O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Página 1317

m Â. RIO < DO < GD V È ti ttrÓ!

1317 ,

4." Repartição.

da importância das dacàntgntos de-. Receita remettidas ftarmàui- dn Setembro e. Outubro ao» Cbreiaderref de Fazenda dos Dia-trictot abaixo declarado» j para procederem á cobrança Já- 3.* tjitola do Empréstimo'fato aos Lavradarer etn virtude dá> Utirta de. Lei de 4, de Outubro rfí 1834;

DlStRlCTOS.
Numeras das Refrtçõffè.
;J.m|H>rtaftc>a das " Relações.

19
38:48^725

17
46:883^690

J
5 3:5$ 340

lio
19:436^5)05

Beja ......... ....
38
S6:513|[785

S7
• 1&: 897^405

1 1&
' 4:5irl896


137
142:2ú8j£7&3

' Ttiesonro Puhliccf Nacional, 22 de Nóvcm-bio de 1C37.^^Joáí Joaquim £,060.

* ''Estatis-tica do mcz de Outubro de 1837. .

P Entraram

OIITARIAS . . •'............'........ 151

•Officios...................:......... 835.

Contas "ou Rtfprésèn tacões...........• • 24-3

Requerimento*.......................' 522:

Tabrllas.'.....-----"..................... 221;

"Tatòts de recibos....................' 450,

Relações de conhecimentos relaxados ao

1 Contencioso....................... 3

' Relações dê -receita eventual......... • • • 256

para a cobrança da Contribui-

ção para a Universidade de Coimbra. Certidões de Terças ..................

Resumos de Lançamentos de'Decrma, ré-

inellidos pelo Administrador Geral ... Cerl.idòps da importância dos ditos Lan-

' '

40

107

os dos ditos, remetlidos pelos Con- :

ladorcs de Fazenda. ... ..... ..... • •;• . 42

Informações de diversas, Aullioridudes . '. . 72 Kóes dos rendimentos dos Bens Natíionaes 176 Reci.bos para ri.otar .......... ........ 4939

' Relsçòes de talões de Conferencias ..... 23

f De Credito certo... 2121 gm

73Q 1513

285

21 19

Sabiram

Consultas. Portarias

Informações................".........

T, , C Interlocutorios.....8641

Despachos -1 Deflnilivo3.;-......-. 649 J

... , f Credito certo........2831

-AvisosdejDltoincenô......... ô j;

Ordens de trans- f Credito, certo .. 18 | feiencia de... 1 Dito incerto-.'.. 3J

*-..... -r^ '

Guias de entrega de dinheiro do Banco". Cautelas de documento» que se passaram

aos devedores.... i.................

Certidões.........-..............-• • • i

Conhecimentos pnru a cobrança da Decima, «-Imposto» onnexos aoannd eco»

nomico de 1836 a 1837...........189:000

Kóes comprehendendo 4:309 verbas para n cobrança dos rendimentos dos Bens

Nacfonaes.........................

Recibos notados ....«..'•.....•.......559.;

Resumos de talões.................... "*

Talões..........••• •'................. 57

Thesonro Publico Nacional, M de Novembro de 1837.=José Joaquim Lobo.

Parte não OJficial.

SESSÃO DE 24 DE KOVEMBttO DK 1837.

PELAS 11 horas'se abriu a Sessão, acbondo-se presentes 52 Sr». Deputados : lida a Acia-da Sésauô antecedente, foi approvada.

Pasaeu-se a correspondência, á qual se dún o c&mpeleiilc di:ilili6.

Approvpu-»e unru Moçuo do Sr. -Mncnriò uè Caàro, para quo a Cortiinisaâo deConstiluição s-jii dispensada de assistir ásSíssàfí, em quao-to e*Uver occupada com a revisão da Consti-í luiçuo, e com u Feitura da Lei.das cldiçães. •-

U Sr.Menszi'8 propoz que neste iulervallo se trucie de acabar com- o Orçamento.

O Sr. JVlidosi propoz que a liora da corres-potidenci.» se entenda ate i\ meta hora depois

do meio-dia, tisla haver faríkó* Requerimentos a apresentar, e alguns de grttnàe rniportãftcià, sendo' uni dolles, que mostcít a rwcessidadW de se-toHrer que se botem _03'lastros em qualquW -parto do Tejo, porque Continuando ésie- desleixo, ^ri barra;do'Te/o estnrá.denlro em imr att-nt> Juo-estreita j como' a do t*orla.

Appro»ou-sií (júe a hoía dri correspondência se-encenda, ate m.ôÍ9 dia .e meia hora.

CXSr. B. da 11. de- Sabroj» fnand;ou para a Mesa tres Requçrirtientos: 1." para saber o estado- do Exercito (iio l.01 do corrente mez : â!" da Viu>«a do Desembargiídar Gramo, qire ainda rrão pôde liivsr o* tittito^de Divida pttbft-Oo, dos ordena do» devidoea seu defunto ninrí-do : 3.°' dos Proprietários de um Brigue chegado de iVlácáoj que- pedem uma decisão pendente da Lommissão de Fazenda, sem a qual não podem- ser despachadas a» fazeirdas importadas por aquelte navio.

O Sr. Fatisttno da Gnrna nN->n'doi» para a JVles.i urn Requcriaieuto rfa Assocração Mercam-liJ sobre 33 iVlatrtciitas dos Marinheiros.

O Sr.IMidosi apresentou um Projecto de Lei para regular o embarque, e desembarque dos lastros, e mostrou a necessidade e urgência de se altender a um ramo tão importante. Expo/ que a barra cada vez se achi>- mais enltillitida ela pratica abusiva de lançar rastros ao'mar í que é 'preciso regular e«te ramo de serviço publico, por maneira que se evitem os abusos. Sotou que os navios estrangeiros descarregam ó Ifisiro em suas próprias Linchas, em quanto nós quando vautos aos portos estrangeiros pa-jnmos por cada tonelada de lustro perto de800 re'is por carga, ou descarga. Disse que embora ao Commercio Nacional se fizesse esse favor, debaixo de liscatisaçâo, portím não nos estranhos indiscriminadamente. Concluiu pedindo 'osse o Projecto ús Com missões de Marinha , e 3ommercio , e chamando a attençTio do Congresso sobre a urgenci-a, expondo o estudo las-.itnoso em que se achavam os- proprFelarios.

O Sr. B. da.R. de~Sab7osa declnrou que havia de accrescentur um Artigo- a este Projecto, para que estns medidas se façam extensivas á Uidade do Porto, puis que nayuella barra lia sei» mezes para cti não entra navio algum que não toquei' e muitos se tem perdida.

O Sr. Rodrigo Salazar inundou para a Mesa um Requerimento acerca de uai destacamento de Lánceifos, qife ttwn catado aboletado em Guimarães, apesar deter a Camará'Municipal .querido dar-lhes quartel, e ranebo, que tem recusudo sempre; e também ácerCa da prisão 'de um Cidadão dalli por ordem ~ Com-mandaote; Seui requisição da Autboridade competente, chegando-o a ameaçar com varada?, pedindo-finalmente snber, q^ue providencias só tem dado a este respeito, de que tudo pede informações ao Governo.

O Sr.'Mont-Alvernc mandoli ,para a Mesa um Projecto de Lei da Commrssàb Ecclésias-tica, sobre as Côngruas do» Parpchos.

O Sr. Ministro d n Guerra pediu a palftvr; para dar 'tilguinus explicações acerca do qu< aqui se tem dito a respeito de uma reunião qui teve togar eil> sua cusfi," e que só tractou ali do Artigo 4õ de Constituição. Depois de te narrado o que te passou com cila sobre a sor nomeação para Ministro de Estado, pa»sou ao ponto cm que foi encarregado de formar um Ministério, eelie apontou o Sr. Barão de Bom fim : que então tinha declarado, que ruu> pó dia oncarrcgar-se do Governo do P«iz, sondi a sua política diversa dá do Congresso: per guntou então se havia meio de inoditicar a'quel lê Artigo, 'pois que a sua opinião era, que t eleição dos Senadores fosse mista de eleição d< povo, e nomeação Real: que reconhecia a lê ga l idade da rotação; porííi», cornludo lhe pá recia ser menos morul cjue as outrus; que leu do achado mui boa disposição nos Senhorc que alli ,se"acharafn parti aquella modificação tinha entào acceitado"u Adiiiinisiração ; que a reuniões que alli ae fizorurn nuo eram claitdes tinas, mas sim rnuito Constitucionaes, e qu em todos os Paizos se praticavam ; e quê de claravn que isto se troelou quando elle »inda era íó Duputudo, é não Ministro. (JVlurtus vo Zes: e vofdadií, c vcrdiidfc.) ' ,

O Sr. Coátu Cabral: —Pedi a palavra só -brc a íjrdéií), porque tf.nd-. eu sido o ptinwffí Deputado que fallou iio^ nome do nobre Vn conde de Sá j ê na reunião que t'ev2'logar-eii Sua cnsa, devo tJinbtítn ií.'ir ul^iímos explicações, que julgo indiâpensaveiá. Veio loiíiar es te jogar junto do nobre Ministro 'para molho ser ouvido, c espero que auá S.'Ex. confirma rá uma'circunistancin, que deixou do apre*':ti

BF no seu discurso, e que e mui^o rssencii.) >afa o cuão. de que se tracta. .O illiMUcs Vi?-outte disse naquetta reunião: " quô-a sim po-tfca a respeito daorganisaçuo da s.epolitica ião julgava convei»ren-te, nem decoroso entrai 'e novo na Administração,, ex-istmdo um igual, Totrvo; que-propun-ba por tãrHo, que SH esco-iesse ,uiij meio de fa/ier reconsiderar a Decisão , 'o d*a )4 sobre o Sèrtado, a fim de se poder oníar ittnn decisào^ei» ftarrnbnía: com as idens w S. Jíx.% que entendia sor mellior a opinião •^09 que volfivão pelo methodo mixto (o Sr. fiscoftde de S.i, éverdrede, é verdade). Bem m vista distn já se vê que é verdade o que re-utci sobre este negocio, e que nós tínhamos a scolher enlre battcraçún da:Deci*ão do dia 14, a nau entrada do nobre Visco;ide no Minis-erio: a 1." eru np meu entender inadmissível, • lorqiiu lauçãvq g.¥flndtl nódoa sobre esli- Con. ;resso (apoiado j apoiaiío}: a 2." penjlisavu-ue, porque Contitiuavaiu asdifficuldades noar-•anjamenlo do Ministério', as quaes eu , e oj n\eus Colltíga»' queríamos remover (é verdade, . ipoiado, apoiado^. Agora o que escnpou a S. Sx.% masqaeeu espera q IK> elle confirme dopois de ponderado pormim, e qiie, depois queono-jre Visconde fez a sua declaração*, uniSr.Depu-ndo fez uiuii moção tcrídeute a alterar Adícisúi do dia 14 na presente Seisão, enetfe mesmo C

Ordem dó dia.

. Continua-b discussão de'hontem. O Sr. Mídosi disse, que não tinha tido ton-çâo de fallar nesta matéria, mas que a discussão o obriga a dizer alguma cousa ; declarou, qae-todas as volações foram conscienciosas, e que agora se tracta de um meio conciliatório pelo qual vota, e faz toda a jnstiça -ao Sr. Derramado pela-Constância c còhcrcncis com quu tem sempre apresentado u sua opinião; declarou ao mesmo tempo, que menos cuherenle tem elle (Orador) sido, pois que antes da. acção de Ruivaeiis estava inclinado ft conceder, ulgum.i cousa ; porem que depois dessa acção está resolvido n nada conceder; porém qup isto .o não estorva' de respeitar as opiniões dos outro». Coucluio votando pelo Artigo addícianal.

O Sr. Macario de Castra ratificou.-a sua opinião: declarou que a sua opinião é que a Camará dos Senado/«3 seja de eleição imxta ; porem que não retira-o. seu Artigo com as res-tricçòes arlles feitas: que se'não attenda ao Artigo por quem o apresentou, tanto mais que já disse, que u i d e'u' não era sua, mas que st: al-tenda ao estado do paiz que aisini o reclama. O Sr. Cezav de Vascorvcellos dit.se j que votava contra os additameatos, porque lá. cslú um A i ligo na Conliluição que dú o meio de alterar algum Artigo da mesma;' que elle não pôde ser suspeito ,• porque não tendo por motivo de moléstia assistido á Sessão, em que se votou aquellc Artigo, veio depois, e declarou, que sd estivesse -prOsente votaria contra o que se^venceu; mas agora respeita o vencimento; e quer fazer esta declaração franca.

O Sr. Alberto Carlos-disi.e, que o meio proposto era um mevo de conciliação, e pdrMsso conve'm nelle, porque interessa a Nação, e o crédito das Corte».

O Sr. Judice' Sarnora observotiu, que fora convidado para a reunião a ijue se tem alludi-do, cá qual oísisííru; porém logo que o pri-. meiro Orador, que leve a palavra mostrou, que st; queria dar ás primeiros Coités o direito

OSr.Mònt°Alverne votouVio mesmo sentido.

O Sr. Furtado de Mello cfs.e, que rejeitava.

Página 1318

13 to

DIÁRIO DO GOVERNO.

•que os acha impróprios da dignidade, do Congresso, e porque deseja que o Constituição que sahir cjcsle Congresso vá-com signacs de vida •e não \ú embrulhada em um inunto de funeral O Sr. ilibeiro Saraiva pediu a votação'nominal.

Assrm se venceu. Houve uma grande .questão -de Ordcin sobre ••o modo de propor, e a final se assentou nos seguintes quisitos :

1.° Na próxima Legislatura poderá rever-se -oArt. 45?

Foi este quisito rejeitado por 52 rotos contra 26. (Na folha 'seguinte daremos os nomes dos Srs. Deputados que votaram pró, e-contra.)

2.° Na próxima Legislatura poderá rever-se somente a questão do methodo niixlo por lista tríplice, ou de eleição para para a Camará do Senadores?

Procedendo-se á votação nominal segundo i resolução do Congresso, disseram approvo Os Srs. Alberto Carlos, Costa Cabraí. Sá Nogueira. Duarte''Campos. Vieira-de Castro. A. M. de Albuquerque» Nunes de Vasconcellos. • 'Pereira Leite. Barão de Faro. Barão do Casal. Sampayo Araújo. Barão de Noronha. Marreca.

Pnmpilio da Motta. João Alberto. 'Pina Cabral. J. M. d'Andrade. Tavares Ribeiro. Lacerda.

José Caetano de Campos. José Estevão. José Liberato. Lopes Monteiro, Pereira Borges. Ozorio.

J. Pinto Soares. Corrêa TeJIos. J. da Silva Passos. Souto-maíor. Mendes de Mattos. Teixeira Rebello. Leonel Tavares. Al aia e Silva. ' Macario de Castro. M. A. de Vasconcelloí. Perache. Franzini. Midosi. , Valentim. Ochôa.

Conde de JLumiares.' L. J. Moniz. Prado Pereira. Rebello de'Carvalho. E disseram rejeito Os Srs. Cezar de Vasconcellos» Pereira Vera. Borralho. Bazilio Cabral. Pereira de Lemos. Gomes da Motla. Mont'Alverne. Soares Caldeira. Teixeira de Carvalho. Luna.

Judicc Samora. Galvâo Palma. Pinto Bastos, Júnior. , Sousa Pinto Basto. JBranquiuho Feio. Costa Pinto. J. Henrique Ferreira. Oliveira Baptista. Socisa Saraiva. Vasconcellos iDelgado. Santos Cruz. Salema.

Visconde de Ponte Arcada, R. Machado. R. de Menezes. Furtado de Mello.

Ficando assim approvado o quisito por 44 votos contra 26.'

3.° Quisito se a rev'-"_, ha de-ser feita pelas duas Camarás?

Houve alguma Jiscussâo sobre este objecto, o a final posto a

Tiveram a palí /rã para explicações pessoaes' \orios Srs. Depu.adoí, foi um d^lljs o Sr. Sn'

Nogueira, relativamentea^Discurso do Sr. José Estevão na Sessão de hontem.

O Sr. Secretario Rebcllo de Carvalho: — A explicação que eu vou dar «'"relativa -ao meu voto sobre a questão, que ultimamente se resolveu. Antes da votação sobre a maioria da revisão doArt. 45.° do Projecto de Constituição declarei, que votava pela concessão daauthorisação para essa revisão, com tanto que fosse restrictaá origem -da Camará dos Senadores,' 'e sendo a primeira proposição, que se submetteu á votação concebida em uma generalidade, que -eu não approvava, mas que não 'prejudicava a restricção consignada na segunda proposição, como por mais de uma vez declarou o Sr. Presidente, entendi que não podia votar contra ella, sem passar por contradictorio; ficando-me todavia livre restringir, como restri-ngi, o meu voto dado naquella generalidade ao pon to especificado na segunda proposição.

O Sr. Furtado de Mello mandou para a Me sã um Artigo addiccional., para que a primeira Legislatura possa alterar a doutrina vencida sobre o direito de Dissolução e Veto.

Resolveu o Congresso que este Artigo entrasse já em discussão.

O Sr. Macario de Castro disse,, que se tal Artigo passasse, elle proporia outro para que as primeiras Cortes podesscm alterar todos os ArtigosConstilucionacs-; porque pôr em duvida a questão do Veto, que passou fio Congresso com uma grande maioria, e quasi sem discussão, e' querer pôr tudo em-duvida, é querer que no fim de dez mezes se diga á Nação, que as Cortes não fizeram nada, tudo deixaram em duvida.

O Sr. Santos Cruz sustentou o additamento.

Julgada a matéria discutida foi o Artigo posto ú votação, e rejeitado.

O Sr. Alves do Rio leu dous Projectos de Lei da Commissão de Fazenda.

Dada a hora, o Sr. Presidente deu a Ordem do dia, e levantou a Sessão.

Pelo pouco que podemos ouvir do Sr. Valentim Marcellmo dos Santos, entendemos que el-lê se queixou de lhe não pormos nada do seu discurso no extracto da Sessão da li ontem ; foi pela mesma razão que não o fazemos hoje, .pelo não ouvir.

LISBOA, 24 DE NOVEMBRO»

RECEBEMOS hoje uma serie de Folhas de Madrid, desde 8 até 17 do corrente, sendo o completo de todas as que nos faltavam dos anteriores correios.

Cumprindo o nosso dever levamos ao conhecimento dos noisos leitores extractos do seu con-theudo.

Em quanto a noticias do theatro da guerra, apenas se reduzem a dar a conhecer alguns pequenos movimentos dos exércitos leal, e faccioso, e das posições que occupam, sendo o resultado achar-se o Pretendente em Durango, D. Sebastião enfermo em Peitacerrada, Zaria-tegui em Dicastillo, e Sanz em Estella. Dizem que D. Carlos, e D. Sebastião se dirigem a Oiiate, que aquelle tem dado ordem para se retirar preso ao castello de Guevara íeu sobrinho, e que tinha demitlido dos seus empregos Moreno, Zariategui, Simon Ia Torre, e até Villareal. O Pretendente tem sido recebido mui fria e indiferentemente nas províncias sublevadas.

A divisão do Conde de Luchana, composta de 18 batalhões, 5 esquadrões, e 12 peças de artilheria, partio de'Logroíio para a Navarrn. O General em chefe dirigia-se a Pamplona com o fim de impor o devido castigo aos assassinos: do General Sarsfield, e Coronel Mendivil.

Buercns achava-se cm Victoria, e tinha -feito um movimento sobre Trevinò, e forte de Pe-nacerrada. A divisão do General Ulibarri ti-pha marchado'rapidamente sobreLerin.'OGe-. neral Alaix , foi nomeado Vice-Rei da Na-. varra.

As facções de Cabrera, ForcadeH, Espe-•anza, e outros, em numero d« mais de 5 mil lomens, dirigiam-se novamente á província, de Valência, e acharam-se em Muroiedro. ' ' ,

O General Polaco Jiontartno -linda chegado • a Valliadolid a fim de .prestar os -seus servidos

á causa da Rainha ; porém t «lha sido mandada suspender a sua marcha.

Por um Real Decreto tinha sido ordenado que as Cortes celebrassem a sua primeira Junta preparatória no dia 13 do corrente, o que corn effeito se verificou, e depois das formalidades do-costunie foram nomeados para Presidente interino da Camará de Senadores o Conde de Castroterrête, e para Secratarios, o Conde de

for dois decretos das'Cortes eanccionadoí -pela Rainha, tinhà-aido ordenado —»!.% que $e••inscrevessem em letras de ouro no salão do Congresso os nomes de Riego^ £mpeernadot Manzanares, Miyar, Mariana, Pineda, e Tor-rijos — 2.° Determinando que a pátria adoptasse as famílias órfãs dos que desde 1823 se tem sacrificado pela Liberdade, e que as Cortes lhes assignassem pensões segundo as circunstancias, para sua subsistência.

E&tas Folhas fazem, menção-de um horroroso temporal cm PucrtoRico, havendo entre outras • perdas 33 navios submergidos.

SERVIÇO DE MARINHA.

Registo 'do Porto, em 24 de. Novembro de 1837.

EMBARCAÇÕES ENTRADAS.

VAPOR Inglez = Tagus = Cnp. W filiam Si-mons, 'vem em qualidade de Paquete,, de Londres em 7 dias, de Falmoulh em 4, e ultimamente deVigo em28 horas, com fazendas, e manteiga ; 40 pessoas de trip., 23 passag., e uma ma'là. .Consigna-se a José Van-Zcller.

Galeota Hollandeza = Dorn Tornio —Cap.. Leendert Noordzy, de Rotterdan cm 18 diat, com fava, e queijo, a Lubelink Haold; 8pessoas de trip.

Cahique Portuguez =Senhora dos Martyres= Mestre Manoel da'Fonseca, de Tavira em 4 dias, em lastro; 8 pessoas de trip.

EMBARCAÇÕES SABIDAS.

Brigue Portuguez =Joven JvIathilde = Cap. José Pascoal Onety, para Bissao com escala pelas 'Ilhas de Cabo Vorde, com fazendas, vinho, telha, e1 outros géneros, e 5 passa g.

Escuna Ingleza = Victoria = Cap. Thomás Pag, para'Setúbal em lastro.'

Escuna Ingleza = EIIeri3=Câp. S. George , para Glásgow, com fructa e cortiça.

Barco Portuguez = Bom Fim = Mestre Luiz José de Carvalho, para Setúbal com encom-mendas.

Quartel doCommandante do Registo do Por» to na Torre de Bele'm, 24 de Novembro de I837. = Leo/£e, Capitão Tenente e Coinmnn-dante.

ANNUNCIOS.

D OVA Rita Perpetua da Silva e Soma, de Vil!» Franca deXIra, responde pela ulíimti vez ao contra-annimcio sub n.* 4, de D. Marcellina Clara Pereira, da meima Villa, do Diário do Governo N." 876, que ollft vai mostrar pelos meios judiciao, que é a dito. Senhora, vendedor» quem deve pagar o impoito de que lê tracto; e a Sontcmça dói Juiíei

decidirá qual dai duas tem raiio._______________________

Vnti. Anna Victorina do Rego Aranha, da Villa de J Arronchei, pertenda abolir um vinculo, que a uietma administra, instituído por Francisco Xavitr Aranha, Bispo que foi de Pernambuco.

B existirem os luecesiorei ou herdeiros de Duarte Lopes Roza, e Domingos de MagalhSes Pessanta, que foram 10 anno de 1760 Administradores Geraes do Contracto doTa-Daco, queiram faier constar a sua existência, por negocio da seu interesse, na'loja do livreiro Romõo, largo do Pelourinho, no ediflcio do'extincto Erário.

Ô T BILÁo que se ha do fater Terça feira 38 do cor--Ll rente, pelai onze horas da manhH, na rua do 'Crucifixo n. 60, !•" andar, de faaendas de teda e> aljçodSo, cadarços finos para coletes, rico» rclojog , cristaes, forte; pinnnos,' vinhos relhos engarrafado], iquores finos, genebra , e cerveja. Tamb«m ha para ie vender um bilhar em bom uso de 14 palmos, umas panellis de ' erro fundido com tampa, uma rica bomba ingleza, asplrunt»' e fullante, pote* e formas para refinar assucar, e uma porçSo: de ia eco» para oito alqueires, tudo para liquidar, e continuar-1 e-ha todas aã Terças e Sextas feiras.____________________

ARBBHDA-SB impreterivelmente ato" 9 de Dezembro futuro o Morgado das Vendai, e as casas « quintas de S. Bento em Cintra, e a» litas nas Mercês, pertencente á Exra.aCasa de Pombal: quem. quizer arrenda-los, poderá comparecer na' Contadoria da mês-ma Exm.* Caia , ás Janellas Verdes.

R travessa da Palha n." 28 se veada excel-lente vinho branco e tinto a 00 raia a canada. Os particultret que -o experimepíarenj, não leixarSo de continuar a compra-lo para seu uso.

LISBOA:

Descarregar páginas

Página Inicial Inválida
Página Final Inválida

×