O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

(196)

outro do ministerio da guerra com a copia do officio do commandante da oitava divisão militar ácerca da representação, que lhe fizeram os povos de S. Romão? Alportel, o Farrobo a fim de serem desannexados do concelho de Faro, e continuarem a pertencer ao concelho de Loulé.

Foi remettido á Commissão d'estatistica.

2.° Outro officio do mesmo ministerio, accusando a recepção do que se expediu pela secretaria das Côrtes, em que se participava a reeleição dos Srs. Presidente, e Vice-Presidente.

O Congresso ficou inteirado.

3.° Um officio do ministerio da guerra, enviando varios requerimentos, e mais papeis connexos pertencentes ao major reformado Antonio Julio Pereira d'Eça, que pede lhe sejam liquidados, da mesma maneira, que o foram aos capitães do exercito Aureliano José de Moraes, e Francisco Zacharias Ferreira d'Araujo, os soldos, que lhe foram suspensos desde 1824 até 1834, em que foi reformado no posto de major.

Foram remettidos á Commissão de guerra.

4.° Outro officio do mesmo ministerio, enviando a copia do relatorio do uso, que o brigadeiro graduado Celestino, commandante da oitava divisão militar, fez em todo o mez de Setembro ultimo das faculdades extraordinarias concedidas ao Governo, prorogadas em virtude da carta de lei de 12 de Junho proximo passado.

Foi para a secretaria.

5.° Um requerimento das damas, açafatas, e mais antigas creadas das differentes repartições do paço, a pedir se recommende ao Governo lhes pague tudo o que se lhes deve.

Sobre este requerimento pediu a palavra

O Sr. João Victorino: - Parece-me que este requerimento deve ir ao Governo com recommendação, a fim de que elle soccorra essa classe desgraçada, porque para isso não precisa de medida legislativa.

O Sr. Barjona: - Entre tanto vá á Commissão de fazenda.

O Sr. João Victorino: - Embora vá á Commissão de fazenda, com tanto que ella lhe dê attenção.

O Sr. L. J. Moniz: - Sr. Presidente, nós hoje temos tanta gente infeliz, que quando se tracta de infelizes eu não sei por onde hei de principiar, nem por onde acabar; mas na verdade estas senhoras estão collocadas em um estado o mais deploravel, e o mais digno de compaixão: é preciso accrescentar a esta consideração a de que ellas viram muito mais bellos dias, e para aquelles, que viram dias mais beijos, não ver agora senão dias lugubres, causa muito maiores penas; por isso peço para unir a minha voz em favor do requerimento, que apresentou o meu respeitavel collega, o Sr. Deputado por Vizeu; cujo exemplo em tudo, mas principalmente em actos filhos de seu coração benefico, muito me honro seguir.

O Sr. Barão da Ribeira de Sabroza: - Eu queria sómente dizer que o Sr. Ministro da fazenda se tem occupado disto com toda a seriedade, e com todo o interesse, e espero que S. Exa. fará o que me disse ha pouco, isto é, que logo que podesse pagar alguma cousa a essas senhoras, o faria.

Pondo-se á votação se o requerimento havia de ir ao Governo, assim se decidiu.

O Sr. Presidente: - A hora deu: a ordem do dia para ámanhã é a continuação da discussão da constituição. Está levantada a sessão.

Eram quatro horas da tarde.