O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Página 1

N.6 1.

IARIO

1839.

SESSÃO REAÍi DO ENCERRAMENTO DAS CORTES

EXTRAORDINÁRIAS, E ABERTURA

DAS ORDINÁRIAS.

"EPOIS do meio dia, acfoando-se reunidos na Camará dos Deputados 13 Senadores, e muitos Deputados, occupando os seus respectivos logares, tomou a Presidência o Sr. Visconde de Setnodães, De-; can-o da Camará ^dos Senadores.

Tendo dado meia hora entraram os Srs. Visconde d

O Sr. Presidente do Conselho:-*-Sr. Presidente, vou ler o seguinte :

DECRETO.-—Sendo chegada a época^ etn qtie pelo artigo qua enta e dous da Constituição Política da Monarchia, deve ter logar a Sessão Real da Abertura das Cortes Ordinárias da Nação Portugueza; e cumprindo q.ue a este Acto preceda o do Encerramento das presentes Cortes i Hei por bem., altenta a urgência das circurnstancias, que se verifique o Encerramento da actual Sessão Extraordinária no Paço das Cortes, pelas doze horas do dia dous do próximo mez de Janeiro/, se^uindo-se-lhe logo a abertura da Sessão Ordinaiaje porquanto tenham sobrevindo occorrencias, que Me impedem de assistir áqueila solemnidade, Hei outro sim por bem determinar que

por Mim assistam a ella os Ministros e Secretários d'Estado, que compõem o actual Ministério, e que etn Meu Nome, declarando o Encerramento das actuaes Cortes Extraordinárias, declarem também, logo seguidamente, aberta a Sessão Ordinária do próximo anuo de mil oitocentos e trinta e nove. Os mesmos Ministros e Secretários d'Estado o tenham assim entendido, e o executem; e o Visconde de Sá da Bandeira, do Meu Conselho, e Presidente deMi-niitros, no principio da Sessão, lêa este Decreto, e depois faça remetler cópia aulhentica delle a uma e outra Camará, para ficar depositado no seu Archivo»

— Palácio das Necessidades, em trinta e um de Dezembro deonl oitocentos trinta eoito. = IlAlNHÀ» '== Visconde de Sá da Bandeira, Conde ao Bomfim* Manotl António de CarvaMio, António Fernandes 'Coelho.

Finda esta leitura proseguúl o Sr. Presidente do Conselho, dizendo i

Srs. Senadores, e Deputados, em comprimento das Ordens de Sua Magestade, A RAINHA , com» prehendidas no Decreto, cuja leitura acabo de fazer,

— E'stão Encerradas as Cortes Geraes e Extraordinárias. E em execução do artigo quarenta e dons da Constituição Política daMonarchia— Está aberta a Sessão Ordinária do anno de mil oitocentos trinta e-note ^ das Cortes Geraes da Nação Portuguesa.

O Sr. Presidente, Visconde de Semodães: — Está aberta a Sessão Ordinária das Cortes Geraes da Nação Portuguesa. Está levantada a Sessão.— Èrauma nora menos um quarto.

N.° 2.

A

Presidência do Sr. Bispo Condi.

.bertura—Ao meio dia»

Chamada—Presentes 89 Srs. Depu'tados, faltando os Srs. Faria, César de Fàsconcellos, Celestino, Dias de Azevedo , e Farinho,

Correspondência — O Sr. Secretario Alberto Carlos deu conta dos seguintes

Officios—Ministério do Reino—*-Um remettendo copia do Decreto de 31 do mez passado, ordenando o encerramento das Cortes Geraes e Extraordinárias, .e que manda abrir logo em seguida as Cortes Ordinárias.— Para o Archivo.

Outro, rerneltendo seteOfficios orginaes do Administrador Geral de Vianna> acompanhados de Docu-

mentos, tudo relativo á invasão do Guerrelheiro Guilhade.

Ordem dó aia —Continuação da discussão do Parecer dá Commissão de Poderes.

O Sr. Galvao Palma: — E' sem questão (com magoa o confesso) que ern todos os pontos da Nação se àrmoU uma nova cruzada para combater na campa-' nhã eleitoral, esepozeram em vivo rápido movimento complicadas machinas para sustentar o monopólio daa eleições. O soborno, intriga, patronato, promessas, ameaças campearam em todas os Círculos, e até em alguns cacete, punhal , e mesmo força armada. O resultado foi o que era de presumir, alteraram-se formulas, omittirara-se as solemnidades, que demandava o processo eleitoral; e, o que é mais

Descarregar páginas

Página Inicial Inválida
Página Final Inválida

×