O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

966

DIÁRIO DO GOVERNO.

Vaes senão a idéa de um perigo a que deve "acompanhar o espanto e a fuga. Um naturolis-la cheio de enlhusiasmo pela sua sciencia, vê restes fenómenos destruidores nma prova da energia e do poder da divindade a qivetn ado-Ya, e sereno e gostoso aproxima-Be u ouvir os oráculos que pronuncia entre'mortes e ruínas. Muitos costumam encontrar á custa de perigos, n custa de trabalhos o anelhado termo de seus desejos. Outros menos felizes terminam a sua triuinfante carreiro cheios de esperanças e livres dos terrores e dos remorsos quo nttribu-Jam os últimos instantes do maior parte dos homens. A sua morte é digna de invpjft ; mas a'humanidade enlutada deve lomenlor a sua irreparável perda-.

Entre o numero destas victimas sacrificados nas aras da sabedoria, iipparece como uma dns

• mais illuslres Plínio o Naturalista. Seus nn--inensos conhpcimcntos, sua applicação incansável , e sua laboriosidade sem exemplo, eram

•títulos sufficitínles para merecer o apreço de seus

• contemporâneos. Suas viiludes e seus escriptos deviam grangear-lhe a admiração da posteridade. Uma só de suas obras, escapada do naufrágio que submcrgio pnra sempre tantas :pra-

•ducções do génio antigo, bastou paro immor--ia'isar seu «orne. Como se tantos motivos de gloria não preenchessem a nobre ambição de Plínio, quiz coroar uma vida toda empregada no serviço da humanidade, com uma morte di-, 'gna da fua grande alma, digna de suo arden-•te sede de se immortalifinr.

iim Agosto do anilo de setenta e nove acha-va-so em Miseno com uma esquadra ás suas ordens. Sabedor dos primeiios annimcios da terrível erupção do Vesuvio que sepultou Hercu-lan j e Pompeya mandou aprotnptar um nnvlo ligeiro para observar de perto este prodígio. Ao embarcai' recebeu aviso da costa pedindo-l!ie auxilio alguns desgraçados para se retirarem por mar; dou iminediatameutc as suas disposições , e correu n soccorre-lo». Com a proa ,inclinada para q perigo, dirigin-st; ao sitio tão • temido, e q-uo todos-abandonavam horroiisados. Ouviu-se e'iião nnw iTiímeuda explosão, e o voleão lançou pelo seu imtnenso crator as»ma-•tcrias inílnmmndas que fe/menlavnin e ferviam ,cm sttns entranhas. Uma altíssima columna de .fumo se levantou ale aos Ceoa; c quando a .foiça vertical que a sustentava começou a en-fi aquecer, estendeu-se ao tedor, e derramou; uma copiosa chuva de cinza ardente e de pe-drus inllainmlidtn. O sol.obscureceu-se aos navegantes, e lis clinnimas que ás vezes dissipavam tis trevos, só sorviam porá illuminar uquel-. lê funesto quadro e ledobrar seu horror. A barca no entanto coberta de cinza e queb'rnda pelos golpes das pçdras, seguia impávida seu rutno. :

Como se não fossem bastantes 'estas scenai,

O génio do mal no entanto parece que se indignava ao contemplar a insuilante seguionça dn victime, e redobrou oá seus esforços, paru •ver se conseguia abater aquelle animo indoma-veJ, se alcançava triumfar de seu heroísmo. Já aporta se íáobstruindo com pedras ecin-

X, e os escravos aturdidos o arrancavam do o. 'Cobriram-lhe a cabeça para obstar a impressão do grani só inflammado que os feria sem •cessar, e conduziram-no para a costa, llucli-

nniam-se alli sobre a área para tomar algum , uesranço, quando um bramido espantoso os .commoveu. Aatmosplierailluminou-se, um mar

dn lavg ardente dilatou-se em todas as direcções ; e uma multidão de globos acesos espalhou o abrasado seio da tnantanha. As mulheres, e os escravos correram aterrados de medo ; só Plínio te levantou impávido para gosar de

tão sublime espectáculo. Pompônio abraçou-se l aos seus joelhos, e arrasados os olhos de lagrimas, cheio de impaciência, exclamou : 'Sá l vaie , adorado amigo, honra deste século, snlva-, te e anima a amortecida fogueira da nossa civi-liiaçâo. Não por ti,'por teus amigos, por léus compatriota», pela tciencia , cnifim, objecto de tv& adoração, e de teus «acrificios, conserva a tua preciosa existência. E quando, lhe respondia.elle com tomasperoso edesdenlioso, equan-do repetirá a natureza esta grandiosa lição? j4proveitemo-là, e, não desprescmos seus dons. •Ainda bem não tinha pronunciado estas palavras, uma densa nuvem de fumo sulfnreo os cercou. O heroe, cujo peito delicado na pôde resistir a uma impressão tão forte, cahiu suffo-cado nos braços da nmicade. " 1 Nunca a'providencia concedeu á virtude um fim mais-doce, mais glorioso, e mais digno de invoja. Os louros qnu cingem a fronte do guerreiro'não são todos seu*. Algumas folhas poderiam ser lecltiinadas pulo Subalterno, cujo •ardor rompeu as linhas inimigas, -pula constância e valor do soldado quo frustaram oa planos •do' Chefe inimigo: jVlas a corqa do sábio toda lhe peilenoc.^Njão1 acompanham seus fuiíernen os gemidos dos órfãos, nem as exeeiações das províncias devastadas. Só a posteridade ao derramar rosas sobre um ecpulchro, chora incon-.solavcl, considerando o numero de verdades que uma morte prematura tem encerrado debaixo

.daquulla lousa.

(Et Porvcnir.)

SERVIÇO DE MA&INHA.

Registo do Porto em 21 de Agosto de 1837.

EMBARCAÇÕES ENTRADAS.

ESCUNA de Guerra Portugueza = Esperança= Com. o 1.° Tenente Carlos Craveiro Lo-pe», do Porto em Q dias, e de Peniche em 6 horas; 42 praças de guarnição, e 3 passag.

Paquete Inglcz =Pnnlaloon= Com. o Tenente James Mac Donell, de Falmouth em 7 dini, com bb praças de guarnição, e l mala.

Galera Portnguczn= Firmeza = Cap. Francisco Pedro Ferreira, do Rio de Janeiro cm 53 dias, com géneros do Paiz, a .Manoel Ribeiro da Silva; 21 pessoas de trip., 3 passag., e l mala. . '

Galera Bra*ileif«=:SantaCruz = Cap, João José Gomos, de Pernambuco em 5-2 dias, com géneros do Pui*, a Manoel Ribeiro da Silva; 21 pessoas de trip. e l mala. ,

Burca Portugueza= Activa = Cap. Sabino António do Cabo Almeida, de Pernambuco em 38 dias, com assucar, a Manoel Uibciro da Silva ; 23 pessoas de trip. e l mala.

Brigue Brazili'iro' = Triumpho Americano — Cap. Matloel Simões, de Pernambuco em 58 dias, corn assucar, a José Marques da Costa Soares; 17 pessoas de trip., 3 passag., e uma mala.

Brigue Bruileiro =Poifirio= Cap. João Francisco doFSantos, da Bahia em 45 dias, com géneros do paiz , a Custodio José Lopes; 14 pessoas de trip., 2 passag., e uma mala.

Biigue Pru,ssiano= Paulina = Cap. A. Fi-lander ; deNylandia em 44dias, com alcatrão, breu, e madeira, a Liligrew, e Hertilz; 9 pessoas de trip.

Brigue Sueco«= Anders=Cap. B. Kyber, de New-Yorck' otn 34 dias, em lastro, a Tor-lodos e Com p." ; 9 pessoas de trip.

Brigue-Escunu Portuguez = S. Domingos= Cap. Manoel Gonçalves Vianna, de Pernambuco em' 35 dias com assucar, a Domingues Rodrigues; 12 pessoas de trip., e urna mala.

Canhoneira Portugueza =r=N.c 5= Mestre Jo5o Pereira, de Peniche em um dia, com 7 praças de guarnição.

Rasca = Senliora do Rosario= Mestre Ma-thias Mendes, de Villa Nova de Portimão em 5 dias, com peixe escalado; 7 pessoas de trip., e l passag.

Bateira —Senhora da Misericórdias Mestre Hyppolito José j de Villa Nova de Milfontes em 3 dias, corn cepa, e 6 pessoas de trip.

Bateira = Senhora da Piedade = Mestre Joaquim de Macedo, de Villa Nova de Milfontes ecn 4 dias, com carvão; 10 pessoas de trip., e 2 passag. • -

EMBARCAÇÕESSAHIDAS.

Brigue-Escúria Portuguez = Funchal = Cap. José Baptista, para a Ilha da Madeira com milho, telha, e azeite, e 17 passag.

Patacho Portugjiez = Audaz = •Cap. António Pereira Borges Júnior, para a Ilha Ter-csira com sal, fazenda da Praça , e 2 passag.

Bateira = Senhosa dn Conceição = Mestre

José da Silva Rocha', 'para Sines 'corn encora-mendas, e 2 passag. '

Bordo da Corveta D. Joào 1.°, surta na enseada de Paço de Arcos, em 23 de Agosto.dc 1837. = António Gabriel Pereira Pessoa, Ca"; pittio de Fragata, Cdmrnnndante.

Registando Porto erri 22 de Agosto de 1837.'

1 _ EMBARCAÇÕES ENTUADAS.

CHALUPA Ingleza = Zcphyr = (Do Royal Yacht Club) Cap.Buntmck , deCadiz em 6 dias, com 9 pessoas de trip., e l passag. • Barca Brasileira = Augusto=: Cap. José António de Mattozinhos, da Bahia em 58 dias, com géneros de paiz, a Bernardo Miguel tié Oliveira Borges; 13 pessoas de trip., 2 passag., e l mala.' , .

Patacho Portuguez = Dons Irmãos = Cap. Domingos Netto Marques, da Ilha de S. Miguel em 9 dias, com fava, trigo, e batata, a João António da Luz Robin; 11 pessoas de trip., l passag., c l mala.

Hiate Portuguez = Flor. de Setúbal = Mestre Manoel Joaquim Ribeiro , dn Ilha Terceira em 8 dias, corn tiigo, fava, e cevada; 11 pessoas delrip., e l mala. Consigna-se ao inoslno Mestre.

Barco Portuguez = S. Pedro Aguêda=± Mestre Bento António dos Santos, de .Faro em 6 dias, em lastro; 7 pessoas de írip., c S passag.

Rasca = Maria Isabel = Mestre Crispim Francisco, da Figueira em 3 dias, e da ErJ-ceira em. 18 horas, com taboado, semente cie pinhúo, alfazema, e papel; 6 pessoas de trip., e 3 passag. '

EMBARCAÇÕES 9A.1I1DAS.

Paqúeta Inglez = Espoir. •

Hiale do Arsenal ^= S. Miguel.

Canhoneira Poi tugueza=:N.° 5.

Brigue-Escuna = Correio de S. Miguel = Cap. António Ferreira da Silva, para a Ilha de S. Miguel com sal, cncommcndas, e 8passa g.

Chalupa Hollandeza = Mars = Cap. J. Met-zon , para Vlaardingen , com sal, c limão.

Cahique Portuguez = Santo'Antonio e Almas = Mes>lre André Luiz, para a Pazetta em las-' iro, e l passag. i

Rasca = Senhora do Rosário = Mestre José Pereira, para Faro em lustro.

Bordo dn Corveta D. Joào 1.°, surta na enseada de Paço de Arco», em 23 de Agosto de 1837. = ./ítt/omo Gabriel Pereira Pessoa, Capitão de Fragata, Commandarite.

AVISO.

P Et A Administração Geral dos Correios se. faz publico, que sahirá a-3 de Setembro para a Bahia o Brigue Brasileiro Profirio.

As cartas serão lançadas ate ámein noite do dia antecedente.

ANNUNCIOS.

, /"VRECRBBDon do Concelho tle Álgallega. do Ribatejo faz \J publico que no dia £3 do corrente Incz em diante, abrirá o Cofre da sua Recebedoria na rua do Poço 11 ° 870, para receber no praso de trinta dias'a decima, e impostos nn-nc\os do anno de 1835, pertencentes ú Frcguezia Oo Espirito Suulo, e S. Jorge de Sarilho» Grandes, e isto nos dias de se: mana dai oito horas da ninnliíí, ala íi duas da luide , e nos snnlificniloB dns 11 até ás 5 da tarde.

T"Voit& Antonia Adelaide Bomvet, vjuv.i em segundas U núpcias do Exin.° Marquez de Marialva, tem leligio pendente sobre a validade do matrimonio contrahido pela nu-uiiDciante com o Exiii." Marquez de Marialva, ocorre no Jni-zo Ecclesiastico, EsciivSo Lemos: como meeira, e herdeira de seu filho D. Pedro José Joaquim Victor lhe pertencem os bens livres daqdelln herança, e vendo a annuncianle' que os Exui "' Duque e Duqueza de LafSea .vão proceder á venda da sua quota hereditária, protesta a aanunoiante contra a mesma, e de a nSo haver por boa, salva a alienação que f O r feita por legitima exccuçilo de debito passivo, julgado com ro-nhecimenlo plenário, ou confessado á vista de títulos que constituirão prova provada.

NA tarde do dia 25 do corrente se ha de arrematar na Pra

___ Éaça do Deposito Geral, uma

e?3JjJLBJJi^ quinta com suas pertenças no sitio de Socavem, denominada dag Penicheiras, avaliada na quantia de 3:160$ réis: é Escrivão = Couto.

PARA O RIO DE JANEIRO

ABARCA Portuguein Prazer e Alegria, Capitão Joaquim Vasques, sahirá impreterivelmente no dia 3 do próximo mez de Setembro : quem quizer carregar, on ir de pastagem , para o que ofierece ai mais excedentes accommodn-ções, queira quanto antes dirigir-se aos Consignatários Viuva Moller, e Filho, na calçada da Magdalcna ri.° 48, ou ao Ca-pilRo todos os dias na Praça ús horas do costume.

PARA. HAMBDKGO

T^r QJAHIKA' com muita brevidade a Escuna Porlu-5 JU^- ÍO gueza S. Joié, Capitão Joaquim José de Sou-MÉlfc sã: quem na dita quizer carregar ilirija-su á Viuva Moller e Filho, na calçada da Mngjalen» n.° 48, ou na Praça ás horai do costume.