O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

(5)

mais novos em idade, ou que sejam chamados os que serviram a Sessão passada, se é que estão presentes, que a mim parece-me que o não estão — a outra questão é a da presidencia, e a respeito della tenho eu a dizer alguma cousa; mas não é agora , ha de ser quando for tempo de se tratar della: é por tanto necessario que V. Exca. não consinta que se complique uma questão com outra.

Vozea: — Votos — votos.

Outras vozes: — Agora trata-se tão sómente dos secretarios.

O Sr. Leonel Tavares: — O caso todo reduz-se a saber-se quem são os Deputados que são mais novos em idade — senão me engano são ou o Sr. Passos (Manoel) e o Sr. Vellnso da Craz, ou.... talvez o Sr. Pina Cabral. Só elles o podem declarar.

Foram por convite do Sr. Presidente tomar as respectivas carteiras os Srs. Pina Cabral, e Velloso da Cruz.

O Sr. Ottolini: — Não pode haver questão senão em quanto á presidencia; a respeito dos secretarios é expresso no artigo 23 do regimento que se proceda á sua nomeação; e então resta sómente que V. Exca. diga á Camara que parte a fazer as listas para esse fim.

O Sr. Presidente: — Então vamos á eleição dos secretarios ...

O Sr. Leonel Tarares: — Parece-me que se não deveria proceder a eleição alguma, antes de terem tomado assento os Srs. Deputados eleitos, muitos dos quaes se acham na sala immediata, esperando se legalisem seus diplomas para serem introduzidos na sala — é grande o numero delles; não seria o mesmo caso, se fosse um ou dous, mas são trinta e quatro os logares que faltavam, e alguns delles creio eu que são Deputados eleitos na primeira eleição; mas que por motivos de molestia não se apresentaram. Isto tudo é muito attendivel (apoiado, apoiado). Ora pois á vista do que deixo ponderado, como é que havemos d'ir proceder a uma eleição sem que elles tenham tomado logar na Camara? Quanto a mim, nem seria justo, nem decente, se tal fizessemos. Esperemos pois que se verifiquem os seus poderes, e depois procederemos á eleição; não sei se ha mais alguma questão a tratar-se; mas quanto a esta creio que não pode haver duvida.

O Sr. Deputado Secretario interino Pina Cabral: — Não se tinha feito a chamada, porque não estava lista alguma sobre a mesa, agora que chegou vou fazella. Tendo concluido disse. Estão presentes sessenta e sete Srs. Deputados, e faltam os Srs. Viera de Castro — Pereira do Carmo — Augusto de S. Paio — Pessanha — Botto Pimentel — Camacho — Souza Queiroga — J. Bernardo de Souza — Ferreira Sarmento — Costa Sobrinho — J. A. de Magalhães - Morão — Pinto Basto — Ferreira de Castro — Henriques Ferreira — Figueiredo Freire — Sá Vargas — Rojão — Mascarenhas e Mello — Rebello da Silva — Macario de Castro — Souza Ruivoso — Soares d'Azevedo — Jeronimo José Carneiro — Soares Luna — Souza Azevedo — Xavier Bacta. Os cinco ultimos por molestia.

O mesmo Sr. Deputado Secretario interino Pina Cabral deu conta da:

Ministerio dos Negocios do Reino.

Officios.

1.° Com uns maços e maia papeis, que dizem respeito ás eleições a que se mandára proceder, para preencher a representação nacional.

2.º Com a copia d'um officio do secretario geral do governador civil de villa Real, ácerca do protesto feito pelo Sr. deputado Carteiro Canavarro, por occasião da eleição parochia na freguezia de S. Faustino do Peso da Regoa, pela illegalidade que houve na eleição da mesa eleitoral daquella parochia — e uma representação da Camara municipal da villa de Punhete, sobre a nullidade da assembléa eleitoral da freguezia de S. João da Villa d'Abrantes.

Ficaram todos estes maços e papeis sobre á mesa; para serem remettidos á Commissão da verificação de poderes.

Foram mandados para a mesa pelos Srs. Deputados Ribeiro Saraiva, Silva Sanches, Passos (Manoel), Norton, Leonel Tavares, Liberato Freire, Pires Loureiro, e Luiz Cyprianno os diplomas dos Srs. Deputados eleitos

Pela provincia da Estremadura.

Luiz Mozinho d'Albuquerque.
José Jorge Loureiro.
Manoel Antonio Vellez Caldeira Castel-Branco.
Antonio Cezar de Vasconcellos.
Anselmo José Braamcamp.
Francisco Antonio de Campos.
José Ferreira Pinto Basto, junior.
Manoel Antonio de Carvalho.

Pela provincia do Douro.

Antonio Fernandes Coelho.
Manoel Antonio Coelho da Rocha.
Joaquim Pedro Celestino Soares.
Roque Joaquim Fernandes Thomaz.
Caetano Xavier Pereira Brandão.

Pela provincia da Beira Alta.

Manoel de Vasconcellos Pereira de Lemos.
Francisco Antonio de Campos.

Pela provinvia de Traz-os-Montes.

Jeronimo José de Meirelles Guerra.

Pela provincia do Algarve.

José Pedro Celestino Soares.

Pela provincia do Minho.

José Joaquim Gomes de Castro.
Rodrigo da Fonseca Magalhães.
José da Silva Carvalho.

Pela provincia do Alemtejo.

Filippe Neri da Costa Zagallo.

Pela provincia da Beira Baixa.

Antonio Ribeiro Saraiva.
José Maria Esteves de Carvalho Ferreira.

O Sr. Presidente: — Agora em conformidade do que diz o regimento (leu) temos a nomear uma Commissão para examinar os diplomas, dos Srs. Deputados eleitos.