O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

N.° 1.

DIÁRIO

1842.

Sessão Real d^aberíura das Còrles Geraes Extraor* dinarias, em 10 de Julho de 1842.

elo meio dia começaram a reunir-se na Sala dá Camará dos Srs. Deputados os Membros de ambas as Gamaras, tomando os logares que pela Carta Constitucional da Monarchia lhes são marcados.

Occupou a Cadeira da Presidência o Ex.mo Sr. Duque de Palmella, Presidente da Gamara dos Dignos Pares, o qual em seguida nomeou a grande Deputação de doze Pares, e doze Deputados, que devia ir ao encontro de Suas Magestadeà á porta do Palácio das Cortes, e acompanhar o Seu Cortejo.

Os Membros nomeados foram , dos Dignos Pares, Os Srs. Marquezes de Fronteira,

de S. Iria, Condes de Lumiares, de Paraty, de Rio Maior, e de-Villa Real , Viscondes de Laborirn,

do Porto Còvo, da Serra do Pillar, e do Villarinho de S. Romão: José da Silva Carvalho , e Venancio Pinto Rego Cèa Trigueiros, E dos Srs. Deputados ,

Os Srá. Agostinho Albano da Silveira Pinto, Barão de Campanhan , B. Gorjão Henriques, F. II. Pereira Ferraz , F. da Mâi dos Homens Annes de Carvalho ,

Jeronymo d1 Almeida Brandão e Sousa, J. de Vasconcellos e Sá, - J. António d*Aguiar, J. da Silva Cabral ^ L. da S. Mansinho d'Albuquerque, Marcos Pinto Soares Vaz Preto, e R. da Fonseca Magalhães ,

Tenda a Deputação saído da Sila da Camará, •e sendo quasi uma hora e rneia da tarde, Entraram na tnesrna Sala Suas Magestades , Precedidos pela Corte, pelos Oíficiaes Mores do Reino, pelos Ministros d'Estado, e pala sobredita Deputação , con-forme se acha determinado no respectivo Program-rna. Suas Magestades tomaram assento nas Cadeiras do Throno, que lhes eram. destinadas, e haven-

do-se igualmente sentado os Dignos Pares, Srs. Deputados , e Ministros d'Estado, Leu Sua Magestade a RAINHA, o seguinte discurso:

«Dignos Pares do Reino, e Senhores Deputados « da Nação Portugueza :

«O Voto Nacional, espontaneamente manifesta-«do nestes Reinos, Me determinou, em desempe-«nho do mais sagrado dever, a Declarar em vigor, u como Lei Fundamental do Estado , a Carta Cons-«titticional da Monarchia, outorgada por Meu Au-«gusto Pai de Saudosa Memória. É vossa missão «consolida-la, e Eu Confio em que a desempenha-'.(. reis.

te Continuo a receber dos Soberanos Meus Allia-«dos, satisfatórias demonstrações de amisade e har-«monia; e não cessa o Meu Governo de procurar «estender as nossas relações políticas e cominer-eiaes.

«Com plana satisfação Minha Vi chegar a esta «Corte o Internuncio de Sua Santidade. As muitas «virtudes, e luzes do Saturno Pontífice, são mui «seguro penhor de concórdia, e de que a Igreja «Lusitana, sem quebra das prerogativas da Coroa , «que o Meu Governo ha de sempre manter, gnsa-« r;í da paz de que tanto se carece para a conserva-te cão da ordem publica e tranquilíidade das cous-«ciências. É lambem com grande prazer que vos u annúncio haverem igualmente chegado a esta Cor-«te, e terem apresentado as suas Cred^nciaes os fie-« presentantes do Rei da Prussia, e do de Sarde-« nhã.

«Estão assignados, e vos serão presentes imrne-«diatamente, depois de ratificados, dois Tractv-«dos, que Celebrei com Sua Magestade a Rainha «da Gram Bretanha; — um delles para a repres-«são do trafico da escravatura;—o outro, pira «firmar as mutuas relações de commercio e nave-« gação.

«O Orçamento da receita e despeza para o cor-«rente anno económico vos será apresentado.

« Espero do patriotismo das Cortes todo o desve'-« Io no desempenho das suas funcções para se fixa-«reia por uma vez as. bases do systema de Fazen-«da, desenvolver de novo os importantes recursos «das Possessões Ultramarinas ; e aperfeiçoar todos «os ramos di Administração destes Reinos.

« Está aberta a Sessão. «

Concluída esta leitura, Suas Magestades Sá Levantaram, e Retiraram da Sala com. o mesmo cê-remonial com que Tinham Entrado.