O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

1

DIARIO

DA

CAMARA DOS SENHORES DEPUTADOS

1.ª SESSÃO PREPARATORIA EM 5 DE JANEIRO DE 1876

Presidencia do ex.mo sr. Visconde de Carregoso (decano)

Secretarios — os srs.

Marçal de Azevedo Pacheco | Augusto Cesar Ferreira de Mesquita

Tomou assento o sr. deputado Eugenio Correia. — Eleições da lista quintupla para a escolha do presidente e vice-presidente da camara. — Eleição dos secretarios.

Presentes á chamada 66 senhores deputados.

Presentes á abertura da sessão — Os srs.: Osorio de Vasconcellos, Braamcamp, Pereira de Miranda, Teixeira de Vasconcellos, Cardoso Avelino, Avila Junior, Teixeira, Arrobas, Carrilho, Rodrigues Sampaio, Barjona de Freitas, Ferreira de Mesquita, Antonio Godinho, Augusto de Mello Gouveia, Santos Carneiro, Zeferino Rodrigues, Vieira da Mota, Eduardo Tavares, Filippe de Carvalho, Francisco de Albuquerque, Francisco Mendes, Francisco Costa, Quintino de Macedo, Paula Medeiros, Gomes da Palma, Jeronymo Pimentel, Ferreira Braga, J. M. de Magalhães, Ribeiro dos Santos, Gonçalves Mamede, J. J. Alves, Matos Correia, Klerck, Pereira da Costa, José Guilherme, Figueiredo de Faria, Namorado, José Luciano, Moraes Rego, Pereira Rodrigues, J. M. dos Santos, Nogueira, Mexia Salema, Lourenço de Carvalho, Luiz de Lencastre, Luiz de Campos, Camara Leme, Freitas Branco, Faria e Mello, Manuel de Assumpção, Pires de Lima, Pinheiro Chagas, Marçal Pacheco, D. Miguel Coutinho, Pedro Franco, Pedro Jacome, Pedro Roberto, Julio Ferraz, Ricardo de Mello, Thomás Frederico Pereira Bastos, Visconde da Arriaga, Visconde da Azarujinha, Visconde de Carregoso, Visconde de Sieuve de Menezes, Visconde de Villa Nova da Rainha.

Entrou durante a sessão — O sr. Carlos Eugenio.

Não compareceram á sessão — Os srs.: Adriano de Sampaio, Agostinho da Rocha, Alfredo da Rocha Peixoto, Antunes Guerreiro, A. J. Boavida, A. J. de Seixas, Telles de Vasconcellos, Falcão da Fonseca, Sousa Lobo, Barão de Ferreira dos Santos, Carlos Testa, Diogo Forjaz, Vieira das Neves, Pinheiro Osorio, Mouta e Vasconcellos, Camello Lampreia, Pinto Bessa, Van-Zeller, Guilherme de Abreu, Illidio do Valle, Perdigão, Barros e Cunha, Vasco Leão, Correia de Oliveira, Dias Ferreira, Marques de Vilhena, Bivar, Manuel da Rocha Peixoto, Alves Passos, Mello Simas, Mariano de Carvalho, Cunha Monteiro, Placido de Abreu, Thomás Ribeiro, Visconde de Guedes Teixeira, Visconde de Moreira de Rey.

Abertura — A uma e meia hora da tarde.

O sr. Presidente: ¦— Como se acha nos corredores da camara um sr. deputado já proclamado, a fim de tomar assento, convido os srs. Lencastre e Ferreira de Mesquita a introduzi-lo na sala para prestar juramento.

Em seguida foi introduzido na sala, prestou juramento e tomou assento o sr. Carlos Eugenio Correia da Silva.

O sr. Presidente: — Em virtude do disposto na carta constitucional, a camara dos senhores deputados, presidida pelo seu decano, vae proceder á eleição da lista quintupla para presidente e vice-presidente da mesma camara.

Convido portanto os srs. deputados a formularem as suas listas.

Procedeu-se á eleição.

O sr. Presidente: — Convido para escrutinadores os srs. deputados Lencastre e Neves Carneiro.

Corrido o escrutinio, verificou-se terem entrado na uma 54 listas, sendo uma branca, e saíu eleito o sr.:

Joaquim Gonçalves Mamede, com...........53 votos.

O sr. Presidente: — Convido os srs. deputados a formularem as suas listas para o complemento da lista quintupla, visto que apenas saíu eleito o sr. Mamede.

Corrido o escrutinio, verificou-se terem entrado na uma 51 listas, e saíu eleito o sr.:

Francisco Joaquim da Costa e Silva, com.....50 votos.

O sr. Presidente: — Vae proceder-se á votação para o complemento da lista quintupla.

Corrido o escrutinio, verificou-se terem entrado na uma 44 listas, e saíram eleitos os srs.:

Luiz Frederico Bivar Gomes da Costa, com... 44 votos.

Visconde de Carregoso.....................43 »

Visconde de Sieuve de Menezes.............43 ' »

O sr. Presidente: — A deputação que ha de apresentar a Sua Magestade a lista quintupla para presidente e vice-presidente d'esta camara será composta dos srs.:

D. Luiz da Camara Leme. Antonio Maria Pereira Carrilho. Augusto Cesar Ferreira de Mesquita. Guilherme Quintino Lopes de Macedo Marçal de Azevedo Pacheco. Augusto das Neves Carneiro. José Pedro Antonio Nogueira. Visconde de Azarujinha. Pedro Augusto Franco.

O sr. Ministro do Reino (Rodrigues Sampaio) — Tenho a declarar á camara que Sua Magestade receberá ámanhã, pela uma hora da tarde, a deputação que houver de lhe apresentar a lista quintupla.

O sr. Presidente: — Convido os srs. deputados a for

Sessão de 3 de janeiro