O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

5244

DIÁRIO DO GOVERNO.

Lentes equiparados aos Desembargadores do Pa- l ço, e lhe parece que hoje os Lentes de Prima estarão em parai l elo com a alta Magistratura. Tendo ..ponderado a utilidade de admiltir a esta candidatura assummidades do ensino publico, concluiu mandando para a Mesa uma substituição ao Artigo.

O Sr. Nunes de Vasconcellos disse, que não podia apoiar as idéas do nobre Deputado, .porque pagando o devido tributo ássciencias, e ao digno cargo dos indivíduos de qua se tra-cta ; comtudo attende 'a que um Lente da Universidade não chegando a ter um conto de reis de ordenado, será um desfavor entrarem nesta candidatura, obrigando-os a lazer despezas com que não podem.

O Sr. Lopes de Moraes ponderou que tendo sido de opinião-que a segunda Camará fosse formada de Membros vitalícios de escolha mixia do Rei, e do Povo, queria que ella tivesse os caracteres de Real; aristocrática, c democrática ; porem que tendo-se vencido que seja temporária e de eleição popular, não pôde haver alli caracter Real; porém comtudo pôde ter o caracter mixlo de aristocrática, e de democrática. Que foi por isso que fiel aos seus1 princi-cipios -votou 'por que a lenda de propriedade de-raiz fosse de dous-contos de reis, e que para que houvesse mais latitude na eleição na classe de Magistratura, votou por que entrassem na candidatura os dous primeiros grúos de Magistratura decima para baixo; e lambam j>ara qiie'houvesse maior somina deconliecimcn-•tos,, e-mais popularidade. Discorrendo depois sobre a proporção que se dovo guardar entra as diversas calbegorias que tem deenirar 11.1 segunda Camará, não pôde votar por tamanha amplitude na classe em discussão.

O Sr. I, Pisarro mandou para a Mesa «ma substituição.

O Sr. José,Estevão disse, que entendia pelo que selem vencido, que nesta candidatura não podem.entrar aquelles indivíduos cujos logares são amovíveis, tacs como Reitor, Vice-Reitor, ele.; porém propoz que aos Decanos da Universidade se unam os Decanos dasEscholas Po» ]}'lechriicas de Lisboa. Neste sentido mandou para a Mesa uma emenda.

O Sr. João .Alberto disse, que na sua emenda bastante generalisa, pois que perlende que eniiem na candidatura assummidadesdefnâtruc-çào. Publica do primeiro e segundo gráo; pois que se se quer que as bases progridam, é necessário que cilas sejam representadas.

O,Sr. Costa Cabral disse, que votava por-«jut1 nesta Candidatura entrem os lenles de Prima ; porque isso é conforme aos seus princípios: rnoslrou com tudo, que não achava coherenie yptu/^çe por esta cutliegoriu que tem pequenos ordenados, quando senão votou pelos im-mbios dos tribiinacs de2.a inslancia , que tem l conto de réis de ordenado fora os emolumentos. i O Sr. José Estevão disse, que estava persuadido, que a razão porque o Congresso não votou pelos membros dos tnbun;:es de 2.° instancia, porque entendia, que estas cnlliogo-rius deviam ser formadas só dns suiiimidrulcs.

O Sr. J.oào Victormo votou pela admissão dos professores da Universidade no maior numero compatível com a necessária siibsisteiicin, para a candidatura da Camará dos Senadoios.

O Sr. Sá Nogueira mandou para n Mesa um additnmento á emenda doSr.JoEc lislevão = os nicmbios de ensino público superior, que além do seu ordenado tiverem um conto de réis an-nual.' . . -

Não havendo numero sufficienle na Sala para yotar, e tendo dado a hora, o Sr. Presidente deu puja Ordem do dia -a continuação da de liuje, e levantou a Sessão depois das 4 horas da tarde.'

LISBOA, 6 DE NOVEMBRO.

até 29 do mez passado as Folhas de Madrid que temos recebido, e levamos íi<_ p='p' interesse.='interesse.' que='que' de='de' leitores='leitores' maior='maior' contem='contem' ellas='ellas' conhecimento='conhecimento' dos='dos' fossos='fossos' o='o'>

•Secundo nolicias.de Burgos' de 24 cpllige-sa que D.Carlos depois de abandonar iYlonasterio, .passou por Santa Cusilda, dirigindo-se a Es-caruy. A deserção e insubordinação nas suas tropas continuavam de tal sorte, que Moreno li-

nha pedido a demissão de Ministro da Guerra". O General Lorenzo achava*se em Busto, propondo-se disputar a passagem ao Pretendente, e o Conde de Luchana, que linha dividido a sua divisão cm.três coipos parei, com maior vantagem operar xontra" os facciosos, esperava-se a toda a hora em Monasterio e'Quintanu--Pal-la. Todas as disposições faziam conjecturar que em breve haveria, um serio recontro entre os dous exércitos belligerantes.

Noticias de Santander .de 24-dizem que Bil-báo se acha ameaçada de um próximo bloqueio.

Cabanero com a força de 2000 homens:dirigia-se a Agreda, ondeisc lhe dtviá reunir Ca-brera. - . .........

D- Sebastião, Zariategui, e Elio conservavam as mesmas posições de Casa Ia Reina, c Auguiano. . • ' •

Nas províncias Vascongadas a situação dos facciosos não é tão precária , pois que transitam , c devastam quasi total e impunemente uquellas províncias*

O Barão de Meer, Capitão General da Catalunha, tinha publicado um bando prohibin-do o uso de armas de fogo e brancas, mandando entrega-las á authoridade competente, nos que as possuíssem : Tinham sido tamlvem por ordem do mesmo General deportados para Ca-diz, a bordo de um brigue de Guerra, alguns ii:dividuos,- que tinham sido piesos como implicados nasoccorrencias que tiveram logar na-quella cidade.

Alguns periódicos queixam-se amargamente das medidas tomadas por aquelle General, e nas cortes alguns Deputados interpcllainm o Governo com baslrinle acrimoma pelo mesmo motivo; porém depois de serem combatidos por outros Deputados, e da resposta do Ministro da Guerra, em que declarava que o Governo se achava satisfeito da conducta daquellc General , julgando-o digno do cargo que occupa-va , fuiou com isto terminada n discussão.

Relação dos principacs géneros para consumo de Lisboa^ entrados pelas Barreiras gitc 'conduzem ás Casas de Despaclio, aonde pagaram os Direitos rio mez de Outubro de 1837. Barreiras, e Casas de Despacho. '

SANTA Apollonia. — Santa Apollonia. — Vinho , pipas 522, alinudes 224 ; agoarden-te, pipas 23, altnudes 25è; vinngre, pipas 46, almudes 28; gado, boi l ; ovos, dúzias 143; galluihas 30.

Pequena de Sacavem, grande de Sacavem , Largo do Leão, e Arco do Cego.—-Arroios.'— Vinho, pipas 135, almudes 11; ugoarcleiite, pipas 13, almudes 20; vinagie, pipus 2, ulmu-des27ò; gado, bois 1:459, vitcllas55, carneiros e borregos 90; porcos 1-1; ovos, dúzias 8:579; gallinlms 3:631 ; perus 766.

S. Sebastião, e Seabra — S. Sebastião.—Vinho, pipas 145, almudes Sai; agoardenle, pipas líi, aJmudes 22; gado, bois 357, vitellas 19, caiueiroí e borregos 393; porcos 3; ovos, dúzias 6:116; gallmhas 1:801'; perus 149 ; carvão , saccas 6. . . ' • .

Ponte de Alcântara.—Alcântara.—Vinho, pipas 29, .almudes 2; gado, bois 15, vitellas 101, caineiros e borregos 218; porcos 3; ovos, dúzias 395; gallmhas 2:985.

'Somma total. — Vinho 833 pipas, e I • almudes; agoardente 50 pipas, e 74 almudes; vinagre 49 pipas, e 25* alimides; gado, 1:832 bois, 175 vitellas, 701 carneiros e borregos, 20 porcos; 15:233 dizias de ovos; 8:547 gallmhas; 915 perus; e 6 saccas de carvão.

N. B. Além dos géneros mencionados, entraram mais pelas Barreiras da terra 39:659 canadas de leite, cujo género, assim como as gallmhas e perus, não pagam direitos.

Quartel na rua dos Capellistas, 1." de Novembro de 1837.=/oao José da Silva Mala-faia, Major, Commandaate dos G. Barreiraã.

ANNUPfCIOS.

j "pato Juízo de Paz da Freguezia de 3. Pedro ein Alcan-JL tara te fa» saber a lodo» os credores no casul de Sua Majestade a Imperatriz Haifilm a Senhora D. Carlola Jea-quina , que no dia 82 do corrente, pelas dez horas da manha1, se achará reunido o Conselho de Família na Real Casa de Nossa Senhora das Necessidades para atlcnder a teus créditos , e por isio a essa hora deverão comparecer 01 dilo» credores , ou seus bastantes Procuradores, ficando aquelles que assim o nilo fizerem, excluídos de se lhes altenderem seus créditos.

l do corrente mez, pelos oníe horas da manhã, se hão de vender em leilão,

______presidido pelo Juiz Presidente do Tribunal Com-

mercial de 1." Instancia desta Cidade, na Sala do mesmo Tribunal , 09 bens ««(Tilintes := Uma quinta, casa, e boas offl-cinus, no sitio de Calvanas, Freguesia do Lumiar j uma vi-nhã no sitio da Aziuliaga daJMurja, no B)«mno'silig ao Cal.

vanqs, denominada = o Cavnllo hrancp = : ,uma fazenda de. iluminada --=> o Casal do Queimado = no, mesmo sitio; uma courella de vinha no sitio de Calvaims' de cima, denominada =; a Courella grande =; outra courella continua A antecedente, denominada = o Chi*peo=. .As nialm^òes c mais explicações se deliam no Di.irio do Governo n.° 244, e no acto do leildo se apresentarão as avaliares, pamaes dos prnsos de Calvanas.

No Juízo de P.IÍ

çSo do presente^__________________"' _______ '_____

rrjsj.o Jmzd de Paz iln Frejnezirr de Santa Cathariua se Jr passaram Ediclos de 15 dins chamando os credores do fnllecido Manuel Jorge, de que ú mventarmnte a viuva sua mulher Gerlrmlcn Angélica, cum loja de colxoeiro, na calçada do Cutnbro ; e Giníu o praso não serão udmittidos. '^.s credores" no cn"sal de Franciscb Rodrigues devem vir ' cm 15 dins no Juízo df P.-izPdu1 Freguezia de Santa

Ciilhnrinn cmii seui Titulo» le;ali*«

recido no Dinrio do dia 19 de Outubro pró

n." 106, que achará munido de todas as inslrncçoes, e poderes para convencionar o que convier a ell.i Viscondessa de Santarém, viuva, como credora á'sobredita torna, e seus

cuinp"li'iilet juros.________________'____________________

IpvoM Mana .lonqnina fCAguirre. vendo «nnunciada no H j) Diário n.° 841) a venda da propriedade de casas n." S4 o 2-1 A , is Necessidades, perante o Juiz de Paz de Santa Cnllunna, por deliberação do (Junsellio de Família dos filhos de João Ãnlonio de Amorim Vianua , declara, que tem hypothers geral em todo< os bens do casal, e espcr.i.il naquel-la propriedade, que já tem penhora n^lla. c ealá depotse doe EttUi rendimentos para te \wgnr_ de 3:COO$000 rs. e juros, e protegia contra quem a comprar, lium como rjiiuecqucr outros bcus do casal, uos ()\mes tem direito pura cai virtude da bor elles o resto dn sua cxecuçHo, qua mio poder haver pela hypolhdca csper.ial. 8 TTV"1*- Anna Victnrmá do Kego Aranha, «Ia Villa de Í-S Arronrbes, perlemte uliolir um vinculo, que a mesma administra, insiituido por Francisco Xavier Aranha, Bispo

que fui de Pernambuco.___________"'___________________'

q HPoo.i u pessoa que quizcr comprar a frucla /Io pomar dal JL Fabrica ila Pólvora em Burcarena, queira diriyir-se i Direcção ila« ÍJncionaes fabricai J»-Pólvora em Alcanlara , nos dias ao. St , e 22 do corrente me*, d»s 9 horas da manha ale ás 2 .dn tarde, aunde se ha de rflecMnir a sua venda nquclli- dos cniirorrenles, que muloi1 preço olTffíreT por ílla.

IÍM)IÍ-SB a Escuna Pui(ugueía Virgínia , de ZOO toneladas, pouco mata ou menoi, quasi nora, c rnu^lriiidii neste Reiiiu,,"demuilo boas madeiras, e se nclm ancoiada defronte do cies de José António 1'ereira : quem quizer traclar, de «juste .dinj«-se n. Rafael Gavazzo , Correlor ilo Número, n» Praça , lis hora» il» costume..

U T^T» Iraieesa da AhSiiuipção n " 49, «e estabeleceu nula • JL^L Fabrica de Candeeiro» de Glubo'de todas o» qualidades ; na mesma concertam, pintam , bronzeiam, c envernizam todos os que necessitarem do reparo; também ec limpa e doura hido que é ferragem perlenrente a moveis; assim como K faz toda a (ju&tidade de'obra de folha de iUndrea, s lalão.

TJIEATRO N. DA RUJ^OS CONDES. _ : npEtiçA ft-ira 7 de Novembro de 1837, u 1." -H. representação dos =± Desafios = on •= A Família de Andrade — G rã ride Comedia jocosa em £ Actos. = Um Erro— Drama em 2 Actos. — As Luvas- Aínarellasm Comedia em l acto. Principia ás 7 horas. Adverttí.se, que os Camarotes alugam-se de hnjc em diaute na.rda cio Ouro n.° 174-, e nos dias de representação no-Theatro. • ' ',

'THEATRO DE1 S. C4RLQS. A NOVA Empreza deste Theatro, tomando na -OL maior .consideração a escollia de Espectáculos que satisfaçam a publica exigência, não tardou em dar as necessárias providencias para, obter as mais acreditadas ^foducções de, musi-J ca, e nào menos se esmerará em preparar brilhantes danças; porém, tenáo .achado o archi-vo do-Thealro inteiramente exhausto de partituras novas, e ale'm disso, Atendo' que dar 321 benefícios até' ao fim desta-, anno, em que só tem sete Segundas feiras a este fim destinadas, não poderá, antes de Fevereiro próximo futu-. ro , cpnseguir o seu intento j e só prometle não' poupar diligencias para satisfazer a seus óbri-gativos einpenhos, e não perdar ao mesmcAem-po de vista o desvelo, que merece o serviço deste illustrado Publico. • .