O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

( 371 )

Presidente o Sr. Macario de Castro com cincoenta e dous votos; e não havendo maioria absoluta para Vice-Presidente, procedeu-se a segundo escrutinio, aonde entraram sessenta e oito listas, e não se obtendo ainda a maioria absoluta neste escrutinio resolveu o Congresso se procedesse a um terceiro, e que nesse seria declarado Vice-Presidente aquelle Sr. Deputado que obtivesse a maioria relativa na conformidade do Regimento das ultimas duas Camaras Colegislativas Artigo 9.º

Em consequencia do que passou-se a terceiro escrutinio, e havendo entrado na urna sessenta e cinco listas obteve a maioria relativa para Vice-Presidente o Sr. Lourenço José Moniz com trinta e dous votos.

Seguiu-se a eleição de Secretários, e entrando na urna sessenta e uma listas, obtiveram a maioria os Srs. Veloso da Cruz com cincoenta e nove votos, Rebello de Carvalho com cincoenta e quatro, Prado Pereira, cincoenta e quatro, e Sousa Pinto Basto, cincoenta e dous.

O Sr. Leonel como Relator da Commissão encarregada de redigir o Projecto de proclamação leu e mandou para a Mesa este Projecto.

Os Srs. José Estevão e Visconde de Fonte Arcada offereceram cada um tambem o seu; e depois de breve discussão d'ordem, resolveu o Congresso que todos estes projectos fossem novamente combinados e reduzidos a um só por algum Sr. Deputado Eleito pelo Congresso á pluralidade relativa de votos.

Procedendo-se á eleição deste Sr. Deputado, entrando na urna setenta e duas listas, sahiu eleito o Sr. Garrett com sessenta votos.

O Sr. Presidente Macario de Castro occupou novamente a Cadeira da Presidencia.

O Sr. Garrett apresentou á consideração do Congresso certos quisitos ou bases sobre que tencionava fundar a redacção do trabalho de que acabava de ser encarregado, sendo um delles o mudar a palavra = Proclamação = em Manifesto.

O Congresso pareceu assentir a todos os quisitos do Sr. Deputado.

47 *