O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

1210

.."•"•"""i.

E se é uni erro, saibam todos os meus Constituintes que, o sru piocuradof nâÒ'ncérta com o mandato; e n Unia êltkoral 8e'me fêclie pa-sa sempre; e não possa eu'errar maig no deites, e no rncu detrimento!

Porem, Sr. Presidente, qualquer que seja ô •destino, que a Providencia tenha reservado para esta infeliz Nação em geral; e aos homens que figurnm na Scena política, cm particular; qualquer que jeja o tempo, e o logar dos'iiieus

•últimos arrancos-----•. hoje, amanhã, d'aqi>^ a

um me/, d°nqiii a um ou muitos annos; escravo ou cidadão, particular ou homem publico; no Parlamento ou no retiro; no tnumplio ou no patíbulo; protesto viver, e morrer (politicamente fallando) na fé de Benjamin Constem l, nn te da causa dos Reis, e dós Povos; da bclln causa dn Monnrchia Real, e Representativa! dessa Monarchia venêraiiíia''da qual, » .... Mullo*que per annos Stat fortuna domus , et avi númerantur

acorum.n

Mas não debsa outra appellidnda'Monar^chia , •oue onde quer qup Icm pretendido rnsftiar-se M Nascer , saffrer, morrer.. . cia Sita híslo ria ! n ( Apoiado prolongado.")

DIÁRIO DO GOVERNO.

NOTICIAS ESTRANGEIRAS.

TURQUIA. — Swyrna, l.° de Setembro.

ESCRKVEM de Alêsíindna , que Ibrahnn-Ba-chá partiu muito descontente de seu'pai. Alguns dias antes da sua partida expressou-se nos termos rnais aciimoniosos coiltra Mehemet--Ali , cuja administração abomina. Doclaioi positivamente, que depois da morte de Mchr mel mudariam as cousfis de somhlanle. Ioda estas expressões, propagadtis pelos seus amigos cnut-aram uma profunda irupressão ti ò Cairo i Alexandria , e parece que o mesmo Divan pró-rogou a solução da questão sobra a sticcesSiio ú coroa, n fim de poder obiar livremente segundo us circumstuneias.

C) Divan teve noticia de que os engenheiro Alemães tinham descoberto liras minas de ouro na Syrin. O Divan, seguro deste dado, on-nunciou que não necessita o Bacliá vender a suas mercadorias por baixo preço para adqui rir dinheiro. Esta noticia agitou os ânimos eru Alexandria, porque leme u povoação que o J3rfrh;í pmprenda novas expedições na Syriti

• e na Ar.ibia. Sabia-se em Alexandria queoSul

• tio acabava de authorisar uma communicação ds barcos de vapor com a índia por Suez e o

• 3Siilo. (Mercwe de Franconie.)

LISBOA , 27 DE OUTUBRO.

RECEBEMOS Folhas de Madrid até 20 do cor rente: Estes Jornaes vem assaz escassos d noiirins sobre o thuatro da guerra, mas das qu contém levamos ao conhecimento dos nossos lei tores os seguintes extractos.

Depois da gloriosa acção de Hucrta dei Rei a facção tinha debandado em diversas direcções e em consequência disto o General Conde d Luchana aclid-se indeciso sobre a direcção qu

'devia tomar até receber noticias positivas d(

•paradeiro da facção; mas segundo a sua parti cipacíio datada de 15 do corrente, de Ontopia dei Pinar',' já sabia que o Pretendente com a sua fucção se-dirigia a Qtiintannr de Ia Sier

1 rã , tendo destacado do povo de Gallega algu ma força para1 reunir os dispersos.

O General em chefe marchava sobre a fac cão, e na sua passagem por Espeja tinha-s apoderado de um deposito de ôOOfangas detri go, e 250 de cevada. O Castellano de 20 nc •seu artigo denominado A itlhma hora, diz que o Governo tinha recebido participação d. General Espartero, datada de 18 do corrente em Ontoria do Pinar, na qual aquelle Genera

orommunitaya. ter-se interposto com o seu exer cito entre as forças deZariategui, e as do Pré terídente, obstando desta sorte ájuncçâoqu projectavam , e obrigando-os a marcharem em diflerentes direcções, em virtude do que o Ge •nernl Lorenzo com o 2.°-corpo de exercito per seguia Zariategui, e o Conde de Luchana c Pretendente. Presumia-se, que este se dirigi a Sc-na,« Zariategui ao Ebro.

Orúa mnrcliou sobre Cantnviej.i, e ô Genc-al Borso deCarminati chegou aTeruel a õ do orrente á tesla de cinco Batalhões, e devia no

a seguinte continuar a sua marcha' para o 1'tíino'de Valência. i '•'' ' ' . •"'

•ForcadelKtchavn-se em Ondai"'e CaLrera dc1-iois de passar por Canlavieja, dòndè"tirou um ibuz, estava sobre Arriposta. Tallada'e Espe-anza entraram em Chiva á tosta de 2,000 in--, 'arítes e 140 cavallos, em cujo povo cormnette-rath horroiòsos attentados.

O Clii'ft: C€irlisla Uranga dirigiu-se a 8 á' Vente de quatro batalhões Navarros e Guipuz-crtanos, e u companhia de guias sobre os valles de Uluaiíia, Erro Aezcoa, e outros. 'Mas ô Cò-i roncl D. Leon Iriart partiu de' Parnplona no nresiVio dia 8, com quatro batalhòas:^ duas peças dê campanha, e outras tropas que pôde reunir corn o objecto de atucar e impedir a passa-1 gem a Urangn. Os rebeldes atacaram vigorosamente a ponte de Lodosa com o fim , segundo dizem, de facilitar a passagem do Pretendente'', cjue.se presume dirigir-se ú Navarro. .' Jiates bandidos tem posto em pratica o atroz e Jioirôroso" meio de'comprorcrn aásassinos para' se Irvrarem dos seu acérrimos inimigos, por este modo tem sido victimns dos mais expcra-veis ho'ri>icidibs o valente D. Martin Zurbano, ó'V)'JJ r avo Gonicz, commandante de um corpo nlóv'erda"provincia de Lerida. •' 'Eni' épnsequencia da renuncia feita peloCon-de';''de Luchana, da Piesidcncia do Conselho >de Ministros, foi nomeado para o substituir D. Eusebio B.irdají e Azava, primeiro Secretario d'Estado.

Bateira ±= União ±= Mestre Antorfió da Sil--va Pinho, pura'Setúbal em-lastro. •.•••" •

Quartel do Registo do 'Porto na Torre de Belém, 27 de Outubro de 1837.= Leotte', Capitão Tenente^ Commandantet ' r t •'

: SERVIÇO DE MARINHA.

Registo do Porto, em 27 de Outubro de 1837.

EMBARCAÇÕES -ENTR.ADAS. .-

T.VPÔR Portu^uez = Porto i±= Cap. Francisco António Figueira, do Porto ern 20 horas, cotn encommendas', e dinheiro, a vários; e o navio a Jostí Van-Zeller; 22 pessoas de trip., 88 passàor. ?' e1 uma mald.

Vapor Inglez = Braganza= Capitão Alexhn-der Mnc Lcod , vem em qualidade de Paquete de Londres, em 7 dias, de Falmouth em 4, de Vigo em 25 horas-, e ultimamente da barra do Porto em 19 horas, com fazendas, 40 pessoas trip., 67 passageiros, e uma malu. Consigna-íe a José Van-Zeller.

Escuna Sueca = Nordlyset= Cap. P. O. Breckam , de Dronlheim ern 28 dias, com ba-calháo, e peixe páo, ajTorludes, e C."; 7 pessoas de trip.

Escuna Ingleza = Eufemia = Cap. James Turpy, de llouen em 11 dias, em lastro, a Alexandre Adum ; '5 pessoas de trip.

•Galeota Hollandeza = Kleinkmderin = Cap. M. D. Noorlhtock , de Vlaardingen em 14 dias, com batutas, queijo, e manteiga, a George Seidle; 7 pessoas de trip.

Hiate Porluguez = Santa Anna e Almas = Mestre Manoel da Costa Neves, da Figueira em l dia, com feijão, e madeira ; 6 pesspas de trip., e 2 passag.

Bateira = Senhora da Misericórdia = Mestre Hyppolilo José, deVilIa Nova deMilfontes em 3 dias, com cepa ; 7 pessoas de trip.

Bateira — Nova Piedade = Mestre António dos Santos, de Villa Nova de Milfontes em 2 dias, com trigo, cevada, linhaça, carvão, e cera; 8 pessoas de trip., e 3 passag.

Bateira =Santo António Pancão= Mestre Filippe Nery ,.dè Setúbal em 2 dias, com carvão, 6 pessoas de tnp.

Rusca = Correio da Figueira = Mestre José Francisco, de Setúbal em 2 dias, com trigo e centeio ; 7 pessoas de trip.' '

Barco Portuguez=Restau'rado= Mestre João de Sousa, de Setúbal em 2 dias, com trigo; 6 pessoas de trip.

-Fragata 77 E 82 = Mestre Manoel' líafael, de Setúbal em 2 dias, com cortiça; 5 pessoas de tripi

EMBARCAÇÕES SABIDAS.

Barca Sarda = Hehricheta = Cap. Cario Lazzola, para a Bahia com sal, vinho, e 2 passag. • ''

Escuria Irlgleza==Coquette —Cap. William Sander, pára a Figueira com bacalhau.

Cahique Portug\iez = Conceição e Almas = Mestre Francisco da Cruz, para Setúbal com sal.

Bateira = Senhora da Conceição = Mestre José da Silva Itocba, pára Sines em lastro com um passag. / -- • • _ • '

PELA Administrriçào'GeraI de. Lisboa se faz publico,'que todos os' concorrentes aos lo-gares de Escrivães dos Juízosadtí -Pa^ desta Capital e Termo devem apresentar-se na Repartição Central da Secretaria da mesma Administração, no praso de quinze dias, a, fim de pres-to,rém' certos esclarecimentos.'Lisboa, 27 de Outubro de 1837. i ..... . .

ANNUNCIOS*

yKNOB-sB juulo ad sitio' da Estreita \im& casa nobre i

com quintalilcx, e accoraodaçSes para

__T____ numerosa família: quem « pertcnder podo faMar

a.íose António Basto de Pinho, r u BI dos Romiilares n." íl, l.'" andar, todos os'dias nlé'as 10'noras da màMlS.

'"'"*"' BNU>ct\ND(! Jo5o Ferreira Troca no't)jarid do Qover-]c». no N.° 854 a venda de alguns bens,,que actualinante prirlencem ao seu casal, previne-sa o publico que-a sua niea-çiio ainda esta responsável por dividas passivas', eeudo credores Joré, António Gumes Ribeiro, e os herdeiros d meaçilo materna'pelos rendimenros nSo descríp1 tos' 'no inventario, cor-renpondentes a granrle capita] pelo decurso de. 10 annos, os qnaes tem intentado já as acçOes.competentes. Aqcresce a esta circumstancia a de se achar o uiinunciante em alienação Dental, de modo que nflo precisando vender os bens annunciados, somente ò faz com o Riu de prejudicar os qne devem vir a ser interessados no merino caiai. Por estes respeitos todo u contracto é nu l Io, e as peisoas que algum verificarem efectivamente responsáveis. No eqcriptorio do Escrivão de Direito José Luiz JMalhias consta a veracidade da primeira parte dea-

le anniincio.____________________

a rua das Necessidades uma pró-de casas n."' 18 e 19, coai uma barrara por de traz: quem as perleuder comprar falle na rua do Ouro n.° 84.

V"ENDESU ni niieiludo

N "A tarde do dia tre> de Novembro se ha de arren

imolar na Praça do Dcposllo Geral ^•'-^"iS- "ma propriedade de casas com seu quintal e seriado , no logar dos Cáes, Fregnezia de Loures, avaliadas

em 850$OOQ réis: é Escrivão = C.'oiito._______________

7'TJiiLO Juízo de Direito, segunda vara, Escrivão António JL de Faria Chaves, correm «iliclos de 30 dias em virtude da e«criptura de cessão que (et. D. Luiza Cândida de Ponten Athaide e Azevedo, por ti, e anlhorúada por seu marido Manoel Niculáo de Pontes e Athaidc, a Jojo Ferreira da Cunha Bastos Jcrvis, de um paclrlo do capital de 4:800$000 réis,, «Je eondição de relro preço d« ÍO ao milhar, que produz o juro nnnual de 240$000 réis, assentado na folha do Conselho Ultramarino, para por este meio ficar habilitado. E por issp todas ai pessoas que se considerarem com direita ao dito padrão o venham deduzir ao dito Juízo no referido

praso.______________________________________________

.T^tTEjfnR-sB uma porção de Inflo durazio bom na quinfa

V das Necessidades: quem o queira comprar dirija-se a

mesma quinta, que achará com quem tracle do ajuste»

„ f~\ SB. Presidente da Assembléa Geral da Companhia de

\J Lezirms do Tejo e S.ido convida aos Srs. Accionistas que compòem a, mesma Asscmblúa para se reunirem no Escri-plorio da Companhia, ua rua do Ouro n." l . no dia 31 do corrente Outubro pclns 5 horas da tarde, para os fins marcados nos mesmos KsluliHos. Lisboa, 87 de Outubro de 1&37. = António Joaquim de Oliveira , Secretario da Assembléa Geral

„ /~\ PHOPUSSOII da lischola Normal de Ensino Mutuo de \J Lisboa annuncm ao Publico, que o seu Curso principia no dia 30 do corrente pelas 3 horas da tarde no Estabelecimento de S. Joiio Nepomnceno.

Leilão de Cavalgaduras Muares

n GT^jf "VTA feira do Campo de Sanla Anha, na Terça XVW .1 ^1 feira 31 do corrente ao meio dia.

T HE ATRO N. DA RUA DOS CONDES.

DOMINGO 29 de Outubro de 1837 = Aldeão Pervertido r= Comedia em 3 Actos.=Dous Sargentos = Drama em 3 Actos.

TTJRÇA feira 31, ern Beneficio da Sr." J. Mesquita, a l.aRppresentação da = Mài Criminosa = ou = Outro Tartufo = Drama em 5 Actos. = O Cabrito Montez= Comedia em 3 Actos.

REAL THEATRO DE S. CARLOS.

DOMINGO 29 do corrente, Dia de grande Gala por ser o dos Annos deStia Mages-titde Fidelíssima EIRei Dow FERNANDO, repre-senlar-se-ha a Opera = Margarida d'Anjou.= O Baile = A Conquista de Malaca*pelos Por-tuguezes.

Por não ter cabido no possível, em consequência de imprevistos inconvenientes, nãopóde ir a scena o novo Bai|e_ intitulado = Margarida de Suécia = o qual se está ensaiando sem in^-terrupção, por cujo motivo Sabbado próximo deixará de haver' Espectáculo,

OEGDNDA teird 30 de Outubro. Kiu Benelicio O, d» Cauiaroteiro, Opera = Barbftiro de Se= vilha = M.meGalvi cantará as Variações. Dan-çp,=;A fonquista de Malaca.=