O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

carregado pela Nação de reger seus destinos pelo presente me declaro demittido do Loga de Regente do Império, para queV.Ex.% en carregando-se interinamente do mesmo Logar, coíno determina a Constituição Política, faça proceder á eleição de novo Regente na forma por ella estabelecida.

Rogo a V. Ex." queira dar publicidade í csseOfficio, e ao Manifesto incluso. DeosGuar de a V. Ex." muitos annos, 19 de Setembrí de 1837. = I!lm.° e Exm.° Sr. Pedro de Arau jo Lima. =Diogo António Feijó.

MANIFESTO.

BrasiIeiros.' = Por vós subi íí primeira Ma gistratura do Império; por vós desço hoje dês se eminente posto.

Ha muito conheço os homens e as cousas. Eu «stava convencido da impossibilidade de obter' se medidas legislativas adequadas ás nossas cir cumstancias, mas furçoso era pagar tributo i gratidíio, e fazer-vos conhecer pela expeneti cia, que não estava em meu poder acudir á: necessidades publicas, nem remediar os inale

Não devo por rnuis tempo conservar-me na Rpgencia : cumpre que lanceis mão de outrc Ciduduo que, mais hábil ou mais feliz, mere ca as sympalluas dos outros Poderes Políticos

Eu podei ia narrar-vos as invencíveis difficul cindes que previ eexpenmentei; rnas para que Tenho jnslificndo o acto da minha esponlanef demissão, declarando ingenuamente que eu não posso sausfu/er ao q'ue de mim desejais.

Entregando-vos o poder que generosamente me confiastes ; não querendo por mais tempo conservar-vos na expectação de bens de que ten dês necessidade, mas qus não posso fazer-vos, confessando o meu reconhecimento e gratidão á confiança que vos mereci; tenho feilo tudoquan to está da minha parte.

Qualquer pore'm que for a sorte que a Providencia me depare, eu sou Cidadão Brasileiro, prestarei o que d«vo á Pátria. Rio de Janeiro, 19 de Setembro de lB37. = Diogo António Feijó,

Jllm.°eExm.°Sr. =Tendo hoje dado» minha demissão de Regente do Império, c devenào comparecer ás Sessões, mas não o podendo fazer por achar-se a minha saúde bastantemente alterada , e ter de mudar de ares para u Província de S. Paulo, corno se me aconselha, rogo a V. Ex.a queirn participar isto'mesmo á Camará dos Srs. Senadores para que se digne ap-p r ova r esta minha resolução. Duos Guarde a V. Rx.* Rio de Janeiro, 19 de Setembro ds 1837.^= lllm." e Exm.° Sr. Primeiro Secretario dii Camura dos Senadores. = Diogo António Feijó. ______

EM consequência desta demissão, e em conformidade corn a Constituição Política do Império, ficou Regente interino o Ministro do Império, o Senador Pedro de Araújo Lima, nomeado pelo ex-llegente, continuando a for-rnar a Administração do Governo. No Ministério da Fazenda, o Conselheiro Mi-. guel Calmon du Pin e'Almeida. Na Guerra,,o Deputado Sebastião do Rego

Birros. Estrangeiros, o Deputado António Peregrino

Maciel Monteiro. • Marinha, o Deputado Joaquim José Rodrigues

forros. Justiça , o Deputado Bernardo Pereira çle Vas-

concellos.

AKSENAL DO EXERCITO.

PELO Cofre do dito Arsenal se tem pago, e remettido desde o 1.° do corrente mez em diante; e acham-se a pagamento as quantias abaixo* designadas; a saber: Tem-se pago:

Feria.

Aos Operararios as da 2."quinzena de Julho, el." de Agosto do presente anno.........•..........7:

Feria atracada.

A Anna Rita...................

A Joaqtiina Rosa ....;..........

A Perpetua Rosa :..............

Empreitadas.

Aos Empreiteiros as da 2." quinzena de Julho, e l.a de Agosto do

.presente anno..............

Ao Commandante do Regimento de

Infanteria N.° 4..............

Ao dito do Batalhão N.°8.......

Ao dito do Batalhão N." 16.....

Ao dito do Batalhão N.° 25.....

A Leonor Rita.........::......

371^756

101 $277 142^398 103^950

Maleriaes. • A Agostinho Soares de .Oliveira...

A António Maria Agard.1..'......

A Alexandre Alves Banhos.......

A Cândido Jacintho Fernandes Baptista ... .';•'."..-......;.'..'...;.

A Francisco José de1,Azevedo.....

A Frederico Andrews.'.....-.'::...

A José Mendes Veiga .".-..-.......

A Polycarpo e Pietra............

Artigos manufacturados. Ao Commandahte do Regimento dê

Infanteria N.°-4......:......'.

Ao dito do Batalhão N.° 8.....

Ao dito do Batalhão N.° 16:-----•

Ao dito do Batalhão N.°2á.......

A Francisco Carrilho Feijó.......

A José' António de Araújo.......

A João Baptista António.........

A Mathias Roberto de Miranda e

Malta.......................

Despesas da Administração.

A Francisco José de A.zevedo.....

A José Murti ns.................

Comedorias.

A Rozendo da Costa.............

Remetleu-se.

Para o Trem ti' Eivas............

Dito de Furo........•...........

Acha-se a pagamento: Feria.

A Filippe Vieira................

Empreitadas.

A Maria Rita......f...........

Maleriaes. -A Agostinho Soares de Oliveira.. .

A Castro e Alves......'.........

Detpczas da Administração. A Francisco'José de A/evedo.....

114^237 633^454

57^600

513^713

49jj?000

113^666

141 $968 159^490 107^100

605$550 63$50l

160^000

4^750

Rs.....................13:77l$247

• Inspecção Geral do Arsenal doExcrcito, 30 de Novembro de 1837. • '

AVISOS.

PELA Inspecção Geral dos Theatros e Espectáculos Nacionaes se faz publico que o Conservatório GeraTda Arte Dramática se abrirá no dia 8 de Janeiro próximo futuro. Aspes-soas'que quizercm frequentar a Eschóla de Musica, tanto vocal como instrumental, apresentarão, desde já,1 seUs requerimentos ao Inspector Geral, os quaes serão recebidos na respectiva Secretaria , actualmente' estabelecida no mesmo Conservatório, no cxtincto Convento dos Caetanos.

Os requerimentos poderão ser entregues até o dia 23 do corrente Dezembro; e os requerentes deverão co'mparecoi impreterivelmente no mesmo/Edifício no dia 38 do referido mez de Dezembro ás 9 horas da manhã.

Estando dependendentes da decisão do Corpo Legislativo os.arranjos últimos da Eschóla Dramática , fica demorada a abertura de suas Aulas até que se obtenha. .Todas as pessoas, porém que quizerem frequentar' as ditas Aulas, que são de declamaçuó , gesticulação , recta pronuncia da Língua Portugueza, e as mais que formam um bom Actor Nacional, podem, desde já, apresentar seus requeiimentos; e por todo o mez que vem se fará annuncio ao Publico do dia da abertura das ditas Aulas. Lisboa, e Secretaria da Inspecção Geral dos Theatros, em 5 de Dezembro del837. = Jeronymosignel-lo" Mora, servindo de Secretario.

BANCO DE LISBOA.

A DIRECÇÃO do Banco de Lisboa avisa a to"-das as pessoas," que tiverem neste estabelecimento quaesquer empenhes já vencidos, para que hajam de os vir reformar até 20 do corrente; e contra os que assim não procederem, a Direcção porá em execução o que a este respeito prescreve o seu Regulamento. Banco de Lisboa, 5 de Dezembro de 1837. = JoséSilvei-tre de Andrade, Secretario. ,

PUBLICAÇÕES LITTERARIAS.

oiiincçÁo de Leis do 1.° Semestre decorrente anno, com o respectivo índice, e que'forma a l." parle da 7." Série, preço J $800 réis :•= Recibos para OOiciaes do Exercito, e Estabelecimentos Militares, approvados por Portaria do Mi. nisterio da Guerra d* IS de Novembro próximo passado ; preço 5 réis. = Acham-se á venda na Imprensa Nacional; na ua Loja na Praça do Pelourinho; na de Francisco Xarier de Carvalho, ao Chiado ; e viuva de João Henrique.?, rua An-nata n.° l; no Porto, em caia de José Joaquim Rodrigues los Santos, rua doa Carrancas n,0> 2 • 3.

NA. loja de Livreiro de Manoel Robin, na rua da Horta Seca n.° 16, sobre-loja, se acham á venda as Artes de Canlo-Chilo, que antigamente se vendiam no oxtincto Convento de S. Pedro de Alcântara.

AJTNUWCIOS. s

PELO Juízo de Paz e Órfãos da Freguezia de Santa Engra

igracia, se está procedendo ao Inventario dos bens que ficaram pelo fallecimento de José Joaquim Eloy Saldanha, por cujo Dm se convocam todos os credores a este casal, para no dia 12 do corrente, pelas 3 horas da tarde, comparecerem em Conselho de Família , para legitimarem seus créditos.

OEQUNDA feira 11 :de Dezembro, na Praça Pu-

blica dos LeilBes, se bito de arrematar cora ____ o abatimento da 5.* parle do seu valor, unas casas com seu quintal na travessa de Santa Escbolastica, Fre-piiezia de Santa Izabcl n.08 56, e 57, avaliadas em 550JÍOOO reis; rendimento em TSjfôOO ; pagam de faro 3$800: é Escrivão da'arrematação = Negreiros.

__ ,.- "USE Bento Fernandes lom cuutractndo com 3 J|;ljr «* Caetano José de Jesus Moreira, e sua mulher ^Vi^ft D. Maria Ama-la a compra de uma propriedade ile casas silos no beco dos Mortos com o n." 24; é com por' ta para a rim da Galé n." 14, Freguezia do S. Miguel de Al-fama: quem tiver direito & dila propriedade o vá deduzir ao Escriptono do Escrivão Lino de Almeida Lobo Torre do Vai, na rua Áurea n.° 130, 1.° andar, no proso da Lei, findo o qual se julgará livre, e desembaraçada.

PELO Juízo de Paz da Freguezia de S. Pedro em Alcântara, correm éditos para se nrre-

----- .._ mn^rom no (jia 15 do corrente mez de Dezembro,

alguns bens moveis, a duas propriedades de casas; umas sitas na rua do Sacramento, e outras na'travessa do mesmo titulo: a primeira com os num. 29 a 31, avaliadas em e:400£ réis, e a sua renda em 153(3600, e a segunda tem os números 32 a 35 , A, para a dila rua, e os num. S até 5 para a travessa, avaliadas em 4-1005, e a sua renda em 385$800: tudo pertencente ao espolio que ficou por fallecimento de D. MariBiCaetana de Lima, cuja arrematação será na propriedade dita n." £, pelo meio dia : qualquer pessoa que as queira pode dar o seu lance, por termo, nos Autos, no Cartório do

Escrivão do dito Jiiiio. _______

jefâft "TTicGNTE José Coelho, como senhor do prasq 5 ^*3

£SiC^Ilfr no rua ,je g. Lázaro num. 101 a 103, Ibreiro ao exlinclo Convento de S Bernardo em J$320 ré,, pertende Iractar de reconhecer a Fazenda Nacional, cpmo actual senhora directa dclle; para o que tem requerido os competenlei cdictos pela Administração do t ° Julgado, o que faz publico, em ordem a stttufazer ao Artigo 8.° dos InstrucçOes que formam parte do Decreto de 26 de Novembro de 1836. Leilão de 140 moios de trigo, e 8 moios de cevada. g /"VuiiiTA feira 13 do corrente, pelo meio dia, n Direcção

\a£ da Companhia das Lezírias do Tejo e Sado ha de vender cm hasta publica no seu Escrlptorio, rua do Ouro n." l , ) 40 moios de trigo , e 8 moios de cevada , que se acham alojados ; 90 moios de trigo , e 8 moios de cevada no celleiro de Samora Corrêa ; e 50 moios de trigo no de Salvalerra de Magos, aonde se podem examinar. As condições podem ver se, desde hoje, no dito Escnptoriu das 9 horas da manhã até ás 3 da tarde, e as amostras serão presentes no acto da arrematação , podendo vár-se também, desde jó, na casa da Administração da mesma Companhia em Samora Corrêa. Lisboa, 5 de Dezembro de 1837 = Carlos Morato Roma, Secretario.

^J^ 1VF03 Jlu8 9' !1 ' e 12 J(> correnle mel Je De-T /QljLJii -L^l lembro, pelas 10 horas da manha, se ha de

L vender em leilão publico, para uma prompta liquidação, no armazém da rua da Prata n." l , A, 08 seguintes fazendas: uma porção de rica louça de porcelana, e vasos com flores, 2 candeeiros 'de casquinhas superiores, cotins decores, cassa» pintadas, uma porçilo de peules de masstnrm , chapeos de palha , e bonés de dila para homem , chapeos para chuva, varias qualidades de sedas para vestidos, peças de,casimira de cores, ditas de panno preto, relojos para Sola , merinos, vinho de Chumpagne, um fogão para Saiu , e mais objectos , etc.

„ TVTo Juiio de Direito, 5." Vara , Escrivão Joaquim Jo-]±\ sé das Neves, correm ediclos de 10 dias, a requerimento de Vicente José Diniz (f'Aijalla, chamando os credores incertos no dinheiro depositado, cm Causa, com António Venancio Cabral de Rezende, e boje sua herdeira habilitada D. Maria Caetana da Cunha Cabral.

_ TVJo Real Collegio Militar se ha de proceder á arremata-X^l cão dos géneros de mercearia necessária para o consumo do mesmo Collegio , pelo tempo que se convencionar : todos os Merceeiros que queiram dar o seu Innço, deverão comparecer no mencionado Collegio no dia 22 do corrente,

pelas U horas da manhã._____________________________•

10 Tn*QU'm Nunes da Silva Morgado, por si, e como tii-tf tor dos menores seus sobrinhos Francisco, e José , filhos que 'ficaram de sua irmã D. Calharlna Rosa , José Rodrigues Ferreira, e e seu» Olhos, Joaquim Rodrigues Ferreira , João Rodrigues Ferreira, e Rafael Rodrigues Ferreira, e D. Maria Ros» Cândida de Oliveira Ferreira, rasada cora José Apolinario da Silva, e pelo mesmo authorisada, herdeiros de Manoel Morgado de Oliveira, fazem constar ao Publico , que no Juizo de Direito da Comarca de Abrantes, correm edictos de 30 diat, Escrivão Manoel José Ferreira; e ii-to para na Janta do Credito Publico se lhes assentarem era seus nomes duas Apólices num- 10:331 e 10:332, e um Titulo de 6 por cento, n." 2:209 : qnem se julgar com direito a éllas o deverá ir deduzir dentro do dito praso, á casa do referido Escrivão, com a comminação que não comparecendo se julguem livres para os annunciantes.___________________

THEATRO DE S. CARLOS.

t TY/TADEMOISELLE Clara tem a honra de participar ao il-J.VJL lustrado Publico, que no dia 18 do corrente terá logar o seu beneficio com a segunda representação da Dança composta pelo acreditado Mestre Mr. Villa ,• Intitulada = Pé-lagio.=Mademolsclle Clara achando-se desligada da Empresa nu fim do corrente anno, aproveita esta occasiSo para agradecer aos Nobres Habitantes da Cidade de Lisboa o benéfico acolhimento, e apoio com que sempre a brindaram 'durante a

ua residência nesta Capital. '

Errata.—No Diário n.'286, annuncio n.* 7, onde se lê = rua de S. Roque n.° 34 = lêa-

se n." 84.