O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

DÍARIO DO OÒVERNO.

sateá- que rrão pedi •indemrrisaçô.s chidos por disposições do Governo c das Co. e e erdi envfi annos 'de. ferroe: pois sobre medidas locaes- O que pouco ou nadam

fria.' Todos cfd1 'iti u i tt> que p

cíonhecla o^ésladVdo definhado i nesoura. JJLI-'nTiò'apresentei,'' nern' apresentarei' requerimento d~e\jm cordial amigo, e porcníe, que1'prezo em-Álmtíida (de Cuja 'fraga èra: Governador') cor-r%Mo--Calabouços'! e-a final .barbaramente as-sassíhado n*'Prisão de' Estreiríos ;''e então rtão e"dê'admirar, qiie agora vote (o que faço)-contra o'Pa~tecer &uCommissflo. (Vivos apoiados.)'

"NOTICIAS ESTRANGEIRAS.

E

Paris, £7. de Outubro. SCHTSVEM do Viertna em dota de 11 do cor-^_> fente que'Mr. Appony, Enrbáixador.jun-to dfistá corte, era esperado .naquello'capital rj'o diíi seguinlb de volta dos seus domínios, e que dovia regressar immediatamente ao seu lo-gnr «in Porís. '• ' .(Momtcw.)

O Vapor Austríaco Maria Avana, a bordo

Prussia precedeu o Imperador da Rússia para o "mesmo destino. . -. - _ •

Uma carta de Nápoles, referindo-se .ao oe-cbrrido naquella cidade quando, se apresentou o esquadra Franceza, diz o seguinte:

Ao apresentarem-se os'navios do Almirante JLttloHfle na nossa bahia, temeu o Governo que o vista da bandeira tricolor" excitasse á rebel-lião, e enviou artilheiros para os fortes. - Um Real decreto de 16 de Outubro authori-sa os caminhos de ferro de S. Germain e Ver-sailles pela margem direita do Sena, partindo deiide Paris e rua dês Matkurim, em frente da .-igrcjp da Magdalena. '• .

<_ de='de' _.éirt='_.éirt' wiirlembcrg='wiirlembcrg' depois='depois' wurtembérg='wurtembérg' açor-te='açor-te' stiittgardt='stiittgardt' futers-4='futers-4' stia='stia' es-.posa='es-.posa' ia='ia' _.príncipealexandre='_.príncipealexandre' coburgo.='coburgo.' s.='s.' permanência='permanência' umacurta='umacurta' em='em' ai='ai' duque='duque' passar='passar' ducal='ducal' duqucza='duqucza' _2='_2' na='na' coburgo='coburgo' cora='cora' outubro.='outubro.' du.='du.' mcr.es.='mcr.es.' dezembro='dezembro' deviam='deviam' outubro='outubro' celebrou-íc='celebrou-íc' corte='corte' nos='nos' _.para='_.para' gotha='gotha' _='_' _24='_24' _.0='_.0' á='á' a='a' irão='irão' talveí='talveí' passaria='passaria' e='e' fins='fins' _.duque='_.duque' o='o' estar='estar' alguns='alguns' apresenta-lo='apresenta-lo' r.='r.' s.a.='s.a.' li='li'>urgo a inauguração do caminho du ferro de Tzarskovia a Seloschen. Uma grande parte da •população concorreu á sojemnidode.

Escrevem de Oran em data de 21 de Setembro o seguinte: o fumoso tructado deTafno tão •criticado, produz os mais favoráveis resultados, e ainda que a mes,:na opinião publica não está aqui da sua porte, tem que render-se á.oviden-cia. A ò deste mez chagou o Consol de Abd-el-£ader, que e', o que se pôde chamar, um ho-mem muito conciliador; entraram também em «Oran 1300 bois da contribuição imposta ao Emir. Estão-se pieparando armazéns para trigo e cevada, e todos julgam qae a paz é duradoura.

O Tenente General Bugeaud continua com a sua costnmada nctividnde, e recorre agora o paiz em busca dos U-rrenos susceptíveis de cul-turu. Acaba de fazer uma nova sortida á lesta •das suas tropas com o fim de reconhecer os poço» que se assegurava existiam nestes contornos, e com efeito descobriram-se já doze.

A falia de entrada de navios Fiancezes na ,ilha de Bourbon, e o cheio que estão os armu-.zens, nosquaes ficou sem se vender quasi a.ter-,ça parte da .colheita de assucar , decidiu o Governo daquollu colónia a mandar, que a expor lu ç ao deste artigo se permiUisse para todos •os paizcs, e debaixo de todas as bandeiras. Esta noticia e dada pelas cartas de Bourbon de 11 de Julho.

Fa|la-so de unia carta particular escripta ao Rei pelo General Vallée, na qual este illustre .General, depois de manifestar a S. M. o brilhante comportamento das tropas de todas as arreias, lhe falia do valor e serenidade com que o Duque de Nemours ordenou o assalto. Todos fnzem grandes elogios a este Príncipe;. ^ ••

As cartas particulares de África faliam, tam-,bem tamberu du uma sortida, na qtia^se arrojou no meio do fogo á testa das s.uas tropas.

AnnuncKim que a Guarda Nacional de Pa-jís dará um baile ao Duque de Nemours ú sua Aolta de África, e que esta funcção se celebra-já no salão da opera. (Journal de Parts.)

teressu a um leitor estrangeiro. r . .

Em quanto a noticias! de guerra' Iransmitti-mos aos nossos leitores cMraCtbs do que ellas contém a este respeito. • '• . .

O Pretendente acossado'-p'elas tropas da Rainha passou o Jibro por Villarcayo IK>S dias 24 e 25 do passado, e dirigiu-só a Arciniega, e dizia-se que se encamiivhava para Durango. O General Lorenzo perseguia-o activamente.

O Conde de Lutíhana achava-se ení Bribiesca e Pancorbo á testa de ISbaUilbôesy e 6 esquadrões, edispunha-se u atacar' P.efiacerradu. Os outros 12 batalhões, 4'eíqua'drôés, '6 uma bateria volante da sua divisão , "tinham marchado ás ordens do General Ribero para Mirundu do Ebro-

D. Sebastião tinha chogado a 23 a Penacer-rada com 8 batalhões, e 400 cuvullos, depois de abandonar o ataque do forte de Liibaslida, onde linha aberto brecha com n approximaçio de Espartero. - ••.

Em.Ciraugui tinha havido conferencias entre os chefes carlistus Sanz, -Uranga/e Garcia, para equipar os soldados expedicionários, esoi-tear os novos batalhões'que hão de-passar o Ebro. ' ' '

A facção deZariategui perrtia"nece nos pontos de Zembrana-, Santa Cruz,'e Porlílla.

O General Ulibarri foi-nomeado comman-dante Gencial das lrop'ab'da Navarra. O com-mando da divisão da Rivera 'Foi confiado ao Brigadeiro D. Diogo' LeonV

Tudo o mais que cbntetri'àíditas.Folhas são participações de alguns1 môvitlientos e recontros de poucu monta nas'demdi'3 províncias.

> psrlender íalle na rua dos'Capelliitus, ,na loja de Capclla" de PantaleSo José Gonçalves, n.° 10'J,nlli.achará cpui quem tractor: reudimento annual 630^000:

OSBOA, 1.3 DE NOVEMBRO.

As Folhas de Madrid-que temos recebido alcançam ate 7 do corrente". *•-'. -•' ''- Estes Periódicos vem erc grande 'pa'rle 'prcen-

SERVIÇO DE MARINHA.

Registo do Porto, em l3'de'Nooemb>odelQ37-

EMBARCAÇÕES ENTRADAS.,

VAFÔB Inglez = Liverpool == Cap. Samuel Lewis, de Liverpool cm 7 dins, com fazendas ; 21 pessoas de Irip., e 2 passag. Con-signn-se a Mac Andrew:

Escuna Ingleza = Abeona = Cap. Robert Gerrett, deTeigntnoulh ern 10 dias*,,em lastro, a Mr. Pnng; 6 pessoas de Irip.

Rasca = Senhora das Necessidades = Mostre José da Silva, de S. Maninho em l dia, com lenha, ecarvão; lOpessous diítrip., e l pussag.

EMBAUCAÇÕES SAinDAS.

Brigue Inglez =f Adveiiture = Cap. C. Li-beral, para Gersey com frUcta. •

BrigueSurco= Maria == Cap. Gustavo \Vei-reman , para a.Balna com áiíl , u pudra.

Brigue-Polsca Sardo = Eufiazia =Cap. Domingos Palasio, para Génova corn diliTcmniua géneros.

Quartel do Registo do Porlo na Toire de Belém, 13dc Novembro-de 1837.= Lcotte, Capitão Tenente, Cominaiidunte.

AVISOS. -

ACoMMissíb Administrativa do Asylo de MendiOiducit) preçis.icompriir porá seu fornecimento feijão br.utco , vermelho, fradinho, giâósj é arroz: ioda n pessoa que quizur foruo-cer eslus géneros, os q naus serão iintnediutu-meiite' pagos a dinheiro de cònt.ido, compaie-ça no local do dito'Asylo no dia 18 do corrente, pulo meio dia, levando n«'uinostras , e alli se ultimara o ajuste, com qittfn mais convier. Em 13 de Novembro 'do 1837. = Fianci&co Soares Franco , Secretario du

P EL*. Administração Geral ' dos' Correios se ínt público, que saltita a 18 do corrente para a Ilha da Aladeira a Escuna Clara. As cartas serão lançadas ale á muia' noite

do dia antecedente.

AiiKKNDi-SK por um Ou mais aunos, ou se vende uma casa nobre uo campo de Santa Anua n." íõ , que se compõe de primeiro' r^TJBJP e segundo andar,i com magnificas salas, e muitas accom.modac.oes, com jardim , cocheira, cavallnriço^ palheiro, o poço 'Com muita agoa^ qncm pertcníer traclar do seu ajuste, pôde dirigir-se & meiuia casa'para alli tractar, éter todos os esclarecimentos que pertender.

AHiiHNDi-si! novamente , pôr lenipe de qiiatrJ aonos, a quinta .denominada-^.da Fabricai da Pólvora = em Alcântara. .Toda' a pessoa ,qiie

N'o» dias 81, 23 ,, e £5 do corrente mcz de Novembro, pelus l O'horas 'dà%anh3, sp* procederá, n* Sala da Junta do Deposilt) Publico, na arrematação;doS bens que OoaRm .de; Anloiiio Ferreira da. Costa, fallecic|p «Abordo, da Cn»nu.i 1'rinccza Kcal, na sua ultima viagem'para'esta Cidade, eVonfctata de roupas 'nova»'e "usadas , Á O'U\ÍOB'objectes.—O liícrivào da arrematação, Anselmo Josf da 1'eirjÒJ yrtnnu-SB á' quinta 'denominada (1H 'irárilade / emCumarale,, termo (testa Cidadej,- que sf} couijiòo de boa caía, com todas as oOicina.», la-gar',.e adega, errando palco ; com vioha , parreiras', poma-r reS,;poço-,"e nors ; é livre de pensSes: qurrn períendér 4udl-q'uer eeclareciuieilto'cobre o seu ajuste'') polk.dirigir-80 & Cír-reira dosiÒavallos'n.°'54. ' •' ri ; . . • , , . .i

.' ,.ANÚNCIOS,'.

VnsnE-SB uma quinta na Frejrnezia de Via. longa , cuja conaU) de casas nobres, pomar

_____ i de napinho e caroço, ngoo nativa, «mlia , pran-

J de oliral,' e pauitau terras de semeadura,*' • offlciuai: quem

o dia IS doçonente, naPraça Pillili.ca'Uo> -_fff,~. $ Li-iloes,!.-»creqiie.runcnlo do Sotliciliidoij da .. . . _j5j F.uenda Nacional, nu'o." Vara ,'Comarca de Lisboa, se hílo de'arrematai o, reudiuientoa dó doiis prcilíós,' o primeiro de iiriius l/arracas com seu! qniulal, n.i Calçadtt da' Kilrellu n." 97 , avnludo «;ln .'illiíHOOirs.'aiumaes; e o aegyn-i do de umas lojas com seu quii|i,il, n|i tiavpssa. de Santa Es-culasliK» n." 1B a IB, .iv;;!liado em 20^UOO ri.,, tambcnván-nuaes: é Eicrmlõ da nwnialnçto . Kfefreiros.' ' •'

tarde lio ili.i í? de NoveinUro se^ha^e' aireinatvir IM. Pruça. do Deposito Geral imu pvi>]iricd.ide de cnsaa uburriicadas, e ,seit quintal, na estrada do Arco do Curvalhão , Freguem de San,' U Izabcl n.° 10 a 20, avaliadas em 'BH^OOO rs. : Escnvho-Couto. J • '

., TT^ii.iPPi; Josl: de Carvnlh^ e Cacifo comprou a D. Annit •Jj ígnacia Unçida da Piiiificaçaíí nina térriC em Santa AnluQ do '1'njnli denominada dos Arcos, de que se eslá.cur-i rendo IJdipteí nojinzo de,J)ireito da 4.mV«ra, Escrivão Cordeiro : tod:i a pessoa (pie se julgar coifi direito á dil.i terra ira dediuir no prdso da Lei, úndo o qual se julgará livre e

A. Umle do dia, 15 do corrente se ha.du nrrei matar nu P/a

-----pnedade decaias com tuas pertenças, na-'rua dos

'de S. Bento n.° 02 e 03 , avulnulas na q:tanlia de

Ksònvrio", Conto. •,. .

«i.o iuÍ7a de Oireiio da Comarca de Setúbal, Ebcritiio Monlano, cerrem Edictos i)c 30 , pnrn findos ellps se j|Ulffar livre, o dcsemba. rnçadu uiuii propriedade de casas na ruado Faleixo, du mesnm Vil!.'i, qne M.moet Avellinci prédio o deverflo deduzir nu dilo JIMÍU , u di-ntro daqucllc pr.iso , pena du se jiil.'iir livre e doclíiljar.ii.-ado para n cninprador.

..TT^ii^i Aínia Vicloiiu.i du Iti^o Aranha, ila Villa de iLJ Arronchoç, purlendi! .ibulir um vinculo , qrk> a mesma ndniiiiialra, iinn!uiilo poc Fiancisco Xavier Aranha, 13i»|io que foi d« I'i!rn.iiíii>iíco.

12

das

\J Conirfio tli; JCMIS , I.u publico tjnc e"na nia de S. José n.° 01. • '

iHS de b. José e o seu Eicripluno

ia i~}ls ••Vll""11""-''t"rei' lliè "i'15"1 f''11"!3 dcKiHiiri.-.co Leve-\if ralo e <_. n.='n.' com='com' mesma='mesma' de='de' depois='depois' julgarem='julgarem' dirijam='dirijam' polunié='polunié' privilegindns='privilegindns' do='do' pelo='pelo' m-nle='m-nle' ouro='ouro' me='me' ale='ale' ie='ie' par='par' im='im' itr='itr' pt-='pt-' ao='ao' na='na' bcrcin='bcrcin' credores='credores' direito='direito' competente='competente' que='que' lelalorio='lelalorio' roa='roa' fazer='fazer' tag0:não='rte:não' forma='forma' se='se' nos='nos' para='para' pies-cripta='pies-cripta' codi='codi' _='_' a='a' avuauí='avuauí' c='c' _25='_25' _272='_272' e='e' ci='ci' o='o' p='p' eícriplonu='eícriplonu' novembro='novembro' r='r' proceder='proceder' r.='r.' dia='dia' da='da' xmlns:tag0='urn:x-prefix:rte'>

. . "l~Vo\^ Joauna Krartcucu CaUas, auHiornaila por sen ma-\J rido Augusto Xavier Palmeirim 'faz publico , que ca-bendo-lhe no luiunlano du Dona Mana Joauna de Almoida Jorge, c de Manoel Joaquim Jorge, duas Apelices , unia do l.° rLmprcstimo n." 0:Q84, e oulr.t do Empréstimo Nacional du 2." Serie, n." 74ÍÍ, si: acham correndo uliclos paru se averbarem : quem tiver direito n impugnar , dinju-se ao Kscnplorio do Escrivão Jo«é Luiz Malhins, da 1." Vara.

PUBLICAÇÃO LITTliRARIA.

RBnuiiiMBíiTÓ^aAdrainislraçuo de Fazenda Militar, preço 460' ri.; Orgrfnisaçio do serviço de Saudu.Naval', pré-. ço'400 rs. Acham-se á venda na Imprensa Nacional, u na' sua loja ú Praça do Pelourirt^oV o, ryi^-4egiiintes; FíaijcjjieOi Xavier de ÇarvnUio, ao Chiado; Viuva de João Henriques, rua Augnáta n.° l , 'José1 Joaquim ttojrigues dos .Santos, no Porlcr;.rua doí Carrancas n." 2 e S.' ', "

No patcu ilo Palntirclitt, Jllnlo^.l íj. Ro-

Jirii de Paz da Fre^nezia de Santa -Tucia, se hão delpòr á venda em al-moeda duas carruagens, uma traquitana, e Palácio do lixm • Marquez de Lavradio, uo Campo de SuuU Auna, na Urde do dia 10 do correulo mcz 'de Novembro. ' ' . •"

THRATROi ^\ DA RUA DOS CONDES.

TEUÇA foi i a 12 de Novembro do 1037. = Os Desafios, ou a Família de Andrade = grande Comedia jocosa em 2 actos: = O Po-biu 1'nstor^ Drama t;fc> 3 actos:.=±: \ralena = Comediu cm ^ actos. . • . ,i '

QUINTA, feira l-li de Novembro.ido 1837, cm beneficio do Sr. Lisboa : a |.a repreienta-çito do = }lr>niiquc 3.° di1 Diania Jlistorjco cm ó dctob. •„