O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

1298

DIARTO DO GOVERNO.

NOTICIAS ESTRANGEIRAS.

«ESPANHA.-*-Cadia , 16 de Novembro. 'Governo político'da província-de Cadiz.

EM resposta á» consulta» dirigidos por esb governo político sobre as eleições desta pró •vincia, inierrompidoB pelo crimrnoso attentad -do dia 24 de Setembro ultimo-; S. M. foi ser vida resolver-, que se proceda immediatament £ verificação doescrutinio gera! dos votos, pres criplo no Artigo 35 da lei eleitora), consignan do na acta á falta da concorrência docotnmis sionado escrutinador deste districto, pois qu estando'próxima a reunião das novas Cortes decidirão estas, com conhecimento, o que ju! gare m opportuno.

Em-consequência do que, para letar a effel 'to ouiais breve possível esta superior resolução oídetiei-que os referidoscommissionados soapre sentem nesla capital no dia 23 próximo, a fim de se proceder aodilo escrulinio com as forma lidades devidas, no seguinte dia 24; não send possível marcar preso mais breve,.sem risco d impossibilitar a assistência dos representante de alguns dislrictos.

O que para conhecimento do publico, c go verno dos interessados, se manda inserir no B" letim, e periódicos desta capital. Cadiz, 14 d Novembro-de 1837.= Fillalpando.

( Tiempo.)

LISBOA, 20 DE NOVEMBRO.

NA falta absoluta de noticias de Hespanha de que estamos privados ha dóus correios passamos a extractar dos Jornaes doPaiís, qii< temos a'te' 9 do corrente, o que achamos de maior interssse.

Já te sabia na capital o resultado da voU» çâo nos 390 districtos, que confirmava todas as antecipnções relativas ás eleições. A maio-• ria Ministerial devia ser considerável, e tudo parecia annuncíar que a nova Camará pouco ou nada-differiria da anterior.

O Conde Gonfalonieri, refugiado Italiano, havia chegado a Paris, e foi pouco depois recebido pelo Conde Mole', que lhe asseverou que o seu socego não tornaria a ser perturbado. Pa-lece que a intenção deste fidalgo era demorar-se alguns dias em Paris guardando o mais stri-cto incógnito, e ir depois passar o inverno em Montpcllier, ou em Pau.

Esperava-se em Bona, vindade Argel, a Condessa de Dnnrémont, que se propunha acompanhar á França os restos mortaes do seu mando, e o Governo havia para esse fim posto á sua disposição UBJ barco de vapor.

O Courrier Françaiifaz menção de se haverem recebido cartas de Gibraltar, que referiam o terem chegado a Ceuta dous vasos de guerra Britannicos trazendo morteiros , foguetes á Congrève, e munições de todo o género, a fim de habilitar a guarnição a rcpellir o ataque «oin que os Mouros ameaçavam aqueUa praçn.

A imprensa Franceza não perde de vista os movimentos do Imperador Nicolau , e muitos d'aquelles periódicos exprimem-se n'um tom de hostilidade mal disfarçada. O Temps contem o paragrapho seguinte: —

« Parece que a jornada pomposamente an-« nunciada do Imperador Nicolau ás provin-« cias regadas peloKuban não se verificará. O « Imperador contentar-se-ha coai visitar aCri-« mea e a costa daCircassia, e depois deapre-« sentar o Princ/pe da Coroa aos Cossacos do « Don voltará a S. Petersburgo passando por « Moscow.

« Attribue-se esta mudança no itinerário ím-ti perial a uma participação do Major-G«ne-« ral Touloubieff, intendente principal do exér-« eito do Mar Ncgio, mostrando ao Iinpera-« dor o risco que S. M. correria da parte dos « Cossacos do Mar Negro e do Kuban, cuja « lealdade era suspeita, ou dos Circassianos, « que já linhum noticia da jornada projecta-i>. da. O Imperador cedeu a estas suggestòes, e « conferiu ao General Touloubieff a condeco-« ração da ordem de listatuslán ero premiolde « seus serviços. .»

Consulado 'Geral da Nação Portuguesa nos Es tados Sardas, residenbia cm Génova.

1837.— 8." Anno da Cholera em Génova

TEVE principio no dia 13 da Julho, e cesso inteiramente no "dia'7, deOutubr» ; deram se as Cartas de Saúde limpas no dia 14 do mês mo mez de Outubro. Neste intervallo de 79 dia foram atacados desta moléstia, que hoje se r< conhece não ser contagiosa, 1235 indivíduos dos quaes morreram 708, como se mostra d Tabeliã seguinte: Desde 13

de Julho ate 9

de Agosto. . 10

» 11

» 12

» 13

» 14

« 15

' » 16

» 17

» 18

» 19

20

21 .

22 . 23

„ 24

' » 2/> .

26 ,

27,

28,

» 29

» 30.

31 .

Setembro

2. 3.

4i

5.

6.

7.

8.

9. 10. 11. 12.

13 .

14 . 15. 16. 17.

18 .

19 .

20 .

21 •

Outubro.

23

24

25.

26 .

27

28.

29 .

30 . l . 7.

Casos.

153

40

24

' -17-25 27 48 59 57 55 32 -28 23 28 39 30 29 27 31 27 24 28 37 53 58 23 36 30 27 • 14 17 10 16 11

é

4

4

õ

5

4>

4

l

2

2

O

l

2

3

3

l -

S

2

2 O

l

Morto • 79 79 16

9 14 13 11 29 28 32 23 16 20 ^6 25 lô 21 14 18 22 ' 16 U 10 26 32 16 16 22 15 U

9

14

17

' 8

õ

ô

2

6 5 3 l l l 4 l l Q l 4 O l O O l l

1235 708

N. B. No Ducado de Génova houveram no mesmo espaço de tempo 427 casos, e 307 mortos. = Joaquim Pedro Cardoso Casado Giraldes

AVISOS.

L JUNTA do Credito Publico faz saber, que nos dias abaixo indicados principiará o jagamento dos juros vencidos ale' ao fim rimciro semestre deste anuo, pela forma se-uinle:

Nos dias 27, 28, e 29 do corrente = Juros lê 5 por cento das Apólices do Empréstimo Nacional de 9 de Agosto de 1833; e os das Vitalícias das Loterias Reaes de 1801' e 1806.

Nos dias 4 e 5 de Dezembro = Juros de 4 >or cento das Apólices da Gonsolicâo de Pa-)el-moeda e Títulos.

E nos dia» 6 e 7 de Dezembro = Jt^rós de 4 or cento das Consolidações d.'i Divida da Obra !'Ajuda, e dos Credores da'Marinha.

O pagamento ha de principiar ás 9 horas da

manhã ,. devendo terminar impreterivelmente

ela urna hora da tarde; advertindo-se que não

cadruiltirú relação alguma que não venha com

assignatura do recibo reconhecida por Ta-olliâo, observnndo-se em tudo o mais o me-lodo estabelecido com os pngnnjentos feitos os semestres antecedentes. Coniadòiia'dn Jun-a do Credito PuMkô,' vinte de Novembro de

mil oitocentos trinta e sete.. = Ignacio Vcr-galino Pereira de Sousa.

PELA. Administração Geral dos Correios se faz publico, que sahirá a 28 do corrente para a Madeira o Híate Alliança.

As cartas serão lançadas até ameia noite do dia antecedente.

ANNUJÍCIOS.

l "OBLOTribunal da 2.* Instancia correm edictoi de 30 dias JT para «er citado António Joaquim Pegado de Oliveira , pura jantar procuração em una Autos de Appell.ie.ito em que elle, e seus manas contendem com a Exm." Condessa de Sam-payo; e para ver seguir 08 termos dos mesmo* Autos, de que é Escrivão = Campes.________________________'

Peto Juízo de Paz da Preguem de Santos o Velho (e eslá procedendo a Inventario dos bens que (Içaram por fallecimcnto do K*m.° Marquez de Pombnl, Sebnstmo José de CM v a. lha Albuquerque Mello c DIIUM ; e como o dito

Inventario se achu ccncluído, se convocam todos os Creduirg

ao mesmo casal para que no dia primeiro de Dezembro pró.

xirao futuro, pelas 10 horas da nianiiS, compareçam no refe.

rido Jnízo com os céus títulos legaes, a Dm de serem exaini.

nados pelo Censolho de família, para l hei serem acreditados.

PBÍ.O Juízo de faz da K/egiiixia de S. Tília-jo e S. Martinho se ha de proceder i ar-remntaçSo dos bens, que ficaram por óbito de 3* Joaquim Corrêa Neves, nu rua da S. Barlho-23» lomeii n.° 9, 4 "andar, e isto pelo Inventario a que se procede» ; portanto, prcime-se a todos os parentes ou credores á mesma herança o venham deduzir a Cite Juizo ale ao dm 24, no cartarii» do KícrivSo Sonsa.

4 A UmuccÂo da Cumpnnhia de Pescarias Lisbonensa te» J^L. para dar de af.etamento algumas riscima» do lote do 100 a 130 toneladas, senHo umas forradas de cobre: quem delias precisar, pôde dinjir-se ao escriptorio da inoema Companhia, no edifiew d» Paço da Madeira n.° 7.____

5 A ASSHVULEA lieral du Saciedade Prnfngadora tios Co.-XV. nliecimentos Víeis, em Sesaito de 4 do corrunto meu, dficidin que se poHessem receber a 3:a e 4.°- prestações, sem dependência da entrega das arç3es; em consequência do que, a irava DirecçSe, para evitar o inconveniente de vir*>m no es-eriptorio da Sociedade «s Sre. Accianislas, mandar/i receber a 3.' prestação.

~- A UiDBCfÃo

- TTVoiiiKfioa oe Sant'Agatha «visa a Pauto de Ambrosi, JLJ' que tenda mndado o teu eitnbelecimsntn paru fora da Lisboa S poda esto dinjir-se no principio de Iodos os mezes á rua ilaáí Garças n.° 29, <í armar='armar' alguma='alguma' cuja='cuja' apresentar='apresentar' dera.='dera.' toda='toda' mesadas='mesadas' caso='caso' tabslliãe='tabslliãe' pagando='pagando' ia='ia' sentença='sentença' receber='receber' declarai='declarai' teche='teche' frm='frm' composição='composição' marreca='marreca' briga='briga' desonerado='desonerado' ao='ao' acto='acto' dever='dever' as='as' está='está' ambrozi='ambrozi' despeaa='despeaa' italiana='italiana' esclarecimento='esclarecimento' mostrar='mostrar' conservador='conservador' nada='nada' deam-brozi='deam-brozi' reconhecidos='reconhecidos' dos='dos' quantia='quantia' poi='poi' joaquim='joaquim' ieclarontc='ieclarontc' se='se' por='por' ré.='ré.' sem='sem' a='a' seu='seu' e='e' lhe='lhe' obrigado='obrigado' responsabilidade='responsabilidade' cjtie='cjtie' o='o' p='p' te='te' dando='dando' fdr='fdr' ceando='ceando' qual='qual' resta='resta' perante='perante' da='da' paulo='paulo' de='de' paçar-lhe='paçar-lhe' do='do' mais='mais' illfli.='illfli.' ambos='ambos' traaa='traaa' anmmciante='anmmciante' juii='juii' entre='entre' pagamentos='pagamentos' virtude='virtude' em='em' todas='todas' sr.='sr.' este='este' daniel='daniel' recuse='recuse' rã='rã' mediante='mediante' _3='_3' cujos='cujos' feita='feita' pagamento='pagamento' que='que' no='no' evitar='evitar' vendo='vendo' deccredita.='deccredita.' julgada='julgada' junho='junho' loja='loja' recibos='recibos' naçso='naçso' sá='sá' total='total' para='para' credor='credor' pedro='pedro' divida='divida' abater='abater' contas='contas' pá.='pá.' pequena='pequena' publico='publico' à='à' competentes='competentes' ficam='ficam' declarante='declarante' paga-la.='paga-la.' etcrivao='etcrivao' é='é' josé='josé' dito='dito' declsrante='declsrante' dc9fioors.='dc9fioors.' _2858000='_2858000' iwldadag='iwldadag' ha='ha' _1837='_1837' annnncio='annnncio' cardoso='cardoso'>

HKNRÍQDE José de Carvalho Mello e Povoas tem que ré-ceber do Deposito geral foros e laudemio, que dopo. sitou Joné Francisco Botelh» da Fonseca Paganino pela adju-dicaçílo que requereu daqniala chamada do Cangalheiro, Kre-íuezin de Sacavem, na execuçXo qne faz o dito Paganino aoi Exm.c> Visconde e Viscondessa de Santarém , de que elle Po-voas é senhorio directo, pela Juízo de Direito da S.E Vara, Escrivilo Chaves, para os Credores incertos comparecerem no iraio de dez dias, que correm do dia'13 do corrente mez de Vovemhro, de que se pastaram edictos.

D ONU Anna Victonna do Rego Aranha, da Villa de Arronches, pertenrle abolir um vinculo, qrie a mesma ilminittra, instituído por Francisco Xavier Aranha, Bispo que foi de Pernambuco.

f^endn do Hiate-=£)ouradmho.

No dia 28 do corrente Novembro, pelos duas

horas da tarde, se lia de Arrematar na Pra. ca do Comnercio o Hiate = Donradmho = de ote de 840 moios, pouco mais ou menos, fortemente cons-ruido de madeira do Brasil, e muito veleiro: acha-se fundeá-lo defronte da Ribeira nora, e a bordo se poderá ver o seu nveiilario, no catado em que se acha.

y£JX OBYTI feira 24 de Novembro, na praça pu-tJEJM«L O blico dos leilões se hão de arrematar, com RI.'T-?TT& o abatimento, da 5.a parte do se» valor, umas

asas em Canessas, Fregutzia de Loures, avaliados cm 150|>

éis: é Escrivap da arrematação = Negreiros.

J* tarde do dia 25 do corrente se ba de ar. vg-isgí J JL " rematar na praça do Deposito geral, com s»i' l»,l o abatimeuto da 5." parle do valor de 1:260:5

S, TVT* ru» direita de S SebasliSo n.° 17 se ar-"f -L^( renda uma

excellente propriedade de casas, ultimamente renovada, e coai as melhore* ccommodaçStis; e se trasta do ajuste com sua dona, que aã esma reside.

THE ATRO N. DA RUA DOS- CONDES'.

TERÇA.feira 21.de Novetnbro.rrrHçnrique 3.° e a sua Corte = grande Drama histórico in 5 actos. = Os Desafios, ou' a Família da ndinde —grande Comedia jocosa em 2 actos.