O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Página 1

DA

l.8 SESSÃO ORDINÁRIA

DA

l.a LEGISLATURA

$)jej)0Í5 fra ll^tauvadb ira Carta CmtMitttcwnaL

PUBLICADO PELA EMPREZA DOS EMPREGADOS DA SECRETÁRIA

DA MESMA CAMARÁ.

VOL. 1.°= JANEIRO-1843.

LISBOA

1845.

Página 2

Página 3

N." 1.

1843.

3N.° l

em 2

1843.

SESSÃO REAL D'ABERTURA DAS CORTÊS GERAES ORDINÁRIAS, EM 8 DE JANEIRO DE 1843.

Jelo meio dia começaram a reunir-se na Sala cia Gamara dos Srs. Deputados os Memhros de ambas as Gamaras Co-legislativas , tomando os logares ;que pela Carta Constitucional da Mon-archia lhes são marcados.

Tomou a Cadeira da Presidência -o Ex.1110 Sr. Pa-triarcha Eleito, Vice-Presidentè da Camará dos Dignos Pares, o qual dizendo tt—• Está aberta a Sessão—?? nomeou logo 'a grande Deputação de doze Dignos Pares e doze Srs. Deputados, que devia ir ao encontro de Suas Magestades á porta dt> Palácio das Cortes, e acompanhar o Sen Cortejo.

(Depois foi occupar a Cadeira da Presidência o Ex.m° Sr. Duque de Palmella).

Os Membros nomeados porá a Deputação foram,

Dos Dignos Pares Os Srs. Duque da Terceira.

Marquez de Fronteira»

55 de Loule'. Conde de Lavradio,

jj da Ponte de Santa Mana. de Rio Maior.

Visconde de Porto Côvo da Bandeira» B. de Gamboa e Liz. J. da Silva Carvalho. P. J. Machado. ,

V. P. do R. Cèa Trigueiros.

Dos Srs. Deputados. Os Srs. B. Gorjão Henriques.

F. da M. dos H. Annes de Carvalho. Barão de Campanhã. D. M. Pereira de Barros. J. da Costa Carvalho. J. M. Ferreira do Amaral. JL. da S. Mousinho Albuquerque. R. da Fonseca Magalhães. " -

A. J. d'Avila. A. M. G. Ferreri. Barão de Fornos d^AIgodres. J. de A. B,randão_e Sousa.

Tendo a Deputação saído da Sala da Camará, e sendo depois da uma hora da tarde, Entraram na Sala Suas Magestades, Precedidos pela Corte,. Offi-ciaes Mores do Reino e da Casa Real, Ministros cTEstado, e sobredita Deputação,

des Tomaram assento nas Cadeiras do Throno, ê Havendo Sua Magestade a Rainha Mandado sentar •os Membros dás duas Camarás, Leu o seguinte

DISCURSO.

Dignos Pares do Reino é Senhores Deputados ., da Nação Portuguesa.

E sempre para Mim objecto da maior satisfação o Ver reunidos neste respeitável Logar os Representantes da Nação.

Eu Me Congratulo comvosco por este acto tão solemne, e Confio que, animados dos mais decididos desejos de empregar toda a vossa sollicilude nó honroso empenho de consolidar o Systema Representativo? adoptareis para este fim todos os meios e providencias "que a vossa sabedoria vos suggerir.

;Com achegada a esta Corte dos Ministros da Áustria , e da Prussia, e com a que proximamente tevê logar, do Representante de Sua Magestade Imperial o Imperador da Rússia, ficara'm 'completamen-te restabelecidas as Relações Diplomáticas deste Paiz com as grandes Potências do Norte, e Tenho íi satisfação de poder communicar-vos que continuo a receber de todas as Nações Amigas e AUiadas as mais terminantes provas de amisade, e harmonia; o Meu Governo com desvelo procura manter estas rela* 'çõespoliticas, e dar o maior desenvolvimento ás com* merciaes, por meio de Tractadôs de Commercio e de Navegação, de que incessantemente se 'occupa,,

Confio que não tardará occasião -opportuna de vos ser patente o resultado das negociações entre o Meu 'Governo e o de Sua Santidade; e de maneira que sem quebra das Prerogativas da Coroa sejam alten-didas as necessidades da Igreja Lusitana.

O Orçamento para x> futuro anno económico" vos «era apresentado, e Devo chamar com especialidade a vossa attenção sobre a urgente necessidade de 'equilibrar a receita com a despeza do Estado»

Os Meus Ministros vos darão conta das medidas que julgaram urgente adoptar na ausência do Corpo Legislativo, e vos apresentarão as Propostas que' sobre os differentes ramos do serviço publico são aconselhadas pela experiência.

Está aberta a Sessão Ordinária do anno 1843. Terminada a leitura, Suas Magestades Se Levantaram , e Saíram da Sala com o .mesmo Cortejo que havia tido logar na Sua Entrada.

Voltando a Deputação á Sala, e sendo uma hora e meia da tarde, disse o Sr. Presidente — está levantada a Sessão.

O 1.° REDACTOR,

Descarregar páginas

Página Inicial Inválida
Página Final Inválida

×