O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

1308

DíÀíUO

GOVERNO.

tehtfe nós, c novo nas Monarchias ; mas a Ca-hiara vitalícia era a que mais se chegava para o das Camarás hereditárias, de que havia experiência í sem ter os inconvenientes que estas tinham , via que na opinião delle Orador havia parecido mais conforme nos nossos usos, hábitos é costumes; e que nos ligava mais coro as Nações mais libcvaes, e mais poderosas da Europa, e nos punha em causa commum com el-las. Qjianto a estas profissões que tenho ouvido, sem negar a cada um o direito de as fazer, eJle pela sua parte tinha sempre seguido a prática "de prometter pouco e obrar mais, (apoiado, apoiado), e era isto o que fazia len-câo de seguir; que as sitas opiniões políticas sempre as manifestava ; que por isso e que tinha tomado parte em todas as parles importantes da Constituição; que por ellas e que deseja ser julgado, e pela fuá vida política que c para ninguém é ummysterio; que havia de dizer sempre as^suns opiniões aos seus constituintes; mas que sabidas ellas, esperaria sem pré quê elles teriam o bom senso de nãoquererem agrilhoar o sun razão, e a sua consciência : que e! lê não entende o que e confiança por metades — nesta mo ler ia — que aquella que o não honra com a sua confiança por inteiro , lhe d;i odircito de tamhcrn lhe retirar a delle Orador. Concluiu dizendo, ',que no syslerna de amplos poderes, *>u -como se Ilietem chamado , de omnipotência parlamentar — o Artigo addicçional era escusado, porque quem faz -o mais faz o menos; "mas como jú se venceu outra cousa, elle Oro-ilor votava pelo Artigo como o propoz o Sr. Presidente,' e não pela reslricçuo que lhe fez o Sr. Deputado por Aveiro — pelas razões que deu o Sr. Deputado por Coimbra ; pois nu verdade a circumslancia pôde ser de mais ou menos valor parta com muitos, como accessorio, cujo mérito depende da parle principal neste ponto. "

O Sr. Costa Cabral votou pelo nddi lamento com n reslricçâo proposta pelo Sr. Deputado por Aveiro, e combateu as opiniões dos'Srs". Deputados que o queriam mais amplo.

.O Sr. Presidente : que teria pedido ao Sr.Vice-Presidenle tomasse a Cadeira se provesse que a discussão htfvio tomar o caminho que tem tomado; mas que o não esperava, c por isso ficou no logar em que estava.

Eram quatro horas deu a Ordern do dia, e levantou A Scsaíio. _ ___

Ci.Ano que na Sessão de iionlcm votei cõn-__ tra a tdóa da concorrência do Kei na informa de algum Ailigo da Constituição. 'Sala "dns Còrlcfr, Ql ite Novembro ili- 1837. = Judi* ccSamora= Alonl' Al venu-=Vnsconcellos Delgado.

Por engnrio no extracto da Sessão de hontero se nllribuiu esta declaração ao Sr. Deputado Yalcntim Alurcellmo dos Santos, e não ao seu uuctor o Sr. Judite Samorn.

SoitERANJO Congresso Nacional Constituinte: = A Cdmura Municipal do Concelho da Ponte do Sor, por si, e em nome dos Habitantes, de quem e representante, não pôde esquivar-se, "sem offender seu dever, e gratidão de manifestar o seu reconhecimento para com o Soberano Congresso, nos objectos tão sabia-incnte discutidos, e sanccionados; e cm especial pelo deliberação das duas Camarás temporárias, e electivas em que os Povos tciu seu Direito Soberano, indivisível, e inalienável sem usurpação. •

Esta mesma Camará, c os Habitantes deste Concelho tem toda a fé, -que o Soberano Con-gic&so Constituinte ha de levar ao fim com toda a sabedoria e prudência a tarefa de que está incumbido. '

Ponte do Sor, em Sessão de Camará de 4 de Novembro de 1887. = Francisco José Barreiros, Prosidanie. = JoãoDamasceno Leão, Fiscal. =: Joaquim Vicente Murgulho. = João Ro-visco de Mendonça. = António José Marques, Socrcturio. = Joaquim José de Magolliàes. = JFraricis-co José' Pereira Pimenta, Administrador do Concie)l)o.= O Vigário Éncommenda-do , Juão Maurício Cardoso. — Cândido Fer. nandes Pimenta,. Capitão da Guarda Nacional. c=Luiz Amónio de Sousa, Tenente dn Guarda Nacional. = João Rodrigues da Silveira, Regedor da Paroclua. = Francisco Rodiigue-Gatto. = José DionVio -- António José Uio. nisio. ==; O Juiz de Paz, Jacinlho de Mattos. = José Joaquim de Magalhães. =Joào António Lourenço Casimiro, Escrivão do Julgado. ==José deMoura Serra. = Francisco José Dio-nisio. =s AntonJòJ Cândido Xavier 'Nogueira,

Escrivão dm Administrador do Concelho. = Se-verino Alexandre. — Juão Manoel Peregrino. :=Joaquim Dias. = Antdhio Ramos. =João Alves Paes.== Augusto de 'Mattos. = Francisco António Pina. = Fr'ancisco" Ferreira Pimenta. = Joaquim Dorhirigues.' = Joáé'Domingues. = Francisco José. =' Manoel Dômingues. = João Gadinho. = Antònio-Catella. = Miguel Alexandre. : "

LISBOA, 22 DE NOVEMBRO.

CONTINUA ainda hoje a privação de noticias de Hespanho, pela falta da chegada dos respectivos correios. Logo que nos vierem ús mãos Folhas daquelte paiz, apressar-nos-hemos a fazer sabedores do seu conteúdo os nossos leitores, na parte que poder interessar-lhes.

Brilhante acto dç raro valor de um Náutico Portuguet.

ANTÓNIO de Oliveira Silvo, Capitão do Navio Eugenia, de Lisboa paraAItona, depois de haver soflVido mil inclemcncias no decurso da sua viagem , achou-se no dia 28 de Outubro ú altura de Hellignllande, quando a tempestade, que havia miiilos dins açoutava o mar do Norte, redobrem do violência por tal orle, que não ha, desde grande numero de anuoa, lembrança d t; outra igual. Depois de manobras atievidas, nucoroii cm pioxunidade da Ilha, em ponto onde o perigo ora iminente, porém iiiunor que oo largo. Tendo o mar abonançado algum tanto, viuram o bordo dous Pilotos, porém mal unham entrado começou de novo u embraveccr-se com lul Ímpeto que os Pilotos aleirados grilaram ao Ciipilíio que abandonasse o Navio, que fugisse com elles para a Ilha, que práticos daquellas paragens, asseveravam que não havia memória que um Navio naquella posição escapasse por tnl tempo, que olhasse aquclles. 15 ou l G Navios ao iionsonte, nenhum dos qunes poderia resistir, que se recordasse doso corpos de homens boiando que elles tinham vislo, c dos numerosos mastros , labons , pipas, e outros restos de naufrágios que o Navio linha encontrado nu véspera em que u lempestade fora comparativamente calmaria, ele. ele. A tripulação inteira assombrada pelo espectáculo que presenciava, e pel.is palavras dos Pílolos, unia-se ;i elles pedindo ao Capitão que se salvasse, e OD salvnsse. Então lhes respondeu o Capitão Silva: quecisuliissem os que receassem," que quanto a clle, o fado do Navio havia du~ser o seu.n Os Pilotos, a equipagem toda (e entre elles, homens qun havium 40 Mimos nlfibiitudo o mar) se prccepiluram na chalupa, di/cndo no Capitão um udeos que Iodos suppimliain ser o ulu-mo, pois esperavam ver o.Navio ir ao fundo sobre as uncoias. O Capitão Silva, unicamente acompanhado do cozinheiro prelo , imito que o não abandonou, passou uma noite horrível; mus 'tio dia seguinte o mar se ucnlmou, voltaram tripulação e Pilotos, e o Navio entrou no Blbfi sem avaria uliruuiu.

AVISOS.

ESTANDO concluído o novo Mercado ;i Ribeira velha, previiie-su a todas ns pessoas cos-luiiiadas a arrendar lognres sirnillianies (oiule vendem comesliveis) pura dirijirum seus rpque-rimenlos ú Camará Municipal. Lisboa , 21 de Novembro de 1837.= Jeronymo José da Siloa.

No dia 28 do correnle, na Administração Geral do Districlo de Lisboa, se lia do proceder a venda dos objectos seguinles:

Uma Carruagem.

Uma Sege.

Doui lustres em born uso.

Um dito quebrado. A pessoa que pertender comprar os referidos objectos, poderá dirigir-se ú 3." Uepurti

PELA Administração Geral do» Correios se faz público, que sahirií a 23 do correnle para a Madeira o lliatu /tlliançu.

As carias serão lançadas ate ámoia^noilc do dia antecedente.

PF.I.o Juízo de Direito de Primeira Instancia e Vara, Ei> crivão Mascarenhas, correm edictos de 10 dias, peloi qnaes são chamados a deduzirem preferencia» os Credores incertos que tiverem direito ao furo de 3755000 réis annunes, que D. Itodrigo Jota de Menezes paga a D. José Maria Carlos de Noronha, imposto no Palácio sito na rua de S. José n.°' 197 a 200, c de que tem adjudicação e posse D. Anto-nia Ignacia de Abreu, a requerimento de quem se passam. „ PELO Juno da Paz da Freguezia de S. Pedro em Alcan-JL tara se faz publico que n3o se lendo concluído o leilSo nnnunciado para o_dia ÍO do corrente no sitio do Calvário 4 • por cima das Reaes Co'cheiras', continua o mesmo leililo no dia 25 do corrente; e para que chegue ú noticia de todos, se faz o presente aviso, declarando que aquillo que falta a arrematar são arreios e saltas em pouca quantidade, c as carruagens que existem ao Palácio da Bcmposta, onde podem ser vistas e examinadas em qualquer din e hora.

sS&lf.. T>BLO Juno de Paz «Io Fregueziu de Buc '•ilSiS se es'1'1 Proce(len('p a Inventario dos

cellas los bens

que ficaram por fallecimenlo de António Dia8 da Silva: todos os Credores a este casal devem no praso de 15 dias apresentar seus títulos para serem Irgalisados, e admittidos, pena de Gearem excluídos do mesmo Inventario.

/í3£S> TVf° dia ** C'° corrente, pela» três horas da &•;[ l ^1 tarde, perante o Juiz de Paz da Freguezia •J3-AA da Pena. ha de ter logar a arrematarão dn propriedade sita nas Escadinhas dn Barroca, na conformidade da atinuncio do Diário do (governo , de 9 do prefenle mez-

A C IMARA dos Corretorcs tendo recebido da Secretaria do Tribunal superior doComroercio n relação dos Cor' relores cm actual exercício, que se acham providos pelo meu mo Tribunal, manda publicar os nomes dos mesmos para conhecimento do Corpo do Commercio deita Cidade. . Carretai es do Numero, de Mercadorias e Leiloes annexos. Francisco Romano. Vicente Caetano Massa. Carretares do Numero de Cambias. José de Carvalho Rego. Hcmiano Frederico Móser. Francisco Forrest.

Corretorcs dn Numero de (Jnmliios, e Fundai PtMicOi. Domingos Chinppory. Miguel Mac Bride. Carretar do Numero de Navios, e Leilões annexos.

Rafael Gnvazzo.

A mesma Camará faz saber, que desejando se complete o numero,de Correlores designado no seu Regulamento, ha va-pos Ires lufares de Correlor de Mercadorias, e um dito dito de Navios: o» Candidatos que os pertcnderem deverão requerer no referido Tribunal do Commercio. E para constar se mandou publicar o presente. Lisboa, e Camará dos Correio-ici, nos 21 de Novembro d* 1837.:= O Secretario, Pir.ente Cnctiiuo Afasta.

TVT* Recebedoria d1 Ajuda, travessa do Abarrncamento J™ de Peniche n.° S21Í, se ha de vender uo di.i Í6 do corrente, pelas 4 horas da tarde, eui leilão publico 32 alqueires e duas ottavus de trigo pertencentes u renda de Bens Na-cionaes.

. loAQum Hetiodoio da Cunha Rivara, Uacbarel furumdo ti cm Medicina, Professor Proprietário da Cadeira de Ideologia, Grainnmlic.i Gelai, e Lógica no Lyceo Nacional do livor», anniiiicm ipie no I." di.i de Dezembro próximo futuro abrirá o Curso duqnclla Discrplma no Estabelecimento doCoI-legio ilo Espmlo Snnlo na mesma Ciilade. O mesmo Professor se proinplifica a dar lições publicas e gratuitas de Arithnie-liça. Geometria, Gcoçrophia, e ChroHologia, nu caso de haver aluinnos que desejem frequenta-las.

* Dmi;u;u> da Sacicduie Propagadora tlm Conheciincn-J\. lus Cieis, perlende pur a concurso um. Ioga r qm> deve tr.r provido em pensoa que remia conhecimentos de ICscn-pturaijào, Typogr»plna, e LiUerntum : n; pensou? que se ucha-rem nestas circiiiustnncias, podem apresentar os seus documentos ale o dia 29 do corrente, no efcriplorio 'dn Sociedade,

rua diicila do Arsenal n.° 5.S , l." andar.________________

~"H~YÕN4' AIIU.I Viularinn do Hegu Arauhn, Ua Vdla t\t U* Arroncli»». perlende abolir um vinculo , qilc n mcinia nilmmiilrii, nikiiii.iiln pur Francisco Xavier Aranha, Bispo que fvn d« P

. Urde ilu dia 4 de De/emliro se lia de arrematar ua Praça do Deposito geral, com o alialimciilo da ã." parte do valor de 050SOOO réis, uma propriedade de casas penhoradas a DIOIÍVZIO Pcres, qiif f.iram h,-i aiui.ii m,ilíadas em d 400^000 réis,

______________

H A ^l"IE'1UTA'i:*<_ paru='paru' com='com' fícn='fícn' lia='lia' do='do' daale-j.='daale-j.' tíl='tíl' para='para' declarai='declarai' destiuaila='destiuaila' _='_' corrente='corrente' e='e' praça='praça' st.='st.' n='n' o='o' p='p' na='na' t='t' eriu='eriu' uiario='uiario' _23do='_23do' _110='_110' dift='dift' dia='dia' dediniidn='dediniidn' barracas='barracas' chão='chão'>

.0 /"VUUAI quucr louini de arrenduiuciito de Janeiro pro\t-V^J mo cm diante niiiii Marinha da, repartirão de 870 moios, no sitio da Seixola , termo I|H Vi l Ia de Palmélla, di-rija-so n Caetano -Xa\ier Í)iniz, na rua nova dosMailyres n.° 2t, l.« andar.

13

A traveja,i dn Pulha u.°lJU, i.° andar, lia um grande sortimento de chailes de todos os preros alú réis SO^OOO, lenços de Feda ile assoar ale 1^440, curtes de colete ilo ultimo goslo até 4^000, ditos de seliui para bailes, ca-clieiuir.is para calçai, pnnuo prelo olé CiJiOOO, pannoc de Irlanda, luvas de seda lisas e abertas, baet.lo de lustro para so-l>re-i:nf

LI; AI tiver pura render, ou a fura r uma casa pequena acompantintU uai quinta, a, uma Icgoa de Lis-IIOH , deixa a sua morada ua loja dvste Diuno , para sei pró* curado.

THEATRO N. DA RUA DOS CONDES.

HOJE 23 de Novembro de 1837. = IIariadão íí;irbaroxo=r: Grande Drama histórico em 3 actos. = O Cabrtlo Mon(ez, ou o Rendeiro IWluz = Comedia, em 3 actos.