O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

(94)

tremadura são os competentes só para isto; façam o que quizerem, mas creio que pouco terá a Estremadura que agradecer de tal resolução. Sr. Presidente, não sei porque aqui se tem fallado tantas vezes em regatear: nós não queremos regatear, mas não queremos ir como cegos fazer um contracto. De mais eu creio que no primeiro contracto não se incluía esta condição; como veio esta materia nova aqui? Por tanto digo, sendo esses cães em terreno particular, como querem inculcar os pratonos da companhia, nós não podemos negar esse direito, e sendo em ancoradouros públicos não podemos dar-lhe quarenta annos, sem ao menos saber a qualidade, como e quando hão de principiar. Creio que se o contracto tosse particular dos Srs. Deputados não admittiriam tanto preço por uma cousa, que não está definida, que não se sabe o que é; (cães isto não é bastante) é necessario saber como serão construidos.

O Sr. Ignacio Pissaro: - Tem-se discutido esta materia longamente, e parece-me que seria conveniente consultar o Congresso sobre se a materia está discutida.

O Congresso julgou a materia discutida.

Posto á votação o parecer da maioria da Com missão foi rejeitado.

O Sr. Presidente pôz então á votação o parecer da minoria da Commissão concebido nestes termos: se se deve conceder á companhia o uso dos caes e pontes inteiramente feitos de novo, pelo espaço de quarenta annos, com as condicções declaradas na proposta da mesma companhia.- Foi approvado.

Pediu e teve a palavra.

O Sr. Ministro do Reino: - É unicamente para dizer ao Congresso que telegraficamente nos foi communicado que os revoltosos de Valença se tinham submettido em vinte e seis, ou vinte e sete; e para dizer igualmente que uma insignificante revolta, que teve logar em Messejana em vinte e tres do passado, que se estendeu até Beja, mas reduzida a força militar de 7 de infantaria, e augmentada com um destacamento do mesmo corpo acabou, porque esses mesmos entraram nos seus deveres.

O Sr. Presidente: - Deu a hora; a ordem do dia para a sessão seguinte é a continuação da discussão do projecto de constituição sobre a organisação da segunda Camara. Está levantada a sessão.

Eram quatro horas da tarde.