O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

(3)

DIARIO DA CAMARA DOS SENHORES DEPUTADOS DA NAÇÃO PORTUGUEZA.

PRIMEIRA LEGISLATURA

DEPOIS DA RESTAURAÇÃO.

SESSÃO ORDINARIA DE MIL OITOCENTOS TRINTA E SEIS.

SESSÃO REAL.

DEPOIS das onze horas da manhã começaram a reunir-se na sala das secções da Camara electiva os Dignos Pares do Reino, e os Senhores Deputados da Nação Portuçueza, sob a presidencia do Sr Vice-Presidente da Camara dos Dignos Pares do Reino.

Reunidos todos os que se achavam presentes, nomeou o Sr. Vice-Presidente da Camara dos Dignos Pares, que presidia ás Côrtes Geraes, e Ordinarias, a grande Deputação, composta de doze membros de cada uma das Camaras, a qual devia receber Sua Magestade á porta do palacio das Côrtes, e acompanhalla até ao Throno.

A' uma hora chegou sua Magestade, e com todo o pomposo cortejo, em taes casos usado, entrou na sala, aonde era esperada pelas Côrtes, e subiu ao Throno com todas as etiquetas, formalidades, e devido acompanhamento, cujas pessoas, que o compunham, tomaram os seus respectivos logares.

Sua Magesiade disse então — Dignos Pares do Reino — Senhores Deputados da Nação Portugueza — as essentai-vos.

Sua Magestade assentou-se ao mesmo tempo.

Leu depois o seguinte

DISCURSO.

DIGNOS PARES no REINO E SENHORES DLPUTADOS DA NAÇÃO PORTUGUEZA.

Com um verdadeiro jubilo, com uma firme esperança de ver por nossos communs esforços cicatrizadas as feridas da patria, e dado o impulso ao incremento da sua prosperidade, contemplo reunidos em torno do throno em que me assento, os representantes de um povo, que tanto amo, e a cuja felicidade me hei votado.

O quadro da vossa primeira legislatura, foi logo no principio inlutado por um daquelles golpes terriveis, que a resignação adora como decretos inevitaveis da providencia, mas que abalam necessariamente a coragem dos legisladores, e paralizam as mais sisudas combinações dos homens. Esta catastrofe desviou forçosanipnte a attenção do corpo legislativo para uma serie de questões eventuaes, que era força resolver, e retardou o tão necessario desenvolvimento da Carta Constitucional por meio de todas as leis organicas, e regulamentares, que a nação reclamava, e esperava da vossa sabedoria.

A segunda Sessão da legislatura, e primeira ordinaria das Côrtes, interrompida no seu progresso por outro acontecimento imprevisto, não menos sensivel que o primeiro ao meu coração, não foi sufficiente para concluir essa obra indispensavel ella ficou apenas começada, e antes em deliniamento do que rematado o edificio das mesmas leis. Resta-nos pois na presente. Se são uma importantissima quantidade de trabalhos legislativos indispensiveis para dar á Carta Constitucional da monarchia um andamento regular, uniforme, e rapido. Os meus ministros vos proporão o que sobre tão importante assumpto tem preparado, e da iniciativa, que vos pertence, partirão sem dúvida proposições tendentes a conseguir o mesmo fim, e umas e outras propostas, discutidas com a madureza de legisladores prudentes, e desapaixonados, lançarão os fundamentos solidos da felicidade futura dos portuguezes.

Dos relatorios que pelos meus ministros dos negocios do reino, e dos ecclesiasticos, e da justiça vos serão apresentados, conhecereis o que se ha feito no intervallo, que decorreu entre a passada, e a presente Sessão legislativa, e bem assim o actual estado da administração do interior, o da igreja lusitana, e do curso presente das justiças materiaes sobre os quaes é justo que eu reclame a vossa mais sisuda attenção, afim de se firmar de um modo mais vantajoso para os povos, e menos dispendioso á fazenda publica, o primeiro daquelles objectos, e de se dar ao segundo a protecção, que a religião, e a moral publica imperiosamente exigem, e desembaraçar o terceiro da confusão em que as circumstancias o tem envolvido.

Os meus ministros da guerra, e da marinha vos farão conhecer qual a força terreste, e naval existentes, e que segundo a letra da Carta, vos cumpre determinar: elles vos