O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

DIÁRIO DO GOVJbiKÍNO.

Conlirmos do Tliesouro Publico Nacional — Será tornado em consideração no acto do jul-gnmcnlo do correspondente Orçamento.

Camará Municipal deCaslello de Vide — Que •sondo exactos os factos allegados pela Camará, ella tem direito ao que requer; todavia que «1-ia deve usar dos meios legaes para obter a posse que pertende.

• 'João Tamagnini de Abreu — Remeltido ao Ministério -do Reino para o tornar na devida consideração.

• João Gomes de Oliveiia e Silva (Conselhei-to)—Deferido, para se lavrar Decreto.

José' Domingties Paz Guerra —Não tem'lo-gar sua pertensâo.

Junta de Parochia, e moradores da Pregue-zia da Redinha —Ao Governo pelo Ministério-do Reino pedindo informações: '

JVlnnoel Joaquim — Ao Ministério da Marinha pedindo Documealos.

Proprietários de Marinhas, desta Capital, em numero de vinte e quatro—Remetlidono Ministério da.Fazenda, para que havendo (as in-

• formações necessárias proponha ás Cortes o que .parecer mais justo.

• Junta de Parochia, e habitantes da Freguesia de S. Miguel de Borba de Lorim — Deferido.

Camará Municipal do Concelho "do Alem-quer — Deferido. • •

Cornara Municipal do Concelho e Julgado de Castro Daire — Deferido.

Moradores do Concelho e Julgado de Mon-. dim — Deferido.

1 D. Marianna Victoria dos Snntos Cardoso •—Rcmetti,do ao Ministério da Guerra para lhe deferir conforme a Lei.

Francisco GonçalvesNovo e outros — Remei-lido ao Ministério da Fazenda pura informar.

Cidadãos de Moçambique, que podem a revogação do Decreto de 18 de Maio de 1832, n."26, relativo aos cofies dos Órfãos—Remei-tido ao Governo pelo Ministério da Ma/iiiha c Ultramar.

Professores Ho Ensino Publico — Remeltido no Ministério do Remo com recommendação.

Secretaria das Cortes, cm 7 cie Dezembro de 1837, = Miguel Ferreira da Costa , Official Maior Graduado, Director.

LISBOA, 12 DE DEZEMBRO.

AO NACIONAL E AO PUÇLIC'0.

T~\iz o Nacional no seu N." 898, de 9 -*-^ do corrente: «que ha quem dê ao "Governo 'cem contos de réis por an-«no pela Urzeíla; e que ha quem con-«trihua para o Thesouro com cento e «cincoenla contos de réis mensaes, se " a Decima for posta em arrematação.» Somos authorisados a declarar, que o Sr Ministro da Fazenda tão longe está de rejeitar, que pelo contrario, desde já, acceitaria as-propostas annunciadas pelo Nacional; e até convida os Capitalistas que às mencionadas condições ofierecerem, a comparecer no Thesouro, o mais breve possível j a fim de se poder tractar dos ajustes.

SERVIÇO DE MARINHA.

Registo do Porto, 12 de Dezembro de 1837.

EMJ5ABCAÇÔES ENTRADAS.

BRIGUE Belga = Camille = Cap. A.H.Wa-gener, de Antuérpia em 8 dias, em lastro, a F. Sc|ielousser; 10 pessoas de trip., e Q passag.

Hiate Portuguez = S. José = Mestre Joaqnim José de Sousa, de Hamburgo em 25 dias, e ultimamente das Dunas em 9, com manteiga, linho , e carne salgada , á Viuva Moller e Filhos, e o Hiate u José Caetano; 10 pessoas de trip.

Ra,ca:= Eugenia Feliz = Mestre Manoel Do-mingues, da Ilha das Flores em 48 dias, e ultimamente da Ilha de S. Miguel cm 26, com trigo, a Ferreira e Irmãos, e a Rasca a Joaquim Prudência: 11 pessoas de trip.

Cahique" Porluguez = Conceição Livramentos Meslre João'António da Silva, de Setúbal om 24 horas, com figo, e amêndoa ; 7pessoas de trip,

Bateira = Primos Unidos = Mestre André António Barbeira*,-de Setúbal em 24 horas, com cevada ; 5 pessoas de trip. .

' EMBARCAÇÕES SAIIIDAS.

Fragata .Ingleza == Inqonstant.

Vapor Irig!ez=-Bráganza = Cap. Alcxander Mac Leod-,-para-Vigo ,'e Londres, em qualidade de Paquete-, com a mesma carga com qne entrou, efrucla que aqui recebeu, e 29passag.

Escuda Ingleza = Lynx =.Cap. William Crigbtòn, para Liverpool com'fructa.

Galdota Hollandeza = Vróvv Johanna =Cap. Si Post, para Maassluis com sal, frucla, e cortiça. •

Galeola Hollandeza=Koophandel &. Zewaart, Cap. H. den Brecnies, para Vlaardingen com sal , e frucla. - •

N, li. Esla sabida já annungiada na parle do dia 9 do corrente, não leve lagar nesse dia, em o qual este Navio,somente foi até á barra, e voltou para ciam por causa do tempo.

Barco Portuguez = Pérola = Mestre Francisco Ignacio, pura Setúbal em lastro.,

Barco Portuguez = Carlos = Mestre José António Pereira , para Selubal com encom-mendtis."

Q D a j-lê l do Couimando do Registo do Porto na Torre de Belém, 12 de Dezembro de 1837. = Leottc, Capitão Tenente j e Commandante.

AVISOS.

.BANCO DE LISBOA".

EM continuação do Leilão annunciado no Diário doGoverno N." 284, 'de 30 de Novembro do anuo próximo passado, a Direcção do Banco de Lisboa fará vender em Leilão publico, por conta de quem pertencer, na Alfândega G ronde.desta Cidade, no dia 14 do corrente oiez de Dezembro, pelo meio dia, diversos furclos du Fazendas de Bengala , marca I C B & C.% vindas pela Galera Resolução, Capitão João Licio Borralho, que entrou neste porto em 1823. Banco de Lisboa, õ de Dezembro de 1887.=^«/ose Silvestre de Andrade,

Secretario. —-------

i» i. A N o

PARA a sexta parte da Lpteria do quarto trimestie do anno de 1837, que se ha de fazer pela Corritnissíio Administrativa da Santa Casa -da Misericórdia em beneficio dos Expostos.da mesma Sá/ta Casa, dos Enfermos do Hospital Real de S. José', e dos Órfãos da Casa Piá, na conformidade das Ordens Regi as expedidas pela Secretaria d'Estado dos Negócios do Reino, por Portaria d« 27 de Maio do anuo de-1334.

Será o seu Capital de 19:200^000rs., formado de 4:000 bilhetes (dos N." 19:001 a 23:000), a 4$800 réis cada um em metal; e na mesma espécie se distribuirão os seguintes

PRÉMIOS. l de......4:000^000...... 4:000^000

1 de......1:000^000...... l:000^000

2 de....... 400$000...... 800^000

2 de...... 300$000...... 600$000

4 de...... 200^000...... 80U$000

8 de...... 100$000...... 800^000

" 10 do...... 50^000...... 500^000

K) de...... 40/000...... 400$000

Iode...... Q0$000...... 300^000

80 de...... 10$000...... 800^000

1:200 de...... 7$000...... 8:400^000

l ao n.° que se exlrahir depois de tirados os sobreditos prémios'.................. 800$000

1:334 Prémios. 2:666 Brancos.

4:000 Bilh. a4$800rs.imp. emrs. 19rS

Os 12 por cefito de beneficio serão descontados dos Prémios no acto do pagamento. Os Bilhetes serão assignádos de Chancella pelo Escrivão da Comrnissão da dita Santa Casa, e pelo Thesoureiro geral. Entrarão nas Rodas somente os Números, e os Prémios. A venda terá Togar no dia 15 do corrente mez de Dezembro, e a extracção principiará no dia 29 do dito me/ ás dez horas da manhã.

A Comrnissão authorisada por Sua Magesta-de Fidelíssima, em Portaria do Ministério do Reino, de 18 de Abril do anno de 1836, faz publico, que os prémios da presente Loteria, e das mais que se seguirem, que não forem exi-

gidos nopraso de cinco annos contados do ultimo dia da extracção, prescrevem a favor doa Expostos desta Corte.

A INSPECÇÃO Geral do Arsenal do Exercito precisa comprar, a prompto pagamento, meias de linha para fornecimento do Exercito-. Todas as pessoas que se propozerem a vender o dito artigo, devem comparecer na supradita Inspecção, trazendo as amostras, no dia 22* do corrente mez, pelo meio dia, paru se tractar do seu ajuste. Inspecção Geral, 12 de Dezembro de 1837.= Prudência Joié da Cunha, no impedimento do'Secretario Geral.

No dia 22 corrente mez", na Contadoria do Hospital Nacional c'Real de" S. José, pelas onze horas da manhã, estarão em Praça, para se arrematarem a quern mais dor, as rcn» das das Marinhas do mesmo Hospital cm Al-degallcgo, e'Alcoxete, de que bão rendeiros Manoel Caetano Monteiro , e Muthias. José Monteiro. Também estarão ern Praça, "para o mesmo fim, as rendas das cadeirinhas de mão do mesmo Hospital.

PELA. Administração Geral dos Correios se faz publico quesnhirá a 20 do corrente para a Bahia o Hiate Maria. ,

As cartas serão lançadas até á meia noite d» dia antecedente.

PUBLICAÇÃO LITTERARIA.

O

NUMERO 8.° da Revista Estrangeira acha-se á venda na rua Augusta n." ].

ANT*U?ICIOS. '

l A "lnBOÇ*° d» Companhia de P<âc.-.riis animar.='animar.' com='com' de='de' parle='parle' aos='aos' lie='lie' novo='novo' induúlna='induúlna' fim='fim' do='do' mais='mais' mesmo='mesmo' preço='preço' tomar='tomar' rainu='rainu' bacallmo='bacallmo' único='único' daquella='daquella' um='um' ale='ale' offerece='offerece' promover='promover' estiverem='estiverem' liboncnse='liboncnse' pesca='pesca' interesse='interesse' coinprnr-lhmi='coinprnr-lhmi' oli='oli' ao='ao' cmprehcude-lores='cmprehcude-lores' eu='eu' as='as' prosperidade.nacional='prosperidade.nacional' dur-llifs='dur-llifs' pôde='pôde' bacu-iháo='bacu-iháo' cumo='cumo' vista='vista' cooperar='cooperar' que='que' muito='muito' alcance='alcance' nós='nós' loilos='loilos' qim='qim' para='para' escliuociniento='escliuociniento' je-xv.='je-xv.' render='render' respeito='respeito' _='_' emprczas='emprczas' ne-sus='ne-sus' á='á' dinheiro='dinheiro' a='a' os='os' e='e' l='l' áquellc='áquellc' sejundo='sejundo' o='o' p='p' cnlre='cnlre' jesca='jesca' razoável='razoável' qnuerem='qnuerem' lodo='lodo'>

a A NTONIO Borges da Silva, estabelecido nti Cidnde de XX. Ponta Delgada, (Ilha de S. Mijuel) f.u publico que' n Sociedade entre elle havida, e o Sr. José Corrêa Pinto) debaixo da flrnm

_' Tl /TAXIMO José dos Reis vende no seu celeiro, em a Vi Ha jLVJL de Cintra , trigo dai melhore» qualidades, durazio , muge, e prelo, a 450 ré\i o alqueire.

No dia 13 de Dezembro, na Prnca publica .

dos leilíen, se hão de'arrematar rimas ca-*MÍ1'f'i'l|ti sai na travessa da Verónica, FiVtfiiena de Santa Engracia, n.0' IS a 17, avaliadas em 1:600,3000 réis, reiv diiueuto em Ií4fl800: é BscrivSo dit arre,m,«taciio=Ne|rrt:iros.

Q"

UINTI feira 14 do corrente e ee^uinles, lis onze horas, na rua do Ferrcgial de baixo n.° 18, s* lia de vender em leilão a mobília da Cíiao , bua e ordinária, plantio, livros, louçn da China e Inglc-7.a, rclojo, casquinha, prata, cri>lans, o enfcilet de sala; vinhos velhos engarrafados, cobre e ò trcin.da co7Ínha.

T^To dia 15 do corrente, pelo meio dia, na Alfândega ° JL l Grandu de Lisboa se ha de fazer leilão de d uai éguas e um mncaco.

Dezembro, pela uma hora da

t j f larae, na ciijd da Praça do Commurcio se •-•».••«. v ha de vender por arrematação o Bri-jue Poiluçiie-: Flor do Mar=, de 810 toneladas pouco ma- —• ———

No dia 18 de De tarde, na cajá ha de vender por arr

= Flor do Mnr=, de 810 toneladas pouco mais ou menos, 'de construcçào portugueza , tendo tia um ai|no aputlorado o feito costado Gxo, e forrado de cobre, o qual se aclm ancorado defronte da Ribeira nova para ser^examiniulo, e \ír o seu inventario, que se acha a bordo, avaliado em 3:200jl rum, n cuja venda procede o seu proprietário Izidoro José de Almeida, para dar satisfaçlo i Concordata que tem celebrado conv os «eus Credores, de acdrdo e nnlhorisadtl pelos 1'iscaes no meados em virtude da mesma Concordata. Os lllulos , condh -cães, e todos os mais esclarecimentos se encontiarSo em i-fu^ do meimo proprietário, morador na rua do Alecnin n.° 27.

Soldot effectikos.

IUMPRAM-SB na rua do Crucifixo n.* 80, 1.* andar, das J onze até ia quatro horas da tarde. '

TJIEATRO N. DA RUA DOS CONDES.

QUINTA feira 14 de Dezembro de 1837. Trinta annos, ou a vida de um Jogador = grande Drarnn em 3 epochas, e 6 quadros. — Uma Fidalga na Corte de Nupoleão=^ Comedia em l

REAL THE ATRO DE S. CA-RLOS.,

QUARTA fe"ita 13 de Dezembro'; 33." icpfe-scnlução: Opera = D. Caritéa = e o Solo de Mademoiselle Clara; não podendo ir a Dança por causa dos arranjos de runquinismos que se estão fazendo para a nova Dança que deve ir cm Scena.