O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

U l A IV l U LJ tj -- -lar U V li tt i\

• O Sr. Leonel disse-, que isto não era Lei , mas resolução parti regimen _da Assembléa; t)ui? só vem larde não era culpa daCoimnissâo, pois"lem este Parecer a data de 12 de Setembro; passou depois a rhoslrar que o Sr. Sá Nogueira estando conforme com os princípios da 'Commissào , tirou delles uma conclusão que não era de esperar : mostrou que pelo que se estabelece neste Artigo não e rasgai a procu-'ração. , ' .. . ,

Julgada QTnateria sumcientérriente discutida

'O Sr. Derramado, sobre a ordem da votação, disse, que havia votado que a matéria estava sufficientemente discutida, suppondo, pelo movimento do Congresso, que se addiava a matéria do Artigo da CoiiMnissão; porque aliás não consentiria que se votasse sobre uma questão das mais transcendentes e complicadas 'do Direito Público Constitucional, sem ter precedido um exame maduro debaixo de todas as relações em que devia ser considerada ; e que sem pertender agora tracta-la , e somente para fazer sentir n sua gravidade, desde já dizia,

Posto o Artigo a votos foi opprovado, assim como o Foi o"Art. 2."depois de breve discussão; e o Art. 3." approvado sem discussão alguma.

Foi npprovado um Artigo addicioiuil do Sr. L. J. JVloniz , para que desde já sejam chamados os Substitutos dos Deputados que tem do-claiádo que não querem vir.

Segunda parle da Ordem do dia.

O Sr. Presidente pedindo licença ao Congresso saliiu' da Cadeira, a qual foi occupada pelo Sr. Secretario Rebello da Carvalho.

Cotinuou a discussão sobre o add i o mento cio Projecto N.° 92.

O Sr. L. J. Moniz pedindo a palavra sobre a ordem, rogou igualmente nós Sr». Deputados que tinham a l'i)llur sobre o nddiamunto, que vissem quão precioso era o tempo; que se podia vir a uma conciliação; que a Lei dos fo-raes está na Mesa, e que em quanto1 ella viii á Commissão se podia trnctar desta.

O Sr. José Estevão propoz o seguinte reijue-mento:

Requeiro que as Cortes resolvam que não será levada á Sancção Real o Projecto de Lei, sobre a remissão dos foros, «em ir com ella a da reforma da Lei de 13 de Agosto.

O Sr. Leonel observou, que a Commissào eslava decidida, e se compromellia a ir trabu-Ihar no Projecto dos Foraf-s iiiiinediatamentu ; em 'consequência parecia-lhe que se podia approvnr este Projecto na generalidade; porque no inter-vullo da discussão na especialidade aCommis-tíio ha de trabalhar de muneiia que salisi'nçu'a todos os desejos.

O Sr. B. da Ribeira de Sabrosa sustentou o addiameiito. s

O Sr. J. Pisarro reforçou os seus argumentos com que na Sessão do tiontem sustentou o addiainento, e impugnou o Projecto da ven-, da dos foros.

Continuou esta discussão com uma questão de ordem, na qual tomaram parle alguns Sre. Deputados,'e os Srs. Ministros da Fazenda, e líeino ; e

O Sr. Lopes de Moraes disse, que não largaria a cadeira de Deputado, em qu.into se não decidisse a questão dos foraes, e quer que os seus Constituintes o saibam ; que não tem duvida cm votar neste Projecto na sua generalidade ; mas se o dos foraes não esliver protu-pto quando este se discutir na especialidade, lia de votar contra o Artigo 6.", e assim rejeita n Projecto. .. -

Mais alguns Senhores fadaram sobre este ob-jecto, e julgada a matéria discutida, pondo-se a votos o addinmento, foi rejeitado; assim como o Requerimento do Sr. José Estevão.

Eram 4 horas e li o Sr. Secretario Presidente deu a Ordem do dia, e levantou a Sessão.

Kodrigo de Azevedo Sou* 1m Camará, Administrador do Segutw», Julgado da Capital, por Sua Magoado Fidelíssima a RAINHA, que Deos guarde etc. etc.

FAÇO saber, que noEscriptorio desta Administração do segundo Julgado , na rua

Oriental do Passeio "n.° 33, em todos os dias (que não forem sanclificados) do próximo mez de-Dezembro, se ha de proceder em hasta publica , com Audiência do Doutor Delegado do Procurador Régio', aosarrendamentos pelo tempo de seis mezes , e aque.pi mais der, dos quartos de casas das diferentes propriedades da Fazenda Nacional, situadas no mesmo Julgado; e bem assim ao arrendamento pelo tcrnpo de um armo, a principiar do 1.° de Janeiro de 1838, das Lezírias denominadas = asMarnotas de Friiíllas , nas immediações de Loures. E para que chegue ao conhecimento de todos mandei affixar o presente nas portas daquellus proprie-dados, nos logares mais públicos da Cidade, p Frrgiiezia de Santa Muria de Loures. Lisboa, 25 de. Novembro de 1837. = Rodrigo d"Azevedo Sousa da Camará.

SERVIÇO DE MARINHA.

Registo doPitrta, em 28 de Novembro de 1837. 'EMBARCAÇÕES ENTRADAS.

BRIGUE Porluguez = Minerva= Cap. Manoel António dos Reis, da Buhia em 06 dias, com géneros do Puiz a Bernardo Miguel d'OÍiveira Borges ; 17 pessoas de trip., e 2 passag., c l mala.

Patacho PorluguezssNova Sociedade = Cap. José Jimygdio Ribeiro, de Hamburgo em 22 dias,- cotn Manteiga, e Moveis a José Igna-cio de Seixas; 12 pessoas de tiip.

Brigue Dinamarquês: = Heclor = Cap. Or-censing, de Hamburgo em 34 dias em Lastro a Lindcnbcrg & Comp.a; 11 pessoas de trip.

Escuna Ingleza = Swan = Cap. .James, de Cardiff cm 13 dias, com carvão de pedra a Mandor; 7 pessoas de trip.

Escuna lugleza = Farystock = Cap. J. Lit-tens, de New-Port cm Í4~dias, com carvão de pedra para a Esquadra Ingleza; 7 pessoas de tiip.

Galeota Hollandeza = Zeemèeur = Cap. D. M. Noordhok, do Roltcrdam em 18 dias, com Manteiga, Alcalrào, e Batata a F. Vnnzeller; 5 pessoas de Irip.

Chalupa, lngloza = Windrush = Cap. James Main, de L.iveipool cm 13 dias, com carvão de pedra a W. S. BurneU; 6 pessoas de tiip.

Barco Porluguez== Triumpho= Mestre Augusto Xavier, de Setúbal em 2 dias, com le-iihri; 10 pessoas de trip.

Baii>ira= Nova Piedade = Mestre António dos Santos, de Villa Nova de Milfontes em G dias, com carvão ; 9 pessoas de Irip., e l pussag.

EMBARCAÇÕES SAHIDAS.

" Vapor Inglpz = Ibéria = Cap. R. D. Middle-ton , para Vigo, e Londres com 1'ructa e azeite; e 32 passag.

Escuna Inglexar=Concord = Cap. J. R. Cox para Londres, com vinho, azeite, e cortiça.

Chalupa Ingleza = Union = Cap. H. Rum-ney, para'Bristol com fructa, e vinho.

Canoa = A vê M ária = Mestre Francisco António, para Setúbal com fava, e farelo.

Nau Ingleza =±:Hastings.

Quartel do Commando-do Registo do Porto na Torre de Belém , 28 de Novembro de 1837. = Leoííe, Capitão Tenente, eComman-duntc. ,

AVISOS.

A INSPECÇÃO Geral do Arsenal do Exercito precisa comprar, a prompto pagamento, cantis, cal em pó, e em pedra: todas as pessoas que se propozerém a vender os ditos artigos compareçam na supradita Inspecção, no diu 5 de Dezembro próximo futuro, pelo meio dia, para se tractor, do seu ajuste. Inspecção Geral, 28 de Novembro de 1837.= Prudência Joié da Cunha, no impedimento do Secretario Geral.

A COMMISSÀO Administrativa do Asylo de Mendicidade-, estabelecida no extincto Convento de Santo António dos Capuchos, per-tendft arrendar as duas Cercas fechadas, que ficam , uma do lado direito, outra do esquerdo da Larneda da mesmo Convento : toda a pessoa que pertender arrenda-las pôde comparecer no referido Convento, Sabbado dons do próximo futuro mez de Dezembro, pelo meio dia, em cujo dia se fará o arrendamento perante a dita Cominissâo. Em 27 de Novembro de 1837.= Francisco Soarei Franco, Secretario.

ANWUNCIOS.

jflJX TT^RAHCisco Xavier Migone de novo previne, l Jij"jr f q"e ^ nn"a qualquer transacção, seja de Cat^lifai que natureza for, sobre «g propriedades da cal cada do Corabro n.0' 43 e 44 ; rua da Cruz'de Púo n."M e 2" para a rua do Almada n.° 4; run da Pax n.° 47 o 48, etc.,' e mais bens do fallccido Thiago Martins Fernandes, e hoje os de sua herdeira D Thereza de Jesus Sepulreda ; por quanto, todos oa sobreditos bens estuo sujeitos á execução da Sentença que o annunciantc Ta i porseguir; n$o obstante o'ter-se evadido n.dita Snr." D. Thereza. - '

y /"~~VCunADOH fiicnl proriBono da massa fnllida deJojé Go-\J mês Pereira previne aos credores ai mesma, que por Despacho do Tribunal do Commercio da primeira Instancia silo convocados para no dia 6 do próximo Dezembro, pelas II horas da manhã, se reunirem na Sala do'mesmo Tribunal para se apurarem os seus créditos.

s A.dm,mistradores da mansa fnllnla de António Pereira da Silva, por anthorisaçiio doSnr. Juiz Commissario, convocam ("dos os credores .para unia reunião, que terá lojfnr no Tribunal de Commerrio de I." Instancia, no dia 11 do psoxinio iiifz dt* Dciembro, UB 11 hoins da manhã, para se trnclnr de negociou nrgpníus relalirot á dila massa.-

. Ooil Despacho do Juiz Commissano da fallencia de Anil tonio Émygdio Marques, eito polo presente convocados Iodas os credores á me«ma mnisa para que no dia 6 do nro-ximo fulnro>mez de Dezembro, pelas 11 horas ila manhã, compareçam no Tribunal do Commercio a Cm de se proceder a nova nomeação de Administradores, vista a escusa dos quo haviam sido eleitos.

to Juizo das Arrematações do Deposito Ge-ral, Escrivão Couto , correm os Edictos de 10 dins para serem citados José" Marques SimSes, e sua mulher, para darem lançador a umas barracas, DO" largo de Santa Barbam, Frernezm dos Anjoe, n." 103 e 104, BTnlmdni na quantia d u 4fljSÍ600 TB. ; cem a pena -de sereia adjudicada com o abatimento da 5.° parte do dito valor.

o A DniKfiçÁo dn Companhia de Pescarias Lisbonense nn-x\ nnncia novamente aos Snrs. Accionistas, qnc os 30 dias para o |>a(raiiienlo da 4.1 pnrte da 9." pre»lai;ão, Gndam em 17 de Dezembro próximo, c que a Dirwcção não protoja-rú oste prnso ; ficando osSnru. Acciunislaa, que nté então não tiverem paço, incursos nas tti.tpasiçõea do Art. II.* dos Estatutos ri-forinados, ua couformuliide da reçpluçào du Asscmblúa Gemi.—Jgunlmenlo nnnuucia, que as mais .prcslaçScs que df lufuru pospaiu pedir se , o seriin somente por annuucios no Diário da Governo, c ido por cúria particulares.

- A DUIBCÇJ» da Coii]|)A«l)ia de Pescarias Lishonenso pré. X*_ v i ne o Public» de qnc hrirmi n loja de venda na run nova da Alfândega u ° ] l II , eslM»'l

o TVfo dii 29 de Novembro, na Pr.iça Publica doa Leilões, J.* se ha de arrematar, abatida a S.4 parle, um do-mimo emfileulico de trcs prazo» nnnc,\os, que constituem a horla denominada dn 1'ashiigcm , de q'Ju é primeiro einlithenlri António .Tose Dique da Fonseca , avaliado em 1:7423030 rs.: é Escnvik) ila nrrenmçilo , N"-preiros.

L tarde do dia 4 de Dezembro se ha de arrematar .''com u «batimento da 5." parle

_____ tio mior ile 30Q&OOQ ri., «mn propriedade

casnE com seu quintal, ua run do Cruzeiro da Ajuda n." 41 e 4£ : ú Escrivão , Couto.

u OIT .v feirn 13 de Novembro, na praça pu-'

blicu dos Leilões, se hão de nrrematnr unias cuias ua run nova de Jesus , Frejruexia de Santa Calhanna n ° 18 n 81 , avaliadas em £'100$ reis, o rendimento em 1 755200 réis, e p.tjram de (dro 100 réis: é E^crlvão=»Conto. _ '" _ . _ j. f~\ EiCKiPTUHio da Liqinilaçilo ilo Contr.icto tln Tabaco \J eSuboarias (Indo em 1833 mudoii-e dn rua da Horta Secca para a rua do Arco do Bandeira n." 59, 3.° andar.

BM tiver paru vender a Loi e Estatutos das Ordena de Sanl-Iasro , Chnslo, Aviz, e Torre e Espada, dirija-se ;í rua da Emeinlu H ° 14 A.

I"

... ]^T» f"a doMou.r.o de Vento ú Putrinrchal u.° 4 se du J_^í quem empresta dinheiro sobre penhores, c mais ob-jcclos, convindo.

i de f/umla e casas. EHUNDA feira 4 do corrente, ás 4 horas da tarde, no Baazar a S. Pedro il'AIcnnlara _____ n." 2, se ha de vender cm leilão uma pequena quinta, e caças no centro , tudo murado em roda, com primarei,, vinha, horta,1 e oliveiras; tem «£oa excellente, que corre naturalmente n sete tanqnes: u casa offercce boas ncom-modações para família, é situada no melhor sitio , qual o da Mealhadn cm Loures, e foi do extinclo Convento dos Religiosos da Arraliidn, e hoje pertence a D. Theresa Bernarda do Jesus: é In ia de faro ou pensão alguma, e está avaliado Indo em I:SQO$ réis n dinheiro forte.____________________

VENDK-BB um cuvallo muito bom e para todo oVrviço: ijiiein o quner dirija-se á rua do Monte de Santa Cathanna n.° SÓ-

THEATRO N. DA RU/I,DOS CONDES.

QurNTAfciraSO de Novembro dcl837=llma Fidíilga, nn Corte de Napoleào = Comedia em l Acto. =rOs Desníios, ou a Família de Andrade —grnnde Comedia jocosa em 2 Actos. = Os Dous Sargentos= Drama em 3 Actos.

REAL THEATRO DE S. CARLOS.

QUARTA feira 29 de Novembro, 27." representação, Opera-= Torquato Tasso.= Dança = A Conquista de Mal aça. == Depois do 1." Acto da Opera haverá a repetição'da Peça concerlante executada pela Orquestra,, e da Ária cantada por Madame Galvi.