O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

P r ATUO PO GOVERNO/

Í289-

d,evc_"fazer com que os seus Commissurios não cslorvejn a..Kii)pr

O'Sr. PresídenVe: — Convido o Sr. Vice-Pre-sidcntc a vir occupur a Cadeira , porque dosejo tomar parte nesta discussão..

Occupou a Cadeira o Sr. Vice-Presidente.

Tava a palavra.

O Sr. Ministro dos Negócios do .Reino, o qual principiou dizendo, que primeiro, que tu-íip agradecia ao Sr. \rieira de Castro a occa-siãò que lho 'deu de poder di/ier pm publico, quaes tem sido os seus actos reliitivarnentfi'ú Em: preza das Estradas ; que depois disto diila-, que corno Ministro deve fazer executar a Lei, e que quando demonstrar que não tem feito mais dq que fazer executar a Lei, asCèrtes acharão que clle tem feito o seu dever. S. Ex.a passou a^de-inonstrar quaes tem sido" as perturbações da limpreza, as dúvidas que tem havido sobre os arbitos relativamente ao plano do Ponte de-Sa-cavem; leu os diftercnles Portarias que tem expedido, e citou ps Artigos da Lei, em virludo dos quaes-teni obrado: disse .que ê muito natural que a Empreza se queixe de taes medidas, mas com jtis|.i-ça e que o não pôde fuzer; que fora ver <_ depois='depois' bastante='bastante' ao.poço='ao.poço' ern-.='ern-.' dizendo='dizendo' pelo='pelo' quanta='quanta' algumas='algumas' apollo-nia='apollo-nia' nomear='nomear' lei='lei' protecção='protecção' pniacommandar='pniacommandar' isto='isto' lisboa='lisboa' se-jn='se-jn' pela='pela' como='como' inissnrio='inissnrio' execute='execute' ao='ao' pôde='pôde' deixou='deixou' povoa='povoa' incorreria='incorreria' fazer.='fazer.' prczítda='prczítda' executado='executado' eeici-tp.='eeici-tp.' execução='execução' entende='entende' não_póde='não_póde' fosse='fosse' eslradn='eslradn' logar='logar' porto='porto' por='por' se='se' vieira='vieira' concluiu='concluiu' empreza='empreza' _.de='_.de' icnunciarú='icnunciarú' da-lui.='da-lui.' sp='sp' mas='mas' sacavem='sacavem' a='a' pugnar='pugnar' d='d' e='e' i='i' achou='achou' cornr='cornr' o='o' p='p' levada='levada' ellc='ellc' cila='cila' principiar='principiar' da='da' mesma='mesma' de='de' lingenheiro='lingenheiro' do='do' mi-mstio='mi-mstio' papiudi.lia='papiudi.lia' ate='ate' dar='dar' apol-lonia='apol-lonia' sempre='sempre' um='um' também='também' ó.='ó.' suspendam='suspendam' sacavem.='sacavem.' bispo='bispo' que1='que1' soja='soja' nomeas-sn='nomeas-sn' fuzer='fuzer' _-reflexões='_-reflexões' sr.='sr.' na='na' demonstrar='demonstrar' compal.irel='compal.irel' resumiu-='resumiu-' mnis='mnis' ministro.='ministro.' empresa='empresa' pugnado='pugnado' nn='nn' castro='castro' que='que' foi='foi' deixar='deixar' tinha='tinha' quo='quo' muito='muito' trabalhos='trabalhos' santa='santa' ímvia='ímvia' disse='disse' adiante='adiante' para='para' estrada='estrada' continuar='continuar' não='não' magistrado='magistrado' santu='santu' os='os' qeffeito='qeffeito' conformidade='conformidade' contracto='contracto' anão='anão' pretender='pretender' diante='diante' ha='ha' estríidnde='estríidnde' tendo='tendo' censura='censura' porque='porque' quanto='quanto'>

-Tendo dado a hora o Sr. Vice-11 residente deu a O r dum do dia, e levantou a Sessão.

Dcfcripçâo dns festejos que nesta Cidade tiveram logar cru regotijo do Nascimento de Príncipe Re.nl D. Pedro.

ANciosos estavam os corações dos Madeirenses por terem a noticia decisiva do desejado nascimento de um}-lerdeiro da Coroa Por-' tugucza ! Os mais aidc;utes votos da nossa generosa Nação eram os de ver fumada a succes-são no Throno Legitimo, reslaurndo pelo heroísmo dos Portugueses leafs debaixo do Grande Pedro!'O Ceo annuiu aos nossos íervoíosos yolos.

Raiou a manha do dia 9 do corrente como precuisora do um bello e alegre dia! e como foi ! .. . que complexo de regosijos não trouxe este d i.i á ilha da Madeira! .. . Apenas o navio—i1'imchal — appareceu no horioonle, logo os colações Madeirenses palpitaram de pra/.er, sem com tudo •terem ainda a certeza de que uru justa it sua alegria, mas

O coração presago nunca mente !

Logo que houve communicação com o navio, e que ú ferra chegaram as satisfaclorias noticias dg que era portador, parece que um choque eléctrico tiansmiltira em um mesmo instante e como por magia , tão alegres novas a todos os habitantes da Cidade!! Três noticias a um tempo, e de tanto interesse estavam guardados paia tão fausto dia! O Nascimento d« «m Príncipe cm quem se fundam todiis as cs-pc-rancas ria Nação, de um Príncipe'nelo--do Giande Pedro. Deos Tutelar dos Portugueses — a noticia de se ler acabado a.lucla encarni-

em quo de riovo se íarn nchar os Portu-guczes , jú cançados de soífrimentos — a derro.-ta-que s.offiarnm as hoidas do Pretendente da Co,ròa do Huspqnha,— tudo islo -formando vitn complexo perfeito de jubilo, e que rara.s vezes tom logaf! Salve dia 9 de Outubro!! que so-,rás eterno c indelével nas paginas, da Historia da Madeira ! • .

Ainda aporia» se sã bis de que na dia IO de 'Setembro Sua Mag«stade a Rainha dera fcliz-inepte á luz o tão desejado Príncipe, já todas as casas da Cidade se achavam embandeiradas R enfeitadas de flores, em um momento ;,-e desse instante começaram ps patrióticas offusões de jubilo dos habitantes do Funchal. Todas as íortale/.as, c Corveta de Guerra amii estacionada salvaram e estiveram embancluiradas por espaço de três dias. No dia H houve grantje Parada das Tropas desta Cidade — BataJ|)ão da Guardiã Nacional — Bntallu\o Provisório — -Bateria de Artilharia, e Contingente rio Infan-tcna N..° 11. Todos os corpoç, nq maior aceip, sahiraii) dos seus quartéis, marchando .para, o Campo da Barca, onde formaram .cm \\n\it\; e depois da chegada dos Excelieutissiinos Go-vernadoics , "c brilhante Estado Major- que-os acompanhava, se deram-a$ três salvas e descargas de alegria , acabadas as quaes1, o Excel-lantissiirio Governador Militar entoou os vivas á Rainha, a E l Rei D, Fernando , ao Príncipe Real D. Pedro, e á Constituição, que foram geral e cordialmente correspondidos pela Tropa-e por milhares de Expectudores que alli se achavam.

Os C.idqdàos da Guarda Nacional, cheios daquelle nobre onthusiasmo que tanto os cba-racterisa, se esmeraram PIK apreiejilar na Praça do. Constituição, uma illiminação como poucas vezes se tem vista nesta Cidrtdc, a q.ual pelos muitos arranjos que demandava, e por causa do vento só poude ter logar na noite do dia 13: aífluiu a ulla, pode-si? dizer, lodo o pqvo da Cidade; centenares de senhoras embellesn-vam e davam grande realce ao edifício da illu-miriação , onde se executou uma dança de caracter entrelaçada de Militares, composta toda de jove.ns Cidadãos da Guarda Nacional.

Mnis regosijos tiveram logar por tão fausto motivo, quaea um Te fleunv nu Catherlral , e a repetição no"dia 15, da grundc {Iluminação, á qual concorreu ainda maior numero de espectadores ; e o quo e para notar.foi a boa ordem e socego que nestas noites reinou em tão grande concurso de gente. Np diu 16 a Sociedade Dramática — Académica — composta dejqv,eiis curiosos, repiesentou vim brilhante cspeLiíjeulo no TJientro do Bom Gosto, composto do excel-lento Drama Patriótico — Regulo — do celebro fyjctaslasio :' os papeis mais pareceram desnm-pcnhados 'por consumtnados actores de profissão, do que por curiosos que apenas tem pisado a scenn- quatro ou cinco VCZRS , e-ou.tros fora a primeira vez : omleivallo dóDrama á Parca foi preenchido com a graciosa Ária de ca-incler do Opera Cencrerilaki, e acabou o Espectáculo com ui))a noVa Farça, também composição de um curioso, que muito satisfez o Publico, e foi por esle acolhido com geral enthu-siasmo. , Assim acabaram os,regosijos de tão faustus novos; e prasa ao Ceo que si militantes regosijos sejam rgpetidos por dilatados annos-, na'fruição das sabias Instituições que nos re-sem, e da Dyoastia do Grande Pedro, Salvar dor da Pátria — vendo casada a família Por-tuguezo, sem que o cego furor da anarchia. torne a manchar o solo da Pátria.

(A Flvr do Oceano,)

Despega feita no yí.siyZo de Mendicidade eií Lisboa , desde l até .'11 -de Vutubro de 1837.

"V" - T De Homem-----5/300

Y estuário| DeMull)ert<_ p='p' j00='j00'>

./------r- í'/43

Objectos comprados para uso dos mendigos.......-....•.......,.......

Tabaco de todoí os qualidades para os ditos.....................• • •

Lavagem de roupas...".......'..",...

Gratificações aos Soldados conduclo-res de tomndias, pnpel,'tinta , pen-nas, sabão, e outras miudezas....

Guizamentos para a Igroja.........

Azeite para luzes........^......... .,,

Ordenados..."....................00/380

Gratificações aos Mendigos-cmpiega-

dos em serviço...........i •;..... 20/600

Cerca............................ 3#G70

Sustento dos mendigos, 30

numero das rações diárias, neste moz - 5:14(>, que sahe a 44 -^°}-.......231 $027

Despeza total,. Rs. 375$392

Total 178

Existência cm 31 de j" Homens.. 1QG~| , Outubro de 1837.. \ Mulheres . 72 j

Relação dos Donativos recebidos para o jísylo cm Outubro de 1837.

Sua Magestade a RAINU.V , pertencente, a um mudo. que alimenta.......

Sim 'Magostadc EIRei o Senhor DOM

^ FE^N^NDO....................'. 115/200

E.xrn.1 Snr.a Marquesa de Ponta Delgada , sua subscnpçãq do 3.° tri-

O Sr. Jacintho Ferreira d.a Cunha,

dita cie um armo................

O Sr. Jaqiniho José Diria de Carvalho

e Filhos, dita de Outubro,....... .

O Sr. L'J'z José Ribeiro, dita do 3."

trimestre...............L.......

O Sr. Francisco Manoel Pinto, dito.;

dito. .;..............,....... ...

O Sr. João Joaquim Steltiiig, dita de

Agosto e Setembro.............

O Sr. Henrique José da Costa, _Hita

de 14 mczes até Outubro de 18-37.-.-O Sr;-Pedro António da Cruz Silva.

O Si. António Maria Agard.......

A Exm.a Sor.* D. Anna. Margarida

.Pudia Vianna, inclusos 7/200 pnpel O Sr. Mnnottl Joaqujrn Pimenta....

O Sr. José BD.nto cj<_ p='p' araújo........='araújo........'>

O Sr.ChnstovãodeS. Thiogo da'Cnu O--Sr. Dcseinbargador-F.fanpisco de-

Assíi da Fonseca .. .".......j. .. .

O Exm.° Conde d u Figueir.......--..

O Sr. Domingos António Rodrigues

Pncn • -~ ,. '

I llgrl .p*. •••<_..-.... p='p' _.........t='_.........t' _.='_.'>

O Sr. Juiz Eleito da Freguezia de Santo André, por muleta- ao carreiro» Coto............\ .......,,.,.'.

Um1 Si. Auonymo, entregou no Asylo

5/760 2/400 2/880 1/440

l #680

28/800

2/400

14,^400

-9,^600

28/80Í)

7/200

/480

2/000 /480

Soruma........Rs.. 232/300

Um Sr. Anonymo mandou para o Asylo, 12 arráteis de pão» 16 de baçalhiio, c 8 deurroz.

Sua Mlagestade EIRei o Senhor DOM FERNA-NDO^ declarou , que piolegeria coristantomente o Asylo, por bcr um Estabelecimento tão importante ú Humanidade, c para a Moral.

Abrui-se a Caixa das Esmolas, e continha....................;-----; 4/915

As Ofificinas produziram a favor do Asylo-----:.................... 30/830

Remcltido pdns Officiacs do Meirinho da Ca-

inara, e Refrctforesde Parncfiia, em virtude

de 'J'o>nadias por travessia.

Outubro l l Camtza , l par de botins, l ce-lha-c faca, 4 cestos de uvas, l canastra com pêras, 12 abóboras, 28 mãos de nabos, .94 me-; lancias,-2 jogos euma-concha do balança rom os seus competentes 4 pezos, l sacco com batatas, e l cesto com tomates.

.» 3 4 Cestos com uvas, 3 lenços, l retalho de algodão, -5 par.es- de capatos de mulher, ISOsardinhas • • com recovei i a e cabaz". '

:•> 4 4 Pcacadinhas, Sgallinhas, 4mo-• lhos de nabissas, 3 de cheiros, ,3 • de nabos, i) abóboras, 10 couves, uma. porção de pimentos 'e tomates.

u 51 Lenço de cor, umas ceroulas, l , . par de meias, l collete, Ijaque--' ta, 100 puras, e uma porção de nozes, couves^ cliefros, edous.bo-. cados de abóbora.

« 6 150carapáos,2safios, Gcachuchos, . - .22 pcscndmhas, 2 celhas, 3 gal-

Vmlias, e 3 caba/tes.

jj 7 Uma porção de feijão verde , 3 abóboras, l molho de cebollas, 5 leigas com uvas, urna >canas-, . tra e l cesto também com uvas, uma tei.ga com pêras, l batel comi carne, l dito, uma-cellia e ura. balaio com castanhas, uma canastra coru romãs, c l sacco com, no/cs,

;> 83 Celhas com corne, 2 leigas conj

- - ' . • castanhas, 4 abobo/as, ,1 jogo de

., balanços, 3 cestos, o l bal.uo