O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

fortificações na fronteira de Caramania. Parece que os diplomatas europeos no Levante dão a maior importância ao cruzeiro de Mehemet-Ali. Vemos com cfítíito que um navio de guer-: rã Russo, um Inglez, e outro Francez , estão em observação para descobrir os movimentos, desta esquadra.

Rebentaram alguns alborotos em Mitelcna, em consequência da resistência opposta pelos Gregos aos officiaes que enviou o Sultão áquel-lê paiz paro recrutar gerite.

A esquadra Turca estava n 30 de Julho nos Dnrdanellos, e a Egypcia a 20 á vista de Te-nadu. Parece quo n ulli'iia victorja dos Cir-cossianos sobre os Russos 'foi mais decisiva do que se julgava. Esles deixaram abandonadas QG p

Desde a derrota dos Rirssos e.n C!iapsonk4 não tem havido novos choques entre elles, e os ÍVircossianos. EP=I Xfuan-t-o ao olfcjwitncuto de mediação de L-iid 1'onsomby , o portador das proposições de S. E. não voltou ainda de Bae-•

FKANÇA. — Paris) 2Í) de jigosto.

A B noticias de Nápoles são hoje de muita entidade-, se se deve acreditar a 'Ga&ette de JÍiigsbinirg, cuja» asserções confirma o #fíisA-ger dt ffaldtteften, periódico Sutsso, e o correspondente du Connncrce.

Tinham tornado à rebentar, apenas opazi-guadas, turbulências ôm ^aml\as ús Sitíilias, 'tendo tórtlado partido nos ihsurgentès o regimento enviado aos Abruzzos. Reproduzimos és-tas noticias com o mais vivo desejo de •que se desmintam. A Itália nada pôde ganhar com Si-militantes movimentos, nem é esta a senda pela qiiíil uma parte das populações curopeas poderão Conseguir o bem estar que tantas agita» çõec não tem sito capazes de lhes proporcionar. Ninguém pôde alterar hoje utilmente a |>aa da Europa. • (La Paix.)

A volta do Conde de Lowenhitelm ^i Paris j onde se considerou mais ntil a sua presença aos interesses da Suécia que no Gabinete de Sto'c-kolrno, ao qual se lhe destinava desde logo a successão de Mr. de Wctleistoedt? exp1ica-se pelas inquietações do Rei, e pela necessidade que conhece de modifica? o systema°de SHBS al-linnças políticas. A atlitucla e a linguagem da Rússia lio algum tempo a ts,la parti, tem feito conhecer ao velho Monarcha do origem plcbea a situação precária da suadynaslia, c ainda que affecta todavia uma grande confiança nos tractados , e na. 'recordação do's serviços que prestoa úcoalisão de 1823, e de 18M o antigo sargento do Royal-Vaisseau, o Marechal do Im-.perío Froncez, tracta de se unir a uma potência de que se tinha um poirco esquecido. Em Petcrsbiirgo tem feito saber recentemente ao Mi» nistro Sueco, qne não estava indefinidamente obrigado por convenções jfi antigas, e que ha» via lambem uma prescripção em política para as qupslões delicadíls sobre a legitimidade das famílias Reaes. Algumas explicações pedidas acerca da presen-ça de um ngente acreditado do Príncipe Gustavo Waja, em Petersbiirgo, prõ-Vocaram esta resposta, expressado quanto ao IMÍIIS coiu todu B altcKçâo da lingiíngeui diplo-inatica.

Os receios deBernardotle sobro a sua dynas-lia ião de dia eín dia mais vivos, é tem prol .nuneindo já muitfts vezes a palavra fali! db lábdicurão a favor de seu filho, julgando desle mudo ter lenipo pura -assegurat1 o Píincipe Os» cai aobre o llicono. Este pensamento nã^tetn cnconlnido oppbsiçub no conselho, onde n^ilha csla medida, de que tem liuvido mttíi'de um eiciii|ilo na Suécia, como um pcrthor'de'tran-f|tiillrdude para o fiituro díi f

tes do Norte com as suas duvidas, injuriando-as sobre a sua boa fé. Não obstante iaso, é pouco provável que Bernardolte encontre junto do Governo Franoez , e na política das Tulherias motivo de uma completa segurança. (Siècle.)

ALLEMANitA.-r-í/a?io«r, 20 de Agosto.

ESCREVEM de Berlim em xlíta de 11 de Agosto o seguinte :

Os'negocios de Hanover são ainda aqui o principal assumpto de todas as conversações po-litic»!. Ha pessoas que pretendem ter visto cópia da «suposição que diverso» membros dos Estados IJanoverianos transmitliram á Dieta Ger-ttnanica.

As'carlas patentes do Rei Ernesto encontram «imiti defensores emre fWSj •»»• assegura» positivamente que ns duas grandes potências Al-Icmãs se declararão ante a Dieta Germânica a f;ivor da pe,lição dos Estados,

Escrevem

•D«pois da volta, de Mr. Werthftr de Toeplitz reitin a itraior actividade na repartição .dos ne-•gocios «tfiinpeiros. Os 'nogbc-ioB' da Hol.lunda os occuparn nmito, e são o objecto.de prevenir as eojlisÔHs que poderiam suscitar as cartas po-tciUftB de 6 dn Julho. •

° Tenir»í A intima convicção de

surfesA. — Lhccrna, 24 de Agosto. SeSsão d« Dieta.

A DIETA tem rdediendo já quatro sessões á discussão do livro' segundo do projecto do 'código penal militar fed«fhtivo, que tractn da junsdicçâo militar. O1 resultado

Na próxima semana occupar-se-he a Daefa da grande qtwíitrio d» -revisão do pacto federativo." A maioria do8'cnnlòes continua a mos-trav-Sf favorável á revisão; mas monifestam.se differénças de Opinião muito rtiarcodas tícerca do modo por q\ie deve eflectúar-se esta revisão. Espera-se não obstante isso'que esta questão, que ha quatro annos se está agitando, produ-sa ao presente algum resultado.

Rebentaram algumas turbulências no cantão de Glariz em consequência da resistência opposta pelos catholicos á introducção da nova constituição, que a Dieta garantiu recentemente : graças á altitude vigorosa do Governo de Claris, tem-se acalmado sem a intervenção federativa. Julga-se que certos agentes diplomatas não são estranhos a estas turbulências.

Todos os passos que tem intentado ate ao presente a diplomacia para provocar « expulsão do Príncipe Luiz Napoleão do território Helvético, tem sido secretos; mas t)pouco exilo que tem obtido não deixa dúvida sobre a próxima chegada de manifestos, que reclamem a sabida do jovelri Príncipe, cuja mãi continua n'um estado de padecimento que causa muita inquietação. (Tcmps.)

fctSBOA, 18 DE SETEMBRO.

HA muito tempo que Lisboa não apresentou tão brilhante espectáculo como em a noite de Domingo passado. O cuidado com que todas as casas se achavam illuminadas, o concurso das Damas que passeavam e em bei tonavam as ruas, as Musicas, e sobre tudo a alegria que se pintava nos olhos de todos bem deixavam perceber o sentimento que trasbordava nos corações. Corria algum vento qub apagava as luxeS que não tinham abrigo, o que causava'desgaste ao Povo, « aos festeirqs qd« «ao ti-nham-JifèV-eíiido pste contra,.; no Arsenal aonde ha muito havia '.trabalhos para tl

trados tão bem nascicos desejos. No Tivoli (da Flor da Murta) houve uma concurrenciâ brilhante e numerosa; em toda a parle se apinhava Povo e se ouviam vivas aos mais carys objectos da Noção. Contou-se e ouviu-se o feliz Successo de Sua Mageslade a RAINHA milhões < de vezes; admirou-se a constância da Augusta Mãi, o prazer de Sua Mugestade El-llei D. FERNANDO, e ate se imaginavam jú as virtudes que ha de vir a ter o Excelso Príncipe. A Familia Rear foi objecto de todas as conversa» e entretenimentos, e de certo teve parte em todas es lembranças, nas danças, nos toques, nas conversas, e sobre tudo nas orações. Era gosto ver o socego e o doce prazer da virtude unindo todas as almas. Foi de certo a noi-(f flKkU &liz que adormeceu a sensata população desta Capital. Nç> Theatro houve utnn numerosa concurrenciâ das famílias mais luzidas, que alli foram para testemunhar o gosto do feliz Successo de Sua Magcstade que se divisava ria vista e nos corucões de todos.

Nas folhna quê ultimamente recebemos de Londres,' que chegam até 8 do corrente meu, encontramos arligo» sobre Portugal tão sem fundamento, nem sombra de verdade, que nos admirou o vê-las, porque não sabemos o interesse-qtie podern ler os correspondentes que aqui escrevem .porá o iQlobe,, e* porá o Ti.m<_35 isto='isto' lisboa='lisboa' correr='correr' vai-fugindo='vai-fugindo' além='além' homens='homens' firme='firme' desordem='desordem' onjroo='onjroo' ao='ao' linhas='linhas' diga='diga' braga='braga' as='as' guarda='guarda' caçadores='caçadores' sua='sua' guardas='guardas' longa='longa' defeza='defeza' adbesão='adbesão' _4a='_4a' obrigados='obrigados' mil='mil' por='por' se='se' tíar-sn='tíar-sn' era='era' muitos='muitos' amaldiçoa='amaldiçoa' sem='sem' gucrrêa='gucrrêa' mas='mas' _='_' ern='ern' anarchia='anarchia' a='a' fieis='fieis' opinião='opinião' e='e' vontade.='vontade.' lhe='lhe' linha='linha' certo='certo' marchou='marchou' ftatalhão='ftatalhão' ta='ta' contamos='contamos' o='o' p='p' saldanha='saldanha' noticias='noticias' cada='cada' _-e='_-e' parft='parft' lodo='lodo' da='da' compondo='compondo' de='de' sustos='sustos' perdoaríamos='perdoaríamos' sequolle.='sequolle.' con--teodoreb='con--teodoreb' mais='mais' importa='importa' temos='temos' sttld.anhn='sttld.anhn' resistência='resistência' dar='dar' das='das' corram='corram' liberdade='liberdade' nacionaes1='nacionaes1' enganar='enganar' difforentes='difforentes' corrupção='corrupção' em='em' vez='vez' todas='todas' perseguindo='perseguindo' defeito='defeito' desacompanhado='desacompanhado' brilhantes='brilhantes' entendimento='entendimento' _5='_5' divisões='divisões' quasi='quasi' tag1:_000='_2:_000' revolta='revolta' batalhão='batalhão' inglaterra='inglaterra' que='que' provas='provas' rebeldes='rebeldes' mentir='mentir' causa='causa' rebellado='rebellado' pontos='pontos' animar='animar' uma='uma' cai='cai' nacional='nacional' ainda='ainda' povo='povo' nós='nós' nos='nos' porluguezes='porluguezes' duas-divisões='duas-divisões' foss='foss' não='não' á='á' â='â' os='os' sjmiltianvea='sjmiltianvea' aqui='aqui' chegam='chegam' soldados='soldados' ó='ó' lá='lá' favor='favor' tag2:_000='_3:_000' tropa='tropa' tudo='tudo' dá='dá' muio='muio' xmlns:tag1='urn:x-prefix:_2' xmlns:tag2='urn:x-prefix:_3'>

Façam o seu goslinho em mentir, mas lembrem-se que nem aos rebeldes, nem ao jornal, nem á Nação Inglexa aproveitam tão descarado mentir, tão mal nascidos desejos, e tão iu-dignameiUe manifestados.

• Saibam que o Povo Iftglez abençoa e quer nossa Liberdade, que n npssn Causa é a de todos os homens; e que clles servem a uiu partido que a mesma Inglaterra sligmnlisa: graças á illustraçuo da Grà-Bretanha fjue se não move senão íi voz da justiça; que snbe que syrn-patisiímos com suu Llberdpdu que desejamos imita-la.

N

RESTAURAÇÃO Di; 1040.

'o dia 1.° de'Dezembro

Já em 1627 alguns Fidalgos Portuguezes qui-zerarn pôr mãos á obra du salvação nacional, e para isso se foram ter então com o Duque de Bragança, que vivia retirado em Villa Viçosa; esle porem ou por modéstia, ou por poli-tira, respondeií-lhes.quo não tinha nascido para tão grande cmpreza,-e ella retardou-ae,. Entretanto D. Luiza de Gusmão' casada com o Duque Bragança, e Ribeiro.Pinto, 'Procurador do Duque, li o ruem dotado de gemo., actividade, e ambição, não deixaram de in-fluir no animo do Duque para o deliberar, no mesmo tempo que, o Arcebispo de Lisboa, Rodiigo da Cunha, Pedro de Mendonça, Furtado de Mendonça, e sons parentes, António* tf Miguel d'Almeida, Ffflncisqp de Mello,- e seu irmãpr D. Rodrigo de Sousa, c muitos outros Senhores, trabalhavam soes cessar ern levar por diante a sua abra-. ' .•