O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

J.173

Numero 291.

SABBADÓ 9 DE DEZEMBRO.

Parte Official.

SF.GUNDA feira 4 do corrente foi apresentada a.Suas Magestodes uma Deputação da

SENHORA ! = A Universidade de Coimbra, que sempre se distinguiu pó r.,sua Jealdade e gratidão aos seus Legítimos Reis, c Augustos Protectores, no meio do geral contentamento pelo. feliz Nascimento do Príncipe Real, não podia deixar.de sentir os mais vivos transportes de alegria e satisfação, sendo-lhe lida .cm Claustro Pleno a honrosa participação de tão fousto acontecimento, que Vossa Magí-stade Fo.i Servida Dirigirrlhe.- l

A Universidade no desejado e feliz Nascimento do Sereníssimo Príncipe, vê continuada a Dynaslia da Augusta e Adorada Casa de Bragança ; um Herdeiro da Coroa Portugueza , e um Gérmen fecundo da Publica Felicidade.; toes eram ha muito.seus.ardentes votos.-

.Assim a Universidade., depois de ter dado as aolemnes.e publicas demonstrações da sua alegria e completa satisfação, ao mesmo-tempo que,.vai render ao Ente Supremo as devidas Graça» por tão nssignalado. Beneficio da Sua Divina Providencia, vai também por seus Representantes o Doutor José Alexandre de Campos, seu Vicé-llèitor, e actualmente Secretarie d'.Esl

Digno-Se VoSsa Mageslade Acolher benignamente estes sinceros sentimentos da Universidade, e Conceder-lhe a Graça.de beijar, por seus .Representantes, a Real Mão de Vossa Magestade.

Deos Conserve por dilatados e felicíssimos annos a Preciosa Vida e Saúde de Vossa Mageslade, e de toda a Real Fatnilin, como ha mister a Nnçâo Portugueza, e mui ardentemente deseja a Universidade.

Da Universidade de Coimbra:' em Claustro Pleno dê onze de Novembro de miJ oitocentos trinta e sele. = Luiz Manoel Soares, ,Vice-Ucitor interino. = Joaquim Pereira Ferraz,= fedro.Paulo de Figueiredo da Cunha M.ello, = António Joaquim de. Campos. = Agostinho José Pinto de Almeida. == Manoel Martins JBari' tíeira. ; ______

Falia que a Deputação dirigiu a Sua Magestade a RsJJNH/J.

SENHORA! = A Universidade de Coimbra, tendo recebido com as maiores demonstrações de interesse publico, e de contentamento individual a honrosa Carta em que Vossa Mages-tadi- Foi Servida Dar-lhe parte do feliz Nascimento de Sua Alteza Real o Príncipe Herdeiro da Coroa, nomeou-nos, na qualidade 'de seus Representantes, "para teimos u honra e a ventura de depositar nus Rtacs Mãos de Vossa JWagestade-a sua Itesposta ,"contendo'o testi-tnunho publico do amor e do respeito que'pro-fttstu á Augusta -PeÊaoà de-Vossa Mngealtide, e

do interesse nacional que-considera ligado a tão fausto acontecimento. '

Desempenhando tão grata • honrosa. Com missão de que fomos encarregados, pedimos a Vo«sa Magestade a Graça de beijarmos, em nome da Universidade, a Real Mão de Vossa Magestade,.e à permissão para -lhe dizermos que a sua Carta e os seus Representantes foram benign-amehlc recebidos por'Vossa Magestade. — (Assignados) José Alexandre de Campos. = António Camello Fortes de Pina. == João Alberto Pereira de Azevedo.

Resposta de Sua Mageslade a RAINHA.

FVZKI saber ti Universidade de Coimbra, por quem fostes encarregados desta missão, que "mciecidainenle Avalio os sentimentos de lealdade e respeito que èlla acaba de manifestar-Me pelo feliz Nascimento do Presumptivo Herdeiro da Cor.ôí» ; e que os Acceito como um ingénuo teatimunho de quanto tão sábia e distmcta Corporação se empenha pela ventura destes Reinos. • ' •

Falia-ave a°Deputação-dirigiu,a Sua Jlfages-tade, EIRei D.. F E FANANDO.

SENHOR! = A Universidade de, Coimbra , de que são Protectores os Reis de Portugal, na forma'dos seus Estatutos, viu no feliz Nascimento de Sua Alteia Real o Príncipe Hffdeiro darCorôa, alérn rdas irnmensas considerações de interesse nacional, a continuação futura de uur.a. honra que tem sempre prcsado muno.

í) primeiro' Estabelecimento scientifico do Paiz, que o génio poderoso de um Augusto Predecessor de Sua Magestade a RAINHA collocou a'par dos mais célebres deste'género, recentemente elevriilo ao nível dos últimos progressos, cfirecc'ainda para a execução e desenvolvimento da ultima reforma, que.hu de produziras liinig' vastas consequências, de protecção, impulso, e Iranqúillidade interna', e o aconlec-i-mento feliz que assegurou a perpetuidade do Tlirono Constitucional de Soa Mageslade a RAINHA ; e é o innis solido penhor de futura concórdia entre os filhos "da Família Portugueza , foi nn consideração dê publica prosperidade tão altamente estimado por todos os> Membros da Corporação que representamos, que nos encarregou de felicitar a.Vossa Magestade, em seu nome, por tão fausto motivo.

Pcrmitta-hos por tanto Vossa Magestade que digamos á Universidade 'de Coimbra^, que, as tsuas Felicitações foram recebidas por Vossa Mageslade com benevolência. :=='(Assignadps os mesmos), ______

Resposta de Sua Magêsíade EIRei D. FE R* N ANDO.

LISONJEIO-ME de crôr que não sorão illudi-das as esperanças que a Universidade de Coimbra concebe pelo Nascimento do Príncipe Herdeiro da Coroa.

Tão fausto evento oOerccendo seguro penhor á felicidade de'todos os Portuguezes, tanvbem contribuirá para tornar permanente a considrj-nição cotn que os Senhores Reis destes Reinos sempre honraram e distinguiram aquelle illus-tre e scienliftco Estabelecimento, com o qual, por vosso intermédio, Me é muito agradável o congratular-Me portão plausível motivo.

Falia çue a Deputação dirigiu a Sua Magcs-

tadè imperial.

Lisboa sem s.e recordar com respeito.e gratidão j

da Augusta Esposa do Heroe que nos deu iPá* tria, Liberdade,; e que nos restituiu no seio da Corporação a que pertencemos.

Restituída,, a paz ao Puiz, ainda Sua Ma* gestade Imperial, de suudosissima Memória, doou á Universidade muitos e preciosos obje* ctos relativosiás Sciencias, e ás Artes»

A Universidade recorda-se j muito grata, dó tantos benefícios, e do interesse que Vossa Ma* gestade Imperial tomou sempre pela nossa Pa* tria,•€ encarrega-nos de apresentar a Vossa Ma--' gestade Imperial, em seu .nome, os protesto» da mais profunda veneração," e respeito.

Digne-Se Vossa Magestade Imperial Aço* lhe-los - benignamente. = (Assignados os mês* mós). , . ., , . __. '

Resposta de Sua Magettade Imperial a Senho* . • rã Duqueza de Bragança.

SENHORES! = A memória agradecida que 4 . _ Universidade de Coimbra conserva dê Meu Augusto e Saudoso Esposo, é mui própria, sem dúvida, e digna das luzes e honrados sentimentos, que caracter.iaam e adornara os seus Membros e Alumnos; ,mns não .e' menos merecida do interesse que o Duque 'de Bragança tomou pelo progresso ,das Sciencias c das Letras quô ulli se professou), e que em todos' os'tampos lera dado, lustre a tão distincta Corporação, e cré'' dito e gloria á Nação Portugueza.

O Meu Coração nunca indifferente aos ver' dndeiroi interesses d,esta Nação que* o'meu Esposo tão extremosamente amava', muito menos o pôde ser á prosperidade è. gloria de unr:Cór-i pó de Sábios» que por seu próprio mérito se -recommendam, e que tantos'direitos tem á es* tuna e respeito publico;

Não posso pois deixar de receber com a-mais particular'satisfação e"agrado ás obsequiosas expressões.que a Universidade de Coimbra Me dirige pelos seus dignos Deputados; e com gosto Aproveito esta opporlunidode para patentear* lhe o Meu reconhecimento, e os votos que face» pelo seu prospero estado, e pela felicidade gê-» ral da Nação, de que ella é um dos mais no* b ré s ornamentos.

THESOimO PUBLICO NACIONAL. '

> - Districlo do' P^orto. Relação dos Devedores á Fazenda Publica f que tendo requerido para satisfazerem 01 seut débitos segundo os Decretos de 36" de fóovem-bro,. 1." e,19 de Dezembro de 1836, lhe»' foram indeferidas suas pertengôes por não se acharem • comprekendidas nas disposições do» citados Decretos.

Nomes, e Procedência da divida^

BERNARDO Ribeiro Trovão—De Direitos da Mercê de Official de Escrivão de Direite* do Porto. José Prancisco de Andrade — De rendimento!

" dos Passaes de Santo xThyrso. José António Ferraz — Dê rendas do extincto

Convento dos-Olivaes.

José Caetano Guerreiro — De. Direitos áe Escrivão da Oderniro,. Pedro da CòstaTipa — De Direitos de.Escri'

vão dn Figueira. José António Gonçalves Lomba —De Direitos'

de Escrivão da Alfândega de Aveiro. Jacinto José do.Sá»Lima — De depositário de

dinheiros de foros que pertenceram á Univer-»

sidftdo de Coimbra. António Cesario de Sena—De rendns da Se*

renissima Casa deBrngnnça, no Termo d« - Monforte. José da Cos,ta'Alves Ribeiro — De rondimenU»'