O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

[4]

que a Commissão he nomeada, parece que assim o requer; porque he para conhecer da legalidade dos poderes dos Deputados.
O Sr. Annes de Carvalho manifestou que era da mesma opinião.
O Sr. Seixas disse que era melhor que a Commissão fosse nomeada por listas de cinco e de tres; e assim se resolveu. Entrando porem em questão se havia de ser por pluralidade absoluta ou relativa, disse:
O Sr. Borges Carneiro: - Parece que não pode entrar em duvida que deve ser relativa, até porque não he uma Commissão permanente.
Poz o Sr. Presidente a votos se se decidiria a nomeação por pluralidade absoluta ou relativa; e se resolveu que fosse por pluralidade relativa.
Passou-se a fazer o escrutinio por listas de cinco, e sairão eleitos os Srs. Borges Carneiro, Freire, João Baptista Felgueiras, Xavier Monteiro, Rodrigues de Bastos.
O Sr. Felgueiras observou que havendo agora dois Felgueiras, pai e filho; e não se tendo especificado qual dos dois era o eleito, poderia isto occasional duvidas; e que o melhor era que ficasse sem effeito a eleição pelo que pertencia a este nome.
O Sr. Villela: - O Sr. Felgueiras pai ainda não tinha chegado a sala quando se correu o escrutinio; portanto assento que deve ser valida a eleição. (Assim se decidiu).
Procedeu-se, pela mesma forma, ao segundo escrutinio para nomear a Commissão dos tres membros que havia de verificar os poderes da Commissão dos cinco; e sairão eleitos os Srs. Pereira do Carmo, Annes de Carvalho, e Margiochi.
O Sr. Presidente, depois de convidar as Commissões a que se reunissem, para legalizarem reciprocamente seus diplomas, e os dos mais Srs. Deputados, determinou que as nove horas da manha do dia segunda feira 16 do corrente fosse a segunda junta preparatoria; e deu para a ordem do dito dia a apresentação dos trabalhos das Commissões nomeadas.
Levantou-se a sessão pela uma hora da tarde. - Francisco Manoel Trigoso
d' Aragão Morato, Deputado Secretario.

Redactor - Galvão.