O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

Dl Ali H) DO

mais salientes que provavelmente serào tracta-•dos ruis primeiras sessões de uma e outra Ca-rnara, scrvi-m'de tliona à polemica dos-jorna-listas de todus as cores políticas, e todos elles aguardam com impaciência esta importante oc* corrrncia. No entanto já se haviam celebrado assessões pieparntorias do estilo, a que haviam •concorrido !i prestar o devido juramento alguns Pnr«í, e muitos membro» da Ca-mara electivo. O próximo P j que te deve trazer«nos o discurso da Coiôa, que nos n prensaremos a transcrever •nesta Folha 'para conhecimento de'nossos "leitores.

Nos Periódicos de Paris, que chegam até 16, pouco achamos que exija especial menção. O Momteur publica um decreto datado de 11, pelo qual -o General Vallee , 'Commandanle em «hefe das forcas T?rancezas cm África, e elevado «oposto e-dignidadedeMarechal de'Frdi>ça.

Outros decretos'com a mesma dala nomeam o Duque de Nemours-, e os Brigadeiros T rezei e Ttulhières Tenentes Generaus; e promovem igualmente a vários outros oflicíaes que se distinguiram na expiignnçâo de Constantma.

A Gazela Universal de Leipsick annuncía, .-que a evasão de M. Heindeiker, licenciado em leis, sentenciado a 30 annos de prisão n*uma fortaleza por crime de alta traição, se havia «(Teimado com connivencia do Governo Prus-siann; econsidera esta circumslancia como pre-ctirsorn de uma amnistia para delidos políticos, e uma relaxação da* medidas de severidade mandadas pôr em execução pela Ptussia contra os cscriptores da Joven Itália.

DIVIDENDOS l-OUTUGUEZES.

OGovEnwo de Sua Mage&tade Fidelíssima em consequência dos embaraço» pecuuia-rios que tem causado o atraso do pagamento das diversas classes do Eálado, e dos juros da divida interna; -não podendo por mais tempo evitar que o effeilo destas circumstancia» se ex-tenda aos dividendos dos Empréstimos contra-hidos em Inglaterra; edesejando atlenderquanto possível aos direitos c interesses dos Poaaui-dorrs d'Apolices Porluguezas, como é próprio da honra e boa fé quecaraclerisa aNaçãoPor-.guera : determinou por Decreto de 14 de Outu-bio ultimo, que pelos Juros, dos ditos limptes-timos n cargo de Portugal, que se vencem no ]." do Dezembro próximo, e bem assim pelos do Fundo consolidado de 3| a.vencer nol.°de Janeiro de 1838, se passem Letras a um anuo contudo desde então com o juro de 3 ^ pen. cê diários por cada cera Libras, o qual será pago cm Londres nos períodos que se'annun-cinr', pelo rendimento annuul de quatrocentos contos níi? supplèinentíi^á dotação da Junta fio Credito Publico, decretado na Lei de"15 deJu-Iho do corrente anno.

Jirn quanto ao fundo provisório contractado tem 23 de Junho de 1836 com Air. Izapc Lyori Goldsinid, sobre hyp_olheca da Divida doBra-zil,- passar-se-hào nesta conibrmidadç iguaes , Leiras c'm iroca dos coupons daquella parte do , mesmo Fundo que se considerur a cargo do Portugal, depois do pagamento c devida ap-,pl(cnção da reteiidu divida.

Um annwncio posterior indicará o tempo e logar para a apresentação c troca dos tçspecti-tvos covpons logo que sc^chcm promptas as ne-, cessarias Letras. , . ,

O .que os Agentes do mesmo Governo, abaixo assigoados, fazem publico para conhecimento de tpdos os interessados. Londres, 16 de Novembro de 1837. ==. .'J. de Paiva Pereira da Silva. = João Maria de Carvallio e Oliveira.

Jíodrigo-dc Aypvedo Sousa da Camará, AJuii-nistradqr do Segundo Julgado da Capital, por Sua Magesladc Fidelissiuia a RAINHA, qm;,Deos guardç etc. ele. ."JT^AÇO. saber, que no Escriplorio desta Admi-,JL niatrnrão dó segunde Julgado , na rua Oricii'lal do Pngsno n.°23, em, todos os dias .(que nfio forem saiicliíicados) do próximo mez de Dezcmbio, se ha de proceder eru hasta publica , com Audiência do Doutor Delegado do Procurador Ilegio , aos'arrendamentos pelo tem-})o de seis mczus , e aquém mais der, dos quartos de casas das djffeientes propriedades da Fazenda Nacional, situadas no mesmo Julgado; e bem assim ao arrendamento pelo lumpo de «m anno, a principiar d.. 1." de Juneiro de 1838, das Lr/inas df»*> hinadas = as Alarnotas ,deFn nas portas daquellas propriedades, nos log rés uinis públicos da Cidnde,

e Fregr.ezia de Santa Maria deLoures. Lisboa, 25 de Novembro de 1837.= Rodrigo d'Azevedo Sousa-da Camará.

SERVIÇO DE MARINHA.

o

Registo do Porta, em 26 de, Nooembiode 1837.

EMBARCAÇÒIÍS ENTUAD\S.

VVPÒR Inglez= Ibéria = (Jap. 11. D. Mid-dleton, ern qualidade de Paquete, de Gi-l>raltar cm 2 dias, c ultimamente deCucliz «m 40 horas, em lastro; 32 pessoas de Inp., e 10 passag.' Consigna-se a José Vau-Zeller. . Vapor I'ortuguez= Porto = Cap. T. A. Figueira , do Porto em'20 horas, com fazendas, encominendas , e dinhejr.o, a vários; íí^ pessoas de liip., 78 passag., e l mula. Consigna-se a José' Van-Zeller.

Escuna-Polaca llespanhola = Nueslia Senhora de los Engelos = Cap. Joac' Andres, de Malaga em 21 dias, com sal, e outros géneros, 8 pessoas detrip. — N. B. Hia para Gullizu, e arribou a este Porto por causa de tempo.

EMBARCAÇÕES SAIIIDA-S.

Vapor Inglez = Tagus =iCap. Willinm Si-jnorfs, em qualidade de Paquete, para Cadiz c Gibraltar, com fazendas, vinho, e oulios géneros, e 2 passag.

Brigue-Polaca N a poli lano = Colombo = Ca-pitào Carllo Fradel , paia Génova coin gone-ics do Paiz.

Patacho Portuguez — Flor do Mar =Cap. Joaquim José Caetano, para o Maranha» com vinho , sal, e outros géneros, e 2 passiig.

Chalupa Belga = L'Edair = Cap. M. líetid-sen , pura a Bélgica com sal , e l passag.

H i a te Portuguez = Tarujo e Filhos = Mestre António da Roza , para S. Miguel com pedra de cal , encommVndas , e 3 passag.

Barco Portug.'= Ram.illiete= Mestre Francisco Maria, pura Sclubul em lastro.

Barco Portuguez = Liberdade= Mettre António Thomns Carril ,' para Setúbal em lastro.

B.iLciru = Seu hora 'du Piedade = M es U e Joaquim de Macedo,'para Villa Nova de Ali l fontes cm lastro, e 6 passag.

Chalupa Ingleza = 0englii)doo = (do Royal Yackt Cliib).

Quartel do Cornrnandanto do Regislodo Porto na Torre de'Belém , 26 de Novembro de l837. = Leotte', Capitão Tenente, eComman-durile.

AVISOS.

O CONSELHO de Administração da Marinha faz novamente publico, que em o dia 30 do presente moz, pelo meio dia, se ha de proceder á arrematação do 'forneci mento de vacca fresca paia consumo da Repartição da Marinha : todu a pessoa que quizor dar o seu lanço, pôde comparecer na Sala do dilo Conselho ern o referido dia e hora, para s» t r acta r du citado objecto. — Também pielcnde vender uniu porção de moinha do bolaxii , farinha de ptio. e de legume, tudo de lorna-viagem : tod

PKI./í Administração Geral dos Correios se faz público, que sahirão a 3 de Dezembro para S. Miguel, o Bngue-Escuna .S. Bernardo, e para a Madeira o Iliutc Lrbre.

As certas serão lançadas até ameia noite do dia antecedente.

PUBLICAÇÕES LITTERARIAS,

rrnclailo ila Injlamagúo, precedido tia Physioluyia, e Pa. Ululoijiu necessária» para intulligencia da Tlieuria desta ruolesti», composlo por António de Almeida, Cirurgião dn Heal C.un«rft: impresso em Inanirei em 4." Volumes de B.° grandes; tendein-se cartonados por 4^000rã., eein)u«tlernrido» por 4^5000 rã., na lojVile Carvulbo .10 Cbiudo, defroule da rua de S, 1'raHcisco n ° 2 : na mesma loja se continua a \ca-der = Qundi o Elementar ilu Historia Natural doa Animiies = iilliuiamOnte adoptado uns Aulas de '/.tmlopia, composto em Franccz por M r. CUVIER, o Homem do mais distioclo rc-nouie no orbe Lilterurio , e traduzido em Pniliieuiv pelo mi-ctor do Tinclndo de Inflamação; 2 volumes de 8." grande impressos em Londres, cartonados, e«nt[uaderimdOB pelos preços já íinniinciados.

ANNUJfCIOS.

j Tose' Joaquim Lopes, e sua mulher U. Anna Mnthildes Cr Lopea, da Villa da Fiíueiru, compraram por lísc.ri plurn púbhcu n Igimoio dos Sá n Io s Fera , c sim mulher Joa-(liuua ilosa, da mes,mii Villa, uma propriedade de vinha e lerrn lavradia , "slia na Salinnnhu , oondu chamam a Cunieiru dos luglezee, pelo preço • quaalia certa de 000^000 rs., rei

lanJo em deposito n soroma de ZOOíSOOO ré. : perante o Ju> de Direito daquellaVilla correm Ediclos de30dias-, peloCar» orlo de Joaquim Ma r m Ferreira. Por este annuncio previnem os cohiprmlores a quem tiver direito «obre u producto depositado , o deduza HO prato da LKÍ , pena de se julgar detenta* ruçada, e livre a dita propriedade.

JOSB' Carréu Saraiva faz público, que ar» rematou em o dia 21 decorrente ou Praça do Cummercio , unia propriedade de caia» nobre), Silas na rua Inrita de S. Roque do n.* 4 n 7 , de que ú senhorio Izidore José de Almeida, que estão correndo os Ecliclos do estilo, pelo Cartono do Escri* vão Andrade, 4." Viuu, para no fim se celebrar,a competente Eiciiptura : quuin >K nchar com direito 'á mesma o dedmi-ni no mesmo Cartono nu tfrmo de' thnta dtas, com a pena :le perder o seu direito, e se julgarem lavres e desembaraçadas.

T)RL(> Juízo de Paz du Freguezia de Santa Catharina cor-.L rem Ediclo« chamando os credores ao casal do falleci* do Franciuco da Silva Curvulho ," que- devem cemparecer no dia S de Dezembro, pel.ia II horni da manhu, cm caia do Juiz dt> l'az, rua'da Cruz n." 73, cem titulo* legalisudas, peua de não serem admitlidoa nSo comparecendo.

JOSÉ' Homem Tripozo de Magalhães vai reco-^ nliucer-se á Fazenda Nacional como foreirodas

&tMltfr cajás da rua da Vinha, pela quantia de 15£000 rs. aniiuaee, que foram do extincto ConreRlu dos Paulistas: quem tiver direito aodilo foro venha deduii-lo pelo prazo dal 5 dia», no Julgado do 4." Distnclo.

iy/r*i\om. r.uiz Esteve» nomeado herdeiro e testamenteiro J.VJ. do fallecido Mansel Luiz d'A r RUJO Sarmento, tendo a cumprir di.ipotições que o dilo fnllecido fez a favor de Rita, mulher de Pedro Castelhano; e tle Maria Juaquina, mulher de João António Crauiâiw: avisa por este nuuuucio m indicadas pesaen», a II m de comparecerem na

Letras do Cnnlraclo do Tabaco. ^OWTINL-AM-SE a vender RO Escriptprio do Ctírretor de V Numero, Miguel Mac Bride, rua dosCapellietaK n.*8, a vencer, em ilillbrenies prasos; assim como lambem te compram, ou >e trocam, recebendo-se Letras com vencimento curte , por iimnor prémio, daudo-se em troca outras com vencimento comprido, e por maior prémio. Continua igualmente a compra e venil.i de Acções de todas as. Companhias; aisim ouô se empresta diulieiru com hypolheca das mesma».

, T~\ON» Anua Victonna do Rego Aranha, da Villa da \-J Arronchea , perlcmle abolir um vinculo, que a mesmu administra, inslituido por Frunciseo Xauer Aranha, Bispo que foi de Pcrnauibuco.

|0!«A I.uiza Cactana do Cnrmo SimSos é hoje --^ pn«iuidora da casa na tratesia de RstevSo Galhardo n," õ a 9, era antecedente AulonloRo-Fufe Giralde».

XÇJS, To AQUI M da Costa Araújo pertende celebrar um O Jffíjí ** contracto de mutuo com D. Luizn Caelana tí.'Ír-*A da Carmo Simões, a qual lhe olferece para hrpo-llieca uma piopriedaile de cnsas na travessa de GitevSo Ga* Ihardo n.° 5 n 9, de que é Iceitima senhora e possuidora : s* nlfçucni se julga com direito úquella propriedade compareça nu EscriplOno do Advogado Ferreira Ue Carvalho, n» travessa d'Af

TVTi travessa da Palha n." 94, segundo an-

com despejos , na rua direita de Pedroufui n." 133 , pnr cinco moedas cada aono.

H A/TADEUOIsnu

THEATRO -N:-DA RUJ DOS CONDES.

TEUÇA feira 28 de Novembro de 1837, ai.* representação do = Uma-Fidalgw na Corte de Napoleâo= Comediu em l Acto. = Têkèli, ou o Cerco de Mougai/ = grande Drama histórico em 3 Actos. = A Família do Boticario = Farra em l Acto. •

RE4L THEATRO DE S. CARLOS.

SECUNDA feira 27'de Novembro de 1837, era ._ Beneficio d* Francisco Jorch, 1." Bailarino do ditoTIíe-atro, represeninr-se-ha o primei-10 Acto da Opoiu = Norma = Depois do qual os Professores daOrchestra executarão uma peça concertante , obrigada a Flaurn , Violino, Corneta de Chaves, e Violoncello. Esta peça e' escripta expresiuincnte pelo Mostre Francisco Schira. Os Solos serão desempenhados, o da Flauta pelo Sr. José Gazul Júnior; u de Violino pelo Sr. José Maria de Freitas; o de Corneta de chaves pelo Sr. Francisco Pinto; e o de Vtoloncell» pelo Si. João Jordum. =Se--gmr-se uma Aiia (dePaccmi) com Cqros, cantada pela Snr." GaJvi, linda a qual haverá a Dança = A Conquista de Alalaca = na qual Mademoiselle Clara, em obséquio ao Beneficiado, dançará um Solo, visto não poder ir o Pas-de-deux que se estava ensaiando po>- estar o Beneficiado gravemente doente* O segundo-Acto da Opera concluirá o divertimento.