O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

O Sr. José £sfevâo':~Sr. Presidente, cada momento que *e demora esta questão mais se n>e firma a opinião que tenho, de que é necessário trazer oe "Srs. "Deputados a uma resolução : na 'verdade e islo novo, tanta abundância de convicções, e tanta difficuldade em resolver! Á Gamara ie-m convicções uniformes, .está nelías unanime, -então porque motivo não ua de formular essas suas convicções tio modo claro, do modo único, como-podem ficar attestadas , não só para cr-edito seu, mas mesmo para regular os trabalhos deste Systems?

Sr. ^Presidcnle-^ eu admiro-me-, e acho impor-tan-tc 'que o Sr. -Deputado que acabou de 'fallar chamasse «o precedetrle de 36 uma -Lei : -e este um dos maiofes absurdos que se pôde dizer : o illustre Depuiado retirasse com todo o seu trem, « bagagem-do euíiipo político em que -tem vivido, e combalido, e vern subirm;iis i-rn.porta-ntes do Estado e' o -de Presidente desta Camará : delle dependem muitas vezos as decisões de altos negócios , porque e certo que urn-a arg-ucia lógica do Sr. Presidente pôde influir n'uma votação; e V. Ex.a ha de por vezes ter sido importunado com sollicifaçôes desta espécie, e lem sabido resistir a ellas ; e a Gamara que tem disto ianlas provas, a Camará que está segura da imparcialidade de V. Ex.a pe-las goraiilias que ttrn tido, nào pôde com tudo estar segura de

com o precedente da -Camará ; o contracto cor*) ti Coroa fica validado, se se não ajustar torna-se a propor outro contracta,

O 'Sr. ;Presidentc•: '—Não pôde haver dirvida de que sobre a sua Proposta ha de a CaiMara votaf, porque ella foi admittida á discussão.

O Sr. Dias d Azevedo: -^ (Sobre a .ordem) f£u cederia da palavra, -se visse que a questão podia terminar; eu betn desejo não fallar, eprometto^ão continuar, mas -vejo a quesião cada vez mais complicada , a ponto tal que muito receio a não resolvamos hoje, nem <ánianhã. que='que' a='a' está='está' e='e' wm='wm' camará='camará' inclinada='inclinada' facto='facto' toda='toda' presidente='presidente' sr.='sr.' _='_'>a presidência seja annnal, -mas votado isto , não-estava votada a questão ; por isso que depois se 'ha de discutir como se deve contar esse anno ; logo o caso em -espécie e' extraordina-rio, e nem se diga que ha na resolução que se houver de tomar offe-nsa ao Art. 81 da Carta, porque este Artigo nada diz qua,nto ao tempo da duração da presidência, pelo contrario o seu silencio dá a entender que e 1-1 a devia ser quadriennal, e^não annual ; por conseguinte nós-estamos em-objecto de Regimento -como disse o Sr. Deputado por Ponta Delgada, e por isso não podemos deixar de-tomar sobre elle uma 'resolução. Requeiro pois que se consulte a Ca'mara se pôde continuar a presidência -e vice-presidencia nas pessoas que actualmente 'Occupam estes cargos, o que se não oppõe á Carta, nem ao Regim-ento, nem aos precedentes. Sr. 'Presidente, a quesião do Presidente ser annua! está decidida pela Proposta do Sr. Deputado Castel-Branco; porque disse elle que não havendo Lei HJSCTi-pta-, se seguissem os precedentes; e os.precedentes são que a presidência seja a-nnuai.. Por tanlo decidindo nós para este caso extraordinário, fica-esse precedente d-a presidência s«r annual-; e então chegando o anno próximo futuro, ha de nomear-se o Presidente. (O Sr. José Estevão:—rPoi's votem isso). Está votado.

Faço por tanlo o requerimento seg^iníte :

PROPOSTA. — Requeiro se consulte a Ca-mara so= bre -se a presidência e vice-presidencia podo continuar nas pessoas que actualmente occupam estes cargos. — /, 79. d'Azevedo.

O Sr. Presidente :— Nem- esta Proposta nem quaí-quel outra entendo que prejudique o esíado da questão. A'Gamara actualmente occupa-se com a Proposta cio Sr. José Estevão; e é preciso sobre ella tomar uma resolução.

O Sr. Almeida Garrett: *—V. Ex.a ac/aba de restabelecer a ó.rdem da questão, que se tinha comple-tamente preterido. Ha vima questão de princípios perante esta Camará, e ellá não deve recuar na sua decisão: as-questões de applioação são secundarias» e só podem vir depois dessa. A Camará, primeiro qiie tudo, deve resolVer a questão, (ou declarar que a não quer resolver, porque isso também e vima resolução). Eu já receei que a Camará queria tomar essa resolwcão de nada decidir; mas, depois que faí-lou o Sr. Deputado por S. Miguel, concebi melhores esperanças.