta do 183G reduzidos a um grupo errante, cuja jiissâo principal c lançar derramas sobre os Dovos, e espoliar os cofres públicos; ajuíze •gora a Nação á vista de factos, que differen-a existe entre taes campeões da Liberdade, e

os Remechidos c Bsioas, débeis e criminosoá restos da tyrannia de D. Miguel.

Tentar imbutir á Nação uma lei fundamental á testa de duzentos cavallos, na presença de um Congresso Constituinte, que delibera maduramente sobre a reforma do seu Código Político, é o ultimo remate de loucura 'e do crime. Esta rtíbelliâo já nào tem plano político , desconcertada em todos os seus meios, degenerou inteiramente; — as suas operações são correrias desconcertadas, que por ventura poderão durar alguns dias, — mas nunca tefão outro resultado senão a momentânea perturbação da tranquillidade, simplesmente nos pontos.do • seu criminoso transito. O'Governo de Sua Ma-gestade'» RAINHA, intimamente ligado á Na-ção represen^fla em Cortes, decididamente confiado na justiça da sua Causa, em posse de recursos immcnsamente superiores aos de urna facção tno debil> como desacreditada , em brí-ve entregará á severidade -das Leis esse bando de infelizes que sedeixarnm fascinar. Para conseguir a unidade de'acçfio, e'mánier inaltera-«cí a tranquilhdade publica, foi confiado o Cotnmando de todas as forças da Capital ao sempre denodado 'Visconde do Regucngo. A facção que leve o arrojo de chegar ás Caldas da Rainha n'uma das suas correrias, tení im-mediataincute de dispersar-se, ou, se tanto por 'der, fugirá pelos descampados do Alerntcjo.

POR não ter chegado o Correio nem de Segunda feira 14 do corrente, nem o de.ho-je, não recebemos Folhas de Madrid, por isso nada temos dito a respeito daquelle Reino, o que faremos logo que nos vierem á mão.

SERVIÇO DE MARINHA.

Registo do Por Io em 15 de y/gwío de 1837.

FMBARCAÇÒES ENTRADAS. '

BRIGUE Portuguez = Africano — Cap. Silve-rio Manoel dos Reis, de Pernambuco ern 08 dias, com assucar, couros, e outros géneros, a António Joaquim de Oliveira, 18 pessoas de trip., e uma. mela.

Escuna Ingleze = Puella = Cap. William Timothy;. de Liverpool em 10 dias, com fazendas, a Henry James, 9 pessoas de trip.

Cahique Porluguez = Senhora do Livramento e Almas. = (Apresado pela Repartição d'Alfândega) Mestra Manoel Rodrigues, de Faro era 5 dias, corn pipns yasins, e encormnendas que trouxe de Gibraltar'; 9 pessoas de trip., e 5 marinheiros do Cahique Guarda Costa, que fez apprehenção. ,

EMBARCAÇÕES S AJUDAS. ' ,'

Chalupa Ingleza = Morning Star. = Pertence á Associação denominada Royal Yaclit Club.

Hiate Portuguez = Andorinha do Lima = Mestre João Rodrigues Lima, para Vianna com arroz, lá, e 11 passag.

Iliate Fortugiie/: = União = Mestre Manoel da Uosa', para a'Ilha de S. Miguel, com pedra de cal, cncornmcndiis, e 3 passag.

Hifite Port iiguez = Fel iz=r M estie João Ba-plista, para Cáminlu, com sal, encoui metidas, o 38 passageiros.

Baico Portuguez — In veja = Mestre Pedro António, para"Setúbal, com encommendas.

Barco Poriugtiez = S. VicenteFerrer= Mestre António Pereira dos Sentos, para Setúbal em lastro.

Rasca = Senhora do Carmo = Mestre Joaquim Ribeiro, para a Figueira em lastro.

Rasca = Senhora do Rosário = Mestre José' Pereira, para Olhâo, com sal.

Bateira = Nova Piedade— Mestre António dos Santos , para Vi l Ia Nova de Mil fontes, em lastro com l passag.

Bateira =S. José = Mestre José de Oliveira, para Villa Nova de Milfotiles em lastro.

Bordo da Corveta D. João 1.% surta aã enseada de Paço d'Arcq^ em 15 de Agosto de 1837. = António Gabjjjl Pereira Pessoa, Capitão de Fragata, Commandante.

AVISOS.

N "o dia 26 do corrente, pelas nove horas da manha, na Praça publica do Concelho de-Almada, perante'o Administrador do mesmo Concelho se ha de arrematar a madeira do extincto Convento do Sobreda«, que vai a ser demolido, avaliada em 300/000 rs.

ACoMMissÃo interina da Junta do Credito Publico faz saber a todos as pessoas que entregaram Apólices de 6 por cento para serem i u vertidas, que ae acham promptas as Inscri-

pçõe».correspondentes ás.entradas ate' n.° 1:409, devendo apresentar asCautelns na mesma Com-missão no dia Sexta feira 18 do corrente, e nos seguintes, pnra serem resgatadas com a entrega dus Inscripçôes, na forma do costume.

Cominissâo interina da Junta do Credito Publico, 16 de Agosto de 1837'. = fgnado Ver. golino Pereira de Sousa. .

AWNUNCIOS. ' '

T^EircuNO Josí Alves Vianna, e. António de Almeida, t. na execução que movem pelo Juízo de Direito dn 3.» Vara, Escrivão Coutinlio} contra António José dos Santos , do sitio de T/lliciras, por mais de 400$000 rs., lhe fizeram pinho» em duas juntas de bois, na eira , carro , frucloe pen-dentcs.de uva,' azeitona ,' e outros géneros; e como o executado te retirou cftm os bois e carto-para itludir a cxecuc,3o, os annuiicianteg previnem , que ninguém contracte com elle a respeito destes bens, e inícios , porque os Lio de reclamar de qualquer pesson em cujo poder se achem, usando para isso de todas as'ac<òc8 p='p' que='que' lhe='lhe' competirem.__________________='competirem.__________________'>

PBLO Juízo

"o Juízo do I'a/i e Órfãos da Kreguezia de Senhora da Pena desta Corte, se está procedendo a Inventario por fullecimento j^f de José Maria ileLarà, de que é inventarianlo do dito D. Anita Alaria tio Carmo La-rã ., por cujo motivo se chamam Iodos os credores ao mencionado casa l, para qne hajam de comparecer no dito Juízo, no dia 31 do corrente, As 4 liorns da In r de, afim de legalijarem se a 8

créditos na presença do Concho de familin.______________

FJsto Juízo de ('«z d» treguczia dos Anjo* se ha deven-,Jr der cm hasta páblica, no dia 2 de Setembro, pelas J l hoias, na calçada do Kuruo de Tijolo n.°4fi, um foro de 61 alqueires de trigo, imposto rrn Tarjai propriedades silas na Prcguezia de Biiccllns, do que & directa senhoria D. Jonnna Victonna Rita da Silva , tiuva de José António Monriio, e emphyteuta Maria do Carmo Gomes, o qual se vende por deliberação do Conselho de família, pêra pagamento de dividas do casal do dito fallecido.

"ASSOCIAÇÃO MERCANTIL LISBONENSE.

t- A DiBkCçÃo du Associação Mercantil Lisbonense convida _c\_ a todos os seus consócios n, comparecerem na casa da mesma Associação, rua direita do Arsenal n.°'60, no dia Sexta feira 18 do coirenle, pelas 8 boras da noite, a fim de ouviiem o relatório dos trabalhos da sua Direcção e Conselho, e o calado de seus fundo;; e bem assim para se eleger nota Mesa e Conselho. . Espera da benignidade de todos os Senhores , que n.lo faltarão a, e«le convite.

A AnsF.MBr.EA Geral da Companhia de Pescarias Lubo-_c\. nense ha de reunir-se no dia 91 do corrente, Seg-un-da feira, is 6 horas da tarde, no seu Escriplono no Paço da Madeira. Secretaria da Assemblea Geral da Companhia de Pescarias Lisbonense, 16 de Agosto de 1837.—Felix da Cos-ta Pinto, 1." Secretario.______________________

AvroNio Alves Mineiro tem contraclado a compra de umas terras, e moinho, em Rio de Moinhos, districlo de Aljrantes, pertencente a D. Maria Ignacm Morena, e D. Anna Ignncia Mo^ rena, como hordeiros de José Joaquim Moreno: toda a pessoa que se julgar com direito a cqpteslar a dita renda, o deve deduzir no termo de 15 dias, findos os quaes se haverão por livre", e desembaraçadas para a sobredita annunciante, o que faz publico pelo pre»enle anmmcio.

„ /~\VINTÍ feira 17 do corrente, pelas 4 horas, continua v^J o leilão dns fazendas do fallecido José Faustinn da Silva , iua das Pcdrns Ncjrras u "30 A. 1.* nnd.ir, havendo-se feito considerarei iliBiiniiiçSo nos preços d.is primeiras staliaçiJes.

LrtuiEii, devidninenleaiilhorijado porC,

Ordens, que recebe» «m 11 do corrente, ha de tender em leilão publico, noa dins Quinta feira ) 7, 18, e 19 du corrente, ús 11 horas, na iua de S. José, palácio n." 190, a Anuiinrmda, riquíssima mobília de casa, cujo dono se adia em Paris, e coiinta de cnma frnnceza com armação, sofás grandes, (rumos, cailfi-rãs. ronimodaí , mesas de inusaico , o outras de jogo , e jardineiras, boas liambmellas, tapetei, foi lê piauno r harpa, ilivans, muzuu , boas pinturas, ilescrt para mesa de 50 talheres , prata, jóias, enfeites para mesas de sala, ensines, louça, billiar, lustres, e candeeiros, uma canungcm boa, e outra menor , carrinho com quatro rodas de cabeça , se?u demolias, 5 cavalloa e arreios; e também está nulhorisíuín para arrendar o dilo palácio, lodo ou em, departamentos, por um ou ntnis nnnos. ,0 /~VUBM quizer comprar dom prazos foreiros em Ires vi-

v^ das ao Exrn.° Ma>quez dePenalva ..sito» um aã rua nova da Alegria n.° 41 n 43, c outro na calçada uova da Patnarclial Queimada n.° 83 a 2f>, falle com sua dona, moradora nas mesmas n.° 41, g.° andar. j. ^~\CEM quizer tomar uma loja de pasteleiro com os seua

\í£ pertences, dinja-se ii rim do Alecrim n." G a 7, 14 acliiuA com quem faça u seu njnslc. ________________

HAPEosdeboa qualidade a 800, 960, e 1^200 rs., na rua da Prata n."'l08, 1." andar.

THE ATRO N. DÁ RUA DOS CONDES. \UINTA ftjira 17 de Agosto de 1837, nãopó-£, de haver Espeqtaculo .por ser necessário et\=,aiat a = Familia de Anglade = Gvoniii;l>rn-tna em 3 Actos, e a Farça o = Maníaco = que se ha de representar Sabbado 19, em Beneficio do Sr. Dias.

LISBOA : NA IMPRENSA